Particularmente, para mim, o cabelo ruivo é um dos mais lindos e ao mesmo tempo mais difíceis de se manter. Especialmente, se for só em casa! Mas a parte boa é que hoje há uma grande diversidade de produtos para nos ajudar, como se propõe a máscara matizadora Beauty Color Xplode. 

Se você está querendo usar o produto ou saber mais antes de decidir se vai comprar, confere tudo que você precisa saber nessa resenha! 

Índice — neste artigo você vai encontrar:

Publicidade
  1. O que é a máscara Beauty Color Xplode?
  2. Para que serve uma máscara colorante?
  3. Qual a composição da máscara colorante Beauty Color Xplode?
  4. Quais as cores disponíveis?
  5. Como usar a máscara colorante Beauty Color Xplode?
  6. Preço e onde comprar?
  7. Minhas impressões
  8. Máscara colorante Beauty Color Xplode ruivo valente mancha a pele?
  9. A cor sai depois de lavar o cabelo?
  10. Máscara colorante Beauty Color Xplode é boa? Funciona?

O que é a Máscara Beauty Color Xplode?

Segundo a própria Beauty Color, a máscara colorante da linha Color Xplode tem como objetivo colorir e tratar os fios ao mesmo tempo. Nesse caso, testei o tom ruivo valente, o mais próximo do meu tom atual. 

Para que serve uma máscara colorante?

Quem é colorida ou colorido sabe o trabalho que dá fazer a manutenção do tom, especialmente o ruivo, que costuma desbotar a cada lavagem. As máscaras colorantes, pigmentantes ou matizadoras auxiliam nessa manutenção da cor, além de trazer brilho e hidratação para os fios. 

Qual a composição da máscara colorante Beauty Color Xplode?

De acordo com a embalagem, a máscara colorante Beauty Color Xplode ruivo valente contém em sua composição:

Aqua, Stearyl Alcohol, Ceteareth-20, Cetyl Alcohol, Stereamidopropyl Dimethylamine, Shea Butter Cetyl Esters, Lactic Acid, Parfum, Citric Acid, Linalool, Disodium EDTA, Silica, Hexyl Cinnamal, Citronellol, Ethylhexyl Methoxycinnamate,Glycine Soja Oil, Hydrolyzed Wheat Protein, Talc, Magnesium Chloride, Magnesium Nitrate, Hydrolyzed Soy Protein, Methylchloroisothiazolinone, Carbocysteine, Glutamic Acid, Methylisothiazolinone, Gossypium Herbaceum Seed Oil, Mangifera Indica Seed Butter, Olea Europaea Fruit Oil, Persea Gratissima Oil, Prunus Amygdalus Dulcis Oil, Theobroma Cacao Seed Butter, Threonine, Serine, Potassium Sorbate, Tocopherol, Tetrasodium EDTA, Sodium Benzoate, BHT. Pode conter: Basic Red 51, 4-Amino-3-Nitrophenol, Basic Brown 16, HC Blue No.2, 2-Amino-6-Chloro-4-Nitrophenol, Basic Orange 31, Basic Yellow 87, Basic Violet 16, Basic Blue 75.

Quais as cores disponíveis?

A linha Color Xplode da Beauty Color é composta por 7 máscaras colorantes e 2 máscaras matizadoras (que neutralizam as manchas amareladas do cabelo), nos seguintes tons:


  • Marsala splash;
  • Preto Blackout;
  • Ruivo Foxy;
  • Ruivo Valente;
  • Vermelho Candy;
  • Vermelho Flame;
  • Violeta Bloom;
  • Platinado Focus;
  • Silver Target.

Como usar a Máscara colorante Beauty Color Xplode?

Como cada cabelo é único, é preciso levar em conta a quantidade de cabelo, o tom atual e o tom desejado, além de escolher se vai diluir o produto (com creme branco) ou se vai usá-lo puro. 

No entanto, as recomendações da fabricante são bem simples: 

  1. Lave o cabelo com shampoo;
  2. Retire o excesso da água;
  3. Utilizando luvas, aplique o produto;
  4. Enluve bem as mechas (aquela sensação de uma camada em volta dos fios);
  5. Com auxílio de um pente, desembarace os fios para que a aplicação fique ainda mais uniforme;
  6. Certifique-se de que o produto está cobrindo todo o cabelo;
  7. Deixe agir por 30 minutos;
  8. Enxágue bem o cabelo;
  9. Caso sinta necessidade, aplique condicionador. 

A Beauty Color não diz nada sobre a diluição em creme branco (diluídos), mas há algumas pessoas que o fazem para chegar no tom desejado. Como não é uma máscara pigmentante e sim colorante, não vejo essa necessidade. 

Dicas e cuidados com a aplicação:

  • Faça o teste de toque: aplique um pouco do produto atrás da orelha ou no antebraço, tire depois de 40 minutos. Aguarde 48 horas para ver se não vai ter nenhuma reação na pele;
  • Não aplique nas sobrancelhas ou cílios, pois pode causar irritação severa na pele e até cegueira;
  • Caso você esteja com alguma irritação ou lesão no couro cabelo (mesmo que seja uma coceira intensa) adie a aplicação, pois a pele mais sensível pode ter alguma reação maior.

Preço e onde comprar?

É possível encontrar a máscara colorante Color Xplode no site oficial da Beauty Color, farmácias e em algumas lojas físicas de cosméticos. Além disso, você pode conferir os preços e até comprar diretamente no site do Consulta Remédios. O preço médio é de R$30 a R$40* para os potes de 300g.

*Preços médios com base no mês de julho de 2021. Os valores podem sofrer alteração.

Minhas impressões

Quando eu li o rótulo do produto me apaixonei e fiquei ansiosa para testar, já que é uma máscara que colore e hidrata, é vegana, não testada em animais, liberada para low e no poo. Além disso, é livre de:

  • Amônia;
  • Sulfatos;
  • Petrolatos;
  • Parafina;
  • Parabenos;
  • Silicone;
  • Peróxidos;
  • Oxidantes;
  • PPD;
  • Resorcina;
  • Óleos minerais.

Assisti vídeos de outras meninas que testaram e recomendaram muito bem, então criei uma expectativa bem alta. Mas fiquei um tanto quanto frustrada por dois principais motivos:

  • Não coloriu nem a raiz, nem a parte que já tem pigmento ruivo;
  • Não hidratou e até ressecou meu cabelo.

Importante dizer que estou finalizando o processo de transição capilar e todas as resenhas positivas que vi eram de pessoas de cabelo liso. Portanto, pode ser que o produto seja voltado para essa curvatura. 

Além disso, minha última coloração foi há três semanas e fiz com a linha da Beauty Color (76.44: ruivo absoluto), que foi maravilhosa para meu cabelo. Então, por ser da mesma marca, achei que daria um bom seguimento para a cor. 

Mas uma outra parte boa é que tem toda essa pegada consciente e responsável ambientalmente, além de um cheiro maravilhoso. Por isso, pretendo dar uma segunda chance para ela. Até porque ainda tem mais da metade do produto e não vou jogar fora.

A seguir vou contar para vocês alguns pontos importantes que observei e as minhas notas para cada categoria. Mas levando em conta a minha experiência de uso, não como uma verdade absoluta. Confira:

Embalagem 

A embalagem é linda, conserva super bem o produto, é resistente e prática. Nada muito fora do convencional. São 300g de produto e confesso que eu com meu cabelo curto não vejo um fim próximo para o produto. Talvez até fosse legal se tivesse uma opção menor para que a gente pudesse testar.

Nota: 5/5

Publicidade

Textura e consistência

Não sei se por causa do frio (em torno de 0º a semana toda), mas a máscara estava um pouco consistente demais e até “empelotada”, então usei um pincel mais firme para a aplicação. De qualquer forma, uma vez que coloquei no cabelo, a textura ficou ótima, tanto que consegui enluvar bem as mechas e espalhar uniformemente.

A consistência da máscara deixa um bom enluvamento no cabelo (foto 1), mas logo depois do enxágue já saiu toda a hidratação e cor que pudesse ter pego (foto 2).

Nota: 4/5

Cheiro

Definitivamente, a melhor parte da máscara foi o cheiro, tanto no pote, quanto no cabelo. Pena que não tem como compartilhar o cheiro por foto ou vídeo, mas super recomendo esse cheiro. Não é enjoativo, nem muito forte, só é bem gostoso.

Nota: 5/5

Rendimento

Meu cabelo cresce muito rápido e eu lavo todo dia, por isso a manutenção do ruivo exige muito. Como tenho utilizado produtos para cachos (shampoo, condicionador e finalizadores) e não para os ruivos, tenho tingido a cada duas semanas e esperava que a máscara pudesse ajudar nesse quesito.

Mesmo assim, o rendimento parece bem bom, usei bastante produto e parece que nem fez diferença no pote. 

Nota: 5/5

Tempo de ação

Não sei para quem tem o cabelo mais longo, mas no meu caso achei super rápido o processo. Para aplicar levei cerca de 20 minutos (meu cabelo é bem grosso e é muito cabelo, apesar de ser curto), o tempo de ação foi 30 minutos e para enxaguar e passar o condicionador foram mais 5 minutos. 

Ou seja, menos de uma hora é um ótimo tempo para hidratar e colorir os fios, pena que não funcionou no meu caso. 

Nota: 5/5

Duração da cor

Nessa parte, não consigo dar uma boa nota ou falar com propriedade sobre quantas lavagens dura, porque a cor não pegou no meu cabelo. Mas vocês vão ver a foto do antes e depois ali embaixo e avaliar o que acharam.

Nota: 1/5

Custo-benefício

Se o produto cumprisse o que foi proposto eu daria nota 5 nessa categoria, porque ele rende muito e o preço é bom comparado a outras marcas de máscaras pigmentantes/colorantes. Ainda assim, acho que se seu cabelo é liso, pode valer a pena. 

Nota: 2/5

Máscara colorante Color Xplode ruivo valente mancha a pele? 

O uso das luvas é fundamental para a aplicação do produto e deve-se evitar o contato com outras partes do corpo, especialmente as mais sensíveis como o rosto. Esqueci de passar um hidratante na pele do pescoço, testa, braços como sempre faço quando aplico uma tintura, mas não tive problema para retirar o produto dessas regiões. Então, no meu caso não manchou a pele e saiu super fácil com um algodão úmido. 

Não teve contato com a minha roupa, mas há a possibilidade de manchar tecidos, já que é um produto colorante. Portanto, evite contato durante a aplicação.

A cor sai depois de lavar o cabelo?

No meu caso, a cor nem pegou ou se pegou saiu inteira no primeiro enxágue. Se você já usou e seu resultado foi diferente, comenta no final da resenha.

Máscara colorante Color Xplode ruivo valente é boa? Funciona? 

O tanto que eu queria super recomendar esse produto não está na história, mas infelizmente, para mim, não funcionou. Nem como colorante, nem como hidratante. 

Desde o enxágue, meu cabelo ressecou, que recomecei um cronograma capilar para hidratar, nutrir e reparar meus fios. Assim que eu fizer um novo teste, atualizo esse conteúdo aqui, ainda na torcida de funcionar melhor.

Mas deixo as imagens do antes e depois para vocês verem se encontram alguma diferença no tom ou aparência dos fios. Como estava com o cabelo semipreso antes da primeira foto, fiz o mesmo na segunda, por isso ele aparece um pouco mais liso na parte superior. 

Publicidade
Antes e depois de usar a máscara colorante Color Xplode Ruivo Valente (na primeira foto tinha sol, por isso a luz está um pouco mais amarelada, mas para mim não fez diferença nenhum no tom do ruivo ou castanho da raiz)
Na parte de trás o depois até dá a sensação de que a máscara ajudou o cabelo, mas ele ficou extremamente ressecado e pesado

No entanto, depois de usar o produto, fiquei dois dias sem conseguir formar cacho, porque o fio ficou mais pesado. Passei 15 anos alisando o cabelo e estou há 1 ano e meio sem alisar, então estou redescobrindo minha curvatura. Pelo que tenho visto, fica entre um 2C e 3A, mas eu e ele ainda estamos em definição.

____

Dito tudo isso, me contem se vocês passam pelo mesmo problema!

Ondulindas, cacheadas e crespas, vocês também sentem falta de produtos para diferentes finalidades? Amo mudar a cor e o corte, mas desde que iniciei a transição ainda não consegui um equilíbrio. 

Parece que ou o produto é para a minha curvatura ou para a cor, os dois juntos não dá. Se tiver que ser natural, sem químicos agressivos e veganos, parece inatingível. Sendo que quando eu alisava era muito mais fácil e acessível os produtos para manutenção da cor. 

Sinto que aos poucos isso está mudando e estamos sendo incluídas pelas marcas, mas ainda há um longo processo para isso. 

Você tem algum produto para ruivo ou cabelos em transição que ame e queria ver a resenha dele aqui? Indica para a gente testar também, vou amar ler os comentários de vocês! 

No Bleeza, você encontra resenhas de produtos para cabelo, pele, unhas e maquiagens, tudo pensando no seu bem-estar e na sua beleza. Por isso, siga nos acompanhando e compartilhe nossas dicas com suas amigas e amigos.


Bruna Carvalho: Amo mudar o cabelo e descobrir produtinhos bons pra deixar ele hidratado e cheiroso. Tenho uma paixão especial por aqueles que têm consciência e responsabilidade socioambiental, então dou preferência para produtos veganos, não testados em animais e com redução de químicos e plásticos em suas fórmulas e embalagens. Alisei o cabelo por 15 anos e há pouco mais de um ano me aventuro na transição capilar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *