A base é um item quase indispensável em toda maquiagem. Seja para esconder imperfeições ou apenas uniformizar o tom da face, ela é muito útil para completar a make.

Existem diferentes versões desse produtinho, as líquidas, em pó, bastão, matte, cremosas, entre outras variedades que o mercado oferece.

Nos últimos anos, um tipo de base que tem se popularizado bastante é a com efeito matte, que deixa a pele sequinha e promete ter longa duração.

Entre as diferentes marcas que têm esse tipo de produto, existe a Adversa, que fabrica maquiagens veganas e cruelty-free

O Bleeza testou a base líquida matte vegana da marca e te conta tudo sobre! Confere a resenha!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é a base líquida matte vegana Adversa?
  2. Quais as cores disponíveis?
  3. Qual a composição da base matte Adversa?
  4. Para que serve?
  5. Como usar base Adversa?
  6. Preço e onde comprar?
  7. Minhas impressões
  8. Base líquida matte vegana Adversa deixa a pele oleosa ou sequinha?
  9. Tem cores para pele negra?
  10. É não comedogênica?
  11. A base Adversa dá espinhas?
  12. Base líquida matte vegana Adversa funciona? É boa?

O que é a base líquida matte vegana Adversa?

A base líquida matte vegana da marca Adversa é um produtinho que tem como objetivo maquiar a pele e proporcionar um aspecto matte, sequinho e de cobertura média.

Ela também conta com uma fórmula que permite a construção de camadas, ou seja, você pode passar a base mais de uma vez na pele até encontrar a cobertura que deseja. 


Ela tem como principal característica ser um produto vegano, cruelty-free — não é testado em animais — e ter um preço relativamente baixo, quando comparado a outras marcas.

De acordo com a Adversa, a base é:

  • Vegana de Verdade;
  • Livre de Crueldade;
  • Livre de Parabenos — livre de conservantes;
  • Oil Free — livre de óleos;
  • Made in Terras Tupiniquins.

Além disso, a marca promete que a paleta de cores disponíveis para o produto é perfeita e atende desde peles retintas até às claras. 

Desde o lançamento do produto, a paleta de cores têm se expandido e, atualmente, são 15 opções disponíveis.

Isso é muito legal, já que possibilita que mais pessoas tenham acesso à sua cor, sem precisar misturar dois tons para chegar ao ideal, por exemplo.

Em relação ao seu tamanho, ela está disponível, atualmente, apenas em embalagem de 30mL.

Quais as cores disponíveis?

A base conta com 15 variações de cores disponíveis, partindo da mais clara “Bege Claro com subtom neutro/rosado” à mais escura “Marrom Escuro com subtons vermelhos”.

As opções são nomeadas por números que podem ser desde 50 até 800. Quanto maior o número, mais escura a base será.

A descrição de cada cor, é:

  • 050 — Bege Claro com subtom neutro/rosado para pele clara;
  • 100 — Bege Claro com subtom pêssego para pele clara;
  • 150 — Bege Claro com subtom neutro para pele clara;
  • 200 — Bege Claro com subtom neutro para pele Clara;
  • 250 — Bege Verdadeiro com subtom neutro para pele clara média;
  • 300 — Bege Médio com subtom neutro para pele média;
  • 350 — Bege com subtom neutro para pele clara a média;
  • 360 — Bege Médio com subtom pêssego para pele média;
  • 400 — Bege Caramelo com subtom neutro;
  • 450 — Bege Caramelo com fundo neutro para pele média dourada;
  • 500 — Marrom escuro com tom neutro para pele muito escura;
  • 550 — Café forte com subtom vermelho para pele escura;
  • 600 — Marrom forte com subtom neutro para pele escura e retinta;
  • 700 — Marrom escuro com tom neutro para pele retinta;
  • 800 — Marrom escuro com subtons vermelhos para pele retinta. 

Qual a composição da base matte Adversa?

A composição da base da Adversa é:

Aqua, Glycerin, Disodium EDTA, Sodium Chloride, Caprylyl Glycol, Phenoxyethanol, Lauryl Peg-10 Tris(Trimethylsiloxy)Silylethyl Dimethicone, Magnesium Stearate, Dimethicone, Dimethicone Crosspolymer, Cyclomethicone, Aluminum Starch Octenylsuccinate, Polymethyl Methacrylate, Parfum, Linalool, Hidroxycitronellal. 

Para que serve?

A base líquida matte vegana da Adversa serve para maquiar a pele do rosto, tornando seu tom uniforme e disfarçando algumas imperfeições.

De acordo com a marca, ela serve para pessoas que desejam uma cobertura matte e sequinha, sem pesar.

Além disso, a base promete ser oil Free, o que quer dizer que ela não tem óleo em sua composição. Assim, tende a ser ideal para pessoas que têm a pele oleosa ou com muito brilho.

Como usar base Adversa?

Para usar a base, não há muito segredo. Basta espalhar o produto por todo o rosto previamente higienizado e hidratado.

A aplicação pode ser feita com um pincel ou esponjinha, por exemplo. Ah, vale não esquecer de passar a base também no pescoço.

Isso, pois geralmente há uma diferenciação entre os tons da coloração dessa região e da face. Assim, ao aplicar o produto em ambas as partes, é possível deixar a pele com a cor uniforme.  

De acordo com a marca, uma dica é passar um pincel do tipo Duo Fiber por todo o rosto após a aplicação da base, para quem busca um acabamento mais polido — ou seja, o pincel limpo suaviza a camada e uniformiza possíveis irregularidades que tenham ficado.

Preço e onde comprar?

A base líquida matte vegana da Adversa é comercializada em embalagem única de 30mL e pode ser encontrada em casas de cosméticos ou no próprio site da marca.

O preço* do produto custa R$18,50 diretamente no site, mas caso a compra seja feita em lojas físicas, o valor pode variar de acordo com o ponto de venda e região geográfica.

*Preço consultado em maio de 2020. O valor pode sofrer alteração.

Minhas impressões

Testei a base líquida matte vegana da marca Adversa algumas vezes e contei o que achei sobre ela, quais os pontos positivos e negativos! 

Confere a seguir a resenha completa!

Textura e espalhabilidade

A textura da base é boa, com uma consistência nem muito líquida, nem completamente cremosa. Isso a torna levemente firme e ao mesmo tempo, bem fácil de aplicar.

Em relação à espalhabilidade, achei que é perfeita. 

Costumo passar o produto com uma esponjinha molhada (aquelas em formato de gota) e aplicar tanto puxando o produto pelo rosto, quanto apertando a esponja na face, como um carimbo.

Bastou um pouquinho de produto para que ele deslizasse facilmente por toda a face, o que considerei um ponto muito positivo.

Nota: 5/5

Cheiro

O cheiro da base é muito agradável. Ela apresenta um aroma com notas doces, como um perfume suave. Perfeito para quem gosta de produtinhos com cheiro!

Porém, se você não gosta de ficar com a pele perfumada, fique tranquila(o)! Depois de aplicada na face, ela não exala praticamente cheiro nenhum!

Considero isso um ponto positivo, pois, como eu sempre ressalto em minhas resenhas, produtos para a face que têm cheiro muito forte podem provocar irritações em pessoas que têm problemas de rinite, como eu.

Assim, além de ter um aroma suave quando na embalagem, a base é boa quando na pele, já que o seu cheiro é quase imperceptível. 

Nota: 5/5

Durabilidade e rendimento

O combo durabilidade e rendimento foram dois pontos que me chamaram a atenção no produtinho. 

Ao fazer o uso, basta aplicar uma pequena quantidade de base que ela é suficiente para cobrir todo o rosto. Na minha opinião, rende muuito!

Isso faz com que seja necessário utilizar pouquíssimo produto a cada produção, influenciando no quesito durabilidade. 

Comprei a base da Adversa faz mais de 4 meses e o produtinho ainda nem chegou na metade. Não costumo usar base no meu dia-a-dia, mas sempre passo quando tenho algum compromisso.

De maneira geral, tanto a durabilidade do produto quanto o rendimento a cada aplicação me agradaram bastante.

Nota: 5/5

Cobertura

A cobertura que o produto apresenta é bem boa. 

Como a marca promete, pode-se construir camadas com a base, até chegar na cobertura que agrade a cada pessoa.

Eu gosto de um acabamento mais natural, mas que ainda assim corrija minhas imperfeições, como espinhas, e deixe o rosto uniforme.

Logo na primeira aplicação do produto, ele revelou uma cobertura interessante, uniformizando a pele de forma satisfatória.

Com uma camada, ele proporciona uma aparência leve. Caso você aplique mais camadas, o aspecto passa a ser um pouco mais pesado. 

Esse é um ponto que não me agradou completamente. É natural que, com as camadas, a cobertura fique mais forte. Porém, logo na segunda camada é como se não houvesse muita escolha: ou você passa uma vez e a pele fica suave, ou já na segunda tem um aspecto de make carregada.

Nota: 4/5

Fixação e aspecto na pele

No quesito fixação e aspecto que o produto deixa na pele, a base da Adversa é boa. 

Após passá-la, ela não demora a secar e logo assume sua cobertura matte, como promete a marca. A textura é tão sequinha que quase não dá pra perceber que você está de maquiagem.

Além disso, a cobertura promove um efeito tão uniforme na face que, arrisco dizer, pode-se utilizar o produto sem aplicar um pó compacto por cima, tranquilamente.

Porém, como nem tudo são flores, percebi três pontos negativos na base da Adversa. 

O primeiro é que eu uso óculos e, logo na primeira hora, ficaram marcas na região do nariz em que ele fica apoiado (como se o óculos tivesse tirado o produto, sabe?). Esse é um problema comum e é necessário reaplicar no local.

Já o segundo ponto é que, após algumas horas, a base começou a marcar algumas linhas de expressão do sorriso, sendo necessário passar a esponjinha novamente para suavizar.

Por fim, notei que, caso a pele não esteja previamente hidratada — como a minha, já que não passei nenhum produto antes de testar —, a base ressalta alguns pontos de ressecamento da derme. 

Acredito que passar um hidratante antes de aplicar a maquiagem resolveria o problema.

Em relação a fixação, fiquei bem satisfeita. Fiz o teste após 30 minutos de aplicada a base e não transferiu quase nada!

Nota: 4/5

Embalagem

A embalagem da base foi, na realidade, o que me chamou a atenção na hora de comprar o produto. Quando a adquiri, eu nunca havia ouvido falar da marca.

Vale ressaltar aqui que eu comprei a versão antiga da embalagem, com tons rosa e azul. Atualmente, a aparência mudou um pouquinho, mas ainda segue a mesma linha.

Além da estética agradável, ela é bem funcional, já que sua tampa é de um plástico firme e não deixa vazar produto.

Na tampa, não há um dosador completamente eficiente, então é necessário que a pessoa controle a saída de produto na hora de apertar o tubo.

Para mim, um dos principais pontos para uma boa avaliação é vedar bem a saída do produto. E, nesse caso, ela cumpre bem esse papel.

De maneira geral, considero uma boa embalagem e não tive problemas com ela. 

Nota: 5/5

Custo benefício

Um ponto muito positivo da base é o seu custo-benefício.

Além de ter um valor relativamente baixo em relação as outras marcas disponíveis no mercado, considerei que o produto cumpre muito bem sua função, pelo preço pago.

Sua cobertura é boa e promove um efeito matte e sequinho, como a marca promete. 

É claro que existem alguns pontos que poderiam melhorar, como o fato de a base marcar algumas linhas de expressão após um tempo, mas, pelo custo, não dá para reclamar.

Particularmente, eu compraria de novo. Gostei bastante do produto e acredito que valha a pena. 

Muitas vezes fico um pouco receosa com produtos que são muito baratos e a base da Adversa me trouxe, mais uma vez, a percepção de que existem sim produtos baratinhos e de qualidade.

Nota: 5/5

Base líquida matte vegana Adversa deixa a pele oleosa ou sequinha?

A marca diz que ao fazer o uso da base, a pele fica livre da oleosidade. Na minha opinião, ela cumpre o que promete.

Minha pele, mesmo sendo oleosa, permaneceu sequinha em praticamente todas as regiões durante o uso. Nas primeiras 5 horas, o único local que ficou um pouco oleoso foi na área do nariz em que o óculos fica apoiado. 

Após esse tempo, percebi uma leve oleosidade nas laterais do rosto, mas nada muito significativo. Em geral, meu rosto permaneceu sequinho. 

Tem cores para pele negra?

Sim. Ao contrário de outros produtos que disponibilizam poucas ou até mesmo nenhuma cor para peles negras, a base da Adversa tem opções de cor para essa tonalidade.

Os tons que podem ser encontrados são:

  • Marrom escuro com tom neutro para pele muito escura — cor 500;
  • Café forte com subtom vermelho para pele escura — cor 550;
  • Marrom forte com subtom neutro para pele escura e retinta — cor 600;
  • Marrom escuro com tom neutro para pele retinta — cor 700;
  • Marrom escuro com subtons vermelhos para pele retinta — cor 800.

Ter cores diversas é um dos pontos positivos do produto, mesmo que disponibilizar bases para todos os tipos de pele devesse ser o mínimo que as marcas podem fazer pelas(os) consumidoras(es).

A base Adversa dá espinhas?

Em geral, não. Por ser um produto oil free, a base tende a não provocar espinhas, já que não estimula o aumento da oleosidade.

Apesar disso, como cada organismo reage de forma diferente a um produto, pode ser que em algumas exceções a derme possa ter algum tipo de irritação, que foi o meu caso — tive algumas espinhas na primeira vez que usei o produto. 

Depois que apliquei a base — passei o dia todo com ela — e fui retirá-la a noite, havia se manifestado alguns pontos vermelhos na minha pele, as tão temidas espinhas.

Porém, foi apenas na primeira vez. Resolvi usar o produto mais uma vez, para ter certeza que ele realmente me causaria algum problema e, no fim, não aconteceu mais.

Continuei usando diversas vezes e, até agora, não surgiram mais espinhas ao utilizar o produtinho! 

É não comedogênica?

Produtos não comedogênicos são aqueles que não promovem o entupimento dos poros da pele. Por isso, muitos cosméticos apresentam tal nomenclatura em sua embalagem.

O nome faz referência à “comedão”, que significa poro entupido. Em geral, existem dois tipos mais conhecidos: comedões abertos, popularmente chamados de cravos pretos, e os abertos, cravos brancos.

A Adversa não disponibiliza a informação sobre a base líquida matte ser não comedogênica nem na embalagem, nem no site.

Entrei em contato pelo SAC e me informaram que a base não passa por testes a esse respeito, porém, o produto é produzido com uma formulação que é comedogênica, ou seja, pode haver o entupimento de poros.

Base líquida matte vegana Adversa funciona? É boa?

Sim. A base líquida matte vegana da marca Adversa funciona e cumpre muito bem tudo o que promete: um acabamento matte e sequinho, com a possibilidade de construir camadas e intensificar a cobertura.

Na minha opinião, ela é muito boa e seus pontos positivos superam (e muito!) os negativos.

Para quem busca uma base com bom custo-benefício, esse é o produto! Além de ser baratinho, promove uma cobertura muito boa, textura agradável e um bom acabamento.

De maneira geral, vale a pena e eu com certeza compraria o produto novamente!


Encontrar um produtinho bom e barato que se adeque a diferentes tipos de pele não é uma tarefa fácil. 

Porém, a base da Adversa existe para provar que é possível adquirir um produto que cumpra de maneira eficaz quesitos como textura, cobertura e durabilidade e que abranja diferentes tons de pele, por um preço bacana.

Além disso, é uma make vegana e livre de testes em animais, perfeita para quem valoriza a posição da marca e a preocupação com o bem-estar dos bichinhos.

Quer mais conteúdos sobre maquiagem? O Bleeza tem outras resenhas completas para você conferir! Leia mais e continue informada(o) sobre produtinhos de beleza!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *