A Vichy é uma marca francesa de produtos para cuidados com a pele do rosto e corpo, maquiagem, produtos anti-idade e de proteção solar. 

O nome vem da cidade Vichy, na França, situada na região de Auvergne. Lá há uma nascente de águas termais, principal componente das formulações dos produtos da marca, por conter minerais benéficos para a pele.

Os estudos das águas termais foram feitos por um médico dermatologista que, juntamente com o diretor de uma perfumaria, fundaram a marca Vichy em 1931.

O objetivo era utilizar as águas termais na composição dos produtos para usufruir de suas propriedades. 

Na resenha de hoje, falaremos sobre um dos produtos mais conhecidos da marca, de alta tecnologia que se tornou um dos itens indispensáveis na minha rotina de cuidados com a pele, o Minéral 89. 

O que é Mineral 89 Vichy?

O Minéral 89 é um hidratante facial com textura gel, de rápida absorção, indicado para todos os tipos de pele. Além de hidratar, ele também atua como um fortalecedor e um reforço para a pele, conforme a proposta da Vichy para o produto. 

Ele é indicado para fortalecer a pele contra as sensibilizações causadas por procedimentos estéticos e agressões externas diárias. Além disso, ele retém a água na pele, prolongando a hidratação.

Composição

O Minéral 89 conta com os seguintes ingredientes em sua composição:


  • Água: solvente;
  • PEG/PPG/Polibutileno: hidratante e estabilizante de emulsão e viscosidade;
  • Glicol-8/5/3: hidratante;
  • Glicerina: solvente e hidratante;
  • Butileno Glicol: solvente e hidratante;
  • Metil Gluceth-20: hidratante e umectante (retenção de água na pele);
  • Carbômero: controle de viscosidade;
  • Hialuronato de sódio: hidratante;
  • Fenoxietanol: conservante; 
  • Caprilil glicol: hidratante e emoliente;
  • Ácido cítrico: ajustador de pH;
  • Biosacárido goma-1: hidratante.

Para que serve o Vichy 89?

O Minéral 89 fortalece a barreira cutânea contra os fatores externos que danificam a pele, tais como: poluição, mudanças climáticas, raios UV, etc. Além de hidratar, ele preenche as células, estimulando a elasticidade da pele e deixando-a mais firme e uniforme, por conter ácido hialurônico em sua composição. 

Ele também acelera a renovação celular e a regeneração da pele, tonificando e conferindo luminosidade à ela. 

A fórmula contém 89% de água termal mineralizante das fontes Vichy, rica em 15 minerais capazes de fortalecer as defesas naturais da pele.

Minéral vichy 89 é para pele seca ou oleosa?

O produto é indicado pela marca para todos os tipos de pele. Eu concordo com essa indicação, pois ele tem uma textura ideal até mesmo pessoas com peles oleosas, que em geral costumam ter medo de usar hidratantes.

Isso porque ele hidrata a pele na medida certa sem deixá-la oleosa. A textura em gel é facilmente absorvida e, portanto, não deixa aquela sensação de pele grudenta.

Ele funcionou muito bem para mim, que tenho a pele seca, pois apesar da rápida absorção, atua nas camadas mais profundas da pele deixando-a realmente hidratada ainda que com toque seco.

Como usar o vichy 89?

A indicação da Vichy é aplicar o Minéral 89 diariamente 2 vezes ao dia: pela manhã e à noite, com a pele limpa e seca. Por ter uma textura de rápida absorção, ele pode ser utilizado sozinho ou associado a outros produtos. Neste caso, ele deve ser o primeiro a ser aplicado em uma rotina, por ter uma textura mais fluida.

Preço e onde comprar

O Minéral 89 está disponível em 3 versões: 30mL, 50 mL e 75 mL. Você pode comparar os preços e comprar através do Consulta Remédios e os preços variam de R$ 99,99 (30mL) a R$ 189,90 (75 mL).

Minhas impressões

Eu usei um frasco inteiro de 50mL do produto e posso dizer que tenho uma opinião bem formada sobre ele. A seguir, indicarei quais as minhas impressões sobre o produto, bem como uma nota de 0 a 5, conforme o grau de satisfação com ele.

Textura e espalhabilidade

A textura do Minéral 89 é uma das coisas que mais me chamou a atenção. Ele é um gel transparente, sem perfume e é possível ver algumas bolhas dentro do frasco.

O produto se espalha muito facilmente na pele e é rapidamente absorvido.

Nota: 5/5

Cheiro

Ele não tem perfume. Isso é um ponto bem positivo pois pode ser usado por pessoas de pele sensível e alérgicas. 

O fato de não ter fragrância também é positivo, pois em geral produtos com cheiro são feitos com compostos químicos, o que pode acabar prejudicando a pele.

Eu não ligo muito para perfume, sendo indiferente se tem ou não, mas pensando de maneira geral, acho bem positivo ele não ter, pois isso possibilita que mais pessoas possam utilizar o produto.

Nota: 5/5

Durabilidade e rendimento

Eu utilizei um frasco inteiro de 50mL e ele durou cerca de 6 meses. Isso porque eu alternava o uso com outros produtos. 

Acredito que se utilizado conforme a recomendação de marca, de 2x ao dia todos os dias, ele dure cerca de 3 a 4 meses (50 mL).

Ele rende muito, pois uma pequena quantidade (1 pump) é suficiente para o rosto todo devido à sua textura em gel que se espalha facilmente. 

Nota: 5/5

Nível de hidratação

A hidratação que ele proporciona é incomparável a qualquer outro produto que eu já usei. Isso que a minha pele é muito seca e eu já testei muitos hidratantes. 

Ainda assim, tendo uma textura mais aquosa, ele é capaz de hidratar profundamente a pele como se matasse a sede dela.

Nota: 5/5

Embalagem

A embalagem é linda. Ela é feita de um vidro bem resistente, que permite acompanhar a quantidade de produto que ainda tem, além de embelezar a penteadeira. 

Ele tem um pump por onde sai o produto na quantidade exata necessária para o rosto todo.

Outro ponto positivo é que você consegue abrir a embalagem para usar até a última gota, diferente de outros produtos de vidro que costumam ser vedados e impossíveis de abrir. 

Confesso que eu até guardei o potinho vazio para colocar outro produto dentro, de tanto que eu gostei dele.

Nota: 5/5

Custo benefício

Confesso que o preço é um pouco salgado para o meu bolso, mas acho que o produto vale cada centavo, pois é maravilhoso. 

O preço não foge muito da maioria dos dermocosméticos importados, que costumam ser realmente caros. 

A minha versão preferida é a de 50mL, pois a diferença de preço é pequena se comparada com a de 30mL e, portanto, vale mais à pena.

Nota: 3/5

Aspecto na pele e absorção

Eu adoro o aspecto que ele deixa na pele, uma aparência linda, com viço e luminosidade. O produto deixa um efeito de pele saudável e bem hidratada, de quem toma litros de água por dia.

Quanto à absorção, não tenho nem o que falar. Ele some em segundos após espalhar na pele. Mas apesar disso, ele mantém a hidratação por horas.

Em geral, em peles oleosas costuma ser difícil um produto ser absorvido tão rapidamente. Mas ouvi muitos relatos de que isso realmente acontece, então, creio que é uma característica comum a todos os tipos de pele.

Nota: 5/5

Dá pra usar com a maquiagem?

Sim! Ele é maravilhoso para ser utilizado antes da maquiagem. Isso porque, além de hidratar a pele, dá uma leve preenchida nas linhas finas, típico efeito de produtos que contêm ácido hialurônico da composição.

Isso faz com que atue como um primer, ajudando a melhorar a textura da pele antes de receber a maquiagem. 

Hidratar a pele é muito importante antes de maquiar-se, pois evita que ela craquele ao longo do dia. 

Isso porque todo tipo de pele precisa de água e, se ela não recebe através um hidratante, acaba “sugando” a água da base, que por esse motivo acaba craquelando. 

Funciona? É bom?

Sim. Na minha opinião ele funciona e não é somente bom, é maravilhoso! Posso afirmar que o Minéral 89 é o melhor hidratante que já usei até hoje e olha que sou a louca do hidratante. 

Ele cumpre com a função de hidratar profundamente a pele. Quanto ao fortalecimento da barreira cutânea e propriedades antioxidantes, os resultados não são visíveis tão rapidamente a olho nu, mas eu acredito muito no produto e na marca. 


Você já usou o Minéral 89 da Vichy? Conte para nós a sua experiência. 

Nós do Bleeza somos um portal colaborativo de resenhas e queremos saber a opinião de quem nos acompanha.

Continue acompanhando o Bleeza para não perder nenhuma resenha de produtos e posts sobre beleza!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *