Muitas pessoas não abrem mão da base na hora da maquiagem. Há muitos tipos, desde as mais leves, e que cobrem apenas pequenas imperfeições, até aquelas que proporcionam alta cobertura e uma pele impecável.

Porém, além da cobertura, as bases variam em diversos outros aspectos: textura, embalagem, composição, durabilidade etc.

Algo que, sem dúvidas, pode ser considerado um diferencial é quando ela oferece outros benefícios à pele. É o caso da Base Make B. Protetora Hyaluronic 70 que, como o nome sugere, também traz proteção solar e conta ainda com diversos outros atributos.

Publicidade

Confira a resenha para saber mais sobre esse produtinho e ver se vale a pena (ou não):

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é a base Make B. Protetora Hyaluronic 70?
  2. Para que serve a base Make B. Protetora Hyaluronic 70?
  3. O que o ácido hialurônico faz no rosto?
  4. Composição
  5. Como usar a base Make B. Protetora Hyaluronic 70?
  6. Preço e onde comprar
  7. Minhas impressões
  8. É matte e fica boa em pele oleosa?
  9. Tem proteção solar?
  10. A base Make B. Protetora Hyaluronic 70 é boa? Vale a pena?

O que é a base Make B. Protetora Hyaluronic 70?

A base Make B. Protetor Hyaluronic 70 (O Boticário) tem como diferencial a presença do ácido hialurônico em sua composição e o alto fator de proteção solar. 

No site da marca, garante-se que ela “possui uma fórmula altamente tecnológica e potente”, o que possibilita o cuidado com a pele (proteção e prevenção anti-idade), além da aparência perfeita por conta de sua cobertura e cor.

Dentre as promessas do produto, portanto, está a ação contra os sinais da idade, de forma que visa minimizar linhas de expressão e rugas, garantindo apresentar os primeiros resultados após 7 dias de uso contínuo. Além de, imediatamente, já deixar a pele mais lisa!


Trata-se de uma base líquida, indicada para proporcionar um aspecto luminoso e natural a diferentes tipos de pele (inclusive oleosa), deixando-a uniforme e com acabamento semi matte — ou seja, não fica sequinha igual uma base matte, mas também não é “grudenta”.

Na sequência, você pode entender melhor sobre a indicação do produto e conferir a avaliação sobre diferentes aspectos (cobertura, durabilidade, textura etc):

Para que serve a base Make B. Hyaluronic 70?

De acordo com as informações disponibilizadas pela marca, a base Make B. Protetora Hyaluronic 70 é indicada para peles normais e oleosas. 

Sua proposta é garantir proteção solar (fator 70), prevenção aos sinais da idade, cobertura e cor para uma aparência de pele uniforme e saudável, com acabamento luminoso e semi matte.

A ação da base com relação a prevenção dos sinais da idade é indicada devido sua composição que, como o nome sugere, conta com o ácido hialurônico. Esse ativo é o que permite hidratação e elasticidade à pele.

Porém, a marca reforça que o composto na formulação é o ácido hialurônico vetorizado, que seria mais potente do que o comum. Dessa forma, evita a desaceleração da produção de colágeno, combate os radicais livres, reduz linhas e rugas e melhora a textura da pele.

Além disso, esse ativo garante penetrar 2x mais na pele, ter ação antioxidante 10x mais potente que a vitamina E e ser 13x mais resistente, proporcionando efeitos prolongados.

Todas essas vantagens fazem com que a base seja bastante indicada para quem tem a pele mais madura, de forma que os efeitos contra os sinais da idade serão mais perceptíveis.

Mas, de forma geral, ela serve para todos que queiram uma base que ofereça praticidade, cuidados com a pele e um aspecto natural e uniforme.

O que o ácido hialurônico faz no rosto?

O ácido hialurônico é encontrado em diversas regiões de nosso corpo, mas está presente em maior quantidade na derme. Nela, é responsável por preencher o espaço entre as células e ajudar na manutenção da hidratação e elasticidade do tecido.

Por isso, essa substância serve para ajudar na firmeza e sustentação da derme, o que ajuda a mantê-la com aparência saudável e mais jovem. Uma vez que baixas concentrações de ácido hialurônico favorecem os sinais da idade, como rugas e linhas de expressão. 

Quando isso acontece, muitas pessoas optam por repor essa substância a partir de procedimentos como o preenchimento. Então, o ácido hialurônico é aplicado para minimizar marcas como o “bigode chinês” ou devolver volume a certas áreas do rosto, como os lábios.

Porém, além de métodos invasivos como esse, também é possível usar o ácido hialurônico a partir de suplementos ou dermocosméticos — tais como a base Make B. Hyaluronic. O que não proporciona um efeito imediato como o preenchimento, mas trata a pele a longo prazo.

Publicidade

Composição

As informações referentes à composição da base Make B. Protetora Hyaluronic 70 estão disponíveis na caixa do produto. Porém, como eu não tinha mais a caixa, entrei em contato com o SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da marca para obter acesso a esse dado.

Com isso, o atendimento me informou que a composição é a seguinte:

Aqua (water); Ethylhexyl Methoxycinnamate; Caprylyl; Methicone; Isododecane; Titanium Dioxide; Zinc Oxide; Silica; Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate; Dimethicone; Niacinamide; Dimethicone Crosspolymer; Butyloctyl Salicylate; Butylene Glycol; Lauryl PEG-9 Polydimethylsiloxyethyl Dimethicone; Sodium Chloride; Nylon-12; Dimethicone/PEG-10/15 Crosspolymer; Disteardimonium Hectorite; Tocopheryl Acetate; Biosaccharide Gum-1; Betaine; Phenoxyethanol; Benzyl Alcohol; Triethoxycaprylylsilane; Parfum (Fragrance); Propylene Carbonate; Sodium PCA; Sodium Acetylated Hyaluronate; Carnosine; Methicone; Aluminium Dimyristate; Linoleic Acid; Sorbitol; C12-15 Alkyl Benzoate; Disodium Stearoyl Glutamate; Serine; Glycine; Glutamic Acid; Alanine; Arginine; Lysine; Threonine; Proline; Linolenic Acid; Alpha-Isomethyl Ionone; Benzyl Salicylate; Geraniol; Limonene. [+/-; CI 77891 (TITANIUM DIOXIDE); CI 77492 (IRON OXIDES); CI 77491 (IRON OXIDES); CI 77499 (IRON OXIDES)].

Como usar a base Make B. Protetora Hyaluronic 70?

A base Make B. Protetora Hyaluronic 70 é do tipo líquida, o que possibilita uma aplicação bastante versátil. Ou seja, você pode aplicar no rosto utilizando algum pincel, esponja ou até mesmo espalhar direto com os dedos.

É importante salientar que, apesar da base contar com proteção solar, o filtro não deve ser deixado de lado na preparação de pele durante o dia.

Sendo assim, antes de iniciar a maquiagem, é ideal realizar alguns passos básicos: limpar a pele, hidratar e aplicar protetor solar. Esses cuidados vão ajudar a manter a derme saudável e protegida, além de colaborar para a duração da make.

Caso você deseje, pode também aplicar um primer após os cuidados com a pele. Além disso, para garantir a durabilidade, é importante selar a base após sua aplicação, o que pode ser feito com um pó solto ou compacto — com cor ou translúcido.

Preço e onde comprar

Para comprar a base Make B. Protetora Hyaluronic 70 (30mL), basta acessar o site do O Boticário ou procurar uma das lojas ou revendedores da marca.

Com relação ao preço*, de acordo com as informações do site, a base é vendida por R$95,90.

Mas cabe destacar que é possível encontrar o produto por valores promocionais, tanto nas lojas físicas quanto no site ou ao realizar a compra com um(a) revendedor(a) autorizado(a).

*Preços consultados em setembro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Minhas impressões 

Eu comprei a base Make B. Protetora Hyaluronic 70 logo quando ela lançou, em outubro de 2019. O que me chamou atenção foi a proposta de uma base com alta proteção solar, considerando que às vezes é difícil retocar o filtro ao longo do dia.

Desde então, usei ela várias vezes (durante o dia e à noite) e pude testar diferentes formas de aplicação e uso. Na sequência, você pode ver o que eu achei:

Embalagem

A embalagem da base Make B. Protetora Hyaluronic é de 30mL, um tamanho convencional da maioria das bases. Ela é do tipo bisnaga, o que eu acho bem prático e facilita para usar o produto até o final, sem desperdícios.

Também me agradou bastante a parte estética. Nunca tinha visto uma embalagem como essa! A cor dourada remete, para mim, à questão da luminosidade e aos raios solares.

Então, já que a base ajuda na hidratação da pele (devido ao ácido hialurônico) e a deixa luminosa, protegendo-a do sol, achei uma proposta bem interessante.

Nota: 5/5

Cheiro

Particularmente, eu não tenho sensibilidade a cheiros e dificilmente percebo quando algum produto tem (ou não) perfume. Entretanto, a base Make B. Protetora Hyaluronic 70 conta com fragrância em sua composição.

Durante o uso, nunca senti nenhum cheiro (bom ou ruim). Sendo assim, acredito que mesmo que conste na fórmula, não é nenhum perfume forte e que possa incomodar.

Mas, se você tiver maior sensibilidade, seria interessante ir a uma loja e testar antes.

Publicidade

Nota: 5/5

Cobertura e acabamento

De acordo com a marca, a proposta é que a base proporcione uma cobertura uniforme à pele e um acabamento luminoso e semi matte

Ela não fica pesada no rosto e deixa um acabamento natural, porém, não tão luminoso quanto se pode pensar a partir do uso dessa palavra na descrição. Mas, para mim, isso não foi um problema, considerando que ela se diz semi matte — o que cumpre.

Quanto à cobertura, para mim é quase média. Se for aplicada uma pequena quantidade, certamente fica mais natural e leve (especialmente se usar uma esponja úmida ou os dedos). Porém, utilizando uma quantia maior, ela cobre bem pequenas manchinhas e imperfeições.

Para mim, também não foi um problema, devido a possibilidade de usar a mesma base com propostas diferentes. Mesmo assim, não achei que foi 100% fiel ao que se propõe, uma vez que promete apenas uma cobertura uniforme e natural.

Nota: 4/5

Durabilidade na pele

De forma geral, bases mais hidratantes e que não têm acabamento matte costumam não ter grande durabilidade na pele. Não é diferente com a base Make B. Protetora Hyaluronic 70.

Para que ela dure o dia inteiro na pele, sem acumular nas linhas e mantendo a cobertura bonita e uniforme, precisei aplicar um primer antes e selar bem com pó translúcido depois.

Eu não acho que seja um aspecto negativo, pois é algo normal desse tipo de produto. Mas, vale deixar claro (especialmente para quem não está acostumado com bases hidratantes) que sem o primer e sem selar bem a pele, a base costuma começar a derreter logo (1 ou 2 horas).

Nota: 5/5

Consistência e textura

Considerando que a base tem alta proteção solar, poderia-se esperar que ela apresentasse uma consistência mais grossa, mas isso não acontece. 

Ela fica entre uma base líquida e uma cremosa, o que é muito bom, pois facilita na hora de usar e permite as diferentes formas de aplicação — com pincel, esponja ou dedos.

Além disso, por não ser tão líquida, ela não escorre na hora de usar e evita desperdício do produto, o que também é excelente.

Nota: 5/5

É matte e fica boa em pele oleosa?

A base Make B. Protetora Hyaluronic 70 não é matte. Porém, de acordo com as informações disponibilizadas pela marca, ela pode ser usada em peles oleosas sem problema.

No meu caso, não pude avaliar esse ponto, pois a minha pele é normal. Durante o uso, não senti que ela deixou a derme grudenta ou fez com que ficasse mais oleosa. 

Como a marca a descreve como “semi matte”, apenas pude sentir que não deixa extremamente brilhosa, mas também não fica sequinha como uma base matte.

Acredito que por ser hidratante, pode ser que quem tem a pele oleosa precise de mais cuidados na hora de usar. Como, por exemplo, optar por um primer ou filtro solar com acabamento matte antes de aplicar a base.

Tem proteção solar?

Sim. A base  Make B. Protetora Hyaluronic 70 conta com proteção solar fator 70, sendo pioneira nesse quesito, uma vez que é a primeira base a apresentar uma proteção tão alta.

Trata-se de um ponto positivo para quem busca, além de uma cobertura bonita, cuidar da pele. Além do fato de que às vezes é difícil retocar a proteção solar ao longo do dia, então, estar com um produto que intensifica esse cuidado pode ser útil.

Publicidade

Mas, apesar de contar com fator de proteção solar, é preciso reforçar que isso não substitui a necessidade de aplicar um filtro próprio para isso antes de usar a base.

A base Make B. Protetora Hyaluronic 70 é boa? Vale a pena?

Sim. A base Make B. Protetora Hyaluronic 70 cumpre bem com a sua proposta, que é ser um produto que deixa a pele uniforme, luminosa e ainda garantir proteção solar.

Além dessas promessas, ela também se propõe a preencher e minimizar linhas de expressão, com os primeiros resultados aparecendo 7 dias após o uso diário da base. No meu caso, não pude notar se houve (ou não) essa melhora, pois ainda não tenho essas marcas da idade.

Também não pude comprovar se ela deixa um aspecto mais liso na pele de imediato (o que está nas promessas da marca), justamente por não ter essas marcas. Entretanto, dá para sentir que deixa uma textura bem agradável, sem deixar a pele marcada.

Considerando os benefícios que a base pode trazer à pele, como a reposição do ácido hialurônico e a proteção solar, acredito que ela vale a pena sim

De forma geral, fica bem bonita no rosto e pode ser usada tanto de dia quanto à noite. Eu, particularmente, compraria de novo sem me arrepender.


Escolher a base certa é, sem dúvidas, um desafio para muita gente. Porém, ter acesso à resenhas como essa pode ser uma grande ajuda para não se arrepender da compra ou escolher um produto que não se adequa às suas necessidades.

Por isso, continue acompanhando o Bleeza e, se você tem alguma dúvida ou outra dica legal, deixe um comentário e compartilhe sua beleza com a gente também!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *