Na hora dos cuidados faciais, é muito importante poder contar com produtos de qualidade e que cumpram suas promessas. 

Eu adoro cuidar da minha pele e estou sempre testando novos produtos que possam ser bons para mim. Um desses foi a Loção Facial Hidratante da Cerave, que eu testei e trouxe uma resenha para você avaliar se ela pode, ou não, ser uma opção legal na hora do seu skincare. Confira a minha opinião:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é a Loção Facial Hidratante Cerave?
  2. Qual a composição da Loção Facial Cerave?
  3. Para que serve?
  4. A loção é para limpeza também?
  5. Como usar?
  6. Preço e onde comprar
  7. Minhas impressões
  8. O Hidratante Cerave é para quem tem pele do rosto seca ou oleosa?
  9. Hidratante Cerave ou Cetaphil: têm a mesma função?
  10. A Loção Hidratante Cerave funciona? É boa?

O que é a Loção Facial Hidratante Cerave?

A Loção Facial Hidratante Cerave é um produto criado em conjunto com dermatologistas para proporcionar hidratação controlada e duradoura para peles normais a secas.

Possui em sua composição, assim como todos os produtos da marca, 3 ceramidas (lipídios presentes naturalmente na pele) essenciais — o que ajuda na nutrição profunda, restauração e proteção da barreira natural da derme.

O produto conta, também, com ativos como o ácido hialurônico, que favorece a hidratação da superfície da pele e ajuda na retenção da umidade. Assim, evitando a perda de água e o ressecamento.

Vale destacar a tecnologia MVE, patenteada da marca, que promete criar um sistema que libera continuamente os ingredientes hidratantes. Dessa forma, possibilitando uma hidratação prolongada por 24 horas.

Por fim, o produto é não comedogênico (não entope os poros), sem perfume, hipoalergênico e livre de óleo em sua composição.


Qual a composição da Loção Facial Cerave?

De acordo com as informações do fabricante, a composição da Loção Facial Hidratante Cerave é:

Aqua/Water, Glycerin, Caprylic/Capric Triglyceride, Niacinamide, Cetearyl Alcohol, Dimethicone, Phenoxyethanol, Ceteareth-20, Behentrimonium Methosulfate, Caprylyl Glycol Polyglyceryl-3 Diisostearate, Sodium Lauroyl Lactylate, Potassium Phosphate, Disodium Edta Dipotassium Phosphate, Ceramide Np, Ceramide Ap, Phytosphingosine, Cholesterol, Xanthan Gum Carbomer, Ethylhexylglycerin, Sodium Hyaluronate, Ceramide Eop.

Para que serve?

A Loção Facial Hidratante Cerave é indicada especialmente para o uso por pessoas de pele normal à seca.

Ela é ideal para pessoas que desejam uma hidratação prolongada mas com aspecto leve. Além disso, pode ser usada para acalmar a pele devido à substância Niacinamida presente na fórmula — atua reparando as barreiras danificadas e promove ação calmante.

Não há contraindicações de uso, de forma que é possível aplicar durante o dia ou noite.

Entretanto, vale destacar que é imprescindível consultar um(a) dermatologista para escolher sempre produtos que estejam de acordo com as suas necessidades. Isso porque, mesmo excelentes cosméticos podem ser prejudiciais se não forem corretos para as características de sua pele.

A loção é para limpeza também?

Não. Na verdade, o nome “loção” é apenas uma preferência do fabricante, pois o creme hidratante Cerave é tão fino que quase pode ser considerado semelhante a um líquido. Além de sua rápida absorção na pele, característica dos produtos mais fluidos.

Entretanto, diferente das loções disponíveis no mercado em geral, não serve para limpeza do rosto, apenas para hidratar.

Como usar?

O uso da Loção Facial Hidratante Cerave é bem simples: você deve aplicar generosamente em todo o rosto e pescoço, na pele limpa.

Sendo assim, você pode incluir ele na etapa de hidratação dos seus cuidados faciais. Pode ser usado logo após lavar o rosto ou, ainda, depois da aplicação de um sérum (anti-idade, vitamina C, etc).

Mas nunca aplique na pele sem antes ela estar devidamente limpa, pois o produto não irá realmente penetrar na pele e, assim, perderá sua eficácia.

Preço e onde comprar

Você pode comprar a Loção Facial Hidratante Cerave em farmácias, algumas redes de supermercados e em alguns sites, como o Consulta Remédios.

Além disso, a faixa de preços pode sofrer variação conforme sua região e disponibilidade do produto. 

De forma geral, a faixa de preço* da Loção Facial Hidratante Cerave 52mL (tamanho único) fica em torno dos R$50.

*Preços consultados em março de 2020. Os valores podem sofrer alterações.

Minhas impressões

Eu usei a Loção Facial Hidratante Cerave por alguns dias, intercalando com outros hidratantes de uso diário. Confira, a seguir, o que eu achei de diferentes aspectos do produto:

Textura

Conforme o fabricante descreve, a textura desse hidratante é realmente ultra leve. É um creme bem fino, com uma coloração branca meio transparente.

É muito gostoso de aplicar no rosto, pois desliza super bem e você sente a pele ficando mais macia. Além disso, conforme a indicação, você pode aplicar generosamente e mesmo assim não vai ficar pesado ou pegajoso, graças à textura bem leve.

Nota: 5/5

Cheiro

A Loção Facial Hidratante Cerave não possui perfume em sua fórmula. Sendo assim, o produto não tem cheiro, o que eu acho um ponto positivo.

Isso pois o cheiro é um fator determinante para muitas pessoas que possuem olfato mais sensível. Além disso, não possuir fragrância é um fator positivo para pessoas com maiores tendências alérgicas.

Nota: 5/5

Durabilidade e rendimento

O rendimento do produto é muito bom, pois devido a tantas propriedades hidratantes em sua fórmula, uma pequena quantidade já é o suficiente para aplicar no rosto inteiro e deixar a pele bem hidratada (ao menos na minha pele, que é normal).

Como eu usei o produto intercalado com outros, ele está durando bastante. Mas, de modo geral, acredito que possui mesmo uma boa durabilidade.

Nota: 5/5

Embalagem

Assim como outros produtos da marca, a Loção Facial Hidratante Cerave possui uma embalagem bem simples e clean (minimalista), o que me agrada bastante.

Na parte da frente há o nome do produto, sua indicação (pele normal à seca) e o nome da marca. No verso do rótulo, há a composição do produto.

Além disso, trata-se de uma embalagem em pump, o que eu considero bem prático e ajuda a dosar o produto na hora da aplicação — evitando desperdícios.

Nota: 5/5

Custo benefício

Considerando todos os ativos do produto (ácido hialurônico, niacinamida, ceramidas, etc), as tecnologias envolvidas no processo e o fato de ser produzido em conjunto com dermatologistas, o custo benefício é muito bom.

Isso porque, comparado a outros dermocosméticos, a faixa de preço é muito inferior e a qualidade do produto é boa, entregando tudo o que promete.

Nota: 5/5

Absorção e hidratação

Se tratando de um hidratante, a absorção na pele é um fator muito importante. Isso porque ninguém gosta de ficar com aquela sensação pegajosa no rosto, além de que isso mostra que o produto está apenas na superfície da pele.

No caso da Loção Facial Hidratante Cerave isso não é um problema. Ela tem uma absorção muito rápida, realmente penetrando e nutrindo a pele.

Além disso, a sensação de maciez na pele é imediata e o produto ainda tem a promessa de manter a hidratação por 24 horas — o que, pela minha experiência, achei verdadeiro.

Nota: 5/5

O Hidratante Cerave é para quem tem pele do rosto seca ou oleosa?

A indicação do fabricante é que o Hidratante Cerave seja utilizado por pessoas de pele normal à seca.

Isso porque, apesar de sua textura ultra leve e mesmo não tendo óleo em sua composição, o produto possui propriedades altamente hidratantes, o que pode ser prejudicial para peles oleosas.

Em contrapartida, para peles mais secas possui uma proposta bem interessante: hidratar profundamente, mas sem deixar um aspecto pegajoso devido à rápida absorção.

Hidratante Cerave ou Cetaphil: têm a mesma função?

Particularmente, eu nunca usei a Loção Hidratante Cetaphil. Porém, fazendo uma breve análise da proposta dela em comparação com a da Cerave, é possível encontrar rapidamente alguns pontos semelhantes e divergentes.

Em geral, a proposta das duas é a mesma: alto poder de hidratação, com textura leve e indicação para pele normal à seca.

Entretanto, a primeira diferença é que a Loção Cetaphil possui diferentes ativos em sua composição, como o óleo de macadâmia — no caso da Loção Cerave, não há óleo na composição.

Além disso, esse produto também pode ser usado no corpo, não somente no rosto. Ainda, promete uma hidratação super prolongada: até 96 horas.

Por fim, outro destaque do produto é que tem indicação para ressecamento crônico (normal em pessoas com doenças de pele, como a psoríase) e para peles altamente sensibilizadas.

Sendo assim, é possível notar que as duas loções possuem propostas semelhantes, mas diferem em algumas particularidades. Para escolher a melhor para você, o ideal é analisar suas necessidades e contar com a ajuda de um(a) dermatologista.

A Loção Facial Hidratante Cerave funciona? É boa?

Sim. A Loção Facial Hidratante Cerva cumpre com o que promete: proporcionar uma hidratação controlada e duradoura.

Esse creme realmente deixa uma sensação muito boa na pele, possui uma absorção rápida e — como indica o fabricante — tem textura ultra leve. 

Na minha opinião, ele é ideal para usar durante o dia, principalmente se for antes da maquiagem, pois hidrata bem a pele e não deixa oleosa. Até porque, para cuidado noturno, prefiro produtos que tenham uma hidratação mais pesada, para realmente revigorar a pele.

Por fim, de forma geral, posso dizer que foi um produto que me agradou bastante e que possui muitos benefícios. É um excelente hidratante para uso diário e com certeza eu compraria de novo!


A hidratação é uma etapa muito importante na rotina de cuidados faciais, principalmente para quem possui a pele um pouco mais seca. Isso porque é necessário repor os nutrientes e proteger as barreiras naturais da derme. Para isso, a Loção Facial Hidratante da Cerave pode ser uma boa opção!

Gostou da resenha? Tem algum outro produto que gostaria de ver a gente testando? Conta aqui nos comentários e continue acompanhando o Bleeza!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *