A perda de cabelo costuma ser um incômodo para homens e mulheres. Muitas vezes, pode até abalar a autoestima da pessoa. 

As causas da queda de cabelos podem ser diversas, como genética, alopécia, casos de estresse, reações hormonais, entre outros.

Já a calvície, é caracterizada pela perda gradual e progressiva dos cabelos resultante de fatores hereditários. 

Ela acontece em mulheres, mas é mais comum nos homens, ocorrendo em aproximadamente 50% dos homens.

Por esse motivo, o implante capilar é uma técnica que pode servir de alternativa para os casos em que não é possível outros tipos de tratamento.

O que é implante capilar?

O implante capilar é uma técnica que consiste na retirada de folículos capilares saudáveis de uma região da cabeça para serem implantados em áreas que apresentam calvície (perda de cabelos).

Folículos capilares são uma espécie de bolsa, na qual está localizada a raiz do fio de cabelo. Esses folículos são capazes de produzir novos fios saudáveis e fazê-los crescer. 

Antes do procedimento, é indicado que o(a) paciente passe por avaliação médica com um(a) especialista em cirurgia plástica ou dermatologia, que irão solicitar exames para checar a saúde como um todo.


Qual a diferença entre transplante e implante capilar?

Os termos implante e transplante, ainda que tenham significados diferentes, nesse caso são utilizados como sinônimos. Tanto no transplante capilar quanto no implante, os folículos capilares são retirados do próprio paciente e transplantado para as áreas de calvície. 

Anteriormente, era chamado implante o procedimento que utilizava fios sintéticos para implantar no paciente. Porém, esses fios não são mais usados devido ao risco de rejeição pelo organismo. 

Já o termo transplante sempre foi utilizado quando o procedimento consistia no uso de fios de cabelo naturais.

Também não se utiliza mais fios de outros doadores, devido aos riscos de rejeição e até transmissão de doenças. 

Porém, nos casos em que o paciente não tenha área nenhuma com cabelo na cabeça, os folículos podem ser retirados de outras partes do corpo, como barba e peitoral.

Vale lembrar que a textura do cabelo não será a mesma. A única forma de garantir que o cabelo tenha a mesma aparência anterior, é utilizar folículos capilares saudáveis de cabelo do próprio paciente.

Como é feito?

O implante capilar é feito através de um procedimento cirúrgico, no qual são inseridos fios de cabelos naturais removidos do próprio paciente (área doadora) na região em que falta cabelo (área receptora).

Esses folículos implantados irão formar novos folículos capilares, dos quais irão crescer fios saudáveis após alguns meses. 

Os métodos atuais costumam ser pouco invasivos e dão preferência por retirar folículos da região da nuca, que são mais resistentes a problemas de queda. 

A técnica de implante é muito popular pois confere um resultado bastante natural se feita corretamente por um(a) profissional especializado.

ILUSTRAÇÃO

Preparo

Antes de realizar o procedimento, é necessário que o(a) paciente passe por uma avaliação com um(a) cirurgião plástico ou dermatologista, que irá solicitar exames pré-operatórios.

Dependendo da técnica profissional, pode ser preciso raspar os fios com máquina de cabelo.

O(a) especialista utiliza anestesia local e sedação leve no(a) paciente, que permanece acordado durante todo o procedimento, mas não sente dor.

Duração

A duração do procedimento de implante capilar depende do número de folículos que serão necessários para cobrir a área desejada. 

Costuma durar, em média, de 6 a 8 horas e também pode ser feito em dois dias consecutivos, quando a área é muito grande.

Recuperação

Após a realização do procedimento, o(a) paciente já pode voltar para casa, mas deve retornar ao consultório (ou clínica) para lavar a cabeça. 

Em seguida, estará liberado para atividades diárias com exceção da prática de exercícios físicos, tomar sol e realizar procedimentos químicos no couro cabeludo, como tinturas ou escova progressiva. 

Vale lembrar que, em alguns dias, os implantes vão cair. Mas os folículos provocam o crescimento de novos fios. Estes são permanentes.

Como é a técnica fue?

Uma das técnicas mais modernas de transplante capilar no mercado é a FUE, da sigla em inglês “Follicular Unit Extraction”, conhecida popularmente como fio a fio. 

Ela consiste em extrair os folículos capilares um por um, com um tipo especial de bisturi circular chamado punch. Ele possui uma abertura cortante na ponta responsável pela retirada dessas unidades.

Os folículos são então implantados na área calva, também de forma individual.

A técnica é bastante utilizada pois a cicatriz é mínima, sendo apenas pequenos furos como de uma agulha. A cicatrização é rápida, durando entre 3 e 7 dias para uma total recuperação.

Outro ponto que agrada muito quem pretende realizar o procedimento é que ele é bem menos doloroso do que as outras técnicas, como a FUT,  que consiste em retirar tiras de couro cabeludo com grande número de folículos de uma única vez.

Pacientes, em geral, já podem voltar ao trabalho no dia seguinte à cirurgia e em 15 dias já podem voltar a praticar atividades físicas regulares sem riscos.

Quanto custa um implante capilar?

O valor do procedimento pode variar dependendo da técnica que será utilizada e também da quantidade de folículos a serem implantados. Em média, pode custar entre R$ 5 mil e R$ 30 mil.

Antes e depois

O resultado é muito natural e quem faz costuma gostar do resultado.

Confira a seguir algumas imagens do resultado do implante capilar:


A calvície é um incômodo para muitos e felizmente há diversos procedimentos que podem resolvê-la.

Você já fez alguma técnica de implante capilar ou conhece alguém que realizou o procedimento? 

Compartilhe conosco suas experiências nos comentários!

Continue acompanhando o Bleeza para não perder nenhum conteúdo sobre saúde e qualidade de vida.


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *