Muitas pessoas têm vontade de ter uma pele com aparência mais uniforme e sem manchas, ou desejam prevenir e eliminar pequenas linhas de expressão.

Para isso, nem sempre são necessários cuidados excessivos ou procedimentos estéticos caros e doloridos. Você pode começar fazendo uso de produtos como a vitamina C, que pode ajudar com esses e outros probleminhas na pele (como a falta de luminosidade).

Claro que, para escolher a melhor opção ou tratamento para o seu caso, é indispensável buscar a ajuda de um(a) dermatologista. 

Mas hoje eu trouxe a resenha de uma vitamina C que tem sido a queridinha de muitas pessoas (inclusive a minha) e que talvez seja uma boa opção para você. Confira:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é a Vitamina C Payot?
  2. Qual a composição da Vitamina C Payot?
  3. Para que serve a Vitamina C Payot?
  4. Quando devo passar vitamina C no rosto?
  5. Como usar a vitamina C para uma pele saudável?
  6. Onde comprar e quanto custa a vitamina C da Payot?
  7. Minhas impressões
  8. A Vitamina C Payot melhora a área dos olhos?
  9. Ajuda a suavizar melasma?
  10. Vitamina C Payot ou Tracta?
  11. Vitamina C Payot funciona? É boa?

O que é a Vitamina C Payot?

A Vitamina C Payot é um sérum, com textura em gel, que promete ação antioxidante, hidratante, clareadora e estimulante do colágeno. Com isso, a proposta do produto é deixar a pele com aparência mais jovem, macia e com tonalidade uniforme.

Por contar com o tetraisopalmitato de ascorbila (forma estável da Vitamina C) como principal ativo de sua composição, esse produto pode proporcionar à pele os benefícios da vitamina C.

Ou seja, prevenindo o envelhecimento precoce, aparecimento de rugas, proporcionando luminosidade à pele, entre outros.


As orientações do fabricante são que o produto pode ser aplicado diariamente, em todo o rosto, na pele limpa — podendo ser utilizado em todos os tipos de pele.

Lembrando que é sempre importante buscar ajuda de um(a) dermatologista para escolher quais produtos utilizar em sua rotina e como fazer isso de forma correta.

Qual a composição da Vitamina C Payot?

De acordo com o fabricante, a composição da Vitamina C Payot é:

Tetrahexyldecyl Ascorbate, Diethylene Glycol Diisononanoate, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Squalane, Octyldodecanol, Dimethicone Crosspolymer, BHT, Propylparaben, CI 19140, CI 26100, Parfum, Alpha-Isomethyl Ionone, Amyl Cinnamal, Benzyl Salicylate, Citronellol, Coumarin, Limonene, Geraniol, Hexyl Cinnamal, Linalool.

Qual a concentração de vitamina C?

O principal ativo utilizado na fórmula é o tetraisopalmitato de ascorbila, uma forma estável da Vitamina C, na concentração de 2%. Quando um composto é do tipo estável, significa que ele garante uma maior eficácia ao produto, devido à maior penetração na epiderme.

Sendo assim, considerando que esse ativo penetra quase em sua totalidade na pele, não pode ser utilizado em grandes concentrações. 

De acordo com a marca, o VC-IP (melhor fração estável de vitamina C) mesmo em baixas concentrações, mostra-se altamente eficiente — 2% dele equivale a aproximadamente 15% da vitamina C normalmente utilizada.

Então, essa concentração se mostra segura e é o suficiente para atribuir todos os benefícios prometidos pelo produto. São eles:

  • 71% de efeito clareador;
  • 81% de elasticidade;
  • 86% de firmeza;
  • 90% de redução de rugas de expressão;
  • 100% hidratação;
  • 100% luminosidade e vitalidade.

Vale destacar que devido à grande eficácia do ativo, até mesmo quantidades menores já poderiam trazer resultado. Além disso, por não ser altamente concentrado, ele pode ser utilizado em peles mais sensíveis.

Porém, apesar disso, não é descartável a necessidade de buscar um(a) dermatologista a fim de garantir um uso seguro do produto e de acordo com suas necessidades.

Para que serve a Vitamina C Payot?

A vitamina C Payot foi formulada para proporcionar mais firmeza à pele, suavizar linhas de expressão, aumentar a luminosidade e hidratação, além de uniformizar o tom da pele — podendo ajudar no clareamento de manchas. Lembrando que alguns efeitos são vistos em longo prazo.

Sendo assim, esse sérum é um produto de uso contínuo e que proporciona de imediato uma sensação hidratante e luminosa na pele. Porém, para clareamento de manchas, por exemplo, pode ser necessário um período de tempo maior — variando entre cada pessoa.

Por isso, é importante o acompanhamento com um(a) dermatologista, a fim de medir as ações do produto e, caso não demonstre a eficácia desejada, pode ser substituído por outra indicação do(a) profissional.

Quando devo passar vitamina C no rosto?

De forma geral, a vitamina C pode ser usada em qualquer momento. Porém, deve ser aplicada apenas uma vez no dia, no rosto devidamente limpo. Além disso, é preciso ter atenção, pois se for usada pela manhã é imprescindível aplicar protetor solar.

Isso porque a exposição da vitamina C ao sol pode causar manchas na pele. Caso seja usada no período da noite, não é necessário nenhum cuidado especial.

Vale destacar que a aplicação é recomendada apenas uma vez ao dia, pois a pele precisa de um período para absorver corretamente a vitamina — além disso, níveis muito altos dessa substância na pele podem aumentar a tendência à acne.

Em casos de dúvida ou circunstâncias mais específicas, siga sempre as recomendações do(a) dermatologista.

Como usar a vitamina C para uma pele saudável?

A vitamina C tem muitas propriedades e ações benéficas para o organismo e para a pele, por isso, é uma importante aliada para quem deseja manter a derme com boa aparência e saudável.

Seu uso pode ser feito em todos os tipos de pele (secas, oleosas, etc). Porém, para isso, é preciso dar atenção ao tipo do produto — por exemplo, no caso da vitamina C Payot, trata-se de um sérum livre de óleo e de rápida absorção, não trazendo problemas a peles oleosas.

Então, basta escolher o produto ideal para você, de preferência com a ajuda de um(a) dermatologista. Então, poderá usufruir dos benefícios da vitamina C, tais como:

  • Propriedades antioxidantes — evitam a formação de radicais livres e, assim, previnem o envelhecimento celular;
  • Eficácia no combate a manchas;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Pode suavizar linhas de expressão;
  • Ajuda na regeneração da pele — podendo auxiliar em processos de cicatrização e na textura da pele;
  • Proporciona maior luminosidade à pele.

Na hora de realizar a aplicação, não esqueça de além de passar o produto no rosto, também levar para o pescoço e colo. Assim, sua pele ficará igualmente cuidada e bonita nessas áreas.

Onde comprar e quanto custa a vitamina C da Payot?

Você pode comprar a vitamina C da Payot em casas de cosméticos, farmácias, no site da marca.

Para quem quer comprar preços ou finalizar a compra com mais economia, dá para buscar o item no Consulta Remédios

De forma geral, o preço* da vitamina C Payot (30mL) pode variar entre R$60 e R$80 — podendo sair mais barato em promoções ou kits da marca.

*Preços consultados em abril de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Minhas impressões

Eu uso a vitamina C Payot há bastante tempo, então já pude ter ideia de como ela funciona na pele em diferentes épocas do ano (verão ou inverno) e com diferentes características — mais seca, com acne, etc. 

Além disso, também foi possível ver se apresenta efeitos com o uso contínuo, conforme promete. Então, veja as minhas impressões desse produto:

Textura

A textura da vitamina C Payot é em gel, o que facilita sua absorção, além de ajudar a espalhar e não correr o risco de desperdiçar produto facilmente (diferente de séruns líquidos, por exemplo).

Eu tenho a pele normal à seca, então é bem agradável usá-lo, pois não tem uma textura gel aquosa mas sim um gel mais “grossinho”/firme. 

Nota: 5/5

Cheiro

Particularmente, eu não tenho um olfato muito sensível, então dificilmente sinto o cheiro de produtos, a não ser que seja muito marcante.

Já vi algumas pessoas falarem sobre o cheiro da vitamina C Payot e acredito que possa ter mesmo, pois já usei outros produtos da marca com um aroma forte.

Porém, eu não sinto cheiro nenhum durante a aplicação do produto. Então, para mim funcionou bem e não tive problemas com isso.

Nota: 5/5

Durabilidade e rendimento

Sem dúvidas esse é um ponto surpreendente da vitamina C Payot, pois uma pequena quantidade (basicamente um ou dois pumps) já é o suficiente para aplicar no rosto inteiro.

Então, no quesito durabilidade e rendimento, o produto é muito bom. Acredito que, para quem tem pele oleosa, apenas um pump deve ser o suficiente, o que aumentaria a durabilidade ainda mais.

Como eu utilizo há bastante tempo, nunca notei ao certo quanto durou uma embalagem (30mL), mas para mim rendeu bastante.

Nota: 5/5

Embalagem

A embalagem do produto que eu tenho é uma versão especial, então não sei se ainda está disponível. Ela é em pump (30mL), então é bastante prática, não desperdiça produto e também não corre risco de vazar caso seja levada na bolsa ou necessaire.

Sei que a outra versão disponibilizada pela marca é em bisnaga, o que também considero prático, mas não sei se ajuda tanto a dosar o produto — podendo aumentar o desperdício.

Como nunca usei essa outra versão, não saberia dizer se considero tão boa quanto a que tenho, mas posso dizer que com a minha tive experiência positiva.

Além disso, a embalagem é bem bonita (dourada, com um material que reflete bastante) e possui as informações básicas necessárias, como a composição e principais promessas.

Nota: 5/5

Custo benefício

Para mim, esse é um ponto de destaque da vitamina C Payot, pois levando em consideração as promessas do produto e, comparando com outras vitaminas C do mercado, o custo-benefício é muito bom.

Já adianto que, como você deve imaginar pelo meu tempo de uso, eu gosto bastante dessa vitamina e acho que vale a pena. 

Então, se você deseja intensificar os cuidados com a pele, indo além do básico (hidratante, protetor solar, etc), mas sem gastar um valor muito alto, acredito que essa possa ser uma opção ideal.

Nota: 5/5

Absorção e aspecto na pele

Como mencionei, a absorção da vitamina C Payot é ótima na pele devido a sua textura em gel. Ela não é tão rápida quanto seria um produto líquido (como a maioria dos séruns), mas também não chega perto do tempo de absorção de um creme.

Além disso, dá para mencionar também que ele tem uma coloração bem laranja, o que facilmente remete à vitamina C. Mas ao espalhar, a cor some totalmente, não fica na pele.

Ao aplicar no rosto, ela já fornece imediatamente uma luminosidade, que diminui após sua absorção completa. Eu, particularmente, gosto muito desse aspecto pois dá um “ar de saúde”.

Como minha pele é normal à seca, nem sempre consigo usar só ela para proporcionar hidratação. Porém, se sua pele é mais oleosa, acredito que possa até substituir o hidratante algumas vezes.

Além disso, é uma ótima opção para usar antes da maquiagem, pois deixa a pele mais sequinha mas ao mesmo tempo luminosa e saudável.

Nota: 5/5

A Vitamina C Payot melhora a área dos olhos?

Muitas pessoas desejam clarear olheiras ou reduzir bolsas na área dos olhos, mas o sérum de vitamina C Payot não é próprio para essa área, mas sim para ser aplicado no restante do rosto.

Isso porque produtos para área dos olhos precisam de formulações diferentes e carecem de maiores cuidados para evitar alergias e irritações, visto que essa é uma região mais sensível. 

Além disso, as moléculas do produto também precisam ser menores, para facilitar a absorção na pele mais fina dessa área. Para isso, é ideal escolher um produto próprio para essa área.

Inclusive, a Payot tem na linha de vitamina C um sérum especial para a área dos olhos, que pode ser ideal para quem quer melhorar essa área. Você pode encontrar ele nesse link.

Ajuda a suavizar melasma?

Dentre as promessas da vitamina C Payot está ajudar no clareamento de manchas e uniformizar o tom da pele. Porém, manchas causadas por melasma costumam precisar de tratamentos mais específicos para um resultado mais efetivo — geralmente com o uso de ácidos, etc.

Eu, particularmente, não tenho manchas na pele (um fator importante é a minha idade, 20 anos) então o meu uso não foi com esse objetivo. Apesar de sentir que o produto uniformizou, sim, o tom da pele.

Sendo assim, para o tratamento de melasma, é imprescindível buscar um(a) dermatologista. Isso vai proporcionar maior eficácia no tratamento e um direcionamento correto dos cuidados com a pele. 

A partir disso, pode ser que o(a) profissional recomende (ou não) o uso da vitamina C, tanto em conjunto com outros produtos quanto sozinha.

Vitamina C Payot ou Tracta?

De forma geral, toda vitamina C vai apresentar propostas semelhantes: uniformizar o tom da pele, dar mais luminosidade, reduzir linhas de expressão, etc. Isso devido às propriedades dessa substância.

No caso da vitamina C da Payot e da Tracta, não é diferente. Os produtos apresentam propostas bastante similares, mas suas formulações são diferentes e as características de cada produto também.

O Sérum Facial Tracta Vitamina C10 contém 10% de vitamina C nanoencapsulada, diferente do produto da Payot, que conta com o tetraisopalmitato de ascorbila, uma forma estável da Vitamina C.

Além disso, como mencionado, a vitamina C da Payot tem textura em gel. Em contrapartida, a da Tracta é um sérum líquido (de coloração branca) e apresenta um cheiro artificial forte, que lembra a laranja.

Eu já tive a oportunidade de testar os dois produtos, não me adaptei bem à vitamina C da Tracta, pois o aspecto que deixou na pele não foi tão agradável e também não senti que se adaptou tão bem quanto a da Payot.

Porém, vale lembrar que cada pele é diferente e que isso foi o que funcionou (ou não) no meu caso. Procure sempre ajuda de um(a) profissional para escolher o melhor produto para sua pele e necessidades.

Vitamina C Payot funciona? É boa?

Sim. A vitamina C Payot funciona e é muito boa, na minha opinião. Eu não usei o produto para combater manchas ou linhas de expressão, pois minha pele é ainda bastante jovem e não por enquanto não preciso tratar esses problemas.

Mas, quanto às promessas de fornecer mais luminosidade, hidratação e uniformizar o tom de pele, o produto cumpriu muito bem minhas expectativas. Além disso, por fazer uso contínuo, pode proporcionar uma ação preventiva ao envelhecimento da pele.

Caso você queira usar o produto para combater manchas ou reduzir linhas de expressão, é importante fazer o acompanhamento com um(a) dermatologista. Assim, ele(a) poderá te ajudar a ver a eficácia do produto e fazer recomendações de cuidados ou tratamentos complementares.


Se você gosta de cuidar da pele e quer aprimorar sua rotina, incluir a vitamina C no seu dia a dia pode ser uma boa opção. Isso considerando as muitas vantagens que ela oferece à pele, tanto de forma imediata quanto a longo prazo.

Gostou dessa resenha? Tem algum outro produto que quer ver por aqui? Conta pra gente nos comentários e continue acompanhando o Bleeza para mais novidades!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *