A hidratação para os cabelos ressecados é uma preocupação constante em quem gosta de estar com eles sempre bem cuidados. 

Manter a saúde dos fios, sejam eles cacheados, lisos, ondulados e até quimicamente tratados é essencial. 

Para que nunca falte informação quando o assunto for cabelo saudável, essas dicas podem ajudar!

Hidratação para cabelos ressecados 

É muito fácil com que os fios capilares acabem ressecando. Secadores, babyliss, chapinhas, a própria exposição à luz solar influenciam muito na redução da hidratação dos cabelos.  

Existem algumas formas de como recuperar a saúde do cabelo. A principal é a hidratação com produtos adequados. São várias opções e tipos de tratamento disponíveis para serem testados, aprovados e até mesmo desaprovados por quem utiliza. 

E como para todo problema tem uma solução, aqui indicamos algumas formas de hidratação específicas para a necessidade do seu cabelo.

Com frizz

O frizz…aqueles cabelinhos indesejáveis que a gente só consegue resolver hidratando mesmo! 

No processo de reposição do cabelo, além da hidratação, é importante que seja feita a nutrição e a reconstrução por etapas.


Primeiramente a hidratação, em que a devolução de água é feita aos fios. Para a realização desse processo, recomenda-se a glicerina natural. 

Após essa primeira etapa, vem a nutrição, onde as vitaminas e o óleo necessário para os fios capilares são repostos e pode ser realizado com produtos que contenham óleo (coco/oliva/abacate), manteiga (karité/cacau/cupuaçu) e outros componentes que hidratam. 

E por último, mas não menos importante, a reconstrução. Podendo ser utilizados produtos que contenham queratina hidrolisada, creatinina (proteína) e minerais. Fazendo com que as proteínas do seu cabelo sejam novamente estabilizadas.

Quimicamente tratados

Para os cabelos quimicamente tratados, é importante que a hidratação seja feita semanalmente. 

A reconstrução capilar também deve fazer parte desse processo. Ela repõe a massa e a queratina dos fios, podendo ser realizada 1 ou 2 vezes por mês.

Além disso, é importante dar atenção à temperatura certa quando for lavar o cabelo. A água muito quente pode trazer danos aos fios, como ressecamento e oleosidade excessiva. O ideal é o enxague na água morna ou fria.

Com queda

Antes de qualquer coisa, é recomendável procurar saber o motivo da queda dos fios. Ela pode ser devido à má alimentação, estresse, genética e vários outros motivos. 

Mas nada que uma boa hidratação para fortalecer os fios não resolva!

Durante esse processo, óleos como o de alecrim, hortelã e coco auxiliam na nutrição e crescimento dos fios.

A babosa (aloe vera) pode ser também uma boa opção. Ela regenera e nutre os fios, limpando os folículos capilares de substâncias gordurosas que impedem o crescimento. 

Volumosos

Os cabelos volumosos podem sofrer com ressecamento, ficando sem vida e pesados.

Então, o processo de reposição desses nutrientes se dá, principalmente, na escolha dos produtos de uso diário, como shampoo, máscaras e condicionadores. 

Por isso, ao comprar esses produtinhos, opte por aqueles que possam nutrir os fios juntamente com qualquer outro benefício, como o antiquedas ou antirresíduos, que ele possua.  

Hidratação caseira para cabelos ressecados e quebradiços 

Existem muitas causas para um cabelo fique ressecado e quebradiço. Entre elas, o descoloramento, o uso excessivo de aparelhos que emitem calor (chapinha, babyliss) e até mesmo a alimentação com falta de nutrientes. 

Um cabelo ressecado e quebradiço pode ser identificado pelo fato da sua aparência sem brilho, pontas duplas e com pouca elasticidade.

E como o cabelo hidratado é o desejo de qualquer pessoa, se liga nessas dicas caseiras que super cabem no bolso! 

É importante lembrar que as receitas caseiras podem ajudar, porém, há produtos que são mais destinados a isso, não substituindo também a orientação de profissionais em cabelos ou dermatologistas. 

Com Maizena 

O amido de milho, além de estar presente no preparo de alguns alimentos, pode auxiliar na hidratação do cabelo. Algumas receitas caseiras apontam que os resultados dessa receita são os maiores cuidados com as pontas e remoção da oleosidade.

Passo a passo para o preparo e aplicação:

  • Misture duas colheres de sopa de Maizena com 250mL de água;
  • Coloque no fogo e mexa até dissolver, deixando-a com uma certa consistência;
  • Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar;
  • Adicione uma colher de máscara hidratante, 10mL de Bepantol líquido (opcional) e 10mL de óleo vegetal.

Aplique em todo o cabelo e deixe agir de 15 a 20 minutos. EM seguida, basta enxaguar.

Com babosa

A aloe vera ou babosa é uma ótima opção para quem quer nutrir os fios capilares. 

Passo a passo para o preparo e aplicação:

  • Adicione duas colheres de sopa do gel da babosa uma colher de chá de óleo vegetal, como o de abacate;
  • Misture bem;
  • Deixe agir por 30 minutos;
  • Aplique a máscara preparada por todo o cabelo;
  • Enxágue.

É recomendável deixar secar o cabelo naturalmente, mas se preferir use o secador em temperatura baixa.

Você pode realizar ambos os procedimentos quando sentir necessidade de hidratação em seus cabelos. 

Hidratação ajuda nas pontas duplas?

Sim. Ela serve para repor o líquido e os nutrientes dos fios. As máscaras de hidratação mais recomendadas são as que contém vitamina A e E. São válidas também as que possuem em sua composição aloe vera e pantenol, pois ajudam a recuperar e hidratar a fibra capilar. 

Além da hidratação, é recomendado a umectação capilar. Nesse processo, o tratamento é feito à base de óleo vegetal, assim, fortalecendo a saúde que os fios precisam. 

Essa dica é muito especial para quem tem os cabelos cacheados, já que a oleosidade natural vinda da raiz não chega até as pontas, por causa da curvatura do cacho. 


A preocupação em ter os cabelos bem cuidados faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Por isso, entender como esse processo pode ser realizado de forma simples, com dicas caseiras e especificidades do seu cabelo contribui muito na realização desse processo. 

Acesse o Bleeza e acompanhe de perto outras dicas para os cuidados com a beleza!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *