Mesmo sabendo que não é certo dormir de maquiagem, muitas pessoas ainda mantêm esse hábito — seja por preguiça, falta de vontade ou simplesmente por pensar que não há problema nenhum.

Porém, tirar a maquiagem antes de dormir é algo que precisa fazer parte da rotina de quem usa, pois a pele sofre muito quando não fazemos isso. 

Confira a seguir o que acontece com a nossa derme quando não temos esse cuidado:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Por que é importante tirar a maquiagem antes de dormir?
  2. Qual a melhor forma de tirar a maquiagem?
  3. Dicas para cuidar da pele antes de dormir

Por que é importante tirar a maquiagem antes de dormir?

Durante o período do nosso sono, a pele está livre de seus principais agressores: poluição, estresse, fadiga, exposição à luz (solar e artificial), etc. Sendo assim, é nesse momento em que ela pode descansar e se autorreparar.

Por isso, é importante que ela esteja livre também de componentes que possam ser prejudiciais a seus processos naturais. 

A maquiagem é um desses fatores que pode atrapalhar a reparação da derme. Entenda o que realmente acontece com a sua pele quando você não tira a make antes de dormir:

O processo reparatório das células é interrompido

Como mencionado, é à noite que a pele está livre de impactos externos e pode se regenerar de forma plena. Porém, quando a obstruímos com maquiagem, estamos impedindo que o processo reparatório das células aconteça adequadamente.


Com o tempo, isso leva ao envelhecimento precoce e, mais imediatamente, ao ressecamento e sensibilidade da derme.

A oleosidade aumenta

Não é novidade que a oleosidade da pele aumenta quando dormimos de maquiagem. Isso ocorre porque além dela manter os poros fechados (impedindo a respiração da derme), quando não removemos a make, consequentemente não nutrimos a pele devidamente.

Com isso, as glândulas sebáceas passam a produzir mais óleo — a fim de suprir a desidratação. Consequentemente, aumentam as espinhas e os cravos de forma quase que imediata.

Vale destacar também que a maquiagem, quando não removida, deixa os poros entupidos. O que, além de formar os cravos, faz com que os poros fiquem mais dilatados e aparentes.

A pele resseca e fica opaca

Apesar da produção de oleosidade na pele aumentar, quando não temos o cuidado de tirar a maquiagem e nutrir adequadamente nossa derme, ela fica ressecada e opaca.

Isso ocorre porque falta hidratação e nutrientes. Além disso, como mencionado, a pele não consegue se autorreparar e regenerar corretamente quando há resquícios de impurezas obstruindo os poros.

Favorece o envelhecimento precoce e manchas

Todos esses fatores mencionados, em especial o ressecamento, favorecem o envelhecimento precoce da pele. Além disso, se você deseja remover manchas, é importante saber que a eficácia neste tratamento diminui muito quando dormimos com maquiagem. 

Quando a derme está ressecada, é comum que fique mais repuxada e que não consiga fazer a síntese do colágeno — responsável por dar firmeza e elasticidade a nossa pele.

Com relação às manchas, para quem deseja remover ou diminuir marcas no rosto (causadas por melasma, acne, etc), é imprescindível deixar com que a pele descanse e se repare corretamente no período noturno. Pois, apenas a partir da regeneração celular é possível eliminar manchas cutâneas.

Os cílios enfraquecem e caem

Nossos cílios são responsáveis por proteger os olhos da poeira, poluição ou qualquer outra impureza do ambiente que possa irritar os olhos. Por isso, são muito importantes para prevenir problemas que possam afetar a região ocular.

Entretanto, quando dormimos de rímel (ou sombra, lápis, delineador, etc), a maquiagem se mistura com todas essas impurezas. Além de enfraquecer os cílios, isso também aumenta muito as chances de infecções oculares.

Se você já dormiu com máscara de cílios, provavelmente acordou sentindo um pouco de coceira, desconforto, inchaço nas pálpebras ou até vermelhidão nos olhos — o que é muito prejudicial para a saúde dessa região.

Qual a melhor forma de tirar a maquiagem?

Não existe uma única forma de remover a maquiagem. De forma geral, o ideal é realizar esse passo, independente de como você fizer isso.

Você pode optar pelo método que combinar melhor com a sua pele e rotina. Por exemplo, há opções como óleos de limpeza, demaquilante líquido, lenços demaquilantes, água micelar e até mesmo o próprio sabonete líquido.

Nesse sentido, você pode conferir algumas opções de produtos ideias para remover a make:

Uma dica na hora de realizar esse passo é sempre lavar o rosto com sabonete líquido após passar o demaquilante. Isso porque alguns produtos podem deixar resquícios no rosto, o que não seria ideal.

Dicas para cuidar da pele antes de dormir

Agora que você já sabe sobre a importância de higienizar bem a pele e tirar toda a maquiagem antes de dormir, podemos pensar no passo seguinte: os cuidados noturnos.

Conforme mencionado, é durante a noite que a pele melhor absorve os nutrientes que fornecemos a ela. Isso pois é nesse momento que ela está livre de interferências externas e pode plenamente se autorreparar.

Então, aposte nos cuidados noturnos com a sua pele. Comece escolhendo um creme ou sérum de ação noturna para aplicar todos os dias antes de dormir. Veja algumas opções:

Muitos desses e outros produtos já contam com ação anti-idade. Porém, se você desejar, pode optar por incluir em sua rotina noturna algum produto com essa ação.

Além disso, o período da noite também é ideal para fazer tratamento com ácidos como o retinol, muito indicado por dermatologistas para ajudar na regeneração celular. Também pode ser um bom momento para aplicar um creme na área dos olhos ou uma máscara facial.

Vale destacar que contar com a ajuda de um(a) profissional especializado em dermatologia é muito importante para quem deseja manter uma pele saudável, jovem e com boa aparência.


É importante lembrar que a pele é um órgão e nunca para de trabalhar — e o período da noite é o melhor para que ela possa se regenerar. Por isso, não esqueça de sempre remover corretamente a sua maquiagem e nutrir bem a pele.

Continue acompanhando o Bleeza para mais informações sobre autocuidado e beleza!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *