Se você já teve uma noite de sono ruim, provavelmente teve que lidar com círculos escuros sob os olhos no dia seguinte. Mas afinal, o que são as olheiras?

Elas podem ter diferentes causas e tratamentos, e ainda são classificadas por tipo. Por isso, antes de tentar medidas caseiras para lidar com o problema, é importante descobrir em qual caso você se encaixa primeiro.

Não tem problema se você não conhece os tipos de olheira: a equipe do Bleeza foi atrás de todas as informações que você precisa conhecer. Aqui te contamos mais sobre o assunto e como resolver as temidas manchas escuras.

Publicidade

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que causa olheiras?
  2. Tem como tratar em casa?
  3. Creme e outros cosméticos podem amenizar as olheiras?
  4. Quais os tratamentos estéticos para eliminar as olheiras?
  5. Como evitar que elas apareçam?

O que causa olheiras?

Olheiras são uma concentração atípica de vasos sanguíneos ou melanina na região abaixo dos olhos. Elas são caracterizadas por manchas escuras, que podem ser roxas ou marrons, mas com diferentes causas e, consequentemente, tratamentos.

Elas podem ter origem genética: quem tem pele negra ou origem árabe pode notar uma concentração mais forte das olheiras. É importante lembrar que nesse caso é uma questão hereditária, não necessariamente relacionada a agentes externos.

Ainda é possível que sejam consequência de problemas de saúde, como doenças, ou até do uso de alguns remédios. Então, sempre consulte um(a) médico(a) e leia a bula.

Porém, as causas mais comuns das olheiras são a má circulação sanguínea e o excesso de melanina.


Esses problemas podem ser resultado de hábitos diários: a falta de sono é a causa mais conhecida, mas as manchas podem ter origem na alimentação, no consumo de cigarros e álcool, na falta de proteção solar e até no estresse. 

Todos esses fatores podem levar à baixa circulação do sangue e/ou à concentração de pigmentação (sim, é possível ter diferentes tipos de olheiras ao mesmo tempo).

Para você entender o que está causando suas olheiras, o primeiro passo é saber mais sobre cada uma delas.

Olheiras vasculares ou roxas

São causadas pela má circulação do sangue, que leva ao acúmulo de vasos, causando um tom intenso de roxo ou azul. Também é comum em pessoas com pele fina e clara.

Olheiras pigmentares

Possuem tons de marrom, sendo mais escuras que as vasculares. Causas pela hiperpigmentação local, ocorrem com mais frequência em peles escuras.

Olheiras profundas

Criam um efeito de profundidade sob os olhos, e são causadas por falta de volume, que pode ser resultado da genética, do envelhecimento ou da perda de peso, quando a região perde seu preenchimento natural.

Bolsas inchadas abaixo dos olhos: pode ser olheira?

Por incrível que pareça, o inchaço sob os olhos não é considerado olheira: o que ocorre é a formação de bolsas de gordura. 

É possível que as olheiras venham acompanhadas de inchaço, mas quando ele ocorre sozinho, é um problema diferente. Nesse caso, o tratamento deve ser feito com profissionais de saúde, e pode ser até mesmo cirúrgico.

Tem como tratar em casa?

Justamente porque existem muitos tipos de olheiras, são muitos os tratamentos disponíveis. Antes de iniciar qualquer intervenção, converse com um(a) dermatologista para saber qual é o seu caso. Afinal, você não quer jogar dinheiro fora comprando um produto ineficaz para a sua situação, né?

Mas, se você precisa de uma medida de emergência para disfarçar as manchinhas, existem técnicas caseiras que suavizam as olheiras e reduzem o inchaço. Vale lembrar que esses tratamentos alternativos não substituem a abordagem clínica, já que tendem a ter efeito imediato, mas não a longo prazo.

Veja os métodos mais comuns para tratar olheiras em casa:

Compressas frias

Podem ser feitas com bolsas de gelo, água gelada ou outras aplicações frias na região afetada. As baixas temperaturas ajudam a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos, suavizando o aspecto dos olhos. Bastam dez minutinhos para você sentir a diferença.

Rodelas de pepino

Não é coisa de filme: o pepino contém propriedades antioxidantes e ajuda a diminuir a aparência dos vasos, além de melhorar o aspecto da pele como um todo. 

Publicidade

Para potencializar o efeito, mantenha o pepino em geladeira e use-o quando estiver geladinho, assim você combina as propriedades dele com a ação da compressa fria.

Chá de camomila

Seu efeito é semelhante ao pepino, com o bônus de ter função clareadora. Aplique um sachê de chá (já frio, para não queimar sua pele) sobre cada olho e deixe por alguns minutos. Se puder guardar o sachê em geladeira antes do uso, melhor ainda.

Massagem

Essa é uma técnica vantajosa porque não exige nada mais que suas mãos. Ao aplicar seu hidratante matinal, use as pontas dos dedos para massagear a região dos olhos com movimentos de dentro para fora. Comece pela região perto do nariz e dê toques suaves até chegar nas têmporas.

Você também pode investir em um massageador facial: em formato de rolo ou bolinhas, ele estimula a circulação local, combatendo as olheiras. A dica de ouro é guardá-lo na geladeira, para que ele atue também como compressa fria.

Creme e outros cosméticos: podem amenizar as olheiras?

Os cremes antiolheiras ocupam muitas prateleiras em farmácias, mas nem sempre são eficazes. Se as olheiras forem causadas por pigmentação ou por profundidade, o creme pode sim amenizar o problema, atuando como clareador e/ou preenchedor. Ele também é capaz de hidratar a região, melhorando seu aspecto como um todo.

Porém, se o problema for circulatório, o creme não vai fazer efeito nenhum. Por isso é tão importante saber qual é o seu tipo de olheira antes de investir em dermocosméticos.

Caso queira apostar nos cremes e séruns, procure pelas versões com ácido glicólico, kójico, hialurônico ou ascórbico (a vitamina C), pois eles contam com propriedades clareadoras e renovadoras. 

Não se esqueça de marcar uma consulta médica antes de começar o tratamento, para garantir que sua pele pode receber os ativos.

Separamos algumas sugestões de produtos para controlar as olheiras, conheça:

Sérum Pigmentclar La Roche-Posay

O Sérum Pigmentclar La Roche-Posay promete reduzir as manchas e melhorar a circulação local, além de iluminar a região. É formulado com ativos antioxidantes, como ácido ferúlico, e cafeína, que estimula a microcirculação.

Gel Clareador Profuse Clair Olhos Correct Color

O Gel Clareador Profuse Clair Olhos Correct Color ajuda a disfarçar as olheiras enquanto promove efeito suavizante imediato. Também reduz o inchaço e inibe a síntese de melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Sérum Clareador Facial Avène D-Pigment

O Sérum Clareador Facial Avène D-Pigment conta com ativos despigmentantes que ajudam na renovação celular, melhorando a aparência da pele ao redor dos olhos.

Máscara para Olhos Ricca Keep Calm & Xô Canseira!

A Máscara para Olhos Ricca Keep Calm & Xô Canseira! promove efeito relaxante que ajuda a minimizar o aspecto de cansaço. Ela conta com ácido hialurônico e pepino.

Gel para Contorno dos Olhos Payot Antifatigue

O Gel para Contorno dos Olhos Payot Antifatigue ajuda na redução de olheiras e bolsas, além de proporcionar elasticidade e firmeza para a pele.

Clareador de Olheiras Adcos Melan-Off

O Clareador de Olheiras Adcos Melan-Off é formulado com diferentes ácidos e ajuda a combater e prevenir diferentes tipos de olheira, inclusive a vascular e a pigmentar.

Gel Creme para Área dos Olhos Tracta Vitamina C

O Gel Creme para Área dos Olhos Tracta Vitamina C é indicado para uniformizar o tom da pele, reduzir o inchaço na área dos olhos, hidratar e firmar a região.

Máscara para Olhos Océane Hydrogel Eye Mask

A Máscara para Olhos Océane Hydrogel Eye Mask promete suavizar as olheiras e proporcionar um aspecto jovem e descansado para a pele ao redor dos olhos.

Máscara de Pepino para os Olhos Océane Cucumber Eye Pads

A Máscara de Pepino para os Olhos Océane Cucumber Eye Pads é à base de pepino, ajudando a disfarçar os sinais de cansaço, inclusive olheiras e inchaço sob os olhos.

Gel Roll-on para Área dos Olhos Panvel Faces

O Gel Roll-on para Área dos Olhos Panvel Faces age diretamente na prevenção de olheiras, além de possuir ativos antienvelhecimento que melhoram a aparência da pele.

Quais os tratamentos estéticos para eliminar as olheiras?

Além dos produtos de uso tópico, existem tratamentos em consultório que podem ajudar na redução das olheiras. Eles prometem auxiliar tanto nos casos de hiperpigmentação quanto nos causados por má circulação.

Publicidade

Como devem ser realizados por profissionais, os procedimentos só devem ser feitos após avaliação do seu quadro. Os mais populares são:

  • Aplicação de laser;
  • Luz pulsada;
  • Drenagem linfática;
  • Preenchimento.

Cada um atua de maneira diferente, por isso é necessário o aval de médico ou médica.

Como evitar que elas apareçam?

Assim como é preciso saber o seu tipo de olheira para prescrever o tratamento, a prevenção também varia quadro a quadro. Por isso, identifique o que está causando o problema para então atacá-lo pela raiz.

A boa notícia é que existem técnicas universais para ajudar a prevenir as manchinhas e manter seu rosto descansado, mas lembre-se que alguns casos são inevitáveis, como a questão genética.

Boa noite de sono

Seu corpo precisa descansar, e sua pele também. Procure manter uma rotina saudável de sono, com oito horas por noite. Não se esqueça da qualidade do sono, que também interfere na cútis.

Alimentação

O excesso de alimentos com sódio e também de bebidas alcoólicas é um dos responsáveis pelas olheiras, entre outros problemas. Procure manter uma alimentação balanceada, priorizando o consumo de água e comidas naturais.

Hidratação local

A hidratação é uma etapa essencial da rotina de cuidados com a pele, e ela afeta também as olheiras.

Cuidando da sua saúde cutânea como um todo, você previne também as manchas. Invista em produtos específicos para a área dos olhos, pois eles vão repor a umidade natural da região, estimular a produção de colágeno e evitar o ressecamento.

Proteção solar

A exposição ao sol é uma grande causadora de manchas, inclusive das olheiras. Muitas pessoas têm o hábito de passar protetor na face, mas se esquecem da área dos olhos. Então, trate de investir em protetores e cremes ou maquiagem com filtro solar, assim você cuida também dessa região tão delicada.

Skincare

Alguns maus hábitos, como dormir de maquiagem, podem prejudicar sua pele e provocar manchas indesejadas. Por isso, seja consistente no seu cuidado diário, mantendo a pele limpa, hidratada e protegida com os produtos recomendados para o seu caso.


Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para prevenir e combater as olheiras. Você também sofre com as manchas sob os olhos? Conta pra gente como faz para contornar esse problema!


Julia Willich: Sou redatora do Bleeza e ligada em natureza, por isso adoro produtos naturais, veganos e orgânicos. Só uso cosméticos cruelty-free e sempre levo em conta o impacto ambiental da marca, além de considerar aspectos como qualidade, durabilidade e compatibilidade: no meu caso, produtos para pele seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *