A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o uso do protetor solar seja indispensável no dia a dia, visto que os raios solares (UVA e UVB) são muito prejudiciais quando em contato por muito tempo com a pele desprotegida. 

Por isso, é muito importante escolher um produto que ofereça ampla defesa contra o sol e seja formulado com ingredientes adequados, feitos especialmente para o seu tipo de pele.

Para te ajudar na hora da escolha, testamos o Protetor Solar Facial Mat Perfect FPS30 da Avéne, desenvolvido especialmente para peles mistas e oleosas. Confira!

Publicidade

Índice — neste artigo você encontrar:

  1. O que é o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30?
  2. Composição
  3. Para que serve o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30?
  4. Como usar o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30?
  5. Preço e onde comprar
  6. Minhas impressões
  7. O Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 é bom? Vale a pena?

O que é o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30?

O Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 é um produto desenvolvido para oferecer proteção diária contra os raios solares. Sua textura é fluida e com efeito toque seco, que quando depositada na pele não a deixa grudenta ou com coloração branca aparente. 

Ele é indicado para pessoas com a pele mista ou oleosa, já que sua formulação tem ação matificante por 12 horas que contribui para redução de brilho e oleosidade da face. 

Além disso, após aplicado, o protetor solar Avéne libera de forma contínua substâncias (pré-tocoferil e ascorbil glucosídeo) com ação antioxidante, ajudando a manter a derme  protegida das consequências negativas causadas pelo sol, como manchas e sinais de envelhecimento precoce.

Em média, o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 custa R$45 (embalagem de 50mL) e é comercializado em duas versões: sem cor e com cor. 


Composição

De acordo com  o site oficial da marca a composição do Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 é a seguinte:

Water (Aqua), C12-15 Alkyl Benzoate Dicaprylyl Carbonate, Methylene Bis-Benzotriazolyl tetramethylbutylphenol (nano), Diisopropyl Adipate, Silica Bis-Ethylhexyloxyphenol Methoxydibenzoylmethane, C10-18, Triglycerides, Propylene Glycol Decyl Glucoside, Avene Thermal Spring Water(Avene Aqua), Glyceryl Stearate, PEG-100 Stearate, Potassium Cetyl Phosphate, Acrylates/C-10-30 Alkyl Acrylate CrossPolymer Ascorbyl Glucoside, Benzoic ACID, Caprylic/Capric Triglyceride, Caprylyl glycol Disodium EDTA. Glycerin, Glyceryl Behenate, CI 77492, CI 77491, CI 77499,  Sodium Hydroxide, Stearyl Alcohol Titanium Dioxide (CI 77891), Tocopherol, Tocopheryl Glucoside Tribehenin, Xanthan Gum.

Vale ressaltar que o  produto é hipoalergênico (poucas substâncias que provocam alergia) e não comedogênico (menos chances de provocar o aparecimento de cravos e espinhas).

Para que serve o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30?

O Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 serve para proteger amplamente a pele mista, oleosa e sensível dos raios solares (tanto UVA quanto UVB) e seus efeitos danosos sobre a face. 

Além da proteção, o produto tem outras vantagens, como a presença de substâncias precursoras da vitamina C e E (pré-tocoferil e ascorbil glucosídeo), que  potencializam a defesa contra os raios solares que causam o aparecimento de melasmas (manchas escuras) na derme, e também no combate de radicais livres que provocam o envelhecimento precoce.

Devido a sua formulação de toque seco com ação matificante, o produto promove sensação refrescante e aveludada sob a pele, sendo ideal para reduzir a oleosidade e o brilho.

Como usar o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30? 

Para utilizar o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30, é só depositar um pouco do produto sobre a palma da mão e, em seguida, aplicar na face de maneira uniforme antes de se expor aos raios solares. 

Em caso de suor excessivo, banho,  prática de atividades na piscina ou mar, secar o rosto com toalha, é necessário sempre reaplicar o produto. 

Preço e onde comprar

O preço* do Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 é de aproximadamente R$45 (embalagem de 50mL) e é possível comprar o produto em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos.

Além desses locais, há plataformas online como o Consulta Remédios, que permite comparar preços e encomendar o produto em farmácias de qualquer região para receber em casa. 

*Preços consultados em março de 2021. Os valores podem sofrer alterações.

Minhas impressões 

Utilizei  o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 por uma semana, cerca de 30 minutos antes de me expor ao sol. Tenho pele oleosa e acneica, por isso fiquei com boas expectativas em relação ao efeito matte do produto.  

Nunca havia testado um produto da marca, porém gostei muito do resultado, visto que o produto tem, de fato, uma textura leve e reduz o aspecto oleoso da pele.  

Publicidade

Para ajudar quem está em busca de um protetor solar de qualidade, destaquei alguns pontos sobre ele e atribuí uma nota de 1 a 5 a cada tópico, sendo 5 a mais alta. Veja:

Embalagem 

A embalagem do Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 é um tubinho de plástico com um dosador e uma tampa, sendo bem fácil de utilizar e carregar na bolsa para fazer reaplicações ao longo do dia. 

Vale destacar que é  preciso ter atenção ao apertar o tubo, pois em virtude da textura fluida do produto, pode sair além do necessário.

Nota: 5/5

Embalagem do Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30.

Rendimento e durabilidade 

O Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 vem em uma embalagem de 50g, como grande parte dos protetores solares para o rosto, sendo assim, o rendimento é de, aproximadamente, 2 meses. 

Por ser um protetor solar, normalmente é necessário fazer no mínimo 1 reaplicação ao longo do dia, mesmo a marca oferecendo uma boa cobertura de defesa. 

Além disso, o produto não é super resistente à água, por isso quem pretende usar em ambientes como praias e piscinas deve aumentar o número de reaplicações. 

Nota: 4/5

Cheiro 

Embora o produto tenha fragrância, o cheiro é bem suave, quase imperceptível, quem é mais sensível às fragrâncias provavelmente vai gostar. Conforme eu espalhava o protetor pelo rosto, conseguia sentir um leve perfume, porém assim que o produto secou, o cheiro desapareceu. 

Posso considerar isso como um ponto que me agradou muito, pois prefiro protetores (e cosméticos em geral) com fragrâncias simples e discretas.

Nota: 5/5

Aspecto na pele 

Realmente gostei de utilizar o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30, ele adere perfeitamente à pele e sua textura leve com toque seco faz toda a diferença, ainda mais nos dias de calor intenso, quando há maior transpiração. 

Além disso, notei que meu rosto parecia mais limpo e iluminado, graças aos nutrientes presentes na formulação. 

Ressalto que não utilizei nenhuma maquiagem, como base, corretivo ou pó compacto, mas acredito que o Protetor Solar Facial Mat Perfect da Avéne não prejudica a make, pelo  contrário, pode até ajudar na durabilidade dos cosméticos aplicados.

Fiz apenas uma reaplicação no dia, como recomendado pela a marca, para garantir a proteção. 

Nota: 5/5

Textura 

A textura é bem leve e fluida, por isso é necessário ter cuidado na hora de aplicar para que o produto não escape pelos dedos, mas isso não foi um ponto que me incomodou. 

Em geral, eu gostei muito da textura do Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30, visto que foi bem fácil de espalhar pelo rosto e houve uma ótima aderência à pele. 

Além disso, o produto seca quase que instantaneamente e, como prometido, o rosto não ficou esbranquiçado ou grudento (o que normalmente ocorre com outros protetores solares). 

Nota: 5/5

Publicidade
Textura do Protetor Solar Facial Mat Perfect FPS30.

Custo-benefício

Quem está acostumado a comprar cosméticos desta marca sabe que ela não é muito barata, principalmente devido ao fato de ser uma marca internacional. Porém, mesmo assim  ela é uma das favoritas do mercado, visto que desenvolve produtos com alta tecnologia e excelente qualidade.

No caso do Protetor Solar Facial Mat Perfect FPS30, a marca também não deixa a desejar, pois além de oferecer proteção, incorpora na formulação componentes super benéficos para a pele, como a vitamina C e E, sendo assim, o valor é bem justo quando comparado às vantagens do produto.

Nota: 4/5

O Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 é bom? Vale a pena?

Sim! O Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 vale a pena, pois é tudo o que pessoas de pele mista ou oleosa precisam em um produto desse tipo: alta proteção, efeito matte e ação antioxidante. 

Além disso, a textura leve e suave permite uma fácil aplicação e é absorvida rapidamente por toda a face, não provocando um efeito embranquecido ou aspecto grudento. É possível sentir, ao longo do dia, uma pele macia, fresca e limpa.

Portanto, se você está procurando por um protetor solar para a sua pele mista, oleosa ou sensível, talvez o Protetor Solar Facial Avéne Mat Perfect FPS30 seja o ideal para você!


Ninguém merece um rosto prejudicado pelos efeitos nocivos  do sol, então, para prevenir problemas, é necessário escolher um protetor solar de qualidade que promova alta cobertura e proteção durante todo o dia, como o que testamos.

E você já usou algum produto da marca? Como foi sua experiência? Conta pra gente!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *