Para aquela pele lisinha e livre das imperfeições, às vezes é preciso contar com a ajuda da maquiagem. E se você é adepta ao BB Cream, sabe que o produto é um ótimo aliado, especialmente quando o objetivo é um acabamento mais natural.

Além de gostar de uma make mais clean, sou fã de produtos que atendem várias necessidades, pois acredito que eles trazem praticidade ao dia a dia. Por isso resolvi testar o BB Cream da Latika, que promete uniformizar, proteger e tratar a pele ao mesmo tempo.

Como eu tenho a pele mista (extremamente oleosa na zona T e com vários pontos de ressecamento em outras regiões do rosto), é sempre um desafio encontrar produtos que também não agravem estes dois problemas, especialmente a oleosidade. 

Nesta resenha eu conto tudo sobre o BB Cream Latika Clareador: ele cumpre o que promete? Ele serve para pele oleosa? Confira a seguir!

O que é e para que serve o BB Cream Latika?

O BB Cream Latika Clareador é um produto multifuncional de uso diário, indicado principalmente para clarear manchas e uniformizar o tom da pele.

De acordo com o fabricante, ele “hidrata, prepara, aperfeiçoa, controla a oleosidade e protege”. Ou seja, é um cosmético que promete trazer vários benefícios.

Além de ser uma maquiagem do dia a dia, o BB Cream Latika é um produto de tratamento que cuida da pele ao ter contato com as células cutâneas, deixando-a mais bonita e saudável.”

Sua fórmula dermatologicamente testada é oil free (livre de óleo). Isso quer dizer que ela foi desenvolvida para ser usada em qualquer tipo de pele, inclusive as mistas e oleosas.


O produto ainda contém o ativo Arbutin, que tem ação clareadora, além de filtro solar de FPS 44, que age contra os raios UV.

Ficha do produto

CategoriaMaquiagem
Tratamento
Protetor Solar
IndicaçãoPele normal a
pele seca
Quantidade30g
CoresBege Claro
Bege Médio
Bege Escuro
Ingredientes
ativos
Arbutin
Testado
em animais?
Não

Composição: quais são os ingredientes?

O BB Cream Latika tem como principal ingrediente o Arbutin, comum em produtos clareadores. Sua função é uniformizar o tom da pele por meio da inibição da enzima que sintetiza a melanina (proteína responsável pela pigmentação da pele). Este ingrediente costuma ser encontrado em baixas concentrações e, no geral, é considerado seguro.

Outro destaque são o dióxido de titânio e o óxido de zinco, dois ativos importantes em filtros solares. Ao serem aplicados, estes minerais não são absorvidos pela pele e formam uma camada protetora sobre ela, fazendo com que os raios emitidos pelo sol sejam refletidos.

Veja a lista completa dos ingredientes:

Water, Cyclopentasiloxane, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Titanium Dioxide, Zinc Oxide, Butylene Glycol, Caprylic/capric Triglyceride, Cetyl PEG/PPG-10/1 Dimethicone, Sorbitan Sesquioleate, Arbutin, Dimethicone, Sodium Chloride, Magnesium Aluminium Silicate, Disteardimonium Hectorite, PEG-10 Dimethicone Crosspolumer, Dimethicone/vinyl Dimethicone Crosspolymer, Triethoxycaprylylsilane, CI 77492, CI 77491, CI 77499, Phenoxyethanol, Fragrance (Hexyl Cinnamal, Linalool e Geraniol).

Vale ressaltar que o uso de qualquer cosmético, especialmente os de ação clareadora, deve ser acompanhado por um profissional de saúde. Quando falamos em pele e sobre os possíveis riscos de alergias e outras condições, é importante sempre consultar um dermatologista de sua confiança.

Preço e onde comprar

O BB Cream Latika pode ser encontrado em lojas de cosméticos e farmácias, tanto físicas quanto online. A própria Latika tem uma loja online, onde você pode comprar o produto facilmente. A bisnaga de 30g pode ser encontrada por valores entre R$ 50 e R$ 65*. 

Para economizar, você pode usar ferramentas como o Consulta Remédios, o maior comparador de preços de farmácias online de todo o Brasil. Lá você encontra as melhores ofertas em produtos de maquiagem e muito mais!

*A pesquisa de preços foi realizada através do Consulta Remédios em agosto de 2019. Os valores podem sofrer alterações.

Como usar o BB Cream?

O primeiro passo para usar o BB Cream é estar com a pele limpa. Para a aplicação, você pode utilizar um pincel ou as próprias mãos (desde que estejam devidamente limpas também). Basicamente, o uso é muito semelhante ao de uma base e as formas de aplicar variam de acordo com a preferência de cada um.

A Latika recomenda fazer “movimentos suaves do centro para o exterior até obter o efeito desejado”, além disso propõe agitar o produto antes do uso. Eu confesso que nunca lembro de agitar e realmente não sei dizer se isto faz diferença nos resultados.

Ainda que não exista um manual de como usar o BB Cream, resolvi compartilhar o meu passo a passo como sugestão:

  1. Com a pele limpa, aplico o protetor solar facial — se você tem dúvidas de qual escolher, nós comparamos várias opções nesta resenha 😉

  2. Após uns 10 minutos, aplico pequenas quantidades do BB Cream em pontos do rosto (testa, queixo, maçãs do rosto e nariz) e pescoço.

  3. Com o auxílio de um pincel para base, vou espalhando o produto com movimentos circulares. Eu sempre costumo dar uma finalizada com as mãos, para garantir que está tudo uniforme.

  4. Em seguida, vem o pó compacto para ajudar a segurar a oleosidade durante o dia. Eu não sou adepta ao uso do corretivo, mas se se ele faz parte da sua make, lembre de usá-lo logo após a base ou o BB Cream.

Por fim, uma dica importante: lave bem as mãos após manusear o produto. O BB Cream da Latika, se você descuidar, mancha que é uma beleza. Então fique atenta pra não sair por aí deixando marcas de dedos em todo canto!

O que eu achei do BB Cream Latika?

Testei o BB Cream Clareador Bege Claro e após mais de 2 meses usando o produto, pude avaliar algumas de suas características.

Acho importante ressaltar que a ação clareadora não entra nesta lista, pois mesmo tendo manchas na pele, elas são muito pouco aparentes e acredito que a análise dos resultados neste caso seria bastante superficial.  

Vou contar minhas impressões e classificá-las com notas que vão de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom). Olha só:

Cor

A cor é fundamental quando falamos em produtos uniformizadores. Afinal, de nada adianta oferecer uma boa cobertura se o tom não for compatível com o da pele. 

Quando a cartela de cores é restrita, eu costumo ficar com um pé atrás — a Latika oferece apenas 3 tons de bege: claro, médio e escuro. Acho difícil agradar todo mundo quando é assim. De qualquer forma, resolvi testar.

No fim, a cor Bege Claro, que foi a que usei, me surpreendeu positivamente. Apesar de ser um pouco mais escura que o meu tom de pele, o produto se adaptou bem ao meu rosto, sem deixar aquele aspecto amarelado que muitas bases deixam. Inclusive, usei o BB Cream quando estava com o rosto mais bronzeado e funcionou bem também.

Nota: 4

Cobertura

A cobertura é compatível com a proposta de qualquer BB cream, ou seja, proporciona um acabamento leve. Então, infelizmente, não dá pra esperar que este produto vá cobrir manchas ou cicatrizes. Se esse é o seu intuito, sugiro que invista numa base de cobertura média a alta.

Acho que ele funciona bem para a proposta de ser um produto para o dia a dia: a pele não fica sequinha e nem muito brilhante — como a marca diz, o acabamento é natural e luminoso.

Nota: 5

Textura

Segundo o fabricante, o BB Cream Latika tem textura leve, cremosa e fácil de aplicar. Tudo isso confere! Na verdade, geralmente é assim com todos os BB Creams.

Neste sentido, não senti dificuldade alguma em usar o produto porque ele é muito fácil de espalhar, sem contar que não craquela na pele. Eu costumo espalhá-lo com pincel. E vale relembrar a dica: se você não quer sujar as mãos e correr o risco de manchar algo depois, melhor apostar neste acessório.

Nota: 5

Controle da oleosidade

A ação de controle da oleosidade prometida pela marca foi um dos pontos decisivos para que eu resolvesse testar esse produto. E foi aqui que eu me decepcionei um pouco, mas vou te explicar o porquê. 

O fato de eu ter a pele extremamente oleosa em vários pontos do rosto faz com que eu tenha alguns cravinhos e espinhas. No meu caso, eles costumam surgir quase sempre na região da testa. Quando comecei a usar o BB Cream Latika, não senti que esses problemas se agravaram, mas após algum tempo de uso notei que eles começaram a aparecer com mais frequência. 

É claro que as lesões de acne podem estar relacionadas com inúmeros fatores, inclusive hormonais. Por isso é difícil garantir que um único produto seja o responsável, mas no meu caso acredito que o BB Cream tenha sido um agravador. 

Após aplicá-lo pela manhã, consigo notar no fim do dia que a região da testa já está bem oleosa, então realmente acho que ele não foi bom no controle da oleosidade da minha pele.

Nota: 1

Durabilidade e fixação

A durabilidade e fixação não foi tão boa para minha pele, que é mais oleosa. Isso porque, como eu comentei no tópico acima, o BB cream não segurou minha oleosidade, então depois de algumas horas de uso fica nítido que não tem mais produto em alguns pontos do meu rosto.

Outro fator relevante aqui é a transferência: sim, o BB Cream Latika transfere! E comparado a outros produtos semelhantes que já usei, acho que transfere bastante.

Mas considerando que estamos falando de um BB cream, que naturalmente tem uma durabilidade menor, acho que ele cumpre parcialmente com o prometido.

Nota: 3

Rendimento

Nesse quesito o produto é ótimo. Apesar da pouca quantidade na embalagem, o BB Cream rende bastante. Uma bisnaga de 30g, no meu caso, durou quase 3 meses. Eu não costumo reaplicar o produto ao longo do dia e também não tenho o hábito de criar várias camadas na pele. Isso favorece o rendimento.

Mas acredito que até para quem use com mais frequência, ainda assim a avaliação é positiva. Como a textura é fácil de aplicar e espalha bem na pele, a tendência é que se use uma menor quantidade de produto em cada aplicação.

Nota: 5

Embalagem

A bisnaga vem com um pump que ajuda a controlar a aplicação. Neste ponto acho bem positivo porque a quantidade de produto que sai depende da intensidade com que você aperta o pump. O plástico que reveste o BB cream é daqueles mais molinhos (tipo os de creme dental), então dá sim para usá-lo até o final.

O único ponto negativo que observei aqui foi o fato de que a embalagem vai ficando sujinha ao longo do uso, acredito que devido ao próprio pump. Mesmo que você seja cuidadosa, a chance de ficar algum resquício do produto é grande.

Nota: 4

Cheiro

Sabe aquele cheirinho de protetor solar? É essa a fragrância que eu percebo ao usar o produto. Não é algo enjoativo e nem duradouro a ponto de incomodar. Então, neste quesito, tudo certo!

Nota: 5

Custo-benefício

Esse fator é um pouco mais complicado. No geral, produtos com multifunções tem um bom custo-benefício. Muitas vezes você consegue economizar não só dinheiro como tempo. 

No BB Cream Latika, dependendo do que você espera, o valor investido compensa. O fato dele render bastante já é um bom indicativo disso. Tem também o FPS elevado, que é mais um ponto positivo.

Mas na minha visão, para o investimento realmente valer a pena, o produto precisa cumprir o que promete e atender minhas necessidades. E no controle de oleosidade, ele deixa a desejar (ao menos na minha pele). Acho que existem opções de menor ou igual valor que irão ser mais úteis para mim.

Vale lembrar que o controle da oleosidade é um aspecto importante e decisivo para a minha avaliação, mas que pode não ser tão crucial para a sua.

Nota: 2

BB Cream Latika é bom? Funciona?

Depende. Acredito que o BB Cream Latika Clareador funciona parcialmente. Quando um produto promete múltiplos benefícios ao mesmo tempo, essa resposta fica um pouco mais complicada. 

No quesito uniformização do tom da pele (desconsiderando a ação clareadora) ele realmente é eficaz, pois disfarça as imperfeições. Acho que ele é um ótimo BB cream para pessoas que não têm a pele oleosa e/ou acneica, e que não sofrem com a oleosidade durante o dia. A textura leve e o acabamento natural também combina bem com o dia a dia. 

Porém, para qualquer outra situação, não é um produto que eu recomendaria.


Nesta resenha eu contei um pouco sobre minha experiência com o uso do BB Cream da Latika. Você também já usou este produto ou tem outra indicação? Conta pra gente nos comentários!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *