Você sabe o que são nutricosméticos? Esse tipo de produto promete complementar a ingestão diária de nutrientes, melhorando a aparência da pele, cabelos e unhas.

Quem sofre com a queda de cabelo, por exemplo, pode reforçar o consumo de vitaminas e minerais de maneira prática para incentivar o crescimento saudável dos fios.

Pensando nesse mundo novo de produtos de beleza, a equipe do Bleeza testou o Pantogar Neo e contamos aqui o que achamos, vem conferir.

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é Pantogar Neo?
  2. Qual a diferença do Pantogar e do Pantogar Neo?
  3. Para que serve o Pantogar Neo e quais os resultados prometidos?
  4. Composição: quais os ingredientes indicados na bula?
  5. Como tomar?
  6. Preço: onde comprar Pantogar Neo?
  7. Existe Pantogar Neo manipulado?
  8. Minhas impressões
  9. Quanto tempo para ver os resultados?
  10. Pantogar Neo engorda?
  11. Quanto tempo o Pantogar Neo começa a fazer efeito?
  12. Estou grávida. Posso tomar Pantogar Neo?
  13. Pantogar Neo: funciona? É bom?

O que é Pantogar Neo?

Pantogar Neo é um suplemento alimentar, em cápsulas, à base de vitaminas, minerais e outros nutrientes, indicado para auxiliar no fortalecimento do cabelo e combate à queda capilar. 

Ele promete agir de dentro para fora, pois os ativos ingeridos por meio das cápsulas são capazes de fortalecer o bulbo capilar e assim acelerar o nascimento de novos fios, além de estimular seu crescimento.

Qual a diferença do Pantogar e do Pantogar Neo?

A principal diferença entre Pantogar e Pantogar Neo está na composição dos produtos, pois cada um contém uma combinação diferente de nutrientes.

Enquanto Pantogar leva queratina, cistina, pantotenato de cálcio e associações, o Pantogar Neo é formulado com proteína hidrolisada de Oryza sativa com BCAAs, levedura, vitaminas e minerais.


Ambos são indicados para fortalecimento dos fios e combate à queda capilar, e possuem pantotenato de cálcio e tiamina, mas Pantogar leva também queratina e cistina, enquanto Pantogar Neo contém zinco, biotina e ácido fólico.

Para saber quais nutrientes são mais indicados para o seu caso, é essencial consultar um médico ou nutricionista.

Para que serve o Pantogar Neo e quais os resultados prometidos?

De acordo com a Biolab, o produto “fortalece os fios e auxilia no combate à queda capilar”. Seus nutrientes contribuem para a força e saúde das fibras, prometendo acelerar o crescimento, reduzir a queda e melhorar o aspecto geral do cabelo, como brilho e resistência.

Composição: quais os ingredientes indicados na bula?

Seus principais ativos são Proteína hidrolisada de Oryza sativa com BCAAs + levedura + vitaminas + minerais. Conheça a composição completa:

Proteína Hidrolisada de Oryza sativa, L-leucina, L-valina, L-isoleucina, Levedura, Bisglicinato de Zinco, D-pantotenato de Cálcio, Nitrato de Tiamina, Ácido N-pteroil-L-glutâmico (Ácido Fólico), D-Biotina, Estabilizante Celulose Microcristalina (INS 460i), Antiumectante Dióxido de Silício (INS 551). Composição da cápsula: Gelificante Gelatina (INS 428), Corantes Dióxido de Titânio (INS 171) e Azul Brilhante FCF (INS 133).

Não contém glúten. Pode conter soja e derivados.

Veja como alguns desses nutrientes agem no organismo:

  • Ácido fólico: estimula o crescimento saudável dos cabelos e unhas, além de auxiliar no controle da dermatite e oleosidade.
  • Biotina: age no bulbo capilar, evitando a queda e auxiliando no crescimento. A deficiência desse nutriente pode causar depressão, sonolência, dores musculares, anorexia, descamação da pele, distúrbios cutâneos, conjuntivite e lassidão;
  • Vitaminas do complexo B: ajudam o cabelo a crescer mais rápido, pois aceleram o metabolismo, além de atuar diretamente nos fios para deixá-los mais brilhosos e cheios de vida;
  • Zinco: previne alguns tipos de doenças, como a seborreia e caspa. Além disso, contribui para o crescimento saudável dos fios e regulação da produção de sebo nos folículos capilares.

Informação nutricional

Porção de 1,78g (2 cápsulas)
Quantidade por porção% VD (*)
Valor energético6,8kcal =28,6kJ3,4%
Proteínas1,0g1%
Zinco2,5mg36%
Tiamina1,2mg100%
Ácido pantotênico5,0mg100%
Ácido fólico240µg100%
Biotina30µg100%
L-leucina234mg10%
L-valina156mg10%
L-isoleucina120mg10%

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Como tomar?

Recomenda-se a ingestão de 2 cápsulas ao dia. Cada embalagem do produto contém 60 cápsulas, quantidade indicada para um mês de uso. A duração do tratamento vai depender da indicação de profissionais de saúde responsáveis.

Preço: onde comprar Pantogar Neo?

O Pantogar Neo está disponível em farmácias e lojas especializadas a partir de R$87,29*. Também pode ser adquirido no Consulta Remédios.

*Pesquisa realizada em 13/02/2020. Os preços podem sofrer alterações.

Existe Pantogar Neo manipulado?

É possível encomendar uma versão manipulada do produto em farmácias de manipulação, desde que haja a receita correta prescrita por um(a) profissional habilitado(a). Mas atenção: o processo de produção e encapsulamento dos componentes também influencia na eficácia, então os efeitos podem variar.

Minhas impressões

Tomei Pantogar Neo por um mês (uma caixa completa) e observei se houve alteração na queda, crescimento e fortalecimento do cabelo. Aqui te conto o que achei sobre algumas características do produto, avaliando cada uma com uma nota de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom).

Embalagem

A caixa vem com 60 cápsulas divididas em 5 cartelas, cada uma com 12 cápsulas embaladas em dupla. Ou seja, cada cartela tem 6 porções.

Como as 2 cápsulas que compõem a porção ficam juntas, é fácil controlar a quantidade diária a ser ingerida. A divisão por cartelas também facilita, pois no caso de uma viagem, por exemplo, é possível levar apenas a quantidade correspondente.

Não tem bula, apenas as indicações de consumo e informações específicas, como a tabela nutricional. Apesar de não faltar nenhuma informação, achei que poderia explicar melhor como agem os componentes e o que esperar do tratamento. 

Também senti falta de uma orientação referente ao período durante o qual o produto deve ser consumido: não consta nem mesmo a instrução para buscar orientação médica em relação a isso.

Nota: 4/5

Comprimidos

As cápsulas são grandes, semelhantes às de um remédio para dor de cabeça. Isso dificulta um pouco o consumo, mas nada excessivo — só é desconfortável engolir as duas juntas, mas não tem problema tomar uma de cada vez.

Elas não têm gosto, nem cheiro e não senti nenhum efeito colateral após a ingestão.

Nota: 4/5

Custo-benefício

Levando em consideração que cada caixa vem com uma quantidade suficiente para 30 dias de uso e que custa cerca de R$99, não dá para dizer que Pantogar Neo ofereça um bom custo-benefício. 

Principalmente quando consideramos que é muito provável o tratamento se estender por meses, fica inviável para muita gente. Ainda que seu custo de produção seja alto, é possível encontrar versões manipuladas por um preço mais em conta.

Nota: 1/5

Quanto tempo para ver os resultados?

É importante frisar que o tempo de uso vai depender de cada caso, e para identificar quais são as suas necessidades, é preciso consultar um(a) médico(a). Em cerca de um mês de uso já é possível observar o nascimento de novos fios e uma redução na queda, mas diferenças no comprimento do cabelo só devem aparecer após 3 meses de consumo do produto ou mais.

Eu tomei durante um mês e realmente percebi um aumento na quantidade de fios, que ainda estão curtinhos, portanto vou precisar continuar tomando se quiser que eles cresçam e, principalmente, cresçam fortes.

Também achei que, após umas 2 semanas, começaram a cair menos, mas ainda caem em grande quantidade. Mas não houve alteração no crescimento, nem na saúde geral dos fios. 

Entretanto, preciso dizer que notei uma diferença gritante no crescimento das unhas. Passei a cortá-las com mais frequência e estão duras, como se os nutrientes realmente estivessem agindo no seu fortalecimento.

Pantogar Neo engorda?

Assim como outros nutricosméticos e suplementos alimentares, ele por si só não causa aumento de peso. Cada porção contém 6,8kcal, quantidade que representa menos de 4% das calorias que nosso corpo precisa diariamente. Sua composição também não leva ativos capazes de aumentar o apetite ou outro efeito relacionado.

Portanto, Pantogar Neo não engorda. Caso haja aumento de peso durante o tratamento, é necessário consultar um(a) médico(a) para verificar o motivo, pois é possível que o produto não esteja sendo consumido corretamente ou que haja outros problema de saúde interferindo.

Hipotiroidismo, por exemplo, é uma doença que pode causar perda de cabelo e ganho de peso, então seu tratamento deve ser hormonal, não apenas nutricional.

Quanto tempo o Pantogar Neo começa a fazer efeito?

Com o uso correto, Pantogar Neo pode começar a fazer efeito a partir do primeiro mês de consumo. Nesse período, é possível notar o surgimento de novos fios de cabelo e diminuição na queda.

Após três meses de uso, o produto já é capaz de resultar em cabelos mais longos e fortes. Porém, cada pessoa pode apresentar uma reação diferente e até mesmo não observar nenhum resultado, já que nem sempre o problema está relacionado à ingestão de nutrientes e sim a alguma outra condição.

Estou grávida. Posso tomar Pantogar Neo?

De acordo com a Biolab, Pantogar Neo pode ser consumido por gestantes, pois não possui contraindicações. Porém, é essencial que seu consumo seja feito sob a devida orientação e supervisão médicas. Isso porque a gravidez demanda cuidados que somente o médico ou médica responsável pode auxiliar!

Pantogar Neo: funciona? É bom?

Comigo, Pantogar Neo não funcionou muito bem. Como citei ali em cima, notei diferença nas unhas, nos novos fiozinhos e uma leve melhora na queda, mas essa diferença não vale o preço do produto. 

Tirando o crescimento e fortalecimento das unhas, que realmente foram impactados, os outros benefícios poderiam ser fruto de hábitos mais saudáveis, como uma alimentação balanceada, ou até fatores externos.

Conversei com minha dermatologista que me explicou que de fato os efeitos tendem ser mais visíveis a partir do terceiro ou até sexto mês do tratamento. Para mim, isso significa um investimento financeiro muito alto.

Pode ser uma opção para pessoas que buscam fortalecer os fios após sofrer com anemia ou quimioterapia, por exemplo. Mas se seu objetivo é apenas ter madeixas mais longas, cheias e saudáveis, prepare-se para investir por um período prolongado. E só depois de conversar com profissionais de saúde!


Você já usou Pantogar Neo ou outros nutricosméticos que prometem fazer o cabelo crescer? Compartilha com a gente, vamos adorar receber sua opinião!

Quer ver alguma resenha diferente aqui no Bleeza? Mande sua sugestão nos comentários!


Julia Willich: Sou redatora do Bleeza e ligada em natureza, por isso adoro produtos naturais, veganos e orgânicos. Só uso cosméticos cruelty-free e sempre levo em conta o impacto ambiental da marca, além de considerar aspectos como qualidade, durabilidade e compatibilidade: no meu caso, produtos para pele seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *