A pele oleosa e com acne precisa de vários cuidados especiais: limpeza, uso de cosméticos específicos e aplicação de protetor solar sem óleos. 

O sabonete Actine da Darrow é feito justamente para facilitar essa rotina e combater a oleosidade e as espinhas. 

Para deixar você mais a par desse produto, esta resenha explica e traz informações gerais sobre o sabonete, além de dicas de como usar e a opinião em relação à linha Actine. 

Publicidade

Índice — neste artigo você vai encontrar: 

  1. O que é sabonete Actine? 
  2. Barra ou líquido: quais as versões do sabonete Actine? 
  3. Qual a composição do sabonete Actine em barra e líquido? 
  4. Para que serve o sabonete Actine? 
  5. É bom para a pele oleosa? 
  6. É bom para a pele acneica? 
  7. Como usar o Actine sabonete em barra? 
  8. Preço e onde comprar 
  9. Minhas impressões
  10. Sabonete da Actine funciona mesmo? É bom?

O que é sabonete Actine?

O sabonete Actine é produzido pela Darrow. Seu principal objetivo é combater a acne e a oleosidade da pele, além de abrir os poros e fazer uma limpeza mais profunda. A empresa acredita que o cuidado diário com a pele é o principal fator para amenizar esses problemas estéticos já mencionados.  

Por isso, esse produto é desenvolvido para ser usado no dia a dia, em diversos momentos do cotidiano. 

No site oficial, a marca indica que o produtinho é o mais prescrito pelos dermatologistas, sendo a linha expert no controle da oleosidade para peles oleosas a acneicas.

Além disso, a empresa ainda faz uma promessa de reduzir a acne e a oleosidade em 96% e desobstruir os poros em 75%. 


Essa linha é super completa e possui vários produtos além dos sabonetes (tem protetor solar com e sem cor, máscara de argila e loção). 

Dentre os sabonetes, são 4 produtos diferentes divididos em 2 categorias: Actine e Actine Control. Conheça um pouquinho sobre elas: 

Actine Control

A linha tem versões em barra e líquida. Os produtos se diferenciam pela cor da embalagem, que é amarelinha (enquanto a linha Actine tem embalagens de cor laranja).

Ambas as linhas são indicadas para peles oleosas e controle da acne, porém, a formulação muda um pouquinho. A versão control é mais leve, livre de ácido salicílico.

Barra ou líquido: quais as versões do sabonete Actine?

O sabonete Actine é apresentado em 2 versões: barra e líquido. A barra pesa 80g e a versão líquida pode ser encontrada em embalagens de 60mL e 400mL.  

Todas as formas de apresentação são hipoalergênicas e têm fórmulas similares, inclusive sem o acréscimo de corantes e comedogênicos (que entope os poros). 

Além da linha “tradicional”, Actine também possui outras linhas de sabonete destinados para os cuidados com a derma em geral. 

Entre essas variações, estão Actine Suavié (para peles sensíveis) e Actine Nutril (para peles secas e ressecadas).     

Qual a composição do sabonete Actine em barra e líquido?

O sabonete em barra contém ingredientes como Murumuru, sal (PCA) de Zinco e enxofre coloidal. Já a versão líquida tem como diferencial o Lactato de mentila. Extrato de Aloe vera e ácido Salicílico estão presentes em ambas as apresentações. 

De forma geral, a composição desse sabonete é:

Aqua, Decyl Glucoside, Polysorbate 20, Ceteareth-60 Myristyl Glycol, Disodium Cocoamphodiacetate, Sodium Lauroyl Sarcosinate, Glycerin, Parfum, Methyl Gluceth-20, Alcohol, Lactic Acid, Phenoxyethanol, Zinc Gluconate, Disodium Edta, Menthyl Lactate, Benzoic Acid, Cucurbita Pepo Seed Oil, Propylene Glycol, Cetrimonium Bromide, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Methylparaben, Propylparaben, Edta.

Para que serve o sabonete Actine? 

A linha de sabonetes Actine são indicadas para o controle e tratamento de peles oleosas e acneicas. A Darrow, empresa que produz esse sabonete, promete redução da oleosidade e das espinhas, além de desentupimento dos poros da pele facial. 

Assim, esse sabonete promete deixar a pele mais lisa, já que reduz os cravos e espinhas a partir da 4ª semana de uso. 

Publicidade

Sabonete Actine é bom para pele oleosa?

Segundo a empresa que produz o sabonete, a oleosidade da pele é combatida em até 96% quando o produto é usado. 

Algumas dicas como evitar ficar tocando no rosto, tirar toda a maquiagem antes de dormir e optar por cosméticos sem óleo são outras dicas que podem complementar a ação do Actine e ajudar a reduzir a oleosidade da pele. 

É bom para pele acneica?

A Darrow promete que, se o sabonete for usado da forma correta, ele pode combater até 96% da acne.  

Para isso, segundo a empresa, basta lavar o rosto de 1 a 2 vezes por dia, utilizando esse produto. O enxágue deve ser com água fria em abundância. 

O sabonete, além de combater a oleosidade e as espinhas, também desentope os poros e remove pequenas impurezas que possam estar na pele. A melhor parte de tudo é que esse produto faz tudo isso sem ressecar ou descascar a pele. 

Ou seja, a pele fica mais limpa, com menos acne e cravos e sem ficar com o aspecto seco ou rachado.  

Como usar o Actine sabonete em barra? 

O sabonete em barra da Actine contém 80g do produto. Para a Darrow, a aplicação deve ser feita em 3 passos: passe o sabonete na pele umedecida, esfregue a pele até formar espuma e enxague com água em abundância. 

Outra opção de uso é abrir a embalagem, pegar a barra, molhá-la e esfregar em suas mãos até produzir espuma. Depois, passar essa mesma espuma no rosto seco e enxaguar.

Independe da forma de aplicação, vale lembrar que o sabonete deve ser usado todos os dias, entre 1 e 2 vezes, enquanto o tratamento estiver em andamento.  

Alguns cuidados com a barra do sabonete pode ajudá-la a ter um tempo de duração maior: 

  • Evite guardar a barra molhada; 
  • Se possível, coloque o sabonete em uma saboneteira; 
  • Não exponha ao sol quente (para não rachar) e nem a umidade excessiva (evitando que fique úmido); 
  • Mantenha o sabonete protegido para evitar que haja acúmulos de sujeiras. 

Preço e onde comprar Actine?

Os sabonetes Actine podem ser encontrados em grandes farmácias e redes de venda de cosméticos. Os preços variam conforme a forma de apresentação do produto (líquido ou em barra).

Os sabonete em barra, com 80g, tem preços que variam entre R$27,55 e R$40,75*. Já na apresentação líquida, também há variação entre os preços de acordo com o tamanho:

*Preços pesquisados no site Consulta Remédio em fevereiro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Minhas impressões

Desde a minha pré-adolescência eu tenho problemas com as espinhas que insistem em nascer justamente no meu rosto. A minha pele, oleosa e com rosácea, também não contribui nada para que esse cenário mude.  

O sabonete Actine foi receitado para a minha pele por uma dermatologista. Além dele, a profissional também me aconselhou a usar um creme à base de ácido azelaico (que combate a bactéria Propionibacterium acnes, causadora da acne). 

Mas, para que a experiência com o produto seja a mais real possível, decidi ficar 2 semanas sem usar nenhum cosmético. Então, depois desse tempo, passei mais 2 semanas usando somente o sabonete Actine. 

Durante esses 15 dias, minha rotina skincare consistiu em lavar o rosto 2 vezes ao dia com o sabonete (de manhã e à noite) e usar protetor solar FPS 50 pela manhã.  

Quer saber o que achei desse produto? Então, vamos lá!

Embalagem 

Pessoalmente, gosto da cor e do formato da embalagem da Darrow. 

Por causa da cor alaranjada, o produto se destaca entre os demais cosméticos, o que facilitou para que eu sempre o achasse com facilidade na penteadeira. 

Publicidade

Eu sempre uso a versão líquida com 140mL. A embalagem não é nem grande e nem pequena demais, não escorrega se a mão estiver molhada e tem um bom fecho, evitando vazamentos.

Quando vou viajar, ela cabe em qualquer bolsinha e sem preocupação de quebrar, já que a embalagem é de plástico. 

O pump abre e fecha facilmente, mas uma vez fechado, é seguro contra vazamentos. Esse dosador é bem funcional e libera a quantidade correta para uma lavagem do rosto inteiro.  

Nota: 5/5

Textura na pele 

Depois da lavagem, sinto que a minha pele está bem mais limpa, macia e sequinha. A sensação é similar a passar um algodãozinho com água micelar (parece que tiraram 1 quilo de sebo do seu rosto). 

Durante a aplicação, a pele não coça e nem arde. A textura é leve e bem fluida, o que dá uma sensação agradável na pele.

A testa e as bochechas ficam menos brilhosas e bem macias ao toque. A pele do nariz, mesmo sendo mais grossa, também fica mais suave. 

A única parte do meu rosto que não fica assim é o meu queixo. Não importa quantas vezes eu lave-o com Actine, eu sempre tenho a sensação de que ele continua oleoso. 

Nota: 4/5

Cheiro 

O cheiro é bem comum, de sabonete neutro mesmo. Não é tão forte e nunca me incomodou. 

E a melhor parte é que não permanece na pele depois de enxaguar o produto. 

Nota: 5/5

Espalhabilidade 

A espalhabilidade do Actine é boa, já que o sabonete líquido (que foi o que eu testei) é fácil de espalhar. 

Entretanto, na maioria das vezes, acabo misturando-o com muita água, o que deixa-o meio ralinho. 

Assim, quando vou espalhar, acabo ficando com bem pouco ou até mesmo nenhum produto na mão. 

Por isso, embora o sabonete seja fácil de espalhar, é preciso ter cuidado para não escorrer ou se perder com a água que é adicionada a ele.

Nota: 5/5

Durabilidade 

Nesse aspecto, não há o que reclamar. Um frasquinho de 140mL rende aproximadamente entre 3 e 4 meses.  

Isso porque basta apertar o pump somente uma vez, para que caia a quantidade suficiente para lavar todo o rosto.  

Nota: 5/5

Publicidade

Custo-benefício 

De maneira geral, acredito que o custo-benefício seja bom. 

É claro que o produto não é financeiramente acessível a todos, mas o investimento vale a pena, principalmente para quem não tem uma pele tão oleosa ou com muitos cravos e espinhas. 

Para mim, ele vale o investimento porque deixou a minha pele mais macia e menos oleosa. No geral, ele realmente reduziu a quantidade de espinhas, embora não seja tudo aquilo que o rótulo promete. 

Essa melhora é percebida a partir da 2ª semana, porém, após cerca de 1 mês usando o produto, ele chegou no melhor resultado que poderia. Ou seja, depois disso, o uso apenas manteve os resultados.

Vale ressaltar que esse sabonete também pode ser usado em combinação com outros cosméticos, para que seus efeitos sejam intensificados.  

Nota: 4/5

Sabonete da Actine funciona mesmo? É bom?

Depende do quão oleosa e da quantidade de espinhas que tem na sua pele. A minha derme é super oleosa e bem acneica, então, o sabonete não melhorou como o esperado. Você pode ver a diferença com 1 mês de uso logo abaixo, no antes e depois:

Mesmo assim, eu gosto de usar o produto em combinação com os outros cremes indicados pela minha dermatologista. 

Sempre quando lavo o rosto, sinto a minha pele mais limpa, macia e sequinha. 

Outro fator que pode influenciar o resultado é o tempo de teste. O produto foi usado por apenas 15 dias. Talvez, com mais 1 ou 2 semanas de uso, os resultados sejam mais visíveis.  

Antes de fazer a resenha e ficar 2 semanas sem usar o sabonete, eu percebia que a minha pele tinha fases em que estava mais ou menos oleosa, o que contribuia para o aparecimento das espinhas.

Fatores externos influenciavam muito nesse quesito. Por exemplo, se eu estava próxima de menstruar, dormindo pouco ou mal e comendo fritura e doces todos os dias, a quantidade de espinhas aumentava, mesmo usando o sabonete. 

Mas com bons hábitos alimentares e de rotina, o sabonete foi um complemento que auxiliou na redução da acne. Ou seja, sozinho ele não faz milagres.

A Darrow promete que o sabonete reduz as espinhas em até 96%. Embora o resultado tenha sido positivo, pois para mim ele não cumpriu tudo isso. Está mais para uns 50%, o que no meu caso já é bastante. 

Por isso, nesse ponto, acho que a marca deixou a desejar, principalmente quando comparada com outros cosméticos indicados para essa mesma função. 


O sabonete Actine é indicado para remover a oleosidade e as espinhas da pele. Ele também pode ser usado para abrir os poros e fazer uma limpeza mais profunda na derme. 

Em minha pele, que é extremamente oleosa e acneica, o produto não surtiu os efeitos esperados, principalmente por causa do pouco tempo de uso. 

Mesmo assim, a sensação de limpeza e maciez é muito boa, e faz com que eu continue usando o sabonete em combinação com outros cosméticos. 

E você? Já usou esse sabonete? Deixe as suas experiências e impressões nos comentários e compartilhe a sua beleza. A redação do Bleeza traz muitos outros textos sobre produtos para a pele do rosto. Confira nossas postagens!!!

Publicidade


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *