Sabe quando a sua maquiagem está perfeita, mas o lugar onde você está é muito escuro? 

Pois é, se essa é uma situação que acontece muito com você, então a novidade desse post pode te ajudar a resolver esse problema. 

Oi? Como assim? Isso mesmo, a maquiagem neon permite que todo mundo veja o arraso que está a sua make, mesmo que esteja tudo escuro. 

Publicidade

Na verdade, para dar destaque às tintas e cores neons, o melhor é que o ambiente esteja mesmo bem escuro!

Quer saber mais sobre essa novidade? Então confere o texto: 

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é maquiagem neon? 
  2. Maquiagem neon e fluorescente é a mesma coisa? 
  3. Como fazer uma make neon simples?
  4. Como aplicar sombra neon? 
  5. Maquiagem neon masculina: o que usar? 
  6. Maquiagem neon infantil: quais os cuidados? 
  7. Faz mal? 
  8. Como tirar: dicas para limpar a pele
  9. Onde comprar?   
  10. Inspirações: ideias para escolher a sua maquiagem

O que é maquiagem neon?

A maquiagem neon é desenvolvida para a ser usada em lugares escuros como baladas e festas noturnas. Isso porque a sua fórmula é feita para ser fluorescente, ou seja, “brilhar no escuro”, o que é potencializado se a make é exposta à luz negra. 

Mas o que é luz negra? Ela é uma radiação ultravioleta que tem pouca luz visível. Seu objetivo não é iluminar o ambiente (como outra lâmpada normal) e sim realçar cores claras (como o branco) e tons em neon. 


Ela é bem comum em baladas, sobretudo naquelas festas dedicadas às makes fluorescentes.

Mesmo assim, por ser muito colorida, esse tipo de tinta também pode ser usado à luz do dia, principalmente para ir para festas como o carnaval. 

O que é mais legal disso tudo é que a make neon também pode ser incrementada com glitters, lantejoulas, pedrarias e o que mais a criatividade exigir.

Marcas como Ruby Rose, Eudora, Colormake, Catherine Hill e Zanphy já comercializam esses produtos aqui no Brasil.   

Esse tipo de make está super em alta. As inspirações podem surgir de clássicos dos anos 1980, com muita cor e brilho, até fantasias de festas de crianças ou halloween. 

Maquiagem neon e fluorescente é a mesma coisa?

Sim. O efeito fluorescente e neon são a mesma coisa. Na verdade, o neon é a abreviação de um elemento químico incolor, o Neônio (que pertence à família dos gases nobres). 

Quando essa substância é atravessada por uma corrente elétrica de baixa pressão, ele produz luzes brilhantes de diversas tonalidades. 

Já a palavra fluorescente é usada pela biologia para se referir a plantas e animais que fazem essa combustão química por conta própria (como os vagalumes, águas-vivas e alguns tipos de peixe).

O Neônio é usado em vários lugares como letreiros luminosos, fogos de artifício, aparelhos eletrônicos e em maquiagens (o que nos leva de volta á esse texto).   

De maneira bem simples, o funcionamento de maquiagem neon é assim: o produto tem um gás em sua fórmula. Ao entrar em contato com corrente elétrica de baixa pressão (como a luz negra), é emitido a famosa coloração neon. 

Como fazer uma make neon simples? 

Para fazer uma maquiagem neon, o ideal é usar produtos específicos para isso. Hoje, o mercado já comercializa sombras, lápis e batons feitos exclusivamente para essa finalidade. Esses itens podem ser encontrados facilmente em lojas de make, artigos de festa e até farmácias. 

Prepare a pele do rosto

Para fazer começar a fazer a sua maquiagem neon, comece preparando a pele como sempre faz (primer, corretivo, base, pó, etc). Ah, não esqueça do protetor solar!

A hidratação da pele também ajuda no efeito final da make, já que uma pele saudável faz com que as cores fiquem mais intensas e evita que a tinta ou sombras craquelem. 

Publicidade

Vale preparar um pincel ou uma esponjinha para auxiliar a espalhar os produtos e fazer os traços com mais precisão. Mas dá para investir no uso dos dedos ou acessórios adaptados, como palitinhos e grampos de cabelo.

Veja as inspirações de make neon: 

Abuse do delineado 

O delineado neon é bem simples de fazer. Nessa técnica dá para usar várias cores ou escolher apenas uma.

Outra coisa que é bem legal do delineado é que ele pode ser feito rente aos cílios superiores ou inferiores.

Para fazer um delineado desse tipo, existem 2 opções: aplicar com um lápis, delineador ou usar um pincel com maquiagem neon como se fosse um “carimbo” (pegar a make no pincel e pressionar na pele formando um traço).

Alongar o traço e investir na versão gatinho também traz um efeito bem legal à make.

Aposte na boca 

Os batons neon também são muito usados nesse tipo de maquiagem. Eles são comercializados em bala ou de forma líquida. 3

Caso você não encontre esse produto, pode-se optar por usar tinta neon líquida ou sombra neon em pó. 

Mas atenção, nesse caso, o ideal é usar manteiga de cacau nos lábios antes de passar a tinta neon, para evitar que o produto coce.      

Como aplicar sombra neon? 

Antes de aplicar a maquiagem neon na pálpebra, é legal usar um primer, que além de uniformizar a pele da pálpebra, vai fixar melhor a sombra. Dá para aplicar uma sombra normal opaca e clara (quanto mais perto do branco, melhor), para que a cor da sombra neon seja realçada. A aplicação desse tipo de make pode ser feita com um pincel ou esponja ou ainda com o próprio dedo. 

Se a sombra for compacta, dá para molhar um pouquinho o pincel. Isso ajuda na aplicação do produto e o deixa com uma cor mais intensa.

Ah, vale lembrar que o ideal é proteger bem a pele com pó translúcido ou deixar para fazê-la depois, pois as sombras neon podem manchar a região abaixo dos olhos com facilidade.

A aplicação pode ser feita na pálpebra toda, nos cantos internos ou externos ou ainda rente aos cílios, como se fosse um delineador. 

A nossa inspiração é:   

Para fazer essa make, note que ela usou 2 tons de amarelo neon e um tom de laranja opaco. 

Primeiro, comece aplicando a sombra laranja em toda a região da pálpebra e do côncavo, em seguida, esfume bem para que o acabamento fique suave. O melhor, nesse caso, é recorrer aos pincéis mais fofinhos.

Depois disso, é aplicado o 1º tom de amarelo (o mais escuro) na parte interior e média da pálpebra. Agora, dá para usar um pincel mais duro, que vai ajudar a depositar o produto de forma mais pigmentada.

O contorno é feito com um amarelo neon (mais intenso) na parte exterior da pálpebra, marcando o côncavo e finalizando com o contorno natural dos olhos. 

A finalização fica a critério de cada pessoa. Na foto, é usado um delineador e cílios postiços. 

Maquiagem neon masculina: o que usar?

Eles também estão cada vez mais entrando nas tendências dos cosméticos, e a make neon não fica de fora dessa lista. 

Publicidade

Seja fazendo desenhos nas testas, olhos, bochechas ou até mesmo passando a maquiagem na barba, os homens também estão usando esse novo produto. 

Uma das inspirações do Bleeza é essa: 

Se a pessoa estiver procurando por alguma fantasia mais neutra, as chamas podem ser feitas com cores como laranja, vermelho e amarelo.

Escurecer a barba com tinta preta ajuda a criar esse efeito da base da chama. 

Outro detalhe que vale a pena ser mencionado é que o desenho não tem um contorno completo. Ou seja, as linhas em preto aparecem em alguns pontos, principalmente nas curvaturas em “u” do desenho da chama. 

Já a make na pálpebra pode ser feita ou não, dependendo da pessoa que vai usar a maquiagem. 

Make neon infantil: quais os cuidados? 

Quem convive com crianças sabe que elas adoram cores. 

Se for um desenho de uma personagem infantil, a alegria dos pequenos é a mesma que encontrar um pote de ouro no fim do arco-íris. 

Além disso, pode-se fazer desenhos mais lúdicos como os de animais e frutas. Para isso, é necessário um pincel de ponta fina ou então um lápis neon. 

Já em relação ao tipo de produto, o ideal é que ele seja à base de óleo vegetal e indicado para crianças, já que têm uma pele mais sensível. 

Também vale reforçar que as pinturas não devem ser feitas muito perto da região dos olhos (evitar que se passe lápis na linha d’água do olho ou nos cílios). 

Isso porque tal tipo de detalhe tende a incomodar, o que pode levar a criança a coçar os olhos e assim borrar toda a make. 

Para se inspirar e fazer desenhos maravilhosos com make neon, trazemos esses exemplos: 

Faz mal? 

Olha, em grande parte dos casos, não. 

As fórmulas disponíveis no mercado precisam ser testadas em laboratório e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante segurança para quem está usando o produto. 

Sempre procure pelos selos nos rótulos da embalagem e confira os componentes presentes na maquiagem para evitar alergias a substâncias que já são conhecidas. 

Outra dica muito importante é sempre conferir a data de validade dos produtos e nunca, sob hipótese nenhuma, usar aqueles que já estão vencidos.  

Se você apresentar vermelhidão na pele e coceira mesmo depois de tirar o produto e lavar o rosto, o ideal é conversar com um(a) dermatologista, viu?!

Como tirar: dicas para limpar a pele 

Por envolver tintas e produtos de alta cobertura, é comum surgir a dúvida de como remover a make e deixar a pele realmente limpa. Mas, em geral, os produtos neons saem da pele com facilidade, bastante água morna e um produto demaquilante.

O processo é facilitado com a ajuda de uma esponjinha ou lencinhos para tirar o excesso. Depois disso, pode-se fazer uma limpeza completa com água micelar ou sabonetes indicados para o seu tipo de pele.

Publicidade

Mas preste atenção, já existem fórmulas de maquiagem neon que são à prova de água. Nesses casos, apelamos para o bom e fiel demaquilante. 

Onde comprar? 

Esse tipo de maquiagem é vendido em casas de festas e fantasias, lojas de departamentos, lojas de maquiagem e farmácias. 

As sombras geralmente são comercializadas em kits com 4 ou 5 cores, em potinhos que encaixam um sobre o outro, ou em unidades individuais.

Já os lápis são vendidos por unidade. Eles também podem ser comercializados em kits fechados (tem marcas que disponibilizam até 12 cores).   

Os batons neons podem ser encontrados em versão tradicional (bala) ou líquidos. 

Inspirações: ideias para escolher sua maquiagem

Viu as fotos ao longo do texto e ficou querendo mais inspirações e dicas? Então confere essa sessão especial para que você confira as tendências e solte sua criatividade.


A maquiagem neon é sinônimo de cor, alegria e fantasia. E aí, já usou? Usaria? Conta para a gente o que você acha dessa nova tendência. 

E sabe, né?! A equipe do Bleeza traz tudo sobre maquiagem. Confira nossos textos e resenhas. 


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *