Você já ouviu falar de nutricosméticos? São suplementos alimentares que, além de fornecerem nutrientes ao organismo, ainda agem de maneira externa, como na pele ou nos cabelos.

Esse tipo de produto supre as necessidades diárias de vitaminas e minerais que são necessários para o bom funcionamento do organismo, além de atuar diretamente na beleza.

A equipe do Bleeza está sempre testando nutricosméticos para te ajudar a escolher o melhor produto para sua rotina, e dessa vez o escolhido foi o Suplevit Mulher. Vem ver o que achamos desse produto!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Para que serve Suplevit Mulher?
  2. Composição: quais as vitaminas e minerais?
  3. Como tomar o Suplevit Mulher?
  4. Por quanto tempo tomar?
  5. Onde comprar Suplevit Mulher e quanto custa?
  6. Faz efeito se mastigada?
  7. Com quantos dias começo a ver resultados?
  8. Como age o Suplevit?
  9. Minhas impressões
  10. Suplevit engorda?
  11. Corta o efeito do anticoncepcional?
  12. É bom para queda de cabelo?
  13. Tem contraindicação?
  14. Suplevit Mulher é bom? Vale à pena?

Para que serve Suplevit Mulher?

De acordo com a EMS, fabricante do produto, o Suplevit Mulher é um suplemento vitamínico-mineral em cápsulas indicado para deixar pele, cabelos e unhas mais saudáveis. Ele foi desenvolvido na Itália especialmente para as necessidades da mulher, levando em consideração a quantidade diária de nutrientes que o organismo feminino adulto necessita.

Ainda de acordo com a marca, o produto atua também na imunidade, pois fornece os minerais necessários para o fortalecimento do sistema imunológico e assim para o combate a algumas doenças. Ainda promove mais energia e disposição, graças às vitaminas do complexo B presentes.

Seus componentes “agem diretamente na deficiência de nutrientes, fornecendo ao corpo a quantidade ideal para que seu funcionamento se mantenha perfeito e dessa forma saudável”.

O site do produto indica que no total são 23 vitaminas e minerais que prometem agir na beleza feminina. Suplevit Mulher é apresentado em formato de cápsulas gelatinosas de fácil absorção.


Composição: quais as vitaminas e minerais?

Suplevit Mulher contém 9 minerais e 13 vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo, principalmente para a manutenção da pele, cabelos e unhas. Veja como cada um deles funciona:

AtivoCabelosPele
CobreEssencial para a pigmentação do cabelo, para formação de elastina e colágenoAuxilia na manutenção da elasticidade dos vasos sanguíneos. Outro fator importante é o papel que desempenha na síntese do colágeno
SelênioEstimula o crescimento capilar, previne o surgimento de fios brancos e possui ação anti-inflamatória Participa na formação de enzimas que possuem ação antioxidante. Além disso, melhora a utilização da vitamina E, auxiliando no processo antienvelhecimento
ZincoPrevine alguns tipos de doenças, como a seborreia e caspa. Além disso, contribui para o crescimento saudável dos fios e regulação da produção de sebo nos folículos capilaresAjuda a evitar a acne e retarda o aparecimento de sinais do envelhecimento
Vitamina AAjuda no crescimento saudável dos fios, proporcionando brilho, maciez e fortalecendo os cabelosAtua no crescimento, visão, formação dos dentes, colágeno e na renovação celular. Antioxidante, ajuda a combater a acne, úlceras, periodontite e melhora a imunidade
Vitamina CAntioxidante, protege o cabelo das agressões diárias, além de atuar diretamente nos fios para deixá-los mais brilhosos e cheios de vidaReforça o sistema imunológico, fortalece os vasos sanguíneos e combate o envelhecimento da pele
Vitamina ENeutraliza os radicais livres que podem causar danos ao couro cabeludo e à fibra capilar. Assim, ajuda a evitar a quebra e as fissuras nos fiosPoderoso antioxidante, ajuda a combater os radicais livres que causam danos nas células, evitando o envelhecimento precoce
Ácido pantotênico (vitamina B5)Revitaliza cabelos quebradiços e sem vida, evita pontas bipartidas e auxilia na retenção de umidadeAtua como anti-inflamatório, cicatrizante e reduzir o cansaço. Suaviza a aparência da pele seca, áspera e com rachaduras
Vitamina B6Age limpando o couro cabeludo, diminuindo a produção sebácea e controlando a oleosidade por mais tempoPrevine o aparecimento de lesões cutâneas e outros problemas de saúde
Biotina (vitamina B7)Age no bulbo capilar, evitando a queda e auxiliando no crescimentoA deficiência desse nutriente pode causar depressão, sonolência, dores musculares, anorexia, descamação da pele, distúrbios cutâneos, conjuntivite e lassidão

Conheça a tabela nutricional completa do produto:

Porção de 1,2g (1 cápsula)
Quantidade por porção% VD (*)
Valor energético8kcal = 34kJ0
Gorduras totais0,9g2
Cálcio50mg5
Magnésio100mg38
Iodo33mcg25
Ferro8,1mg58
Manganês1,2mg52
Vitamina E7mg70
Cobre450mcg50
Cromo18mcg51
Selênio20mcg59
Molibdênio23mcg51
Vitamina A400mcg67
Vitamina C45mg100
Niacina16mg100
Zinco7mg100
Ácido pantotênico (vitamina B5)5mg100
Vitamina B122,4mcg100
Riboflavina (vitamina B2)1,3mg100
Vitamina B61,3mg100
Vitamina K65mcg100
Tiamina (vitamina B1)1,2mg100
Biotina30mcg100
Vitamina D5mcg100
Ácido fólico240mcg100

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Como tomar o Suplevit Mulher?

De acordo com o folheto explicativo que acompanha o produto, é recomendada a ingestão de 1 cápsula ao dia, preferencialmente pela manhã, pois “dessa forma a absorção dos nutrientes é otimizada e sua eficácia maximizada”. Ainda segundo o fabricante, o consumo do produto deve estar associado a alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis.

Suplevit Mulher pode ser consumido em jejum ou acompanhando uma das principais refeições, como o café da manhã. Para saber qual é a melhor indicação para o seu caso, consulte um(a) médico(a).

Por quanto tempo tomar?

A marca não indica o tempo de consumo do produto. Ele é vendido em embalagens com 30 e 60 cápsulas, portanto deve ser ingerido por pelo menos um mês, uma cápsula ao dia.

Conversei com uma dermatologista que me explicou que esse tipo de produto deve ser tomado por três a seis meses.  Isso porque é o tempo médio que demora para os nutrientes serem metabolizados, os níveis nutricionais se estabilizarem e assim começar a trazer efeitos visíveis. 

Também é preciso levar em consideração as necessidades de cada um. Por isso, antes de consumir, é importante conversar com profissionais de saúde para ver a indicação para o seu caso.

Ainda é essencial ir avaliando como seu corpo reage ao produto: em caso de reação ou mal-estar, é melhor suspender o uso e conversar com um(a) médico(a). Caso você não note resultados após seis de meses de uso, pode ser que haja outro problema interferindo na sua saúde, então é necessário prosseguir com consultas e exames.

Onde comprar Suplevit Mulher e quanto custa?

Suplevit Mulher custa em média R$35,90 (caixa com 30 cápsulas) e R$49,90 (caixa com 60 cápsulas). Você pode adquirir o produto em farmácias ou em portais, como o Consulta Remédios.*

*Preço consultado em junho de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Faz efeito se mastigada?

A cápsula de Suplevit Mulher não deve ser mastigada, pois isso pode prejudicar o processo de absorção dos nutrientes e comprometer a eficácia do produto. Ela deve ser engolida inteira.

Com quantos dias começo a ver resultados?

A marca não indica um prazo para começar a notar resultados. Como é um produto que age de modo subjetivo e de maneira diferente em cada pessoa conforme as necessidades individuais, pode demorar para mostrar resultados externamente. De acordo com minha dermatologista, os primeiros resultados podem aparecer entre um e três meses de uso.

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, já que Suplevit Mulher age através da reposição de nutrientes e portanto varia conforme as necessidades nutricionais de cada um. Se o problema não esteja relacionado ao consumo de nutrientes, como no caso de doenças ou outras condições, nutricosméticos podem ser ineficazes.

Como age o Suplevit?

Suplevit Mulher fornece os principais minerais e vitaminas necessários para um organismo saudável, agindo na pele, cabelo, unhas, imunidade e energia. Entre os nutrientes estão biotina, selênio, zinco, cobre, potássio e as vitaminas A, B6, B12, C e E. Por serem antioxidantes, eles melhoram a estética como um todo de dentro para fora, prevenindo a oxidação causada pelos radicais livres.

A deficiência desses ativos pode levar à queda capilar, quebra das unhas, descamação da pele e outros problemas de saúde com impacto na aparência, além de prejudicar o organismo em geral.

Esses nutrientes normalmente são adquiridos através da alimentação, por isso o suplemento pode atuar de maneiras diferentes conforme o organismo de cada um. Então, consulte um(a) dermatologista, nutricionista ou outro profissional de saúde para avaliar o que é indicado para você.

Minhas impressões

Estou no segundo mês de consumo de Suplevit Mulher. Tomo uma cápsula ao dia pela manhã, mas não em jejum. Prefiro ingerir junto com o café-da-manhã, e espero cerca de uma hora para tomar café ou outras bebidas, pois já fui orientada por diversos profissionais sobre como a ingestão de líquidos prejudica a absorção de nutrientes.

Aqui avalio as principais características do produto com notas de 1 a 5, em que 5 é a mais alta. Vem ver o que achei!

Na pele

Não há indicação específica do produto referente à sua ação na pele. Alguns de seus nutrientes, como a vitamina C e a biotina, atuam na elasticidade, hidratação e firmeza cutânea.

Eu não senti diferença na minha pele, nem para melhor nem para pior. Como parte da proposta é referente a saúde cutânea, acho que deixou a desejar nesse quesito.

Nota: 2/5

No cabelo

O produto também não indica como age nos fios, mas contém nutrientes, tais como zinco, que estão diretamente relacionados à queda e ao crescimento capilar.

Foi no cabelo que mais senti o efeito de Suplevit Mulher: além de acelerar o crescimento, notei uma redução significativa na queda e também percebi o nascimento de novos fios. Não observei nenhuma diferença na saúde geral do cabelo, mas só tomei o produto por um mês. Pretendo continuar o consumo por mais alguns meses, para manter o crescimento dos novos fios.

É difícil medir com precisão, mas chutaria que meu cabelo cresceu uns três centímetros em um mês, versus um centímetro por mês quando não consumi o produto. Também tive a impressão que o cabelo está ficando mais cheio. Pode ser só a esperança falando, já que meus fios são fininhos e sou doida para ter mais volume, mas me parece que os novos fios estão dando um efeito de volume extra.

Nota: 5/5

Nas unhas

Assim como na pele e no cabelo, não existe indicação em relação ao efeito de Suplevit Mulher nas unhas. Não achei que ele acelerou o crescimento das unhas (diferente do Pantogar Neo), mas notei que elas ficaram mais resistentes à quebra.

Nota: 4/5

Energia e imunidade

Não posso dizer que senti mais disposição ou que minha saúde ficou mais forte. Como esses fatores são muito subjetivos e não são visíveis, é possível que o produto tenha tido algum efeito nessas áreas. Mas comparando minha rotina antes e durante o consumo de Suplevit, não senti diferença.

Nota: 2/5

Embalagem

O produto está disponível em embalagens com 60 ou 30 cápsulas, que foi o que usei. A caixa traz instruções de uso claras e completas, com um folheto explicativo. Poderia ser mais específica em relação ao que cada nutriente faz, ou como o suplemento age no cabelo, pele e unhas, ou ainda por que é específico para mulheres.

As cápsulas vêm em duas cartelas com 15 unidades cada, o que facilita o transporte, caso isso seja necessário.

Nota: 3/5

Cápsulas

As cápsulas têm um formato oval, um tom de vinho amarronzado e tamanho grande. Elas não têm gosto de nada (a não quando mastigadas, o que você não deve fazer — mas caso esteja se perguntando, achei que parece gosto de amendoim) e não me causaram nenhum mal-estar ou problema de digestão, mas achei difícil de engolir por conta do tamanho.

Nota: 4/5

Suplevit engorda?

Suplevit Mulher fornece 8kcal por cápsula, que é a porção diária recomendada. Isso equivale a 0% da quantidade diária recomendada para dietas de 2000kcal, o valor médio de calorias diárias para um adulto saudável, embora esse número varie conforme as necessidades de cada um.

O produto por si só não deve causar ganho de peso, mas isso pode ocorrer se ele não for consumido corretamente, ou caso haja algum outro problema de saúde.

Por isso é essencial ingerir o suplemento conforme a indicação do fabricante (uma cápsula pela manhã, aliada a uma dieta balanceada e outros hábitos saudáveis) e de acordo com orientação médica.

Em caso de ganho de peso inesperado, marque uma consulta e, se necessário, suspenda o uso do produto. 

Corta o efeito do anticoncepcional?

Não. O produto apresenta fórmula à base de vitaminas e minerais, mas não contém princípios ativos capazes de alterar a ação do anticoncepcional ou outros medicamentos. Porém, é essencial consultar um(a) médico(a) antes de iniciar o consumo do Suplevit, pois é possível possível que haja interferência de medicamentos ou outros suplementos na ação do produto.

Então, se você toma algum remédio ou faz uso de suplementos alimentares, informe ao seu médico ou médica antes de começar o tratamento.

É bom para queda de cabelo?

Embora o produto não seja especificamente desenvolvido para combater a queda de cabelo, sua fórmula contém vitaminas e minerais que auxiliam no tratamento do problema quando isso ocorrer por carência de nutrientes, normalmente causada por má alimentação. Embora eu não estivesse com nenhum problema de queda, achei que realmente diminui a queda diária dos fios.

Tem contraindicação?

Suplevit Mulher é contraindicado para pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula, tais como amendoim ou soja. Veja a composição completa:

Óleo de Linhaça, Óleo de Soja, Óxido de Magnésio, Carbonato de Cálcio, Ácido Ascórbico, Fumarato Ferroso, Niacinamida, Acetato de Racealfatocoferol, Óxido de Zinco, Pantotenato de Cálcio, Sulfato de Manganês, Cloridrato de Piridoxina, Biotina, Riboflavina, Palmitato de Retinol, Mononitrato de Tiamina, Óxido Cúprico, Selenito de Sódio, Iodeto de Potássio, Ácido Fólico, Cianocobalamina, Colecalciferol, Cloreto de Cromo III, Fitomenadiona, Molibdato de Sódio, emulsificante Lecitina de Soja e Cápsula (gelificante Gelatina, umectante Glicerol, Água Purificada, glaceante Cera de Abelha, Corantes Dióxido de Titânio, Óxido de Ferro Preto, Amarelo Crepúsculo, Vermelho Azorrubina e Vermelho 40. Não contém glúten. Contém derivados de amendoim e soja. Pode conter derivados de peixe.

Grávida pode tomar?

A marca indica que gestantes, lactantes e crianças menores de três anos somente consumam o produto sob orientação médico. Portanto, se você está grávida ou amamentando, verifique com o(a) obstetra antes de consumir o produto.

Suplevit Mulher é bom? Vale à pena?

Sim, é uma excelente opção para atuar no combate à queda capilar, crescimento dos fios e fortalecimento das unhas. Recomendo para quem quer cabelos mais saudáveis.

Para mim, não compensa como um suplemento para a pele, energia ou imunidade, embora, como falei ali em cima, pode ser que os resultados existam, só não sejam visíveis.

Mas se você procura um produto nutricionalmente completo, capaz de atuar no organismo com um todo e especialmente focado no público feminino, pode investir em Suplevit Mulher.


Você já usou Suplevit Mulher ou outros nutricosméticos voltados para o público feminino? Conta sua opinião para a gente!

Se tem algum produto que você gostaria de ler sobre aqui no Bleeza, deixe sua sugestão nos comentários!


Julia Willich: Sou redatora do Bleeza e ligada em natureza, por isso adoro produtos naturais, veganos e orgânicos. Só uso cosméticos cruelty-free e sempre levo em conta o impacto ambiental da marca, além de considerar aspectos como qualidade, durabilidade e compatibilidade: no meu caso, produtos para pele seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *