É muito comum o uso de chapinhas, secadores e babyliss nos cabelos, mas você sabia que o excesso de calor pode prejudicar os fios? Pois é, esses aliados podem se tornar grandes vilões quando a questão é saúde capilar.

Assim, o uso do protetor térmico é a regra número 1 para manter os fios protegidos das agressões externas, inclusive o calor excessivo. 

Com ele, o fio fica protegido por meio de uma película, com ação seladora que impede que a água e os nutrientes se percam durante o recebimento do calor. 

Publicidade

Existem vários tipos de protetores térmicos, que podem ser utilizados nos cabelos úmidos ou secos. Eles podem aumentar a durabilidade do liso ou cachos, diminuir o frizz, manter os fios alinhados, entre outras propostas. 

Porém, é importante ressaltar que mesmo com a utilização do protetor térmico, equipamentos de calor só podem entrar em contato com as madeixas secas! 

O Bleeza separou algumas dicas de como usar o produto corretamente e manter os cabelos saudáveis e sedosos diariamente. 

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é e como funciona o protetor térmico?
  2. Quando usar?
  3. Como usar o protetor térmico?
  4. Como usar protetor térmico antes da chapinha
  5. Qual a diferença entre protetor térmico e leave-in?
  6. Tipos de protetor térmico

O que é e como funciona o protetor térmico?

O protetor térmico é um produto desenvolvido para todos os tipos de cabelo. Ele auxilia na proteção contra as altas temperaturas do secador, chapinha e babyliss.


Ao fazer uso de qualquer fonte de calor, a evaporação de água dos fios ocorre de forma muito rápida e não só a hidratação vai embora, mas também os nutrientes dos cabelos. 

Essa agressão resulta na formação de bolhas na estrutura dos fios, deixando as madeixas mais ressecadas e muito frágeis.

Assim, o protetor térmico forma uma camada protetora nos cabelos, selando os fios e impedindo a perda de água e nutrientes durante o uso de fontes de calor. Nessa etapa, as madeixas ficam protegidas e livres do ressecamento. 

Além da proteção térmica, o produto pode conter outros benefícios para os cabelos como auxiliar na hidratação, diminuir o frizz, aumentar a durabilidade do liso ou dos cachos, manter as madeixas alinhadas e devolver o brilho. 

Quando usar?

Não existe uma frequência indicada para a aplicação do produto, mas o ideal é aplicar toda vez que for utilizar uma fonte de calor como a chapinha, o babyliss e o secador. 

O protetor térmico auxilia no processo de secagem dos fios, diminuindo o tempo que o secador ou outro instrumento precisa ficar em contato com os cabelos, além de proteger os as madeixas das agressões externas diárias. 

Como usar o protetor térmico?

O ideal é eliminar o excesso de água dos fios delicadamente com uma toalha ou esperar o cabelo secar naturalmente por um tempo antes de aplicar o produto. 

Na hora da aplicação —  se o produto for em creme, recomenda-se colocar uma pequena quantidade do produto na palma das mãos, o equivalente a uma moeda de R$0,50 centavos e aplicar levemente por todo o cabelo. Você pode utilizar um pente ou escova para distribuir todo o protetor térmico pela fibra capilar. 

Já nas versões em spray, é indicado borrifar o produto por todo o cabelo e utilizar os dedos ou um pente para espalhar uniformemente o produto pelos fios. 

É importante mencionar que o excesso de protetor térmico pode causar um efeito rebote, deixando os fios com aspecto pesado e oleoso. O indicado é utilizar uma pequena quantidade e escolher aquele mais adequado para o seu tipo de cabelo. 

Como usar protetor térmico antes da chapinha

Se optar por deixar o cabelo secar naturalmente e decidir finalizar o penteado com a chapinha ou o babyliss, o ideal é utilizar protetores térmicos mais leves, como um sérum ou spray. 

A aplicação é basicamente a mesma: se for em spray é só borrifar o produto por todo o cabelo e espalhar com os dedos ou um pente para a proteção completa dos fios. 

Já se for o protetor em forma de sérum, é indicado colocar uma pequena quantidade do produto nas mãos e começar espalhando do comprimento até as pontas  para não pesar. 

Publicidade

Após a aplicação, recomenda-se olhar a embalagem do produto para ver até quantos graus é a proteção nos fios. Assim, fica mais fácil de ajustar a fonte de calor na temperatura indicada, evitando que os cabelos fiquem desprotegidos. 

Qual a diferença entre protetor térmico e leave-in? 

O leave-in é um tratamento finalizador para ser aplicado nos cabelos limpos. Esse tipo de produto tem diversas finalidades que atendem vários tipos de necessidades e cabelos.

Suas funções são variadas, podendo ser hidratante, texturizador, antifrizz, entre outros. 

Todavia, nem todo leave-in é protetor térmico! É importante sempre olhar as propostas do produto e conferir os benefícios ou a lista de ingredientes para ter certeza que irá proteger os fios das altas temperaturas.

Hoje, a maioria dos produtos, além de ser leave-in, que finaliza e mantém a saúde dos fios, também protege contra altas temperaturas, sendo mais cômodo e evitando que você precise comprar dois produtos diferentes. 

No que diz respeito a aplicação, os dois produtos podem ser utilizados de maneira igual. Tanto nos fios úmidos quanto secos, podendo dar maior finalização e definição nos fios e, caso haja proteção térmica, também protegendo do calor excessivo. 

Tipos de protetor térmico

Para encontrar o protetor térmico ideal, primeiramente é importante considerar o efeito que quer atingir nas madeixas: alisar, controlar o frizz, manter os cachos ou apenas proteger os fios do calor. 

Além disso, é legal levar em conta o seu tipo de cabelo, para que o resultado desejado seja alcançado, evitando que os fios fiquem oleosos ou com aspecto pesado. 

Existem diversos tipos do produto no mercado, para tanto listamos alguns e para que são indicados. Assim, você pode encontrar aquele perfeito para a sua necessidade. 

Protetor térmico em spray

Os protetores térmicos em spray são mais leves, indicados para manter os fios leves e soltinhos. Ele é fácil de ser aplicado e com apenas algumas borrifadas o cabelo fica inteiramente protegido. 

Esse tipo de produto também é muito indicado para a hora de fazer babyliss, vez que mantém os cachos por mais tempo, deixando-os leves e sem aspecto pesado.

Algumas opções são: 

Protetor térmico em creme

O protetor térmico em creme é a versão mais fácil e mais utilizada do produto. Indicado para todos os tipos de cabelos, ajuda a manter os fios lisos e alinhados. 

Ideal para ser aplicado logo após o banho, é a aposta certa para os fios que também estão opacos e ressecados, vez que esse tipo de produto promove maior nutrição nas madeixas, enquanto protege do secador e chapinha. 

Algumas opções são: 

Protetor térmico em óleo/sérum 

Os protetores térmicos com textura em óleo ou sérum são multifuncionais e podem ser aplicados facilmente nos cabelos úmidos ou secos. 

Ideal para cabelos secos e ressecados, esse tipo de produto promove brilho intenso e maciez aos fios, além de muitas vezes poder ser utilizado para selar as pontas dos cabelos.

Algumas opções são:

Protetor térmico em mousse

Indicado para os fios finos e ralos, o protetor térmico em mousse promove madeixas encorpadas e penteados duradouros, sem perder a proteção contra altas temperaturas. 

Também é muito utilizado para manter os cachos definidos e protegidos quando é utilizado o difusor em alta temperatura. 

Publicidade

A aplicação desse produto é simples: é só espalhar uma pequena quantidade do produto pelos fios, deixando-os volumosos e encorpados e finalizar com o secador. 

Uma boa opção é o  Mousse Emy Proteção Térmica que além de manter o penteado no lugar, promove proteção térmica de até 200º.


Se você cuida dos cabelos em casa ou no salão, em algum momento já se deparou com os fios quebradiços e ressecados após usar o secador, chapinha ou o babyliss. 

Assim, o uso do protetor térmico é essencial para manter as madeixas hidratadas e protegidas das altas temperaturas e agressões externas. 

E você gostou das nossas dicas? Conta pra gente qual é o seu protetor térmico preferido e continue acompanhando o Bleeza para ficar por dentro das novidades.


Camila Nabosne: Sou redatora do Bleeza e o mundo da beleza tem todo o meu amor. Por ter pele extremamente seca, gosto de testar produtos diferentes que atendam a minha necessidade. Na hora da compra sempre levo em conta as tendências, mas sem deixar de lado o posicionamento e ideologia da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *