A acne normalmente está relacionada com o início da produção de hormônios femininos (estrógenos) ou masculinos (andrógenos) durante o período da adolescência.

Espinhas são inflamações ou infecções que acontecem na pele devido ao entupimento dos poros. Essas inflamações podem conter pus, costumam ser doloridas e acontecem em diferentes graus.

Há diversas formas de tratamento e, normalmente, é possível reduzir o número de inflamações. Porém, após o desaparecimento de uma espinha ou cravo, é muito comum que a marca da ferida permaneça. 

Uma das principais complicações relacionadas à acne e também às marcas deixadas por ela está na autoestima das pessoas, que podem ficar abaladas e inseguras com a sua aparência.

Por isso, neste texto, separamos algumas opções que podem ajudar a tirar as manchas de espinhas na pele. Continue na leitura e confira! 

O que é bom para tirar manchas de espinhas?

São conhecidas diversas formas de retirar as manchas de espinhas. Antes de utilizar qualquer método para removê-las é essencial consultar um(a) dermatologista, que indicará o tratamento mais adequado.

Algumas das possibilidades são:

Peeling 

O peeling é um método amplamente utilizado para a remoção de manchas na pele. 


Há o tipo que utiliza compostos químicos (ácidos) para realizar a descamação da pele, renovando-a ao longo de algumas sessões. É um método muito eficiente para manchas recentes e funciona até para remover resquícios de acne.

Também há o peeling físico, conhecido como dermoabrasão ou microdermoabrasão. É um procedimento cirúrgico no qual a pele é lixada com um instrumento específico para tratar cicatrizes e manchas na pele.

O resultado depende da gravidade da marca, levando uma média de 4 a 6 sessões para chegar no resultado esperado. 

Laser

Um outro procedimento conhecido é o tratamento a laser. São muitos os tipos desse tratamento, variando de acordo com a cicatriz ou mancha a ser eliminado.

O laser mais utilizado para isso é abrasivo CO2 fracionado. Ele realiza uma queimadura na pele, que, ao cicatrizar, ficará com a cor e a textura mais uniformes. 

A profundidade de ação do laser será definida pelo profissional que está realizando o procedimento. Sendo que, normalmente, leva de 2 a 5 para atingir o resultado esperado.

Outros cuidados essenciais

Uma boa forma de gradualmente reduzir as manchas, reduzir a incidência da acne e melhorar a saúde da pele é adotar alguns cuidados essenciais com a pele, como:

  • Esfoliar a pele 1 vez por semana;
  • Lavar o rosto frequentemente;
  • Sempre usar protetor solar.

Além disso, são conhecidas muitas formas de retirar manchas com métodos caseiros. Do vinagre de maçã ao tomate, vários ingredientes parecem ajudar na remoção das manchas, seja por conter propriedades ácidas ou clareadoras.

No entanto, esses métodos não têm eficácia comprovada. Além disso, é necessário ter muito cuidado com ingredientes como o limão e a água oxigenada, que podem manchar ainda mais a pele e prejudicar o tratamento.

Produtos para tirar manchas de espinhas

Após consultar um(a) dermatologista, poderão ser indicados alguns produtos para tirar as manchas de espinhas.

Esses produtos normalmente são cremes ou pomadas, que utilizam em sua composição substâncias com propriedades ácidas, esfoliantes e clareadoras. 

São alguns exemplos:

* Preços consultados no Consulta Remédios em setembro de 2019. Valores podem sofrer alteração.

Como tirar manchas de espinhas do rosto em pele morena?

A acne também deixa marcas em peles morenas. Devido à quantidade de melanina ser maior, a derme é manchada com mais facilidade.

Por isso, o ideal é usar tratamentos que não sejam muito agressivos à pele. O laser, dependendo da forma que é utilizado, pode acabar até aumentando a área da mancha.

No entanto, outros métodos podem ter resultados eficazes na pele morena. O microagulhamento, por exemplo, é um procedimento estético que utiliza agulhas para remover manchas e pode ser usado de forma segura, desde que seja com orientação dermatológica.

De resto, os cuidados com a pele morena devem ser iguais: a esfoliação, a proteção solar e a hidratação também são formas de mantê-la saudável e prevenir manchas.

Em todo caso, é essencial consultar um profissional da dermatologia para indicar a melhor forma de remover as manchas de espinhas do rosto, ainda mais com cuidados extras que precisam ser tomados.


A acne é um problema que afeta muitas pessoas, e as manchas deixadas pelas espinhas geram um incômodo com a aparência da pele. 

Porém, como vimos nesse texto, há formas de reduzir as marcas, que vão desde procedimentos estéticos até o cuidado diário com a pele.

Para saber tudo sobre saúde e estética, continue acompanhando os conteúdos do Bleeza!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *