Na hora dos cuidados faciais e de fazer a maquiagem é comum surgirem dúvidas, principalmente com relação a como e em que etapa aplicar alguns produtos.

Além disso, com tantos itens semelhantes fica difícil saber a diferença entre cada um e entender suas peculiaridades.

Pensando nisso, a equipe do Bleeza separou algumas dicas para você sobre a ordem de aplicação de produtos na hora do skincare (cuidados faciais) e da maquiagem. Confira:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Qual a ordem de aplicação de produtos no rosto?
  2. Qual a ordem certa de limpeza de pele?
  3. Qual a ordem para passar protetor solar?
  4. Hidratante ou protetor solar: o que vem primeiro?
  5. Sérum: antes ou depois do hidratante?
  6. Como se maquiar: o que vem primeiro?

Qual a ordem de aplicação de produtos no rosto?

A aplicação dos produtos no rosto pode variar bastante. Há recomendações específicas com relação ao passo a passo no cuidado de pele e outras para a hora da maquiagem, por exemplo.

Seguir uma ordem é imprescindível para alguns produtos, pois podem perder sua funcionalidade se forem usados de maneira errada.

Apesar disso, você não precisa incluir todos os passos imagináveis em sua rotina, pode sempre adaptar de acordo com seus gostos. Por exemplo, alguém mais jovem talvez não queira usar um creme anti-idade, já quem está na fase mais madura pode ver como um passo fundamental (ou não).

Mas, no geral, você pode seguir sempre uma ordem básica, variando apenas de acordo com os produtos utilizados:


  • Limpeza completa da pele;
  • Tonificação;
  • Hidratação e/ou passos similares — cremes anti-idade, vitamina C, séruns, etc;
  • Proteção solar;
  • Maquiagem.

Qual a ordem certa de limpeza de pele? 

Os cuidados faciais são uma dúvida de muitas pessoas, isso pois nem todas têm acompanhamento direto com profissionais especializados (dermatologistas) e às vezes podem ter ainda mais dúvidas ao buscar orientação online.

Por isso, separamos algumas dicas práticas para você. Começando por algumas dúvidas comuns que podem surgir na hora de fazer a limpeza da sua pele.

Demaquilante ou sabonete? 

Como o nome sugere, a função do demaquilante é remover a maquiagem. Então, só deve ser usado com esse objetivo, não tendo necessidade de utilizá-lo em dias que você optar por não usar make.

Ele deve ser sempre aplicado antes de qualquer outra coisa, pois o sabonete por si só dificilmente tira a maquiagem como um todo. Sendo assim, utilize um algodão com demaquilante e limpe bem o rosto.

Para tirar o rímel, uma dica é pressionar o algodão nos olhos e aguardar um pouco, para que o produto possa “derreter” o rímel e facilitar a remoção. Ou seja, não adianta ficar esfregando o algodão, isso só vai machucar a sua pele.

Feito isso, você pode lavar seu rosto normalmente com um sabonete ou gel de limpeza, a fim de remover os resquícios de maquiagem e retirar o que sobrar de demaquilante na pele.

Sabonete ou gel de limpeza?

A diferença entre o sabonete e o gel de limpeza está na forma que age na sua pele. O sabonete é para uma limpeza mais profunda e pode, inclusive, ser em formato barra. Já o gel é para o uso diário e age de maneira mais suave.

Sendo assim, ambos têm a mesma função e para escolher o melhor para o seu caso é ideal buscar um(a) dermatologista. De forma geral, o sabonete é apenas para quem tem pele realmente oleosa e o gel pode ser usado em todos os tipos de pele.

Ou seja, você não precisa fazer uso dos dois produtos, considerando que desempenham a mesma função. Basta escolher ou um gel de limpeza ou um sabonete para seu uso diário.

Além disso, vale destacar que a limpeza com o sabonete ou o gel é o primeiro passo — mas, caso você use maquiagem, trata-se do segundo (logo após o demaquilante).

Esfoliação ou demaquilante? 

Como mencionado no tópico anterior, o demaquilante é a primeira etapa quando se está usando maquiagem e não há necessidade de usá-lo caso contrário. 

Ou seja, a esfoliação vem após o demaquilante e essa etapa pode, ou não, substituir a limpeza com sabonete ou gel (de acordo com sua preferência). Ainda, é preciso ter em mente que não deve ser feita diariamente. Isso porque sua principal função é remover as células mortas e causar uma renovação na pele.

Sendo assim, visto que nossa pele não se renova diariamente e sim após alguns dias, o ideal é realizar a esfoliação facial aproximadamente uma vez na semana. Para isso, você pode escolher um creme ou sabonete esfoliante.

Buscar orientação do(a) dermatologista também é importante nesse caso, pois em alguns casos pode ser recomendada uma rotina diferente dessa.

Água micelar ou tônico facial?

Apesar de serem produtos parecidos, a água micelar e o tônico facial não são iguais. Isso porque a água micelar é um produto que pode ser usado para realizar uma limpeza da pele e, em alguns casos, até remover a maquiagem de maneira mais suave que um demaquilante.

Ela pode, também, realizar a função de tônico. Mas, afinal, o que um tônico faz? Ele prepara a pele para receber os próximos passos — como a hidratação, por exemplo.

Sendo assim, uma água micelar pode fazer a função do tônico, mas o contrário não pode ocorrer. Então, cabe apenas destacar que para usar um produto para tonificar a pele, ele deve ser aplicado após toda a limpeza (inclusive após lavar com sabonete) e antes de passar algum creme ou produto para cuidado facial.

Dessa forma, se você quiser pode sim utilizar os dois produtos. Sempre lembrando que a água micelar pode ser utilizada para limpeza e também para tonificar, enquanto o tônico deve vir apenas ao final de toda a higiene da pele para prepará-la para a próxima etapa.

Qual a ordem para passar protetor solar? 

Há muitas dúvidas sobre em qual momento o protetor solar deve ser aplicado. Mas a lógica é bem simples: sempre aplique após realizar todos os passos de sua limpeza e cuidados faciais.

Ou seja, após limpar e hidratar a pele (e/ou realizar a aplicação de outros produtos, como vitamina C ou sérum), você aplica a protetor solar. Isso porque, caso aplicado após o filtro solar, o outro produto não irá penetrar profundamente na pele e terá efeito reduzido ou nulo.

Sendo assim, o protetor deve ser aplicado após seus passos de skincare (cuidado facial) e antes da maquiagem (se for aplicar, claro). Vale destacar que é sempre necessário esperar um produto secar e/ou ser absorvido pela pele para depois passar o próximo.

O que usar primeiro protetor ou primer?

O protetor solar e o primer ocupam dois extremos diferentes: o protetor é a última etapa dos cuidados faciais e o primer é, como o nome sugere, o primeiro na hora da maquiagem.

Sendo assim, primeiro vem o filtro solar e depois o primer — ele pode ser usado tanto antes da maquiagem quanto sozinho já que existem opções apenas para fechar poros ou uniformizar o tom da pele.

Hidratante ou protetor solar: o que vem primeiro?

Conforme explicado no tópico anterior, o protetor deve ser a última etapa dos cuidados faciais. Sendo assim, o hidratante vem primeiro.

Após realizar a limpeza completa da sua pele e tonificá-la (se quiser), você pode aplicar o hidratante de sua preferência. Isso é importante porque, antes de proteger a pele da exposição aos raios UVA e UVB, você precisa fornecer nutrição para que ela fique saudável.

Então, espere a pele absorver o hidratante (o tempo varia conforme o produto, mas geralmente 1 ou 2 minutinhos é o suficiente) e aplique o protetor solar.

Sérum: antes ou depois do hidratante?

Os séruns são fluidos altamente concentrados e enriquecidos com princípios ativos de rápida absorção pela pele. Há diferentes tipos e com funções diversas, os mais comuns são para hidratação, revitalização e de prevenção aos sinais de envelhecimento.

Considerando que sua textura é mais leve e, consequentemente, sua absorção é mais rápida e penetra mais profundamente a pele, o sérum deve ser aplicado primeiro. De maneira prática, pode-se entender que ele realmente trata a pele, enquanto o creme hidratante cuida da camada superficial da derme.

Como se maquiar: o que vem primeiro?

Ao contrário dos cuidados faciais, na hora da maquiagem não são necessárias tantas preocupações com a ordem de aplicação dos produtos. Entretanto, ainda assim existem alguns itens que carecem de um determinado cuidado.

Em geral, há algumas orientações que são relacionadas a questões de habilidade e não de funcionalidade do produto. Por exemplo, aplicar a sombra antes do rímel é uma coisa que facilita o processo.

Porém, produtos como o primer precisam ter sua ordem respeitada. Isso porque se ele não for aplicado antes de toda a maquiagem, não terá função nenhuma e — inclusive — vai afetar os outros produtos.

Mas há, sem dúvidas, uma dúvida que se sobressai: o que vem primeiro, a base ou o corretivo? Confira algumas dicas de aplicação:

Base ou corretivo?

A base e o corretivo são produtos semelhantes e com propostas bastante parecidas, o que pode gerar confusão na hora da maquiagem.

De forma geral, não há uma única ordem, varia conforme o resultado que você deseja. Por exemplo, se você quer esconder algo, há duas opções: passar um corretivo mais escuro embaixo da base ou usar, após a base, um exatamente do seu tom de pele (sempre aplicar apenas na área que quer mais cobertura).

Entretanto, se você deseja iluminar e/ou destacar algo (como iluminar abaixo dos olhos, por exemplo), após aplicar a base aplique um corretivo um tom mais claro que o seu.

Além dessas técnicas, muitas pessoas e — principalmente — maquiadores(as) profissionais, fazem uso de corretivos coloridos para camuflar manchas e imperfeições. 

Nesse caso, você precisa seguir algumas noções de coloração específicas, mas o corretivo colorido é sempre utilizado antes da base.


Entender as diferenças entre as características dos produtos e saber sobre sua funcionalidade pode ajudar bastante para aplicá-los de maneira correta.

Como vimos, não são todos os produtos que precisam seguir uma ordem, então sempre use sua criatividade e adapte os itens para sua rotina, necessidades e gostos.

Tem alguma dica que você pode dar sobre aplicação de produtos? Conta pra gente aqui nos comentários e continue acompanhando o Bleeza para mais conteúdos como esse!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *