O olho esfumado é uma técnica de maquiagem clássica, capaz de destacar ainda mais uma produção de festa ou até para o dia a dia.

O “esfumar” nada mais é do que suavizar as marcas e linhas da maquiagem, nesse caso, da make dos olhos. Geralmente, usa-se movimentos de vai e vem ou circulares.

Para fazê-lo, é possível utilizar lápis ou sombra e investir no uso de pincéis, um com ponta mais chata para aplicar e outro mais fofo para esfumar.

Você saberá que fez um olho esfumado perfeito quando não conseguir visualizar onde começa e termina uma sombra, como um efeito degradê.

A cor utilizada pode variar, sendo bastante comum o esfumado marrom e preto, mas as cores nudes ou coloridas têm ganhado espaço.

Quer saber como fazer essa maquiagem? Confira o passo a passo abaixo e dicas essenciais:

Como esfumar os olhos?

Antes de começar a esfumar os olhos, é preciso pensar em quais materiais serão usados e quais as cores — que podem ser únicas ou combinadas entre si.


Há quem goste mais do efeito ou trabalhe melhor com sombra, outras pessoas preferem esfumar o lápis. Por isso, confira como fazer nos dois casos:

Com lápis

O esfumado feito com o lápis é bem simples, sendo uma opção para quem ainda é iniciante e deseja treinar a técnica sem precisar de várias sombras.

Para isso, basta utilizar o lápis como se fosse fazer um delineado. Trace uma linha rente aos cílios e com um pincel mais durinho esfume logo em seguida.

É preciso ser rápido para esfumar porque o lápis pode secar na pele muito rápido, tornando mais difícil de espalhá-lo na pálpebra.

Em relação à sombra, o lápis deixa uma camada mais densa ou mais pesada, sendo ideal para quem quer uma cobertura mais marcada.

Leia mais: Maquiagem para a noite: dicas simples para festa ou casamento

Com sombra

Um dos esfumados clássicos com a sombra é feito com três cores (base, intermediária e principal), mas isso pode variar bastante dependendo do resultado que se quer alcançar.

Em maquiagens mais elaboradas, além do uso das sombras, também é possível completar com uso de glitter, delineador e até mesmo o lápis de olho.

Uma vantagem do uso da sombra é que esse é um material que espalha e se mistura muito bem na pele, diferente do lápis que mais rápido.

Muitas vezes, para quem está começando a treinar, a sombra pode ser mais simples devido à facilidade de misturar-se a outras cores e produtos.

Passo a passo simples: como fazer um degradê?

Existem diferentes formas de se fazer um esfumado. No entanto, para quem está iniciando, é legal conhecer um passo a passo simples de ser seguido e a partir dessas dicas, ir aprimorando a técnica. Confira como fazer um esfumado básico:

Comece preparando os olhos

Antes de começar o esfumado em si, é preciso preparar a pálpebra para receber os produtos. Esse passo é importante para que o esfumado fique com um bom acabamento e que a fixação seja maior.

Alguns profissionais indicam o uso de corretivos ou fixadores de sombra, mas em alguns casos esse aspecto mais úmido da pele pode atrapalhar na hora de esfumar.

Por isso, é interessante testar qual técnica funciona melhor para você.

Leia mais: Resenha Primer Ruby Rose Studio Perfect: é bom para pele oleosa?

Hora da sombra base

O segundo passo é definir qual a sombra de fundo. Para isso, é possível escolher entre as mais coloridas (rosas, alaranjadas e cor de pêssego) e também nos tons mais neutros, como o marrom.

Essas cores funcionam como uma base para a sombra que será aplicada por cima, compondo uma transição mais suave entre os tons.

Na hora de aplicar, o ideal é usar um pincel com a ponta mais chata e firme. Para aplicar a sombra, realize movimentos de “vai e vem” na pálpebra móvel. Para esfumar, use um pincel mais fofinho.

Não é necessário aplicar muita sombra base no côncavo, pois a base intermediária e principal vão cobri-la.

Passe a sombra intermediária

A sombra intermediária é a de transição entre a cor de fundo e a principal. Não existe regra na escolha das cores, sendo algo que depende da preferência de cada pessoa.

Todas elas podem ser usadas nessa técnica e combinadas entre si.

Com o uso de um pincel fofinho, mas um pouco menor do que o uso do passo anterior, repita a aplicação da sombra nas pálpebras com os mesmos movimentos.

Passe o produto até o centro dos olhos, espalhando até onde será depositada a sombra mais escura;

Esfume com a cor principal

A cor principal é a de maior destaque no esfumado. Ela deve ser aplicada no canto externo do olho, como se fosse criado um V lateral, contornando o côncavo.

Com movimentos circulares, esfume a sombra até que fique mesclada com as cores base e intermediária.

O pincel mais recomendado para a aplicação é o pincel com uma ponta mais chata, pois ajuda a depositar melhor o produto no local desejado.

Depois, para esfumar, o melhor é usar um pincel mais fofinho.

É importante que o esfumado seja bem feito, para não ficar nenhuma marcação. O acabamento ideal é um degradê, isto é, uma transição suave entre as cores da sombra base, intermediária e principal.

Esfumado na parte inferior dos olhos

Na parte inferior dos olhos, o processo é parecido com o que é feito na parte superior da pálpebra, mas o ideal é utilizar pincéis menores e mais finos, como o chanfrado.

Para deixar ainda mais marcado, é possível passar o lápis de olho fora da linha d’água, para esfumar também.

Veja como o esfumado na parte inferior valoriza a make:

Finalize com delineador e rímel

Para deixar o olhar ainda mais marcante, aposte no uso de um rímel ou cílios postiços. Também é um complemento o uso de um delineador.

Maquiagem com olho esfumado: simples ou dupla

Quando se trata de maquiagem, não existem regras ou padrões. A maquiagem é também criatividade e uma forma de expressar-se.

Por isso, na hora de fazer um olho esfumado, existem vários caminhos que podem ser seguidos.

Entretanto, mesmo sabendo disso, há alguns modelos clássicos e que funcionam bem em diferentes tipos de pele, formatos de olhos e rostos.

São alguns exemplos os esfumados pretos, marrom com dourado, rosa e com glitter. Veja algumas inspirações:

Preto

Também é chamado de smokey eye, sendo uma maquiagem coringa.

Pode ser feita de forma mais carregada, mas também é possível trabalhar um esfumado preto mais leve.

Outra sugestão é:

Marrom e dourado

O esfumado dourado e marrom é uma combinação bem comum também, que harmoniza com diferentes tipos de pele e cores dos olhos:

Com brilho e destaque ao cano interno:

Rosa

Esse esfumado pode ser feito apenas com diferentes tons de rosa, mas também em combinações com outras cores, como o preto e marrom.

Azul

Para fugir um pouco dos esfumados mais clássicos, como é o preto e o marrom, o azul também pode ser uma opção. Veja um modelo para inspirar-se:

Olho esfumado com glitter

Para quem deseja um acabamento mais iluminado, há a opção de um esfumado com glitter:

Apostar no delineado realça a make:


O olho esfumado é uma das principais opções de maquiagem para festas e para eventos noturnos.

É uma técnica simples, versátil e que deixa o olhar ainda mais destacado. Mostramos aqui um passo a passo simples e modelos de inspiração.

Compartilhe nosso artigo e continue conferindo nossas dicas de beleza.


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *