Lavar o rosto todos os dias é um cuidado básico e essencial. Mesmo quando não sentimos a pele suja, há milhares de pequenas impurezas na derme.

Por isso, para cuidar da saúde e aparência da pele, é essencial manter uma boa rotina de cuidados — começando pela limpeza. 

Há diversos produtos disponíveis no mercado, versões em gel, loção, em barra, etc. Para escolher o melhor, é preciso ter a indicação de um(a) dermatologista, a fim de criar uma rotina especial para você e suas necessidades.

Publicidade

Dentre as opções, temos o Gel de Limpeza Cerave. Confira, a seguir, a resenha desse produto:

Veja o que tem nesta resenha:

  1. O que é o Gel de Limpeza Cerave?
  2. Qual a composição do Gel de Limpeza Cerave?
  3. Para que serve?
  4. É gel ou loção?
  5. Como usar?
  6. Preço e onde comprar
  7. Minhas impressões
  8. O Gel de Limpeza tem que enxaguar?
  9. É bom para pele oleosa?
  10. O Gel de Limpeza Cerave remove maquiagem à prova d´água?
  11. O Gel de Limpeza Cerave funciona? É bom?

O que é o Gel de Limpeza Cerave?

O Gel de Limpeza Cerave foi criado em conjunto com dermatologistas, a fim de proporcionar um cuidado diário para peles normais a oleosas. 

Entre as promessas do fabricante estão: limpeza profunda, remoção do excesso de oleosidade, retira resquícios de maquiagem e outras impurezas. Entretanto, a proposta é que o produto faça tudo isso sem causar dano à pele, mantendo a barreira protetora natural intacta.

Sendo assim, esse gel de limpeza é bom para quem quer manter a pele limpa mas com maciez e hidratação preservadas. 


Isso é possível, principalmente, devido à composição do produto. A fórmula conta com ácido hialurônico, niacinamida e ceramidas — componentes que hidratam, melhoram a aparência da pele e restauram a barreira cutânea, entre outros benefícios.

Por fim, o produto ainda é hipoalergênico e não comedogênico (não obstrui os poros). Dessa forma, pode ser indicado para pessoas com maior sensibilidade.

Qual a composição do Gel de Limpeza Cerave?

De acordo com informações da marca, o produto tem a seguinte composição:

Aqua/Water, Cocamidopropyl, Hydroxysultaine, Sodium Lauroyl Sarcosinate, Propanediol, Peg-150 Pentarythrityl, Testrastearate, Peg-6 Caprylic/Capric Glycerides, Glycerin, Ceramide NP, Ceramide AP, Ceramide Eop, Carbomer, Niacinamide, Sodium Methil Cocoyl Hyaluronate, Cholesterol, Phenooxyethanol, Disodium EDTA, Citric Acid, Tetrasodium Edta, Phytosphingosine, Xanthan Gum e Ethylhexyglycerin.

Para que serve?

A função de um gel de limpeza é remover a poluição, oleosidade e outros resquícios de impurezas (maquiagem, por exemplo) da pele. 

Esse passo é bastante importante, pois prepara a derme para receber tratamentos e hidratação. Ou seja, para aplicar séruns, hidratantes, cremes anti-idade e até maquiagem, é muito importante estar com a pele limpa.

A limpeza facial também previne o envelhecimento precoce e evita que os poros fiquem obstruídos — inibindo cravos e espinhas.

Vale destacar que, para descobrir qual o produto ideal para sua rotina, é imprescindível consultar um(a) dermatologista.

É gel ou loção?

A Cerave possui as duas versões de produtos para limpeza facial, tanto em gel quanto em loção. Neste caso, o produto em questão é um gel.

A diferença é que a Loção de Limpeza Hidratante Cerave é indicada para peles normais, secas ou extrassecas. Ela possui a exclusiva Tecnologia de Emulsão Multivesticular (MVE), que libera (durante 24h) ativos hidratantes que proporcionam maciez à pele.

Por ser mais hidratante, a loção não produz espuma e não fornece uma limpeza profunda como o gel — visto que pessoas com pele mais seca tendem a não se adaptar bem a essa característica.

Em geral, é um produto que retira as impurezas da pele, conservando e fornecendo hidratação.

Como usar?

O uso do gel de limpeza é bastante simples, basta molhar bem a pele e massagear o produto em movimentos circulares, formando espuma. Em seguida, é só enxaguar.

Publicidade

Para um melhor resultado, o ideal é incluir o Gel de Limpeza Cerave em sua rotina diária e utilizar o produto duas vezes ao dia — uma pela manhã e outra à noite.

Preço e onde comprar

O Gel de Limpeza Cerave é comercializado em três tamanhos diferentes, variando o preço*:

É possível comprar o produto em farmácias, algumas redes de supermercados e em alguns sites, como o Consulta Remédios.

*Preços consultados em fevereiro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Minhas impressões

Eu estou usando o Gel de Limpeza Cerave há quase dois meses diariamente, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite). Alguns dias intercalo com algum outro gel, ou utilizo alguma esponja de limpeza facial em conjunto com o produto.

Na sequência, conto o que achei sobre diferentes aspectos do gel durante o uso. Confira:

Textura

Como o nome do produto sugere, trata-se de um gel mesmo. O produto não tem coloração, então é um gelzinho transparente e com textura fina, não é muito consistente.

Particularmente, eu gosto bastante dessa textura super levinha — minha pele é normal, mas pessoas com pele oleosa também tendem a se adaptar melhor a produtos assim.

Nota: 5/5

Cheiro

O cheiro é um fator que pode influenciar a compra de muitas pessoas. Entretanto, o Gel de Limpeza Cerave é um produto hipoalergênico e não tem fragrância em sua composição. 

Ao passar ele na pele há apenas um cheirinho leve de “limpeza”, o que achei bem positivo.

Nota: 5/5

Durabilidade e rendimento

Eu comprei uma embalagem de 60g e estou usando há quase dois meses, duas vezes ao dia — com exceção de alguns dias em que substituo por outro gel de limpeza. 

Ainda há um pouco menos da metade do produto para usar, então achei que tem uma durabilidade muito boa. 

Além disso, para cada limpeza é possível usar pouco do produto, pois rende bastante e uma pequena quantidade já é o suficiente. 

Nota: 5/5

Embalagem

A embalagem do produto é bem simples, possui apenas algumas informações essenciais na parte da frente e a composição no verso. A de 60g e de 150g são em bisnaga, o que eu acho bem prático e fácil de usar.

A versão maior (454g) é com pump, o que também parece ser bem funcional. Sendo assim, quanto à embalagem do produto, também não há o que reclamar.

Nota: 5/5

Absorção e aspecto na pele

Esta é, com certeza, a melhor parte do produto: o aspecto na pele. É muito agradável fazer a limpeza com esse gel, ele é bem fino e faz bastante espuma. Ele não parece estar agredindo a pele, então é como se você estivesse passando um creme de tão gostoso.

Publicidade

Além disso, após enxaguar a sensação é maravilhosa. Ele limpa de forma profunda, retirando todas as impurezas, restos de maquiagem e oleosidade, mas não deixa aquela sensação “repuxada”.

Pelo contrário, deixa um aspecto de pele hidratada e macia — uma característica que não vi em nenhum outro gel de limpeza que já testei.

Nota: 5/5

Custo benefício

O custo benefício é excelente, é um dos melhores produtos para limpeza facial que já testei. Deixa um aspecto bastante agradável na pele, limpa bem e rende bastante.

Considerando que existem 3 tamanhos disponíveis, acredito que comprando o maior (454g) o custo benefício fica ainda melhor.

Nota: 5/5

O Gel de Limpeza tem que enxaguar?

Sim. O produto segue a mesma lógica do sabonete líquido (a diferença do gel para sabonete é a composição). Sendo assim, é necessário estar com a pele molhada, lavar com o gel de limpeza e, após massagear bem o rosto, basta realizar o enxágue.

É bom para pele oleosa?

Sim. O fabricante indica o Gel de Limpeza Cerave como um produto para pele normal a oleosa. Entre suas características está uma limpeza profunda, sem danificar a barreira protetora natural da pele.

Sendo assim, apesar do produto não fornecer uma sensação de pele repuxada, realizando uma limpeza suave, ele é muito bom para pele oleosa. Vale destacar que remover por completo a oleosidade natural da pele também pode ser prejudicial, podendo causar um efeito rebote.

O que isso significa? Quer dizer que pode causar um efeito contrário, fazendo com que a pele produza ainda mais óleo. Entretanto, ao usar um produto que limpa mas que mantém a barreira protetora da pele, é possível ficar livre de oleosidade e manter uma pele macia e hidratada.

O Gel de Limpeza Cerave remove maquiagem à prova d´água?

Não. A função do Gel de Limpeza Cerave não é realizar a remoção de maquiagem, apenas promete retirar os resquícios que possam ter sobrado. 

O ideal é sempre tirar a maquiagem com um removedor antes de lavar. Para isso, você pode utilizar um cleansing oil, demaquilante normal ou bifásico, lenços demaquilantes, água micelar, etc.

Vale destacar que para remover, especialmente, a maquiagem à prova d’água, o melhor é utilizar produtos à base de óleo ou com características específicas para essa funcionalidade.

O Gel de Limpeza Cerave funciona? É bom?

O Gel de Limpeza Cerave cumpre com todas as promessas: limpa profundamente, remove o excesso de oleosidade, retira resquícios de maquiagem e não altera a barreira natural da pele. Sendo assim, não há dúvidas de que ele funciona conforme o previsto.

O principal diferencial está em deixar a pele limpa, mas sem ressecar, mantendo o aspecto de hidratação natural. Para mim, considerando todos os fatores, o produto é realmente muito bom


A limpeza é muito importante para manter a pele sempre com boa aparência, prevenindo cravos e espinhas, bem como o envelhecimento precoce. O gel de limpeza compõe o passo principal, sendo quase que indispensável.

Com isso, basta escolher a melhor opção para seu tipo de pele. Lembrando que, no caso do Gel de Limpeza Cerave, a recomendação é que seja utilizado em peles normais a oleosas.

Gostou do conteúdo? Para mais resenhas ou informações sobre maquiagem, skincare e beleza em geral, continue acompanhando o Bleeza!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *