Cortar os cabelos pode ser considerado liberdade para algumas pessoas ou até mesmo o pior terror para outras. Mas será que existe uma época boa para cortá-los? A lua influencia no resultado? 

São muitas as dúvidas quanto à época para cortar as madeixas. O Bleeza fez suas pesquisas e juntou algumas respostas aqui, leia e descubra:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

Publicidade
  1. Existe uma época melhor para cortar o cabelo?
  2. Lua influencia no corte do cabelo: mito ou verdade?
  3. O que influencia no corte de cabelo?
  4. De quanto em quanto tempo devo cortar o cabelo?

Existe uma época melhor para cortar o cabelo?

Se estamos falando de época do ano, então a resposta é não, não existe. Mas em relação  a quanto tempo você tirou as pontas, então sim, pode ser que esteja na hora de cortar o cabelo novamente.

Para saber quando é hora, podem existir alguns sinais, que os próprios fios apresentam, indicando que está no momento de passar a tesoura.

Caso seu cabelo seja ondulado ou cacheado, e não faça mais aquele volume incrível como você gosta, pode ser que ele cresceu tanto que acabou “pesando”. 

Isso mesmo, o cabelo pode ficar pesado e quanto mais longo, com mais peso ele fica, fazendo com que os cachos sejam puxados para baixo, diminuindo a curvatura.

Para isso basta ir em um profissional especializado para tirar tudo o que impede que seu cabelo faça volume. 


Pontas duplas ou muito danificadas, também podem ser fatores decisivos na hora do corte. Afinal, tem quem não goste de ficar com as pontas danificadas, o que pode atrapalhar em muitas finalizações, dando a aparência de cabelos não saudáveis.

Se passou muito tempo desde a última vez que cortou, e os fios não estão mais com um corte aparente — caso deseje —, esse é o momento de mudança. Você pode escolher entre renovar o corte ou fazer uma mudança mais radical.

Lua influencia no corte do cabelo: mito ou verdade?

Por acaso você já ouviu falar que a lua pode influenciar no seu corte de cabelo? Essa é uma crença muito antiga que vem passando de geração em geração.

E não é sem fundamento! Como já é comprovado, as fases da lua influenciam nas grandes marés, e por isso muitas pessoas acreditam que ela pode influenciar em outros aspectos.

Por exemplo, na gravidez e fertilidade — dizem que engravidar em certos períodos do ano pode ajudar a definir o sexo da criança.

Por não existirem comprovações científicas de que a lua influencia no corte de cabelo, isso pode ser considerado mito. Mas a astrologia aposta o contrário.

Segundo os astrólogos, não só a lua influencia, mas também cada fase apresenta um resultado diferente de como seu cabelo pode ficar.

A medida que ocorrem os movimentos dos astros, é possível ver a lua de diferentes formas, classificadas em quatro fases, que são: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma delas pode ter uma duração de 8 a 70 dias.

Descubra aqui o que a astrologia acredita que cada ciclo da lua pode mudar a data do seu encontro com a cabeleireira.

Nova

A lua nova é aquela que não aparece no céu durante a noite, pois está entre o sol e a terra, por isso não recebe luz. Porém pode ser aparente durante o dia.

Segundo os astrólogos, essa fase representa uma época de renovação e simboliza um período fértil para novas ideias e novidades.

Por isso pode ser considerada a fase ideal para fazer mudanças mais radicais e uma renovação total no visual.

Pode ser um corte ou até mesmo uma nova cor, a lua nova traz fios novos e fortalecidos.

Publicidade

Crescente

Quando a lua está em sua fase crescente, ela aparece em formato de semicírculo no céu. E como o próprio nome já indica, ela cresce um pouquinho a cada noite.

Representa uma época de saúde, e é por isso que as pessoas acreditam que cortar os fios durante essa lua faz eles crescerem mais rápido, fortes e saudáveis.

Quem procura cabelos longos, aparar as pontas durante a lua crescente parece ser uma boa ideia.

Cheia

A lua cheia é aquela que aparece redonda, brilhante e completa no céu da noite.

Cortar os fios nessa época pode significar cabelos mais volumosos, cheios, fortes e brilhantes, assim como a lua, sendo boa para quem tem cabelos finos e sem volume.

Para um efeito ainda mais potencializado, dizem que é ideal cortar no primeiro dia de lua cheia, pois é quando ela aparece mais completa no céu.

Ainda nessa época, os poros dos fios ficam mais dilatados, proporcionando uma melhor fixação da hidratação.

Mas cuidado, a astrologia também diz que nesse período as pessoas ficam mais impulsivas e com tendência a terem atitudes mais radicais, e isso pode acabar em arrependimentos grandes. Por isso, opte por um corte seguro ou apenas apare as pontas.

Minguante

A lua minguante é aquela que aparece como um semicírculo que geralmente surge no céu somente no meio da noite e vai diminuindo dia após dia.

É o momento em que cortar o cabelo pode fazer perder o volume e crescer mais devagar, pois os fios perdem a força.

Por isso, é a época ideal para pessoas com cabelos curtos e franjas cortarem os fios, pois são cortes que necessitam de muita manutenção, e com os fios crescendo mais devagar, o corte dura muito mais tempo.

Apesar da lua parecer uma grande influência, e um ponto a ser observado por algumas pessoas, ainda existem outros fatores que podem interferir na hora de cortar os fios, e que realmente apresentam diferença no resultado do corte.

O que influencia no corte de cabelo?

Para tomar a decisão de cortar as madeixas é necessário levar em conta alguns aspectos.

Pontas duplas

Cabelos com muita química, como tintura, clareamento ou alisamento, podem ficar muito danificados com o tempo pois a química altera a porosidade dos fios, deixando eles fracos, com tendência à quebra, pontas duplas ou com toque seco.

Se seus fios apresentam essas características, pode estar na hora de segurar um pouco a química e optar por tratamentos de reconstrução e hidratação, para fortalecer ainda mais.

Mas caso queira um resultado mais rápido, ou até mesmo as pontas estejam tão danificadas que nem hidratação salva, cortar pode ser uma excelente opção.

Assim, seus cabelos podem crescer mais fortes, isso porque o fio não precisa mandar força para recuperar as pontas danificadas, podendo investir em crescer mais resistentes.

Em casos de cabelos cacheados, por exemplo, é indicado cortá-los secos, pois isso pode influenciar no resultado. Dessa forma, é possível ir dosando o comprimento, porque cabelos cacheados, quando molhados, tendem a subir.

Tipos de tesoura

Caso decida cortar os fios, estando eles com pontas duplas ou não, é interessante pensar nas ferramentas para realizar a ação.

Elas podem ser decisivas quanto ao corte, podendo deixar os cabelos pesados, leves e até mesmo extremamente alinhados.

Publicidade

A navalha é uma alternativa que, junto com o uso da tesoura, pode trazer resultados satisfatórios. Ela é uma ferramenta indicada para cortes de barba, mas que pode ser utilizada para cortar os cabelos, pois oferece muita precisão.

É recomendada especialmente para cabelos que tenham fios médios e grossos, pois desfia e tira o volume, deixando uma sensação de leveza no acabamento.

Já a tesoura pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo, e ainda existem alguns tipos para diferentes resultados.

A tesoura a laser é uma tesoura normal que conta com um laser acoplado à sua base. É utilizada em cortes retos e que precisam de bastante precisão.

Ainda tem a tesoura dentada, que é muito útil em cabelos curtos ou muito volumosos. Em um dos seus lados, em vez da lâmina, conta com diversos “dentes” parecido com um pente, que ajudam na hora do alinhamento dos fios.

Tanto a tesoura quanto a navalha podem proporcionar bons acabamentos, cabe ao profissional estar mais familiarizado(a) com a ferramenta para fazer um trabalho impecável.

De quanto em quanto tempo devo cortar o cabelo?

Os cabelos não param de crescer, não só isso, o cabelo cresce rápido! Cerca de 1cm por mês.

Por isso, especialistas propõem que é necessário fazer um corte a cada 3 meses para renovar os fios. E, apesar do que algumas pessoas acreditam, o corte não faz o cabelo crescer mais rápido.

O que dá a aparência de que os fios estão crescendo mais é cuidar da hidratação, pois quando estão danificados têm tendência à quebra, o que acaba influenciando no comprimento. Por essa razão, é sempre bom investir em um cronograma capilar e cortar os cabelos a cada 8 semanas, em casos de fios danificados.

Cabelos que estão saudáveis e que não precisam de muita manutenção podem ficar sem ver uma tesoura por até 4 meses.

Cabelos que são cacheados e crespos aparentam não ter um crescimento grande, isso por conta do fator encolhimento. Ou seja, ele cresce sim, mas à medida que cresce ele encolhe.

Diante disso, pessoas com cabelos cacheados podem passar no cabeleireiro a cada 2 meses e meio, para manter os fios saudáveis.


Cortar as madeixas sempre foi uma questão a se pensar, pois para algumas pessoas pode resultar em um grande arrependimento e em outras uma sensação de liberdade.

Espero que o texto tenha te ajudado a tomar alguma decisão, se acredita ou não sobre a influência da lua, conte para a gente aqui nos comentários!


Amanda Bach: Sou redatora do Bleeza e fascinada por produtos para cabelos. Como o meu é fino e cacheado, busco sempre o que mais se encaixa nas minhas necessidades. Além disso, limpo minha pele diariamente, pois ela é mista mais para seca e precisa sempre de uma hidratação extra. Amo escrever e passo meu tempo livre lendo e cozinhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *