A base é um dos itens de maquiagem mais procurados e usados por diversas pessoas diariamente. Isso porque é comum ter vontade de esconder algumas imperfeições ou, ainda, ficar com uma pele impecável.

Há muitas opções no mercado de cosméticos, dentre elas temos a Base Compacta New Complexion One-Step da marca Revlon. 

Confira, a seguir, a resenha desse produto e descubra mais sobre suas características:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é a Base Compacta Revlon New Complexion One-Step?
  2. Qual a composição?
  3. Para que serve?
  4. A Base New Complexion é oil-free?
  5. A Base One-Step tem proteção solar?
  6. Quais as cores disponíveis?
  7. Como usar a Base Compacta New Complexion One-Step?
  8. Preço e onde comprar
  9. Minhas impressões
  10. A Base Compacta Revlon New Complexion One-Step é boa? Deixa a pele oleosa?

O que é a Base Compacta Revlon New Complexion One-Step?

A Base Compacta Revlon New Complexion One-Step é uma base compacta (como se fosse um pó) e com textura cremosa.

Ela promete ser “one-step”, ou seja, um passo único. A promessa é que o produto pode fazer função de base, corretivo e pó em uma única aplicação.

Trata-se de uma base que não contém óleo em sua composição, além de ser hipoalergênica e não-comedogênica (não entope os poros). Ela é indicada para peles secas, normais ou levemente oleosas.

Qual a composição?

Os componentes não naturais da Base Compacta Revlon New Complexion One-Step são:


Dimethicone, Isopropyl Isostearate, Talc, Silica, Neopentyl Glycol Diethlyhexanoate, Tribehenin, Isostearyl Behenate, Nylon 12, Boron Nitride, Lauroyl Lysine, Tridecyl Trimellitate, Myristyl Myristate, Candelilla Cera (Euphorbia Cerifera Wax), Polyglyceryl 4 Isostearate, Sorbitan Trioleate, Pentahyrdosqualene, Lauryl PEG/PPG 18/18 Methicone, Saccharomyces Zinc Ferment, Saccharomyces Copper Ferment, Saccharomyces Magnesium Ferment, Saccharomyces Iron Ferment, Saccharomyces Silicon Ferment, Saccharomyces Potassium Ferment, Cyclomethicone, Soy Amino Acids, Cera Carnauba (Copernicia Cerifera Wax), Trimethylsiloxysilicate, Polyethylene, Ethylene/Methacrylate Copolymer, Lecithin, Isopropyl Titanium Triisostearate, Alumina, Barium Sulfate, Dehydroacetic Acid, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben, Phenoxyethanol, BHT, Iron Oxides (CI 77491, 77492, 77499), Mica (CI 77019), Titanium Dioxide (CI 77891).

Confira também os ativos naturais e sua ação:

  • Euphorbia antisyphilitica Zucc. (sin. Euphorbia cerifera Alcocer): propriedades emolientes (ajudam na hidratação) e protetoras para a pele;
  • Saccharomyces Zinc Ferment: aumenta a habilidade de hidratação da pele e auxilia a prevenir a acne. Também pode melhorar a firmeza da pele, renovando e deixando-a mais iluminada;
  • Saccharomyces Iron Ferment: antioxidante;
  • Saccharomyces Silicon Ferment: antioxidante;
  • Saccharomyces Potassium Ferment: antioxidante;
  • Copernicia cerifera (Arruda) Mart.- Carnaúba: ajuda a melhorar a consistência dos produtos.

Vale destacar que essa é a formulação da base que eu testei e que, não muito tempo atrás, a marca fez algumas alterações na fórmula. Sendo assim, vale conferir na embalagem caso tenha alguma dúvida ou curiosidade.

Para que serve?

A Base Compacta Revlon New Complexion One-Step é indicada para pessoas que desejam uma cobertura de pequenas imperfeições na pele (manchas, olheiras, espinhas, etc), de forma prática e centrada em um único produto.

Ela promete deixar a pele com aspecto natural e a sensação de estar sem maquiagem. Além disso, garante um aspecto acetinado (ou seja, aparência de pele lisa).

Sendo assim, é ideal para uniformizar o tom da pele e pode ser uma boa opção para usar no dia a dia devido à sua praticidade — o que se dá por conta de sua promessa principal, ser 3 em 1, realizando a função de base, corretivo e pó.

A Base New Complexion é oil-free?

Sim. O fabricante atribui ao produto a característica oil-free, o que quer dizer que o produto não tem óleo em sua composição. 

Isso é um fator essencial para muitas pessoas, principalmente no Brasil, considerando que a maioria possui pele com tendência a produzir mais oleosidade (o que se dá por diferentes fatores, inclusive o clima do país).

Sendo assim, um produto oil-free é bastante recomendado para pessoas de pele oleosa ou que gostam do efeito sequinho na pele.

A Base One-Step tem proteção solar?

Sim. A Base One-Step da Revlon tem FPS15 em sua composição. Entretanto, trata-se de um fator de proteção baixo de acordo com o que é recomendado por dermatologistas — no mínimo FPS30.

Além disso, vale destacar que usar produtos com proteção solar não exclui a necessidade de utilizar um protetor mesmo. Isso porque apenas ele pode bloquear a penetração dos raios na nossa pele de maneira realmente efetiva, considerando que é sua única e principal função.

Também é importante lembrar que o protetor deve ser usado mesmo em dias que não estiver sol, considerando que ainda há exposição à luz.

Quais as cores disponíveis?

Esse é um ponto negativo do produto, pois a base está disponível apenas em 3 tonalidades: Sand Beige (bege areia), Natural Beige (bege natural) e Natural Tan (bronzeado natural). 

Recentemente, a fórmula foi modificada, alterando um pouco as tonalidades. Quando eu adquiri a minha, ainda na versão antiga, havia 4 ou 5 tons e seguiam ordem numérica. No meu caso, comprei a cor 3 (um bege claro quase médio).

Atualmente, há apenas a gama de cores mencionada e vale destacar que a nova formulação deixou os tons um pouco mais escuros. De todo modo, é muito pouco e isso faz com que muitas pessoas não possam utilizar o produto.

Como usar a Base Compactada New Complexion One-Step?

A aplicação da Base Compacta Revlon New Complexion One-Step é um pouco diferente das bases convencionais. Isso porque ela é compactada, como se fosse um pó, mas tem textura cremosa.

Sendo assim, a forma mais prática de realizar a aplicação é com uma esponja, pressionando-a no produto como um “carimbo” e, então, aplicando no rosto. O procedimento funciona tanto com a esponja seca quanto úmida — para essa base, eu preferi usar a esponja seca.

Para quem gosta de utilizar pincéis, também é possível. Entretanto, quando testei a base com um pincel, achei que gastou muito produto e foi mais difícil de aplicar. Mas, lembre-se, não há regra para a maquiagem, então sempre teste e descubra o jeito que funciona melhor pra você.

Além disso, vale destacar que para um melhor aspecto de qualquer base, é essencial primeiro limpar bem a pele e hidratar (caso seja de dia, é ideal também utilizar um filtro solar após o hidratante). Dessa forma o produto não vai sugar a água da pele e sua make não vai ficar com aspecto “craquelado”.

Preço e onde comprar

A Base Compacta Revlon New Complexion One-Step é comercializada em uma embalagem com 10g de produto (as bases líquidas geralmente contêm 30mL) e seu preço* fica próximo dos R$50.

É possível comprar o produto em lojas de cosméticos, mas é fácil de encontrar em algumas redes de farmácias e sites, como o Consulta Remédios.

*Preços consultados em março de 2020. Os valores podem sofrer alterações.

Minhas impressões

Eu testei a versão antiga da Base Revlon New Complexion One-Step. Portanto, minhas impressões não são baseadas na nova formulação.

Pelo que pude analisar, o principal fator que mudou foi com relação à tonalidade. Ou seja, as características do produto de maneira geral não foram alteradas — inclusive, as promessas do fabricante se mantêm as mesmas.

Confira, a seguir, o que achei de diferentes aspectos dessa base:

Embalagem

A embalagem do produto é bem clean, toda branca e contém apenas o nome da marca na frente. Isso me agrada bastante, pois prefiro embalagens sem muitos detalhes. 

Além disso, se comparada com embalagens de outras bases, é um design bastante inovador — considerando que a grande maioria possui embalagem preta ou, algumas vezes, com estampa/logo da marca.

Na embalagem há um espelho (de um tamanho bem bom) e acompanha uma esponja. Acho isso um ponto bastante positivo, pois a proposta é que o produto seja prático, então, fornecer todos os acessórios necessários para uso contribui para essa praticidade.

Em geral, não achei a esponja perfeita para a aplicação devido ao seu formato em disco. Mas caso você não tenha outra, ela vai servir sim para o uso.

Além disso, a embalagem é do tamanho de um pó compacto comum, então é ótima para levar na bolsa e, como o produto é compactado, não tem chances de vazar. Só é preciso tomar cuidado para não derrubá-la, pois é feita de acrílico (não tão resistente) e pode quebrar.

Nota: 5/5

Textura e espalhabilidade

Apesar de ser compacta, a base tem uma textura cremosa. Quanto à espalhabilidade, eu geralmente a aplico com uma esponja seca, apertando no produto como se fosse um “carimbo” e aplicando na pele, assim sinto que espalha super bem. 

Eu prefiro a esponja seca porque já acho que a base tem um toque hidratante, de forma que ela se espalha com facilidade na pele. Ou seja, não é “dura” para aplicar.

Com a esponja molhada também funciona, mas aí acho que acaba interferindo na cobertura da base — deixando mais leve do que já é.

Nota: 5/5

Cheiro

Eu tenho um olfato pouco apurado, então dificilmente sinto e me incomodo com o cheiro de algum produto. No caso da Base Compacta Revlon New Complexion One-Step não foi diferente, pois não senti cheiro de absolutamente nada (nem na embalagem, nem ao aplicar).

Não há como testar o produto antes de comprar, o que pode ser um problema ao escolher o tom e também com relação a aspectos como o cheiro. Entretanto, no meu caso realmente não interferiu e eu diria que a base não tem fragrância.

Nota: 5/5

Durabilidade

Essa base tem quantidade de produto menor se comparada as mais comuns, visto que contém apenas 10g enquanto as outras têm em média 30mL. 

Não acho que o produto rende tanto na aplicação, nem que não rende nada. Porém, pelo que notei, é necessário usar um pouco mais dessa base do que eu usaria de outra, por exemplo.

Sendo assim, acho que a durabilidade é um pouco menor que a das demais (líquidas). Mas é preciso ter em mente que é um produto compactado, com uma proposta diferente, então é normal que não seja totalmente similar aos demais.

Nota: 3/5

Cobertura

A promessa da Base Compacta New Complexion One-Step é alta cobertura e, além disso, é descrita como uma base, corretivo e pó em um único produto.

Entretanto, para mim, não é o que a base entrega. Ela fornece uma cobertura de leve a média e deixa um aspecto natural na pele, uniformizando o tom e cobrindo pequenas manchas e “imperfeições”.

Particularmente, eu não gosto de bases de alta cobertura e não tenho manchas no rosto, então uma cobertura leve a média é o suficiente e me agrada mais.

Entretanto, apesar de ser um produto bom e que me deixou satisfeita, é importante ter em mente que nesse aspecto a base não cumpre com o que promete — podendo ser uma frustração para outras pessoas.

A nota mais baixa é principalmente devido a esse aspecto, considerando que o produto não entrega o que é esperado — mesmo que para mim tenha sido ok.

Nota: 2/5

Aspecto na pele e absorção

O aspecto dessa base na pele não é totalmente como o esperado. Por ser um produto oil-free, pode ser que a pessoa tenha a expectativa de um acabamento mais seco na pele (apesar de o produto não prometer efeito matte).

Mas posso dizer que ela se adapta bem na pele e não deixa um toque pegajoso. A aparência é um pouco luminosa, deixando um ar de pele natural — o que está de acordo com as promessas do produto.

Também há a promessa de que a Base Compacta New Complexion One-Step deixa um acabamento acetinado (pele lisa) e dá a sensação de “pele sem maquiagem”, o que o produto cumpre satisfatoriamente.

Acho que o único aspecto que não cumpre 100% é que, dentre a promessa 3 em 1, o produto diz fazer a função de pó também. Mesmo que a pele não fique pegajosa com a base, ela também não dá o acabamento selado ou a durabilidade que o pó dá para a maquiagem.

Então, se você tiver pele oleosa ou quiser que a make dure o dia inteiro, provavelmente vai querer selar ou finalizar.

Nota: 4/5

Custo-benefício

Em geral, a base cumpre com as suas promessas e para alguém que, assim como eu, gosta de uma pele natural e não do “reboco”, com certeza é uma boa opção.

Acho que o preço é justo, considerando que é um produto diferente e que a embalagem é bem boa e completa (com um bom espelho e uma esponja para aplicar o produto). 

Além disso, por ser um produto que pode fazer a função de 3 (base, corretivo e pó) o preço é bem justo. Como mencionado no tópico anterior, talvez você sinta necessidade de usar um pó após aplicar essa base, mas mesmo assim acho que compensa.

Para mim, no geral foi bem satisfatório, já que na maior parte das vezes eu consigo utilizar somente o produto e fazer com que tenha realmente função 3 em 1.

Nota: 5/5

A Base Compacta Revlon New Complexion One-Step é boa? Deixa a pele oleosa?

Sim. A Base Compacta Revlon New Complexion One-Step é boa, cumpre bem com as suas principais promessas: sensação de estar sem maquiagem, aspecto natural e correção de pequenas imperfeições (manchas, olheiras, etc).

Ela não deixa a pele oleosa e, por ser um produto oil-free, nem deve. Entretanto, não tem um acabamento matte e sim natural, deixando a pele levemente iluminada — caso isso seja um problema, basta aplicar um pó matificante.

É necessário destacar, também, a promessa que dá nome ao produto: ser 3 em 1 (base, corretivo e pó). Com base na minha experiência de uso, não acredito que a base seja realmente “one-step” (único passo). 

Ela pode sim fazer a função de base e corretivo, por exemplo, visto que constrói camadas facilmente e cobre as pequenas imperfeições. 

Porém, mesmo que minha pele seja normal (nem seca, nem oleosa), quando quis maior durabilidade, senti necessidade de utilizar um pó — o que o produto diz não ser necessário. Vale destacar que sem o pó ela não fica pegajosa e não transfere. Apesar disso, nesse ponto não cumpre o que promete.


O universo da maquiagem contém muitas opções de produtos, o que proporciona diversidade para públicos com gostos e prioridades diferentes. A Base New Complexion One-Step da Revlon, por exemplo, é uma boa opção para pessoas que querem praticidade e naturalidade.

Gosta de resenhas de maquiagem? Você pode encontrar mais na aba Maquiagem aqui do Bleeza e continue acompanhando a gente para mais conteúdos sobre beleza!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *