Mudar a cor dos cabelos transforma o visual, e muitas pessoas adoram experimentar tons ou tingir os fios. Porém, é preciso escolher produtos que ajudem a cuidar dos fios e mantê-los saudáveis.

Um dos produtinhos que auxiliam quem pretende dar uma nova cara para os cabelos é a Máscara pigmentante Kamaleão Color. Conheça mais sobre ele e como usar:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é a Máscara pigmentante Kamaleão Color?
  2. Para que serve uma máscara pigmentada?
  3. Qual a composição da Máscara pigmentante Kamaleão Color?
  4. Quais as cores disponíveis?
  5. Como usar a Máscara pigmentante Kamaleão?
  6. Preço e onde comprar Máscara pigmentante Kamaleão Color?
  7. Minhas impressões
  8. Máscara pigmentante Kamaleão Color mancha roupa?
  9. A cor sai depois de lavar o cabelo?
  10. Máscara pigmentante Kamaleão Color é boa? Funciona?

O que é a Máscara pigmentante Kamaleão Color?

A máscara pigmentante Kamaleão Color é um produto feito especialmente para cabelos quimicamente tratados. Sua formulação é vegana e cruelty free, ou seja, não danifica o meio ambiente, não contém nada de origem e nem faz teste em animaizinhos. 

Além disso, o produto não contém nadinha de parabenos, corantes, amônia, anilina e nem peróxidos, sendo liberado para adéptos ao Low Poo.

As máscaras são mega pigmentadas e podem ter um rendimento incrível. O diferencial da 

marca é que você pode utilizar o mesmo produto e obter diferentes resultados, porque sua intensidade varia de acordo com a proporção utilizada.

Ou seja, ela pode ser diluída, ser usada pura e ainda tem a possibilidade incrível de misturar cores e obter novas tonalidades.


O produto não tem em sua composição nenhum agente clareador ou que cause a oxidação do fio (abrir as cutículas para depositar pigmento). I isto é, ele não vai descolorir e nem oxidar seu cabelo, então não terá efeito se aplicado em um cabelo de tonalidade castanha a preta.

Portanto, você já deve ter passado pelo processo de tingimento ou descoloração para surtir o efeito desejado. Em se tratando de cabelos grisalhos, pode colorir até 80%.

Para que serve uma máscara pigmentada?

A máscara pigmentante serve para manutenção e revitalização da cor de cabelos tingidos ou para colorir temporariamente cabelos descoloridos. Além do cheirinho incrível, ainda hidrata e dá um super brilho!

Se ao retocar a raiz você aplicar tinta no cabelo inteiro para manter o tom, pode acabar resultando em excesso de pigmentação dos fios, danificando-os e trazendo um aspecto opaco e sem vida. 

O uso da máscara pigmentante ajuda muito, porque ela é como se fosse uma espécie de creme hidratante, mas com pigmento. Então, além de ficar com uma cor maravilhosa, ainda proporciona maciez, brilho e revitalização.

Qual a composição da Máscara pigmentante Kamaleão Color?

De acordo com a embalagem, a Máscara Pigmentante Kamaleão Color Flamingo contém em sua composição:

Aqua/Water, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Sorbitol, Propylene Glycol, Cetyl Palmitate, Cyclometicone, Parfum, Mica, Titanium Dioxide, Bht, Lactic Acid, Dimethicone Crosspolymer, Methylisothiazolinone, Methylchloroisothiazolinone. Pode Conter: 16255, 42090, 60730, 74160, 75100, 77266.

Entrei em contato com a marca, que me informou que como não contém amônia, não há restrição quanto ao uso em crianças, lactantes e gestantes, porém eles orientam que nesses casos seja consultado um médico ou médica antes de seu uso.

Quais as cores disponíveis?

A Kamaleão Color tem um universo de cores para todos os gostos, são tons vibrantes e algumas até neon. Se misturadas, formam uma nova cor, mas podem ser utilizadas puras ou diluídas em creme diluidor (ou creme branco). 

Conheça as opções da marca kamaleão:

  • Canário (Amarelo vibrante);
  • Capivara (Ruivo Dourado);
  • Raposinha (Ruivo Acobreado);
  • Flamingo (Laranja Intenso);
  • Pica Pau (Vermelho Intenso e Vibrante);
  • Pônei (Magenta);
  • Guará (Cereja);
  • Melro Violet (Marsala);
  • Rouxinol (Lavanda);
  • Beija Flor (Roxo Azulado);
  • Polvo (Roxo Intenso);
  • Betta (Roxo escuro);
  • Arara Azul (Azul Royal);
  • Iguana (Verde Escuro);
  • Pavão (Verde Esmeralda);
  • Saírazul (Turquesa);
  • Jubarte (Azul Abissal);
  • Azulão (Azul Escuro);
  • Pantera (Azul Marinho);
  • Corujinha (Castanho Médio);
  • Urso Polar (Cinza);
  • Viúva Negra (Preto).

Tons neon

  • Vagalume (Amarelo Neon);
  • Louva Deus (Verde Neon);
  • Carpa (Laranja Neon);
  • Boto Rosa (Rosa Neon).

Como usar a Máscara pigmentante Kamaleão?

O modo de usar varia com a tonalidade desejada, quantidade do cabelo, se o produto será diluído ou não, tempo de ação, etc.

Porém, há a indicação recomendada pelo fabricante:

  1. Lave os cabelos apenas com shampoo antirresíduos e seque com secador ou espere secar naturalmente;
  2. Aplique o produto mecha à mecha, enluvando-as;
  3. Deixe agir por um período de 30 a 40 minutos;
  4. Enxágue até todo o excesso ser retirado;
  5. Finalize a lavagem com o condicionador da sua preferência;
  6. É indicado o uso de luvas em sua aplicação.

Para obtenção do melhor resultado possível, é essencial que seu cabelo se encontre em uma base 9 (que é um loiro muito claro) a 10 (loiro claríssimo) ou tingido (ruivo).

Se o seu cabelo já está tingido de ruivo e o desejo é de manutenção de cor, indica-se sua diluição em um creme branco.

A frequência de uso deve variar com o desbotamento e a tonalidade que deseja. Eu utilizo uma colher da máscara pigmentante para 10 ou 12 de creme branco, e a frequência de uso é 1 a 2 vezes por mês.

Dicas extras de aplicação:

  • Faça o teste de toque, aplicando o produto em alguma área da pele para ter certeza que não haverá reação ou irritação;
  • Para evitar erro no tom, faça um teste de mecha para dar mais segurança e reduzir a chance de não gostar do resultado;
  • A Kamaleão Color vende produtos próprios para a diluição da máscara pigmentante, porém, ele pode ser diluído em qualquer creme branco que não contenha óleo mineral em sua composição;
  • Após a aplicação na máscara pigmentante, pentear os cabelos com o auxílio de um pente auxilia na distribuição do produto e ajuda a prevenir manchas.

Preço e onde comprar Máscara pigmentante Kamaleão Color?

A Máscara pigmentante Kamaleão Color pode ser encontrada em algumas lojas físicas ou pela internet, em sites oficiais ou de venda de cosméticos para cabelo.

Às vezes, o valor do frete pode não compensar, então vale procurar algum estabelecimento que ofereça o produto. 

O preço fica na média de R$35 a R$45 reais*.

*Preços médios com base no mês de março de 2020. Os valores podem sofrer alteração

Minhas impressões

Fui apresentada à máscara pigmentante Flamingo da Kamaleão Color em agosto de 2019 e desde então me apaixonei. Eu utilizo a cor flamingo porque mantém e intensifica a cor do meu cabelo no tom de laranjinha que eu adoro.

Minha base virgem é de um castanho claro, e o flamingo foi a máscara pigmentante que mais me adaptei, porque além de deixar uma cor magnífica, auxilia na recuperação dos danos devido o tingimento, deixando meu cabelo macio, com brilho e facilitando a definição.

Além disso percebi maior durabilidade e rendimento em relação aos demais produtos do gênero. Não é à toa que de acordo com as vendas, ele é um dos queridinhos da marca.

A seguir vou contar para vocês uns pontos importantes que observei durante esse tempo de uso. Após cada observação dei uma nota, quanto maior, melhor é. Confira:

Embalagem 

A embalagem é bem prática e fácil de manusear. O frasco tem 150mL e é de um plástico molinho, que facilita muito quando o produto está no final. 

Confesso que sou distraída e já derrubei algumas vezes, mas nunca quebrou ou rachou!

Já a tampa é de rosquear. O bico é bem durinho e controlar a quantidade desejada do produto é tarefa fácil. Sua trava de fechamento é bem eficaz, podendo ser armazenado sem medo de vazamentos.

Nota: 5/5

Textura e consistência

A Máscara pigmentante Kamaleão Color é um produto consistente, porém leve. Não é difícil sair da embalagem, mas é cremoso na aplicação. Como eu o utilizo diluído, tem a consistência ideal para aplicar sem dificuldades, não é oleoso e não deixa o cabelo pesado. 

Nota: 5/5

Cheiro

A fragrância da Máscara Pigmentante é bem docinha, mas não é enjoativa, sendo bem suave.  Eu particularmente gosto muito, principalmente porque dura após a lavagem, deixando as madeixas bem cheirosas. Para mim é um ponto super positivo.

Nota: 5/5

Rendimento

Como eu já tinjo meu cabelo de ruivo e utilizo a máscara apenas para manutenção da cor, pra mim o produto rende bastante. Meu cabelo tem pouco volume e é bem fino, então isso também influencia. 

Diluo a máscara em um creme branco em uma porção de 1:12 ou 1:10 e às vezes até sobra produto. Essa proporção que eu uso funciona assim: Para cada 1 colher do produto, utilizo 10 ou 12 colheres de um creme branco que não contenha óleo mineral em sua composição.

Eu aplico no cabelo todo, no máximo duas vezes por mês, porque o meu desbotamento é bem reduzido. Mas vale lembrar que a frequência de uso vai depender das suas preferências e do seu desbotamento, podendo alterar sua percepção de rendimento.

Nota: 5/5

Tempo de ação

Não costumo deixar o tempo máximo de ação, porque acho a Máscara Kamaleão bem pigmentada. Então geralmente deixo de 20 a 25 minutinhos e já consigo o resultado que gosto.

Nota: 5/5

Duração da cor

Segundo o fabricante, o resultado da aplicação pode durar de 5 a 25 lavagens. Eu não contei exatamente quantas lavagens dura, mas eu lavo meus cabelos dia sim e dia não e sinto que a durabilidade é enorme. 

Utilizo de uma a duas vezes por mês, sendo a segunda vez só quando faço retoque de raiz e fica muito desigual.

Nota: 5/5

Custo-benefício

Na minha primeira impressão, achei meio caro, principalmente por se tratar de um produto de 150mL, mas depois que o usei mudei meu conceito. 

O produto rende muito! Porque a cada colherzinha da máscara pigmentante, eu utilizo uma determinada proporção de creme branco/diluidor. Se fizermos as contas, ele é capaz de render pouco mais de 1kg de produto. 

Para dar um parâmetro, comprei o último frasco há 3 meses e ele ainda não está nem na metade. Vale ressaltar que a minha experiência com o produto foi apenas com ele diluído, não tendo como opinar em se tratando do seu uso sem diluição.

Nota: 5/5

Máscara pigmentante Kamaleão Color mancha roupa? 

Sim! O produto é extremamente pigmentante, podendo manchar a pele e roupas, por isso, é indicado uso de uma capa e luvas na aplicação. Inclusive, algo que eu costumo fazer é aplicar um hidratante na face, orelhas e pescoço para reduzir as eventuais manchas na pele. 

Eu não costumo usar capa, mas tenho uma camiseta velha que uso apenas para isso.

Na primeira vez que apliquei, não utilizei luvas e minhas mãos ficaram bem alaranjadas, foi bem custoso retirar o pigmento da pele, então, é sério: use luvas e cuidado com as roupas!

A cor sai depois de lavar o cabelo?

A máscara pigmentante não colore permanentemente os fios, sua fórmula não contém amônia e nem agentes que os oxidam ou clareiam. A durabilidade da cor é bem grande, mas não é permanente, então a cada lavagem vai desbotar um pouquinho.

Se lavado com shampoo antirresíduos, desbota muito mais.

Máscara pigmentante Kamaleão Color é boa? Funciona? 

Eu gostei bastante do produto. Sua promessa é de cores mais vibrantes e duradouras. Antes de utilizá-lo, meu cabelo danificava a cada retoque de raiz. 

Uma das minhas maiores dificuldades enquanto ruiva cacheada era conseguir definir meu cabelo após a manutenção da cor. 

Outra coisa que me incomodava era que após a coloração eu perdia totalmente o meu day after. Pra quem não sabe, trata-se da definição capilar do dia seguinte após a lavagem e pode durar até a próxima higienização. 

Então, como eu não o obtinha, obrigava-me a lavá-lo todos os dias, o que acabou gerando muito ressecamento e quase me fez desistir da minha saga ruiva.

Com o uso do Flamingo, não tenho a menor dificuldade em definir meus cachos e o day after não é difícil. Ele deixa um cheirinho muito bom, além de dar mais balanço, maciez e brilho.

Outro ponto que achei maravilhoso é que como tenho muita sensibilidade, era comum na manutenção da cor eu sentir muita coceira no couro cabeludo. Isso fazia com que eu trocasse o tonalizante/pigmentante sempre quando tinha de passar por esse processo novamente. 

Usando a Máscara Kamaleão eu não passo por isso. A fórmula vegana tem me ajudado muito, pois ao invés de sentir incômodo ou coceira, sinto muita leveza, é incrível! 

Com toda certeza, quando eu for fazer a manutenção, o único desejo é de trocar a tonalidade e experimentar misturinhas para um novo ruivo, porque o produto conquistou meu coraçãozinho.


O Bleeza testou a máscara pigmentante pensando nas coloridas e descoloridas que nos acompanham.

E você? Tem algum produto queridinho que quer ver a gente testando? Conta aqui pra gente! 

Ah! E não esqueça de dar uma olhada nas nossas outras resenhas.

Gostou dessa resenha? Compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais! Sua opinião é muito importante pra gente!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Participe da discussão

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Olá, muito legal a sua matéria está bem detalhada. Amei.
    Conheci o produto recentemente e comprei a cor Melro Violet, fiz a mistura com condicionador para aplicar nos meus cabelos e acabou sobrando, será que posso guardar e reutilizar quando for aplicar novamente no cabelo? Não encontrei nada na internet falando a respeito disso.

    1. Oi, Sabrina!
      A gente guarda o produto, sim! Não notamos nenhuma alteração no efeito dele, mas tem que deixar bem fechado e protegido da luz e da umidade 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *