Ressecamento, quebra e fragilidade. Esse é o resultado de alguns dos danos sofridos pelos cabelos, seja por conta de procedimentos químicos ou fatores externos como a poluição.

Quando não tratados de forma adequada, esses danos podem propiciar o aparecimento de um problema chamado Tricoptilose, conhecido popularmente como as (temidas) pontas duplas!

São elas que geralmente causam o aspecto de “palha” nos fios, promovendo uma aparência de cabelo não saudável e sem vida. 

Para acabar com o problema, existem alguns cuidados que podem ser tomados na rotina de cuidados capilares.

Continue lendo e saiba mais sobre o tema!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que são as pontas duplas?
  2. Causas: o que faz aparecer pontas duplas no cabelo?
  3. Como acabar com as pontas duplas?
  4. Corte bordado funciona para pontas duplas?
  5. Tratamentos: quais os produtos para fazer hidratação nos fios?
  6. Cuidados: como evitar que ponta dupla apareça no cabelo?

O que são as pontas duplas?

As pontas duplas são o resultado do descolamento e abertura das camadas da fibra capilar e podem ocorrer em todo o comprimento do fio. Elas ocorrem quando a cutícula (parte externa do fio) se abre, fazendo com que um mesmo fio se divida em 2 ou mais partes. Isso proporciona um aspecto quebradiço e até mesmo o conhecido “efeito palha” na ponta dos cabelos.

Ah, e as pontas duplas podem ter vários formatos, não só aquela aparência bifurcada na pontinha do fio:


O problema afeta a saúde das madeixas, já que deixa o córtex exposto. O córtex é a parte do meio no fio. É nele que ficam armazenados os nutrientes absorvidos e também é quem proporciona força ao cabelo.

Ele é protegido pela cutícula, que regula a entrada e saída de substâncias. Quando essa parte externa do fio se abre, deixa exposto o córtex. 

Dessa forma, acaba permitindo o maior contato do local com substâncias agressoras, como poluição e variações térmicas, o que pode enfraquecer e fragilizar os fios.

Apesar do nome, vale mencionar que as pontas duplas não ocorrem especificamente apenas nas pontas do cabelo, podendo estar presentes também no comprimento.

Causas: o que faz aparecer pontas duplas no cabelo?

As pontas duplas podem ter diferentes causas. Em geral, são provocadas pelo desgaste da fibra capilar, causado por procedimentos químicos como alisamentos e tinturas, uso de água quente, chapinhas e secadores sem protetor térmico e até mesmo a exposição ao sol ou à água do mar. 

Prancha e secador

Aparelhos como o secador e a chapinha, se usados de forma indevida, podem ser grandes vilões para a saúde do cabelo.

Isso ocorre pois o alto nível de calor conferido por esses equipamentos danificam o fio em longo prazo, causando seu ressecamento e, logo, propiciando o aparecimento de pontas duplas.

Então é importante sempre fazer o uso de protetores térmicos antes de utilizar o secador, por exemplo.

Esses produtos selam a região, formando uma barreira em volta do fio, ajudando assim a protegê-los do calor.

Água quente

Lavar os cabelos em água quente não é uma boa atitude para a saúde das madeixas.

A temperatura elevada os deixa os sensibilizados, causando um aspecto ressecado e poroso, que posteriormente pode culminar no aparecimento de pontas duplas. 

Para que isso não aconteça, é indicado sempre utilizar a água em temperatura morna a fria que, além de manter o cabelo mais saudável, proporciona brilho. 

Química

A realização de procedimentos químicos capilares podem ser, algumas vezes, prejudicial à fibra capilar.

Isso, pois geralmente são agressivos e danificam os fios, levando ao aparecimento das pontas duplas. 

Então é importante ter alguns cuidados como hidratar e nutrir antes e depois do procedimento! 

Água do mar 

Na água do mar estão presentes diferentes substâncias e, entre elas, o cloreto de sódio (conhecido como sal de cozinha).

Quando o cabelo entra em contato com a água do mar por um grande período de tempo, o sal estimula a perda de água pelo fio, causando sua desidratação.

Isso provoca o ressecamento do cabelo, o tornando quebradiço e impulsionando o aparecimento das temidas pontas duplas. 

Sol

A exposição ao sol é um fator que pode influenciar no aparecimento de pontas duplas, pois os raios solares podem danificar as proteínas formadoras do cabelo. 

Essas substâncias mantêm as camadas dos fios unidas e, se forem danificadas, deixam o cabelo suscetível ao aparecimento do problema. 

Como acabar com as pontas duplas?

As pontas duplas são resultado do descolamento e abertura das camadas da fibra capilar. Uma vez separadas, não há como juntá-las novamente. Dessa forma, a temida tesoura deve entrar em ação! O corte das pontas duplas deve ser feito para que, depois, o cabelo seja tratado, com o objetivo de evitar o reaparecimento do problema.

Apesar disso, existem algumas dicas para diminuir os efeitos causados pelas pontas duplas. Confira alguns cuidados com cada tipo de cabelo:

Cabelo loiro

Os cabelos quimicamente tingidos de loiro, em geral, são mais sensíveis do que os sem química. Por isso eles precisam de uma atenção especial para permanecerem saudáveis.

Para acabar com as pontas duplas em cabelos loiros é importante manter sempre a nutrição — também chamada de umectação — em dia. Já que, ao descolorir os fios, o cabelo perde vários nutrientes naturais, é necessária a reposição.

Ela pode ser feita com óleos vegetais, como o de coco, que ajudam a fortalecer o cabelo, deixando-o mais resistente contra os danos da química e melhorando o aspecto ressecado causado pelas pontas duplas.

Além disso, esse cuidado ajuda a evitar o reaparecimento do problema.

Cabelo seco

Cabelos secos podem sofrer ainda mais com os efeitos das pontas duplas. Isso, pois são, em geral, mais propensos a ressecar, por terem pouca oleosidade.

Para acabar com as pontas duplas nesse tipo de fio, é importante mantê-los hidratados. 

Por isso, fazer hidratação, no mínimo, 1 vez por semana pode ajudar a diminuir o aparecimento do problema.

A hidratação pode ser feita de várias formas. Um exemplo é utilizando produtos naturais, como a babosa, ou aplicando máscaras hidratantes nos cabelos.

Cabelo quebradiço

Os cabelos quando estão danificados podem estar quebradiços e, em geral, apresentam pontas duplas.

Para diminuir esse problema, deve-se tratar o causador do aspecto quebradiço. Fazer uma reconstrução, nesse caso, pode ser uma boa opção, já que é um tratamento que visa recuperar cabelos enfraquecidos. 

A frequência de realização pode variar de acordo com o nível de saúde do cabelo, mas, em geral, pode ser feita de 15 em 15 dias. Pode ser feita em casa, com produtos específicos, ou no salão.

Corte bordado funciona para pontas duplas?

Sim. O corte bordado é uma técnica de retirada das pontas duplas, sem afetar o comprimento do cabelo. É ideal para quem quer acabar com o problema, mas não abre mão dos fios longos.

Em geral, ele consiste em separar o cabelo mecha a mecha e passá-las de forma lenta por uma máquina de corte especializada. 

Essa máquina seleciona e retira apenas as pontas duplas que promovem o aspecto “espetado” nos fios, já que (apesar do nome) as pontas duplas não ocorrem apenas nas pontas, mas sim por todo o comprimento do cabelo. 

Há também a opção de realizar o corte bordado com uma tesoura, em que o(a) cabeleireiro(a) irá retirar de forma manual cada ponta destoante das demais.

Dessa forma, o comprimento é mantido e as pontas duplas retiradas. O(a) profissional também pode aconselhar cortar um pequeno pedaço das pontas de fato, porém, a diferença é em geral quase imperceptível. 

Tratamentos: quais os produtos para fazer hidratação dos fios? 

Existem diferentes tipos de tratamentos para a hidratação dos fios. Há receitas caseiras, óleos, máscaras capilares e até mesmo a hidratação feita no salão.

Ao manter o cabelo hidratado, os fios recuperam os nutrientes e a vitalidade, evitando o ressecamento e, consequentemente, reduzindo as chances do aparecimento de pontas duplas.

Conheça algumas das opções para fazer por conta própria:

Hidratantes

As máscaras hidratantes são uma boa opção para quem quer hidratar o cabelo sem sair de casa. Vale lembrar que apesar de não eliminarem as pontas duplas já existentes, investir em hidratação fortalece os fios e melhora o cabelo como um todo.

Elas repõem a umidade natural perdida pelos fios, os deixando mais brilhantes e macios.

Em geral, são compostas por vitaminas, proteínas e ativos lubrificantes! 

Confira algumas opções:

Algumas opções de máscaras são ideais para quem não tem tempo de ir ao salão ou até mesmo parar por horas para hidratar o cabelo. 

Geralmente, basta aplicá-las por cerca de 5 a 10 minutos (no banho mesmo) para que os fios fiquem macios e saudáveis.

Óleos

Os óleos fazem um papel importante no tratamento dos fios. Em geral, eles repõem nutrientes como lipídios e proteínas nos cabelos, promovendo alinhamento e vitalidade.

Algumas opções de óleos, são:

Em geral, eles podem ser utilizados puros, aplicados diretamente nos fios, ou juntamente às máscaras capilares, para potencializar o resultado.

Receitas reparadoras

Para aqueles(as) que são adeptos(as) a receitinhas caseiras, existem diferentes maneiras de hidratar os cabelos utilizando produtos de casa.

Algumas opções benéficas para o cabelo são:

Com babosa

A babosa — também conhecida como Aloe Vera — é uma planta muito utilizada no tratamento capilar. 

Suas propriedades promovem brilho e maciez para os fios, deixando as madeixas soltas e saudáveis.

Uma maneira simples de fazer o uso é:

  1. Separe um pedaço de babosa (aproximadamente 1 folha) e retire a casca;
  2.  Com o auxílio de uma colher, retire o gel presente no interior da planta e despeje em um recipiente;
  3. Esquente 200mL de água, deixando-a em temperatura morna;
  4. Adicione a água ao recipiente com a babosa e misture;
  5. Após atingir uma consistência homogênea, aplique o líquido no comprimento do cabelo, mecha por mecha;
  6. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos;
  7. Lave o cabelo normalmente.

Com Maisena

O amido de milho, conhecido também como Maisena, pode ser um bom aliado na hora de hidratar o cabelo.

Uma forma de utilizar o ingrediente é:

  1. Coloque 1 xícara de água (aproximadamente 240mL) em um recipiente;
  2. Adicione 2 colheres de sopa de amido de milho ao recipiente;
  3. Misture para desempedrar e passe o líquido para uma panela;
  4. Leve ao fogo baixo e misture — sem parar — até que forme uma pasta;
  5. Quando a consistência estiver firme, retire do fogo e deixe amornar;
  6. Após diminuída a temperatura, adicione 2 colheres de sopa de máscara hidratante capilar de sua preferência;
  7. Aplique mecha por mecha no comprimento dos cabelos;
  8. Deixe agir por aproximadamente 40 minutos;
  9. Lave o cabelo normalmente.

Uma opção para quem quer potencializar os efeitos da máscara é adicionar algumas gotas de óleo vegetal (como coco ou argan) à mistura, antes de aplicar.

Cuidados: como evitar que ponta dupla apareça no cabelo?

Para evitar o aparecimento das pontas duplas, alguns cuidados podem ser tomados. Um desses cuidados é a realização do cronograma capilar ou o próprio corte de cabelo, por exemplo. 

Confira algumas formas de cuidar das madeixas:

Cronograma capilar

O cronograma capilar consiste em fazer um calendário de tratamento para recuperar a saúde dos fios. Se a pessoa lava o cabelo 3 vezes na semana, uma forma de fazer é, por exemplo:

  • Segunda-feira: hidratação;
  • Quarta-feira: nutrição;
  • Sexta-feira: reconstrução.

A hidratação trata a parte interna do fio, agindo diretamente na fibra capilar. Ela visa devolver umidade para o cabelo. 

Já a nutrição atua na parte externa do fio, fornecendo lipídios e nutrientes que são perdidos por conta de processos químicos ou até mesmo danos como a poluição. Ela auxilia no fechamento das cutículas e proteção do cabelo. 

A reconstrução atua recuperando a vitalidade e saúde dos fios. Ela devolve proteínas e aminoácidos que formam a queratina, substância formadora de 70% do cabelo.

Vale lembrar que não necessariamente a ordem deverá ser a listada acima. Cada cabelo tem necessidades específicas e as etapas devem ser montadas de forma personalizada para cada pessoa.

Cortar o cabelo

Quem nunca ouviu que o cabelo deve ser cortado de 3 em 3 meses?

Um dos cuidados que se deve ter ao tratar com o cabelo é manter o corte em dia. E isso não é só por motivos estéticos não, viu?

Realizar a retirada das pontas a cada 2 ou 3 meses (mesmo para quem está deixando o cabelo crescer) é importante, pois é geralmente a região que está mais danificada. 

Dessa forma, ao cortar o fragmento afetado, em geral, apenas a parte mais forte do cabelo permanece.

Isso propicia uma aparência e crescimento mais saudável e evita o aparecimento das pontas duplas, já que a parte fragilizada do cabelo que, normalmente, poderia proporcionar o problema é retirada!

Reparador de pontas

O uso de produtos reparadores de pontas é importante para manter a saúde e evitar as pontas duplas.

Eles são, geralmente, produtos à base de silicone e óleos minerais, e promovem, como o nome já diz, a reparação das pontas.

Ao passar o produto, é feito o selamento da cutícula, suavizando o aspecto desgastado do cabelo e promovendo brilho. Ele também mantém a umidade dos fios, ajudando a evitar o aparecimento do problema.

Porém, vale ressaltar que o funcionamento do reparador é temporário. Seu efeito se mantém apenas até a lavagem, sendo necessário aplicá-lo novamente depois.

Por isso, para quem já tem pontas duplas, o produto não trará resultados de tratamento.

Como já mencionado em tópico anterior, uma vez aberta em pontas duplas, não há como fechar a cutícula novamente. 

O que o reparador faz é uni-las, como uma cola, (o que propicia a sensação de “problema de pontas duplas resolvido”), porém, ao retirá-lo por meio da lavagem, elas se descolam novamente. 


As pontas duplas são muito temidas por algumas pessoas, porém, caso elas apareçam, não há motivo para se desesperar.

Com cuidados específicos, é possível acabar com o problema e devolver a saúde para os cabelos!

Quer mais conteúdos completos sobre cuidados capilares? Continue lendo os textos do Bleeza e saiba mais sobre como manter as madeixas saudáveis!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *