Já sabemos que o protetor solar é indispensável para a saúde e proteção da pele facial e corporal. No entanto, muitas pessoas não usam por achar que a textura do produto é incômoda e pegajosa.

E já que falamos que proteção facial, o rosto é um local diariamente exposto não somente aos raios solares, mas à luz azul, que também estimula a produção de radicais livres, contribuindo, assim, para o envelhecimento precoce da pele.

Por isso é tão importante usar um protetor solar para o rosto, independente de estar sol ou não. Pensando nisso, hoje vou resenhar o melhor protetor solar facial que eu já usei, o Bioré Aqua Rich.

O que é o Protetor Solar Bioré Aqua Rich?

Ele é um protetor solar fabricado no Japão, altamente eficaz na proteção solar. Com FPS 50+ e PA++++, ele protege a pele contra os raios UVA e UVB e pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo. 

Sua fórmula é um composto aquoso, na qual os filtros UV estão presentes na forma de microcápsulas em gel de ágar-ágar (composto extraído de algas marinhas). 

Essa tecnologia é exclusiva e patenteada pela empresa Kao Chemicals, uma das maiores fabricantes de produtos de consumo para cuidados pessoais e cosméticos de prestígio.

O protetor solar da Bioré deixa a pele protegida sem ficar pegajoso, pois é totalmente absorvido pela derme. Ele é super resistente à água e à transpiração e tem duração de até 80 minutos.

Ele é rico em ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico, extrato de geleia real e Butilenoglicol, que fazem com que a pele fique hidratada e protegida o dia todo.


O Bioré Aqua Rich não é comedogênico, o que significa que ele não entope os poros da pele e não causa acne. Ele pode ser utilizado antes da maquiagem, pois hidrata e deixa a derme luminosa e, além disso, é removido facilmente com sabonete.

Sua fragrância combina aroma de flores brancas e um toque amadeirado. Os componentes extraídos de frutas como toranja e limão dão frescor e aroma cítrico para o produto. 

Ele é um filtro solar químico, ou seja, possui moléculas que transformam os raios UV absorvidos pela pele em radiação de baixa energia, não nociva para o organismo. Ele cria, portanto, uma proteção química na camada cutânea.

Composição

Water, Alcohol, Ethylhexyl methoxycinnamate, (Lauryl methacrylate / sodium methacrylate) crosspolymer, Alkyl benzoate (C12-15), Bisethylhexyloxyphenol Methoxyphenyl triazine, Diethylamino hydroxybenzoyl hexyl benzoate, Dimethicone, Ethylhexyl triazone, Silica Dimethyl Silylate, Dipropylene Glycol, Xylitol, Dextrin Palmitate, Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer, Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer, Polysilicone-9, Glyceryl Stearate, Aminomethyl propanol, Vinyl Dimethicone/Methicone Silsesquioxane Crosspolymer, Agar, Isoceteth-20, C30-45 Alkyl Methicone, Polyvinyl alcohol, C30-45 Olefin, Sodium Hydroxide, Butylene Glycol, Propylene glycol, Sodium Hyaluronate, Royal Jelly Extract, Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Fruit Extract, Citrus Grandis (Grapefruit) Fruit Extract, Citrus Limon (Lemon) Fruit Extract, Phenoxyethanol, EDTA 2Na, BHT, Fragrance.

Para que serve?

O Bioré Aqua Rich serve para proteger a pele do rosto e corpo contra os raios UVA e UVB.

O Fator de Proteção Solar (FPS) é responsável pela proteção da pele contra os raios UVB, que são aqueles que causam queimaduras, ardência e vermelhidão. Esses raios são mais comuns no verão, nas altas temperaturas e dias ensolarados.

Já o fator de proteção PPD (Persistent Pigment Darkening), também conhecido como PA+, protege a pele contra os raios UVA, que afetam nossa pele o ano todo, independente da estação e deixam danos que não são vistos a olho nu de imediato. 

Esse tipo de radiação é a mais prejudicial, pois penetra nas camadas mais profundas da pele danificando seus genes, podendo causar manchas (hiperpigmentação), acelerar o envelhecimento cutâneo e até levar ao câncer de pele.

A maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. Já os importados, como o Bioré Aqua Rich, indicam sempre na embalagem o valor do UVA como PA++++.

Segundo especialistas, um bom filtro solar deve ter 3 símbolos (+++), o que indica uma proteção completa contra os raios UVA e UVB. Quanto maior a quantidade do PPD, maior a proteção que ele oferece.

Isso significa que o protetor solar da Bioré, oferece proteção completa, pois possui PA++++, o nível máximo de PPD disponível em filtros solares comerciais.

Como usar?

A indicação da marca é aplicar o protetor solar de maneira uniforme na pele limpa, do rosto e corpo, antes da exposição solar e reaplicar a cada 2 horas, ou após suar, nadar, tomar banho ou se expor ao sol por longos períodos.

É indicado utilizar a quantidade mínima de 1 colher de chá (5mL) para o rosto. Isso faz com que o efeito do Bioré Aqua Rich, seja alcançado de maneira eficaz contra os raios solares. 

Preço e onde comprar

O produto chegou recentemente no Brasil e já pode ser comprado em grandes farmácias e algumas lojas específicas, físicas e online, que vendem cosméticos asiáticos.

Eu comprei o meu em uma loja virtual internacional que entrega no Brasil, mas no Consulta Remédios você também consegue adquirir o seu Bioré Aqua Rich e comparar os preços.

A versão de 50g custa em média de R$60 a R$80*.

*Preços consultados em Novembro de 2019. Os valores podem sofrer alteração.

Minhas impressões

Eu uso o Bioré Aqua Rich há alguns anos e tenho uma opinião bem formada sobre ele. Costumo usá-lo no rosto, todos os dias antes da maquiagem e também na praia, academia, etc. 

Com isso, dá para ter uma boa noção da durabilidade dele no quesito transpiração. A seguir, conto detalhadamente minhas impressões sobre o produto, avaliando cada item de 1 estrela (muito ruim) a 5 estrelas (muito bom).

Textura e espalhabilidade

A textura do produto é incomparável com qualquer outro que eu já tenha usado. Ele parece um sérum bem líquido e leve, que é facilmente absorvido pela pele.

Ele é muito fácil e rápido de espalhar e a sensação que fica é que você passou água na pele. 

Nota: 5/5

Cheiro

O cheiro é bem suave e muito bom. Ele realmente é floral e amadeirado, como indica a marca, e tem também um cheirinho de frutas como laranja e limão, pois contém extrato de frutas cítricas. 

A fragrância, se comparada a outros protetores solares, é muito mais leve, sem aquele cheiro característico de praia.

Nota: 5/5

Durabilidade

Por render muito na aplicação, eu acho a durabilidade ótima. Eu uso todos os dias no rosto e ele dura em média 6 meses.

Só não dá para esquecer que, apesar de ele ter uma ótima espalhabilidade e render muito, não se pode usar menos do que a quantidade indicada de 1 colher de chá.

Nota: 5/5

Embalagem

A embalagem de bisnaga é bem prática e a versão de 50g tem um tamanho ideal para carregar na bolsa. A tampa com fechamento de rosquear deixa ele bem fechadinho, sem correr o risco de vazar.

Nota: 5/5

Custo benefício

Para mim, o Bioré Aqua Rich vale muito à pena, se comprado no exterior ou em lojas internacionais. Já no Brasil, o preço é um pouco alto e não é tão fácil assim de encontrar, pois costuma estar em falta na maioria das farmácias que o vendem.

Se formos pensar que ele é um protetor solar químico, com altíssima proteção UVA e UVB, ele vale cada centavo. Existem muitos protetores ainda mais caros no mercado que não oferecem uma proteção tão alta.

Em resumo, o custo benefício é ótimo, quando comprado fora. Se comprado no Brasil, fica um pouco a desejar, não pela qualidade do produto, pois a versão é a mesma vendida no mundo inteiro, mas pelo preço.

Nota: 4/5

Aspecto na pele e absorção

O aspecto na pele, para mim que tenho pele seca, é maravilhoso. Ele a deixa  hidratada e com um certo viço, apesar de ser rapidamente absorvido.

Para quem aplica maquiagem por cima do filtro solar é ótimo, mas para quem usa somente ele, e não gosta de um aspecto brilhoso na pele, pode não gostar do efeito. Como eu disse, eu amo o acabamento que fica, é um dos aspectos que mais gosto no Bioré Aqua Rich.

Nota: 5/5

Dá para usar antes da maquiagem?

Sim! Inclusive, essa é uma das características que tornou o produto tão popular e amado. 

Muitas pessoas utilizam ele antes da maquiagem como hidratante, protetor solar e muitas vezes, até como primer pois segura a oleosidade da pele e reduz a aparência dos poros.  

Vale lembrar que para não interferir no acabamento final da make, o ideal é aplicar o protetor solar e esperar alguns minutos. Depois que ele for completamente absorvido pela pele, dá para aplicar a maquiagem.

Funciona? É bom?

Na minha opinião, funciona sim e cumpre tudo o que promete. Ele protege contra os raios UVA e UVB, não deixa a pele pegajosa, tem um cheirinho leve, não interfere no resultado da maquiagem e hidrata a derme sem deixá-la oleosa.

Para mim, o Bioré Aqua Rich é o melhor protetor solar para o rosto que já utilizei. Ele é o meu queridinho e o único ponto negativo é o preço que ele é vendido no Brasil, no mais, é só amor!


E aí, você já sou o Bioré Aqua Rich ou tem algum outro protetor solar queridinho para nos indicar? 

Deixe a sua opinião nos comentários. A equipe Bleeza adora saber os produtos que as pessoas usam por aí. 

Continue acompanhando o Bleeza se você gosta de resenhas e conteúdos sobre beleza!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *