Ter uma pele bonita e saudável é um desejo de muitas pessoas. Para isso, são necessários alguns cuidados diários e entre eles está o uso do protetor solar.

Muitas pessoas utilizam o protetor apenas quando vão à praia, em dias muito quentes ou quando praticam alguma atividade física ao ar livre. Isso é um grande erro. O uso do filtro solar é indispensável diariamente.

Nossa pele está todos os dias exposta à radiação solar, até mesmo nos dias nublados ou frios. Além disso, nosso rosto está constantemente sendo atingido pela luz azul (luz artificial), o que estimula a produção de radicais livres — agentes que causam o envelhecimento precoce.

Um dos motivos para que as pessoas deixem de usar o protetor solar é a textura ou aparência que ele deixa na pele. Isso pois muitas fórmulas deixam a derme oleosa e com aspecto grudento — devido à dificuldade da absorção.

Por isso, é muito importante encontrar um filtro que esteja de acordo com suas expectativas e tipo de pele. Assim, além de proteger, te deixará confortável.

Pensando nisso, o Bleeza vai resenhar o Filtrum Ultra Seco da marca Libbs:

O que é o Protetor Solar Filtrum Ultra Seco?

O Protetor Solar Filtrum Ultra Seco FPS 30 é um filtro solar pensado para pessoas com pele mista e oleosa. A marca garante uma textura totalmente seca e rápida absorção, proporcionando controle de oleosidade por 12h e um acabamento matte.

Além disso, dentre as promessas do produto está a fórmula exclusiva que protege o DNA das células, impedindo que os raios solares o alterem. Característica importante, já que a alteração do DNA é um dos fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce e danos à pele. 


Sendo assim, o produto promete reforçar o sistema de autodefesa do DNA.

Esse filtro solar também é não comedogênico (não entope os poros), hipoalergênico, não possui parabenos ou corantes em sua formulação e não é testado em animais.

Por fim, destaca-se que o produto possui proteção UVA e UVB, diferente de muitos protetores que possuem proteção apenas UVB. Ou seja, que protegem só contra a radiação solar direta. Além disso, com o uso, a marca promete um disfarce óptico dos poros dilatados.

Qual a composição?

De acordo com informações da marca, o produto tem a seguinte composição:

Aqua, Aluminum Starch Octenylsuccinate, Methylene Bis-Benzotriazolyl Tetramethylbutylphenol, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Propylene Glycol, Dicaprylyl Carbonate, Methyl Methacrylate Crosspolymer, Bis-Ethylhexyloxyphenol Methoxyphenyl Triazine, Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate, Cyclopentasiloxane, Dimethicone Crosspolymer, Steareth-2, Ceteareth-12,  Stearyl Alcohol, Ceteareth-20, Distearyl Ether, Ammonium Acryloyldimethyltaurate/VP Copolymer, Cetyl Alcohol, Darutoside, Oridonin, Butylene Glycol, Niacinamide, Phenoxyethanol, Hydrogenated Lecithin, Butylene Glycol Dicaprylate/Dicaprate, Tocopheryl Acetate, Retinyl Palmitate, Caprylhydroxamic Acid, Caprylyl Glycol, Glycerin, Xanthan Gum, Disodium Cetearyl Sulfosuccinate, Disodium EDTA.

Para que serve o filtro ultra seco?

O Protetor Solar Filtrum Ultra Seco serve para uso diário como proteção contra os raios UVA e UVB.

As duas proteções são diferentes e importantes. Os raios UVB são aqueles que causam queimaduras, ardência e vermelhidão — características muito comuns no verão, devido ao sol mais forte. Ou seja, penetram de forma mais superficial a derme.

Mas os raios UVA são constantes durante o dia, responsáveis por 95% da radiação que atinge a pele. Também são os principais causadores do envelhecimento cutâneo precoce e pelo câncer de pele, causando danos não visíveis a olho nu em um primeiro momento.

Além dessas propriedades, o Protetor Solar Filtrum Ultra Seco também tem funções mais superficiais, como controle de oleosidade e disfarce de poros. Destaca-se, especialmente, o efeito ultra seco do produto — um diferencial, visto que visa superar o “toque seco” prometido em itens da mesma categoria.

Tem opção com cor?

Sim. A marca Libbs também possui uma opção com cor, o Protetor Solar Filtrum Color

Entretanto, ele não possui características idênticas ao ultra seco, visto que sua promessa é ser um produto um pouco mais hidratante — mas a marca afirma que não deixa aspecto oleoso. 

Além disso, há outras diferenças básicas, como o FPS que é maior (50 nesse caso). O fabricante também informa que o produto tem ativos clareadores, que auxiliam na redução de manchas na pele.

Por fim, quanto à cor, o produto conta apenas com uma cor universal — a marca ainda o descreve como “desenvolvido especialmente para a pele brasileira”.

Quais os fatores de proteção solar (FPS) disponíveis?

Estar atento(a) ao fator de proteção solar é importante na hora de comprar e usar um produto. Isso pois ele está relacionado ao tempo de proteção. 

Por exemplo, se naturalmente sua pele demora 10 minutos para queimar ao sol, quando utilizado um protetor de fator 50, o tempo para que a pele queime demora 50 vezes mais (neste caso, 500 minutos).

O Protetor Solar Filtrum Ultra Seco tem FPS 30 e protege contra os raios UVA e UVB. Essa é a única versão disponível.

É essencial procurar um(a) dermatologista antes de utilizar qualquer produto. Sendo assim, também é importante seguir a recomendação dele(a) quanto ao fator de proteção necessário para sua pele, visto que é comum que algumas pessoas precisem de um FPS mais alto.

Protetor Solar Filtrum Ultra Seco clareia a pele?

Não. Apesar de existirem protetores que prometem auxiliar no clareamento de manchas na pele, não é o caso do Filtrum Ultra Seco. Além disso, o rótulo do produto e as orientações do fabricante não mencionam nada sobre essa função.

Entretanto, vale destacar que o uso diário e contínuo do protetor solar pode sim auxiliar na uniformização do tom de pele e redução de pequenas manchinhas em algumas pessoas. 

Caso você esteja procurando um produto com a função de clareador, procure um(a) especialista, a fim de realizar o tratamento ideal e mais seguro para seu caso.

Como usar o protetor solar Ultra Seco?

Não há segredo para utilizar o Protetor Solar Filtrum Ultra Seco. A orientação do fabricante é aplicar diariamente uma camada generosa, de maneira uniforme, na pele limpa e seca, reaplicando quantas vezes forem necessárias ao longo do dia.

Como se trata de um produto que se descreve como ultra seco, com efeito matte, é interessante utilizar um hidratante antes de sua aplicação. 

Nesse caso, basta passar o hidratante após lavar o rosto, esperar a pele absorver e aplicar o filtro solar. Dessa forma, é possível evitar o ressecamento da derme e manter ela nutrida e saudável. 

Vale destacar que o hidratante deve ser utilizado inclusive por quem tem a pele oleosa, basta escolher uma opção mais leve e com rápida absorção (os que têm textura gel podem ser uma boa escolha).

Preço e onde comprar

O Protetor Solar Filtrum Ultra Seco é comercializado em uma embalagem de 60g e seu preço* varia entre R$57 e R$87.

É possível comprar o produto em farmácias e em alguns sites, como o Consulta Remédios.

*Preços consultados em janeiro de 2020. O produto pode sofrer alteração de valor.

Minhas impressões

Eu testei o Protetor Solar Filtrum Ultra Seco por aproximadamente 10 dias. Utilizei ele diariamente, conforme faço com qualquer outro protetor. 

Para saber como o produto se comporta, testei de diferentes maneiras: na pele com hidratante e sem, sozinho ou com maquiagem após a aplicação, reapliquei durante o dia, etc.

Na sequência, conto o que achei de diferentes aspectos desse filtro solar. Confira:

Embalagem

A embalagem do produto é bem clean (minimalista), o que me agrada. Além disso, é prática para carregar na bolsa visto que o tamanho (60g) é bom e não pesa.

Por ser uma embalagem em bisnaga, é bem fácil de utilizar o produto e achei que ela fica bem fechada, sem deixar o produto vazar. Também achei o material resistente.

Nota: 5/5

Textura e espalhabilidade

Achei a textura muito consistente, o que é comum em produtos com aspecto matte. Mas isso dificulta na espalhabilidade, porque chega a ser duro e difícil de realizar a aplicação.

No primeiro momento, a sensação é de um produto bem pesado. Então, não gostei muito disso, prefiro os que são mais leves e fáceis de aplicar.

Nota: 1/5

Aspecto na pele e absorção

O produto promete deixar um acabamento matte e disfarçar os poros, o que cumpre de forma satisfatória. A minha pele é normal (nem muito seca e nem oleosa) e ficou tão sequinha com esse protetor que parece até que eu passei um pó.

Inclusive é necessário aplicar ele bem rápido e, de preferência, em frente a um espelho para garantir que foi aplicado de maneira uniforme. Caso contrário, a diferença será visível. 

A pele absorve bem rápido, mas ele fica com aquela pequena camada “esbranquiçada” de protetor, que muitas pessoas não gostam. Particularmente, não me incomodei, pois ficou bem suave. 

Por fim, eu nunca tinha visto um protetor solar que prometesse disfarçar poros, o que achei muito legal. Ele realmente minimiza e disfarça, como promete, dando um aspecto de blur (pele lisinha).

Gostei muito dessa característica, principalmente para aplicar a maquiagem em seguida, já que o protetor prepara bem a pele, como se fosse um primer.

Nota: 5/5

Cheiro

O cheiro costuma ser um fator que influencia a compra de muitas pessoas. Eu, particularmente, não tenho um olfato aguçado e mesmo assim não gosto de produtos com cheiro forte.

O Protetor Solar Filtrum Ultra Seco é um produto hipoalergênico e não possui fragrância em sua composição. Achei isso bem agradável, pois muitos protetores têm uma fragrância característica de “praia”, mas não é o caso desse.

Nota: 5/5

Rendimento

Devido à textura grossa do produto, é necessário uma quantidade grande para conseguir espalhar ele pelo rosto todo. Sendo assim, por utilizar diariamente, não acredito que vai ter um rendimento muito longo — sem contar que, como qualquer protetor, é necessário reaplicar ao longo do dia.

Nota: 1/5

Custo benefício

Acho que o custo benefício não é maravilhoso, mas também não é ruim. O valor está dentro da média de produtos da mesma categoria, entretanto, é possível encontrar marcas com mais opções (FPS mais alto, textura diferente, etc.) e na mesma faixa de preço.

Sendo assim, o ideal é verificar se o produto se encaixa dentro do que você está esperando,  caso contrário, vale procurar outra opção.

Nota: 3/5

Protetor Solar Filtrum Ultra Seco é bom?

O Protetor Solar Filtrum Ultra Seco cumpre bem com as suas principais promessas: ter aspecto matte, controle de oleosidade, não ter fragrância e disfarçar os poros. Esse é um ponto bem positivo, visto que muitos produtos não cumprem com o que está no rótulo.

Entretanto, a dificuldade para aplicar o produto me deixou um pouco decepcionada. 

Além disso, o fato de o protetor estar disponível apenas em uma versão com FPS 30 também não é muito legal para mim, pois acho uma proteção baixa para o dia a dia.

De forma geral, mesmo com esses problemas, considero que é um produto bom. Isso porque cumpre bem com sua função e tem o diferencial de disfarçar os poros.


O protetor solar deve ser indispensável no dia a dia de todas as pessoas. Isso pois além de proteger contra queimaduras, previne o envelhecimento cutâneo e — principalmente — o câncer de pele, doença que atinge milhares de pessoas anualmente.

Se você já usou o Protetor Solar Filtrum Ultra Seco ou se quer ver a resenha de algum outro protetor por aqui, conta pra gente nos comentários!

Continue acompanhando o Bleeza para ter acesso a mais resenhas e conteúdos sobre beleza.


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *