Hidratar a pele é algo que faz parte da rotina de muitas pessoas. Porém, apenas uma hidratação simples às vezes não é o suficiente — tanto por necessidade devido a problemas de pele ou apenas por gosto pessoal. 

Mas lembre-se: tudo em excesso pode fazer mal. Quando se trata de hidratar a pele, é preciso ter cuidado para realizar os cuidados de acordo com as suas reais necessidades.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a potencializar a hidratação quando necessário. Além disso, se você não tem esse hábito, também pode conferir porque é tão importante hidratar a sua pele (mesmo que ela seja oleosa, por exemplo). Confira:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Por que é importante hidratar a pele?
  2. Quem deve fazer uma hidratação profunda na pele?
  3. Como potencializar a hidratação da pele?
  4. Como hidratar a pele oleosa ou acneica?

Por que é importante hidratar a pele?

A hidratação da pele se trata, basicamente, da reposição ou retenção de moléculas de água nas camadas da derme e epiderme (são as mais superficiais da pele).

Diferente do que muitas pessoas pensam, a hidratação não é importante apenas para quem tem a pele seca ou somente para deixá-la mais bonita. Ela também a protege das agressões externas do dia a dia — as quais não raramente levam ao ressecamento ou problemas como a dermatite.

Outras complicações que podem surgir ou serem agravadas pela desidratação são:

  • Sensibilidade;
  • Rosácea;
  • Dermatite atópica;
  • Rachaduras;
  • Efeito rebote da oleosidade;
  • Repuxamento da pele;
  • Falta de elasticidade;
  • Descamação.

Por isso, manter a pele hidratada diariamente é muito importante para que ela seja saudável e, como vantagem, ainda ficará mais bonita, macia e até com aparência mais jovem. 


Também vale lembrar que essa etapa deve ser sempre realizada na pele limpa.

Mais do que isso, é importante ter em mente que antes de usar qualquer produto para hidratar o rosto, é preciso cuidar da pele de dentro pra fora. Nesse caso, o ponto chave é beber bastante água — fundamental para a saúde e para manter a pele sempre hidratada.

Quem deve fazer uma hidratação profunda na pele?

Todas as pessoas devem fazer a hidratação diária da pele. Porém, algumas precisam de cuidados mais profundos devido a características individuais.

Por exemplo, quem tem pele seca ou extra-seca naturalmente vai precisar de uma hidratação mais profunda para realmente nutri-la e evitar o ressecamento. Também é comum que quanto maior a idade, mais hidratação seja necessária, então quem é mais velho(a) precisa estar atento(a) às condições da pele.

Além disso, pessoas portadoras de problemas como dermatite, rosácea, psoríase e outros distúrbios que afetam a derme, também podem precisar de uma hidratação intensa.

Então, no tópico a seguir vamos entender melhor como potencializar a hidratação:

Como potencializar a hidratação da pele?

O primeiro passo para potencializar a hidratação da pele é escolher os dermocosméticos corretos, ou seja, aqueles que são voltados para essa funcionalidade.

Sendo assim, opte sempre por produtos que prometam um alto poder de hidratação ou fique de olho nos rótulos e busque por substâncias como:

  • Vitamina B5 e E;
  • Ácido hialurônico;
  • Niacinamida;
  • Manteiga de Karité;
  • Ceramidas;
  • Glicerina.

Esses componentes estão sempre associados a uma ação hidratante, nutrindo profundamente a pele. Mas confira também algumas dicas práticas que você pode usar para deixar sua hidratação diária mais potente:

Máscaras faciais

As máscaras faciais têm ganhado cada vez mais destaque no mercado de skincare e cada vez mais surgem opções que visam a hidratação da pele. Isso pois, antigamente, era comum que as máscaras fossem usadas apenas como detox — como as de argila.

Porém, agora já é possível encontrar tanto máscaras em creme quanto as de algodão (tão famosas na rotina das mulheres asiáticas), que visam nutrir a pele.

Nas versões em algodão, em que a máscara vem dentro de uma embalagem e quando retirada basta “encaixar” no rosto, ela vem completamente molhada — ou seja, cheia de produto (sérum). 

Independente de qual for o tipo, é ideal utilizar apenas uma vez na semana, considerando que o efeito é potente. Veja algumas opções:

Vale destacar que pessoas com pele oleosa também podem usar as máscaras, basta optar por versões que tenham hidratação leve ou sejam destinadas a peles oleosas, mistas ou acneicas.

Séruns

Os séruns são conhecidos por sua textura aquosa e rápida absorção, além do fato de que penetram nas camadas mais profundas da pele — visto que são superconcentrados e ricos em propriedades nutritivas. 

Para potencializar a hidratação com ajuda de um sérum, há basicamente duas possibilidades: aplicá-los antes do creme hidratante, já fazendo uma primeira camada de nutrição. Ou, ainda, misturar 2 ou 3 gotas no creme para potencializar o efeito.

Há diferentes tipos de séruns, com funções diversas. Algumas opções são:

Óleos

A lógica de uso dos óleos para potencializar a hidratação é a mesma que a dos séruns. De forma geral, a diferença é que os óleos devem ser usados em sua forma pura e natural, o que tende a torná-los mais potentes que os séruns.

Entre os mais utilizados em tratamentos faciais estão o de rosa mosqueta, tea tree, esqualano, etc.

Então, basta escolher o de sua preferência e que esteja de acordo com as suas necessidades, e misturar 2 ou 3 gotas em um creme hidratante.

Preparar a pele

Preparar a pele para a aplicação de produtos é uma etapa muito importante e que pode ajudar a potencializar o efeito de cada um deles.

No caso da hidratação, algo que pode auxiliar é aplicar um tônico (de preferência um que seja hidratante) após a lavagem da pele. Isso porque ele vai ajudar a preparar a derme para receber os produtos seguintes.

Além disso, uma vez por semana você pode realizar a esfoliação facial, o que vai ajudar a remover as células mortas e deixar a pele pronta para a hidratação profunda.

Aplicar corretamente

A aplicação correta favorece a absorção dos produtos, principalmente para quem quer uma pele bem hidratada. 

Uma dica valiosa é massagear suavemente a pele após aplicar o hidratante ou sérum, isso vai ajudar para que o produto penetre na derme. Além disso, o movimento também estimula a produção de colágeno, um excelente aliado para quem deseja uma pele saudável.

Há, ainda, quem deseje usar acessórios como o jade roller — um rolo facial feito com pedras de jade ou quartzo rosa, utilizado para massagear o rosto. Essas pedras ajudam a estimular a circulação sanguínea e a massagem auxilia na drenagem facial.

Como hidratar a pele oleosa ou acneica?

Todas as peles precisam de hidratação, inclusive as oleosas ou acneicas. Isso porque a falta de hidratação pode levar ao ressecamento, o que pode provocar um efeito rebote — ou seja, aumentar a oleosidade devido à falta de água/hidratação.

Porém, para que a pele absorva completamente o produto e não fique ainda mais oleosa, é ideal optar por cremes em textura bastante fluida ou gel, o que os torna mais leves e com absorção mais rápida. Além de prezar sempre por produtos livres de óleo na composição.

Vale lembrar que é fundamental seguir as orientações de um(a) dermatologista, considerando que ele(a) saberá o que é melhor para sua pele.


Cuidar da pele é muito importante não só por questões estéticas, mas também devido à saúde. Por isso, tente sempre tirar um momento do dia para proporcionar o que ela precisa, assim você pode ter um tempo de autocuidado e ainda preservar a saúde.

Gostou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários e continue acompanhando o Bleeza para muito mais!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *