Deixar a pele sequinha e sem brilho é um desejo bem comum — e não importa se a pessoa usa maquiagem ou não! Apesar de muita gente que aplica a base desejar que ela dure horas, quem não aplicada nada, geralmente, não gosta da pele muito oleosa.

É justamente com essa versatilidade que o pó translúcido conquistou consumidores e consumidoras, pois pode ser usado para finalizar a make, não carregar demais a base, matificar uma base oleosa, selar a maquiagem ou só remover o brilho da pele limpa ao longo do dia.

Ele pode ser encontrado na versão compacta ou soltinho. É bem simples de ser aplicado e consegue ser bem democrático! 

Para avaliar se ele é realmente cumpre esses requisitos, eu, Ana Luiza, redatora do Bleeza testei o produto! 

Minha pele não é bem sequinha, mas também não sofre demais com oleosidade. Mesmo na região T (nariz, testa e queixo), o brilho e oleosidade são controlados com certa facilidade.

Mas eu gosto do pó translúcido exatamente porque nem sempre encontro pó compacto no tom adequado ao meu. Além disso, ficar reaplicando pó com cor ao longo do dia deixa a pele mais carregada — e às vezes o objetivo é manter uma make mais leve. 

Minhas impressões sobre o pó translúcido da Vult você confere na resenha abaixo!

O que é o pó translúcido da Vult?

De acordo com a marca, “o Pó HD Vult é um pó solto com partículas ultrafinas que promove disfarce óptico para minimizar pequenas imperfeições, proporcionando um acabamento leve e natural.”


O translúcido é ideal para aplicar ao longo do dia, removendo brilho e oleosidade, sem colorir ou carregar o rosto. Seu aspecto é bem levinho e, por ser solto, o ideal é usar um pincel para aplicar.

O produto pode ajudar a reduzir a aparência dos poros, deixando a derme mais uniforme, e minimizar imperfeições suaves.

Composição

A composição do produto é facilmente encontrada na parte de trás da embalagem e as letras não são muito pequenas, o que facilita bastante:

“Talc, Zinc Stearate, Magnesium Stearate, Propylparaben, BHT. Pode conter: CI 77491, CI 77492, CI 77891, CI 77499, CI 77019”

Contém glúten? É vegano?

Ao entrar em contato com o SAC do Grupo Boticário, responsável pelo atendimento aos consumidores e consumidoras da Vult, a informação prestada é que o pó HD translúcido não contém glúten, mas é processado em locais e equipamentos compartilhados.

“Caso a alergia do consumidor seja tão severa que apenas traços dessas substâncias podem desencadear uma reação alérgica, recomendamos que este consumidor não utilize nossos produtos pelo fato de nossos equipamentos de produção e envase serem compartilhados. Mesmo tendo nossos processos de limpeza validados, traços de matérias-primas só poderiam ser evitados se o produto fosse feito em equipamento exclusivo”.

Por isso, apesar do produto ser livre de glúten na composição, pessoas celíacas ou com sensibilidade ao glúten podem ter algum sintomas devido à contaminação cruzada.

Já quanto à questão de ser vegano, a marca respondeu:

“Não realizamos testes em animais em nossos produtos e não adquirimos ingredientes e produtos de fornecedores que tenham testado em animais. Porém, ainda não temos 100% do portfólio vegano, mas estamos trabalhando para essa mudança.”

Preço e onde comprar

É bem fácil encontrar o produto, pois lojas de maquiagem, farmácias, mercados e lojas online disponibilizam o pó HD translúcido Vult, quem contém 9g.

Quanto ao preço, a média fica entre R$ 28 e R$ 35, dependendo do estabelecimento.

Como usei

As orientações gerais incluem aplicar o pó com um pincel fofo, destinado a pó. Com movimentos circulares, deve-se passar o produto por toda a pele da face.

Os movimentos circulares auxiliam que o produto não fique concentrado em uma região, deixando-a esbranquiçada.

Ele pode ser aplicado após a base, substituindo o pó compacto, ou sozinho, só para deixar a pele sequinha.

Ao longo do dia, dá para reaplicá-lo, reduzindo o brilho e oleosidade do rosto.

Eu testei o produto em dias diferentes, com e sem base. Por isso, um dia foi para ver sua ação de manter a pele seca e sem brilho, no outro foi de selar a base e segurar a make.

Minhas impressões

Depois de testar com e sem maquiagem, vou contar e avaliar o que achei do pó HD translúcido Vult:

Embalagem

A embalagem é redonda, com 9g de produto, e tampa de rosquear. É um potinho padrão de pó translúcido. Mas eu gostei bastante que entre a tampa de rosquear e o suporte dosador há uma película que funciona como segunda tampa.

Fechada, ela se encaixa nos buraquinhos do pó, lacrando topo o recipiente. Isso faz com que, mesmo com a tampa de rosquear aberta, nem um pózinho se perca — o que é muito fácil de acontecer, já que o produto é bastante fino e leve.

No entanto, ao abrir essa película, pode ser bem fácil desperdiçar o produto, já que os furinhos são um pouco grandes para um produto tão fino. Nessa hora, é preciso atenção.

Nota: 4/5

Textura e aplicação

O pó HD translúcido é daqueles soltinhos e bem fino. A textura é muito boa, pois a camada que ele forma é bem delicada e fácil de espalhar.

A aplicação também é simples, pois, como é bem fino, não preciso muito para que ele deixe a pele uniforme. Só testei a aplicação com pincel, mas usando um gordinho e fofo não tem erro.

Nota: 5/5

Durabilidade e fixação

Testei o produto no frio, por isso, a oleosidade da minha pele estava bem baixa. Ainda assim, achei uma fixação boa, pois, usando o pó para selar a base ou ele sozinho, notei que a pele ficou bem uniforme por bastante tempo.

Com a base, precisei reaplicar o produto no meio da tarde, aproximadamente 8 horas depois de fazer a make.

Logo que passei, senti que o produto adere à pele e reduz imediatamente o brilho.

Nota: 5/5

Cheiro

Não tem cheiro, no entanto, como é um produto leve e soltinho, pessoas com alergia ou sensibilidade podem ficar com o nariz irritado se respirarem perto do produto.

Nota: 5/5

Custo-benefício

O produto tem um preço médio bom quando comparado a outros pós translúcidos do mercado. Sua durabilidade é boa e, dependendo da pele, pode nem ser necessário reaplicar ao longo do dia. 

Como mencionado, o cuidado deve estar no manuseio mesmo, evitando que o pó seja derrubado ou desperdiçado — o que não é muito difícil. Assim, acho que o custo-benefício é adequado.

Pó HD Translúcido Vult estoura no flash?

O pó HD da vult é bem fininho e, no teste do flash, não estourou. Mas é preciso lembrar de aplicar com um pincel fofo e espalhar bem. Se for usar outro método de aplicação, como as esponjinhas, é bom utilizar o pincel para esfumar em seguida, evitando que ele fique acumulado sobre a pele.

Pó HD Translúcido Vult é bom?

Sim! Para quem quer um produto versátil, que possa ser usado tanto com base quanto sozinho, removendo o brilho e oleosidade da pele, o produto é vale a pena.

Acho que os pontos negativos dele ficam principalmente nas características dos pós soltinhos, que são geralmente difíceis de dosar e acabam sendo desperdiçados com facilidade.

Por isso, seja numa make para festas — selando a base — seja para o dia a dia — deixando a pele menos carregada e mais sequinha — o pó HD da Vult é bem adequado.

Outras utilidades para o pó translúcido

Apesar do produto ser, a princípio, indicado para a pele, alguns usos versáteis podem ser bem legais! 

Batom matte

Sabe aquele batom lindo versão cremosa? Para fazer ele ficar matte e durar bem mais, basta aplicá-lo normalmente e finalizar com uma camadinha de pó translúcido. Com a ajuda de um pincel durinho (de olhos ou boca, por exemplo) ou até com o dedo, você só precisa depositar uma fina camada pelos lábios.

Sombra sem medo

Na hora de fazer um esfumado, algumas dicas podem evitar que a make estrague. É bem como que, na aplicação da sombra, o pózinho caia na pele, sobretudo das bochechas. E não tem jeito, se a pele já estiver pronta, provavelmente a sombra vai sujar a base, precisando ser feita de novo.

Um jeito bem simples de evitar problemas é fazendo uma camadinha de pó translúcido abaixo dos olhos e nas bochechas. Depois de terminar a sombra, basta passar um pincel fofo nessa camada de pó e remover todo o resquício de sombra que poderia estragar a base.

Delineador sequinho

Quem usa delineador líquido ou em caneta sabe que nem sempre aquele traço maravilhoso chega intacto ao fim do dia. Para dar uma ajudinha e evitar borrões ou falhados nos olhos basta aplicar uma camada de pó translúcido após terminar o traço.

Assim como na base, o pó vai selar o delineador e deixá-lo sequinho e mais resistente.

____________

Gostou da resenha? Tem alguma dica ou experiência bacana sobre maquiagem ou produtos de cuidados pessoais? Conta pra gente, a equipe do Bleeza adora receber comentários!


Ana Luiza: Redatora do Bleeza e adoro falar sobre produtos e acessórios de maquiagem. Para o uso diário ou uma produção completa, gosto dos que são versáteis e atendem às diferentes situações. Na hora de testar e escolher, o posicionamento da marca, a facilidade em encontrar e a clareza de informações fazem a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *