Os cabelos cacheados não são todos iguais, muito pelo contrário, existem várias diferenças entre eles.

E você sabia que há diversos tipos de cachos? Isso mesmo, e existe até uma classificação para definir como eles são.

Caso seu cabelo seja cacheado e você ainda não saiba em qual tipo ele se enquadra, leia este texto e descubra! 

Publicidade

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Quais os tipos de cachos?
  2. Como saber qual é o meu tipo de cacho?
  3. Quais os cuidados com cada tipo de cacho?
  4. Como desembaraçar cabelos cacheados?
  5. Meu cabelo pode ter dois tipos de cachos?
  6. Os cachos podem mudar de tipo?
  7. Como recuperar os cachos após alisamento?

Quais os tipos de cachos?

Muitos produtos apresentam em sua indicação para qual tipo de cacho o produto é recomendado, e por isso é importante que você saiba qual é o seu tipo, para poder utilizar os produtos que foram especialmente desenvolvidos para seu cabelo.

Os cabelos cacheados são divididos em 3 grandes classificações, divididas em números:

  • 2: cabelos ondulados;
  • 3: cabelos cacheados;
  • 4: cabelos crespos.

Observe a imagem para identificar qual o seu tipo.

Dentro dessa classificação, ainda existe a divisão em outras 3 classificações, que identifica se o cacho é mais aberto, solto ou fechado, são elas:


  • A: cabelos com ondas maiores e mais soltas;
  • B: cabelos definidos e fechados;
  • C: cabelos com ondas bem fechadas e definidas.

Juntando tudo isso, temos as classificações dos tipos de cachos:

  • 2A: fios com ondulações bem leves, pouca definição e pouco volume;
  • 2B: cabelos com ondas espaçadas que se formam na metade dos fios e têm pouco volume e tendência ao frizz;
  • 2C: cachos um pouco mais definidos, que vêm desde a raiz e formam grandes Ss;
  • 3A: fios com grandes cachos soltos e com volume, formados desde a raiz;
  • 3B: cachos definidos, com volume e formados pelo cabelo todo;
  • 3C: cachinhos mais fechados e definidos, com um volume bem grande e alto;
  • 4A: cachos fechados e pequenos, geralmente finos e frágeis;
  • 4B: cachos bem fechados e super definidos que têm grande volume e tendência ao frizz;
  • 4C: cachos bem fechadinhos e apertados, com pouca definição e em formato de Z.

Como saber qual é o meu tipo de cacho?

Para você identificar em qual classificação seu cabelo se encontra, lave ele com shampoo e condicionador e procure desembaraçá-lo no banho.

Depois retire um pouco da água dos fios e, sem nenhum produto, vá passando os dedos para desembaraçar por completo e amasse bem eles até a raiz e observe seu cacho.

Com o cabelo o mais natural possível fica mais fácil saber como ele realmente é, pois os cremes podem deixá-lo pesado.

Perceba se os cachos são formados desde a raiz ou começam na metade do fio, ou se são mais caídos ou super pra cima, eles têm volume?

Os fios formam cachos mais fechados ou abertos? Ou nem chegam a formar um cacho, são ondas mais abertas?

Cada cabelo é diferente e não se preocupe em não encontrar um tipo que se enquadre perfeitamente com o seu tipo. Em uma mesma cabeça, podem existir mais de um tipo de cacho, principalmente se já passou por químicas, tinturas ou alisamentos.

Quais os cuidados com cada tipo de cacho?

Você sabia que o tipo de cacho pode influenciar na oleosidade excessiva ou ressecamento dos fios?

Pois é! Se seus cachos são mais abertos e soltos, a oleosidade natural consegue chegar até as pontas, hidratando de forma uniforme.

É por isso que cabelos super crespos têm tendência às pontas ressecadas, pois a oleosidade necessária tem dificuldade em descer pelos cachos apertadinhos. Por isso, é nesse momento que a umectação pode salvar suas pontas.

Depois de identificar qual tipo de cacho você está lidando, precisamos saber quais produtos e como lidar com cada um deles.

Como cuidar e definir de cachos 2ABC?

Cabelos do tipo 2ABC tendem a ter a raiz mais lisa, e caso não sejam finalizados da forma ideal, acabam nem formando cachos, principalmente o tipo 2A, pois ele precisa de produtos que segurem bem e que ajudem na formação dos cachinhos.

Para esse tipo de cabelos, fique de olho no rótulo dos produtos, procure os que estão nomeados especialmente para cabelos ondulados.

Publicidade

Eles contam com ingredientes de hidratação, mas não são super carregados em óleos que podem pesar nos fios e atrapalhar na hora da definição.

Um bom creme de pentear ou leave-in ajuda na hora de “amassar” os cachos. Caso vá utilizar o difusor na hora de secar, procure um produto que tenha proteção térmica, que evita danos causados pelo calor.

Como cuidar e definir de cachos 3ABC?

Cachos com curvaturas 3ABC são mais definidos e pedem mais hidratação.

Utilize produtos que foram desenvolvidos especialmente para cabelos cacheados, pois eles contam com ingredientes hidratantes que ajudam na definição e brilho dos fios.

Gelatina, mousse e gel também podem ser grandes aliados na hora de modelar os cachinhos.

Lembre-se de manter os fios sempre hidratados, pois é isso que vai garantir aquela aparência saudável e brilhante aos cachos.

Para isso, um cronograma capilar pode te ajudar. 

Uma das grandes preocupações — e maiores dificuldades — desse tipo de cabelo é o day after. Isso por que os cachos amassam enquanto dormirmos e acabam ficando cheios de frizz e sem definição.

E para isso, basta prender o cabelo para cima com um elástico bem frouxo. Ou ainda investir em uma fronha de cetim, pois ela evita a fricção entre os fios, evitando o frizz indesejado.

Existem também toucas desse mesmo material que podem ser utilizadas, mas elas não são tão recomendadas caso você tenha cabelos bem compridos ou em grande quantidade, pois amassam da mesma maneira.

Como cuidar e definir de cachos 4ABC?

Caso seus cachos sejam do tipo 4ABC, bem fechadinhos e definidos, as pontas tendem a ficar secas.

Isso ocorre pois a oleosidade natural, vinda da raiz, encontra mais dificuldade em descer pelas ondas e chegar nas pontas. 

E é por isso que é necessário hidratar suas pontas sempre.

Caso seu cabelo tenha essa característica, aposte em um umidificador de pontas e óleos capilares para fazer a finalização, pois assim você terá cabelos saudáveis em todo o comprimento.

É possível utilizar apenas um produto para fazer a finalização. Para isso, procure finalizadores que contenham óleos poderosos como o de coco ou de argan.

Caso opte por utilizar o óleo puro, misture algumas gotinhas no seu creme de pentear ou passe ele puro depois da finalização.

Mas não abuse, pois isso pode deixar os cabelos pesados e ensebados, o que vai dificultar na hora de fazer volume.

Como desembaraçar cabelos cacheados?

Para desembaraçar os cachos, algumas estratégias podem ser adotadas para facilitar esse processo. Procure começar sempre pelas pontas, e ir subindo gradativamente, mas não faça isso com os cachos secos, isso pode quebrar as pontas.

Molhe os cabelos e passe um creme de pentear, fazer isso no banho também é uma ótima opção, pois com o condicionador agindo, os fios ficam bem mais emolientes.

Tenha também as ferramentas mais adequadas para seus cabelos, um pente de madeira e de cerdas largas pode ajudar bastante.

Publicidade

Meu cabelo pode ter dois tipos de cachos?

Sim! Suas madeixas podem apresentar várias texturas diferentes, ou seja, vários tipos de cachos podem se formar ao longo de toda a cabeça, e tudo bem!

Por exemplo, no topo da cabeça, os cachos podem ser maiores e mais definidos, já perto da nuca eles podem não pegar tanta definição e ficar com formato de S.

E não se prenda a apenas um tipo, seu cabelo pode ter uma, duas ou até três texturas diferentes, e é isso que faz ele ser único.

Os cachos podem mudar de tipo?

Com o crescimento e desenvolvimento corporal, ocorrem diversas mudanças no nosso corpo, e, algumas vezes, os cabelos não fogem disso.

Já ouviu falar de pessoas que tinham os cabelos extremamente finos e lisos ao nascer, e com o passar dos anos, principalmente passando pela puberdade, os cabelos foram tomando outras formas?

Isso ocorre por que as fibras capilares, que antes eram bem alinhadas, acabam ficando desalinhadas.

Existem diversos fatores que podem fazer com que seus cabelos mudem, como grandes alterações hormonais, quimioterapia, gravidez e até algumas cirurgias, como a bariátrica.

Tudo isso pode influenciar no seu tipo capilar, e é por isso que sim, os cachos podem alterar de formato ao longo dos anos.

Porém não é uma regra, assim como podem ocorrer alterações, e isso é normal, não acontecer nada também pode ser esperado. Cada cabelo é um cabelo.

Como recuperar os cachos após alisamento?

Não se desespere! É possível sim recuperar cabelos que foram submetidos a alisamentos. Não é um processo fácil nem rápido, mas tem resultados satisfatórios.

Os alisamentos mudam a estrutura do fio para que ele fique, em vez de curvado, bem alinhado, alterando a fibra de queratina que tem dentro do fio.

Porém, esse processo não consegue alterar o cabelo que cresce dentro do couro cabeludo, e é por isso que os alisamentos precisam ser retocados assim que a raiz começa a crescer.

E para quem procura assumir seus cachos, a primeira coisa a se fazer é: parar de aplicar químicas alisantes nos fios.

Parando de alisar os cabelos você vai entrar em um processo que se chama: transição capilar. Os fios vão começar a crescer cacheados e, com os produtos corretos, vão ficar mais fortes, resistentes e nutridos.

Ao passar por esse processo, vão surgir novas texturas e somente depois de um bom tempo, você vai conseguir definir em qual tipo seu cabelo se encontra e como tratar da forma correta.

Existem diversos produtos e tratamentos que ajudam você a passar por esse processo da melhor maneira possível. Por exemplo, aposte em máscaras fortificantes e restauradoras, que agem internamente na fibra capilar.

Cortar as pontas lisas também é uma opção para quem quer ser mais radical, pois elas acabam ficando pontudas por conta da química e pode pesar na hora da formação dos cachos. 

Isso vai acelerar sua transição capilar e fazer com que seu cabelo se preocupe somente em recuperar os cachos, e não em mais com os cabelos lisos.


Existem 3 tipos de cabelos cacheados, os 2ABC que são ondulados, 3ABC que são os cacheados e 4ABC que são os crespos.

Cada um tem um cuidado diferente e características próprias, e é importante saber qual é o seu tipo de cacho para saber como cuidar e ter os melhores resultados, afinal, quem não gosta de uma definição, não é mesmo?

Publicidade

Essas classificações foram pensadas para facilitar nossas vidas, assim podemos ficar sabendo como e quais produtos utilizar na hora de definir os lindos cachinhos.

E aí, conseguiu classificar suas madeixas? Conte para a gente nos comentários qual o seu tipo de cacho, o Bleeza vai adorar saber!


Amanda Bach: Sou redatora do Bleeza e fascinada por produtos para cabelos. Como o meu é fino e cacheado, busco sempre o que mais se encaixa nas minhas necessidades. Além disso, limpo minha pele diariamente, pois ela é mista mais para seca e precisa sempre de uma hidratação extra. Amo escrever e passo meu tempo livre lendo e cozinhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *