Quem tem cabelo fino sabe que é difícil conseguir um visual de madeixas com volume e com aquele efeito cabelão. Na maioria dos casos essa condição é natural, ou seja, a pessoa já tem tendência ao afinamento dos fios. Contudo, os fios podem afinar por conta de outros fatores, como alimentação pobre em nutrientes, excesso de química, envelhecimento ou tratamentos agressivos (quimioterapia, por exemplo).

Por isso, é importante que o primeiro passo seja uma visita ao dermatologista ou tricologista, pois o (a) profissional identificará a origem do problema e prescreverá o tratamento adequado, se for o caso. 

Conforme a sua condição, pode ser necessário fazer suplementação de nutrientes, aplicação de produtos específicos e outros cuidados. Mas se a raiz do problema é genética ou ainda causada por procedimentos químicos (tintura, alisamento), é possível recorrer a produtos engrossadores para aumentar o diâmetro do fio, estimular o nascimento de novos cabelos e melhorar o volume.

Publicidade

Atualmente existem muitos produtos voltados para cabelos finos, com diferentes propostas e faixas de preço. Para te ajudar a escolher o melhor, testamos o Shampoo Tío Nacho Antiqueda Engrossador. Vem saber o que a equipe do Bleeza achou dele!

Índice – Neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é o shampoo Tío Nacho Antiqueda engrossador?
  2. Outras linhas de Tío Nacho
  3. Benefícios do shampoo Tío Nacho Antiqueda engrossador
  4. Composição do shampoo Tío Nacho Antiqueda engrossador
  5. O shampoo Tío Nacho Antiqueda engrossador faz efeito em quanto tempo?
  6. Como usar?
  7. Preço e onde comprar
  8. Minhas impressões
  9. Shampoo Tío Nacho Antiqueda engrossador funciona?

O que é o Shampoo Tío Nacho Antiqueda Engrossador?

De acordo com a marca, o produto “repõe massa nos fios para deixá-los mais grossos e fortes”. Ainda segundo o fabricante, o shampoo tem “eficácia comprovada para aumentar o diâmetro dos fios e devolver o volume natural aos cabelos”. Como o próprio nome já diz, ele também tem ação antiqueda, ou seja, evita a queda causada pela quebra e contribui ainda mais com o efeito de cabelos cheios. 

Além do shampoo, a linha ainda conta com condicionador e spray para um cuidado mais completo. Vale ressaltar que o produto é indicado para quem busca mais volume.

Outras linhas Tío Nacho

Além dos produtos Antiqueda Engrossador, a marca Tío Nacho ainda possui uma variedade de linhas para diferentes necessidades. Conheça:


  • Reconstrutor: indicado para cabelos danificados, leva aloe vera 100% orgânico e geleia real para um tratamento reparador que ajuda na reconstrução, hidratação e proteção dos fios. É composta por shampoo, condicionador e leave-in;
  • Clareador: shampoo e condicionador que ajudam a iluminar e clarear progressiva o cabelo, pois contém camomila;
  • Ultra-Hidratante: com óleo de coco orgânico, devolve a água perdida pela fibra capilar, retendo a hidratação e devolvendo seu brilho e maciez. A linha traz shampoo, condicionador e creme de tratamento;
  • Anti-idade: promete rejuvenescer e revitalizar os fios com seu shampoo e condicionador enriquecidos com geleia real. Esse ativo devolve o aspecto jovem e saudável do cabelo;
  • Fortalecedor: o shampoo da linha ajuda a fortalecer, reduzir a queda e controlar a oleosidade. Leva ingredientes naturais hidratantes. 

Benefícios do Shampoo Tío Nacho Antiqueda Engrossador

Conforme consta na embalagem, o “Shampoo Tío Nacho Engrossador demonstrou clinicamente sua eficácia para conseguir um cabelo com mais volume. […] Aumenta a espessura do cabelo e evita a queda por quebra, para um cabelo mais forte, volumoso e saudável”. 

A caixa em o produto vem ainda diz que ele revitaliza o couro cabeludo e “devolve o brilho e a força do cabelo opaco e quebradiço”. Portanto, além de ajudar na densidade e volume capilar, também promete fortalecer os fios, tratar o couro cabeludo e recuperar o brilho.

Composição do shampoo Tío Nacho Antiqueda engrossador

Conforme o site da Tío Nacho, o shampoo traz uma “exclusiva combinação de Geleia Real e Aminoácidos de origem natural” que “aumenta a espessura e fortalece os fios, evitando a queda por quebra, para devolver o volume natural e deixá-lo mais resistente e protegido”.

Conheça a fórmula completa:

Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Cocamide Dea, Cocamidopropyl Betaine, Parfum, Polyquaternium-70, Sodium Chloride, Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, Polyquaternium-7, Citric Acid, DMDM Hydantoin, Cinchona Pubescens Bark Extract, Tetrasodium EDTA, Urtica Dioica Leaf Extract, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Panax Ginseng Root Extract, Royal Jelly Extract, Humulus Lupulus (Hops) Extract, Medicago Sativa Leaf Extract, Melilotus Officinalis Flower Extract, Rosmarinus Officinalis Leaf Extract, Sodium PCA, Sodium Lactate, Methylchloroisothiazolinone, Arginine, Aspartic Acid, PCA, Methylisothiazolinone, Glycine, Alanine, Serine, Valine, Isoleucine, Proline, Threonine, Histidine, Phenylalanine, Limonene, Hexyl Cinnamal.

Esses ativos também compõem o complexo CapilGross, saiba mais sobre alguns deles:

  • Babosa (Aloe Barbadensis Leaf Extract): da mesma espécie da aloe vera, é um antioxidante natural com ação regeneradora, antibacteriana, cicatrizante e hidratante;
  • Ginseng coreano (Panax Ginseng Root Extract): regenera, fortalece, ajuda na prevenção e combate à queda capilar, estimula o crescimento dos fios, previne a caspa e ainda retarda o aparecimento de cabelos brancos;
  • Geleia real (Royal Jelly Extract): rica em aminoácidos, penetra na fibra capilar e repõe os nutrientes essenciais à saúde dos fios, reconstruindo sua estrutura;
  • Lúpulo (Humulus Lupulus Extract): possui propriedades antibacterianas, calmantes e antioxidantes que fortalecem a fibra capilar;
  • Alecrim (Rosmarinus Officinalis Leaf Extract): auxilia no crescimento dos fios, controle da caspa e tem ação anti-inflamatória e adstringente;
  • Aminoácidos (Arginine, Glycine, Serine, Valine, Isoleucine, Proline, Threonine, Histidine, Phenylalanine): são os componentes do ativo exclusivo CapilGross. Esse complexo ajuda a alinhar as escamas dos fios, deixando-os mais brilhantes e saudáveis, promovendo reconstrução e nutrição profunda.

Por conter sulfatos fortes (como Sodium Laureth Sulfate), o shampoo não pode ser usado em práticas como Low ou No Poo. Contudo, o produto não contém petrolatos, silicones nem parabenos.

O Shampoo Tío Nacho Antiqueda Engrossador faz efeito em quanto tempo?

A marca não estipula um prazo para o shampoo apresentar efeitos. O mais indicado é ir acompanhando o resultado gradualmente à medida que o produto é utilizado.

Como usar?

Com os cabelos molhados, massageie o couro cabeludo até formar espuma Enxágue a seguir e utilize o condicionador. 

Alguns blogs recomendam deixar o shampoo agir por dois minutos antes de remover com água e prosseguir com os cuidados.

Preço e onde comprar

O Shampoo Tío Nacho Antiqueda Engrossador pode ser encontrado em farmácias, lojas de cosméticos e portais como o Consulta Remédios. A embalagem com 200mL custa a partir de R$19,90, enquanto o frasco com 415mL está disponível a partir de R$25*.

*Valores consultados em outubro de 2021. Os preços podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Minhas impressões

Meu cabelo é bem fininho, com pouco volume e, por ter tendência ao ressecamento, sofre com opacidade, aspereza e frizz. Também apresenta um pouco de quebra, e problemas de saúde já foram descartados em consultório como causa (ou seja, o problema é a fragilidade dos fios causada por fatores externos). 

Publicidade

Para dar volume, costumo investir em mousse, spray e outros produtos mais pesados, mas só uso em ocasiões especiais por considerar que danificam o cabelo se utilizados com frequência e são muito trabalhosos para aplicar no dia a dia. Então decidi apostar no shampoo para deixar meus fios mais cheios sem ter o trabalho extra de acrescentar outros produtos na minha rotina de cuidados. 

A seguir te conto minhas impressões com notas de 1 a 5, em que 5 é a mais alta. Vem comigo!

Embalagem

O frasco é bem comum para esse tipo de shampoo, feito de plástico rígido com uma tampa do tipo flip-top que basta levantar a extremidade para acessar o orifício e liberar o conteúdo. A embalagem ainda tem uma textura que imita um favo de mel e dá um charme a mais. De um modo geral é um frasco bem fácil de usar, minha única crítica é que quando o produto vai chegando ao fim, o conteúdo fica preso nas curvas da embalagem, impedindo o aproveitamento total.

Nota: 4/5 

Textura e aplicação

O shampoo tem uma textura bem densa, parece mel mesmo. Gosto dessa consistência mais espessa porque diminui as chances de derramar durante a aplicação. Não faz bagunça, não desperdiça e é fácil de usar. Enfim, não tive problema nenhum com esse aspecto do produto.

Nota: 5/5

Consistência do shampoo Tío Nacho antiqueda engrossador

Rendimento e durabilidade

Como o shampoo é bem consistente, uma pequena quantidade já é suficiente para aplicar em todo o couro cabeludo. Basta espalhar com as mãos e ir pegando mais aos poucos, se necessário. Achei o efeito de limpeza bem forte, então não senti necessidade de uma segunda aplicação. Considerando que uma porção rende bem e que não preciso de duas aplicações, considero que a durabilidade é boa e vou ter shampoo por várias semanas.

Nota: 5/5

Cheiro

Seguindo a temática do produto, o cheiro também é de mel. É bem doce e um pouco forte. Não achei um aroma ruim, mas confesso que a intensidade e a durabilidade me incomodaram, já que não some com o enxágue. Demora alguns minutos (e aplicações subsequentes de máscara, leave-in e outros produtos) para a fragrância desaparecer. Felizmente gosto de cheiros adocicados, então esse segue a mesma linha do meu perfume e outros cosméticos que uso e por isso não conflitou, mas pode ser um incômodo para quem não gosta do aroma de mel e/ ou vai querer usar outros produtos perfumados junto.

Nota: 3/5

Aspecto no cabelo

Logo após o enxágue do shampoo, senti que o cabelo ficou meio duro e ressecado. Isso pode ser pelo poder de limpeza, que é forte, ou até mesmo pelos aminoácidos que podem proporcionar esse efeito nos cabelos. Para mim, o uso de um bom condicionador em seguida, e de produtos hidratantes como máscara e óleo quando necessário, foi suficiente para “anular” esse aspecto seco. Então, recomendo sempre finalizar a lavagem com o condicionador.

Após a lavagem, notei meu cabelo bem soltinho, com sensação de limpeza mesmo. Tirando a impressão inicial de ressecamento (que passa logo após o uso do condicionador), achei que o resultado foi bem satisfatório: o shampoo limpou sem ressecar, deixando os fios com movimento e aspecto saudável.

Nota: 4/5

Custo-benefício

Achei o preço bem justo, principalmente considerando a durabilidade (uma pequena quantidade já é suficiente, e não senti necessidade de repetir a aplicação). Também gostei do resultado, o shampoo deixou meus fios bem bonitos e saudáveis. Nesse quesito, o produto está de parabéns, compensa bastante.

Nota: 5/5

Shampoo Tío Nacho Antiqueda Engrossador funciona?

Como o próprio nome já diz, o objetivo do shampoo é combater a queda causada pela quebra e engrossar os fios, aumentando seu volume. Já usei shampoos que pioraram esses problemas, mas não foi o caso desse, que não enfraqueceu nem danificou a fibra capilar mesmo proporcionando uma limpeza profunda. Porém, não posso dizer que ele cumpriu a proposta de dar densidade. 

É um bom shampoo, com resultado satisfatório porque deixa o cabelo bonito e saudável, mas em mim não fez diferença na espessura dos fios. Pode ser que eu só não tenha usado o produto por tempo suficiente, ou na frequência necessária, já que não lavo meu cabelo diariamente, ou que algum outro fator tenha influenciado. 

Por outro lado, notei sim uma melhora na quebra, como se o cabelo tivesse ficado mais resistente e caísse menos. Isso ajudou a dar um efeito de mais fios e, consequentemente, mais volume, além de melhorar o aspecto como um todo. Talvez seja necessário usar a linha completa para ter certeza, mas minha experiência foi que ele funcionou muito bem como um shampoo fortalecedor antiquebra, mas não teve efeito como engrossador.

Se você já usou o Shampoo Antiqueda Tío Nacho Engrossador, conte o que achou do resultado no seu cabelo para compararmos!


E você, já usou algum produto para engrossar o cabelo ou dar mais volume? Conte sua experiência nos comentários!

Publicidade


Julia: Sou redatora do Bleeza e ligada em natureza, por isso adoro produtos naturais, veganos e orgânicos. Só uso cosméticos cruelty-free e sempre levo em conta o impacto ambiental da marca, além de considerar aspectos como qualidade, durabilidade e compatibilidade: no meu caso, produtos para pele seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *