Se existe um produto que não pode faltar na rotina de cuidados, é o desodorante. Ele controla o suor, combate os maus odores e prolonga a sensação de frescor deixada pelo banho.

Recentemente, os desodorantes livres de ativos nocivos, como o álcool e o triclosan, têm ganhado mais espaço entre as marcas.

Para que você conheça mais sobre esse tipo de produto, equipe do Bleeza testou o Desodorante Boni Natural e te conta aqui sobre os diferenciais do desodorante natural.

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é o desodorante Boni Natural?
  2. Qual a composição?
  3. Para que serve o desodorante Boni Natural?
  4. Como usar desodorante Boni Natural?
  5. Preço e onde comprar?
  6. Minhas impressões
  7. O que é um desodorante natural?
  8. O desodorante Boni Natural é vegano?
  9. O desodorante Boni Natural é bom? Funciona?

O que é o desodorante Boni Natural?

Um desodorante natural é um produto desodorizante ou antitranspirante com menos ativos sintéticos, normalmente produzido com ingredientes vegetais e minerais em vez de artificiais. 

Não existe legislação específica para essa nomenclatura, então cada marca define seus critérios. Esse tipo de produto normalmente prioriza componentes naturais que não agridem o meio ambiente.

O Desodorante Boni Natural promete “24 horas de proteção natural, neutralizando os odores da transpiração”. Ele possui “fórmula natural, vegana e sem álcool”, e, de acordo com a marca, não contém ingredientes tóxicos ou perigosos à saúde e ao meio ambiente.

Sua fórmula 98,1% vegetal e mineral é isenta de parabenos, cloridratos, triclosan, álcool e ingredientes de origem animal. O produto também não é testado em animais.


A textura é líquida, com embalagem em spray, e deve ser aplicado direto nas axilas após o banho. Também pode ser utilizado nos pés. De acordo com o fabricante, ele não é um antitranspirante: sua proposta é combater e neutralizar o mau cheiro, mas não impedir a transpiração.

Quais as fragrâncias disponíveis do desodorante Boni Natural?

O Desodorante Boni Natural está disponível em fragrância única, com óleos essenciais de melaleuca e toranja.

Qual a composição?

Seus principais ativos são os extratos naturais de melaleuca e toranja, ingredientes que têm ação adstringente e antisséptica, capazes de combater o mau cheiro. Também contém babosa, planta cicatrizante que suaviza irritações.

Conheça os outros ingredientes da composição:

Aqua, Potassium Alum, Sorbitan Oleate Decylglucoside Crosspolymer, Benzyl Alcohol, Parfum, Citral, Citronellol, Hexyl Cinnamal, Limonene, Linalool, Melaleuca Alternifolia Leaf Oil, Citrus Grandis Peel Oil, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Calendula Officinalis Flower Extract, Hamamelis Virginiana Leaf Extract.

Tem alumínio?

O Desodorante Boni Natural não contém cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio, ativos conhecidos como “sais de alumínio”. Porém, sua fórmula leva Potassium Alum, ou alúmen de potássio, que também é uma forma de alumínio. 

O que diferencia o alúmen de potássio dos sais de alumínio é a absorção pela derme: estes, quando em contato com a pele, formam uma camada que impede a transpiração. Já o primeiro não é absorvido, permanecendo na superfície cutânea.

Por isso, o alúmen de potássio é considerado mais suave, impedindo apenas a proliferação de bactérias causadoras de mau odor, sem obstruir a transpiração.

Para que serve o desodorante Boni Natural?

De acordo com a marca, o desodorante é indicado para combater maus odores causados pela transpiração, neutralizando o cheiro do suor por até 24 horas. Ele não é antitranspirante, de modo que não impede a sudorese.

Como usar desodorante Boni Natural?

O produto deve ser aplicado nas axilas e nos pés com a pele seca, preferencialmente após o banho. Pode ser reaplicado ao longo do dia conforme necessário.

Preço e onde comprar?

O Desodorante Boni Natural pode ser adquirido em mercados, farmácias e portais, como o Consulta Remédios.  O frasco com 120mL custa a partir de R$15,90*.

*Preços consultados em junho de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Minhas impressões

Antes de te contar o que achei do Desodorante Boni Natural, preciso compartilhar a constrangedora informação que, embora não sofra com sudorese excessiva, tenho tendência a sofrer com os maus odores.

Usei o produto diariamente, às vezes mais de uma vez ao longo do dia, e analisei os principais aspectos. Aqui avalio cada um com notas de 1 a 5, em que 5 é a mais alta. Vem comigo!

Consistência

O Desodorante Boni Natural é em spray, com textura parecida com água. É transparente e bem líquido, por isso é preciso uma operação para evitar que ele escorra pelos braços. Para evitar esse incômodo, tive que aplicá-lo deitada.

Esse procedimento consistiu em deitar na horizontal, aplicar o desodorante em uma axila e permanecer com o braço estendido até secar, depois repetir a operação do outro lado. Assim, o produto escorreu por uma área menor e ficou concentrado na toalha que coloquei sobre a cama, em vez de fazer uma trilha pelo corpo.

Quando apliquei fora de casa ao longo do dia, aceitei o risco de escorrer na roupa e removi o excesso com uma toalha de papel.

Por outro lado, ele não mancha as roupas (nada de manchas brancas em tecidos escuros, ou manchas amareladas nos claros). Também seca rápido e não deixa sensação pegajosa. Pelo contrário, ele deixa um frescor agradável.

Sua textura líquida também cobre bem a pele: uma borrifada já é suficiente para cobrir toda a axila.

Nota: 4/5

Cheiro

O produto tem um aroma bem fresco e cítrico, e o perfume é um dos poucos ingredientes sintéticos da fórmula. Como não é particularmente agradável para mim, penso que a marca poderia ter deixado só a fragrância natural mesmo, sem o aditivo artificial do aroma.

Ele é intenso no produto em si, mas fica mais suave após o contato com a pele, e vai sumindo ao longo do dia.

Por conta do local da aplicação (axilas e pés, regiões que normalmente não ficam expostas), o cheiro fica imperceptível. Mesmo assim, preferia que ele não existisse, deixando a fórmula mais natural. Como é um cheiro cítrico, é uma questão de gosto: pode ser que agrade a outros olfatos.

Nota: 3/5

Durabilidade e rendimento

O Desodorante Boni Natural tem um rendimento mediano na pele. Se as temperaturas estiverem baixas, uma única aplicação é suficiente para combater o mau odor ao longo do dia. Mas em dias quentes, ou em caso de prática de exercícios físicos, é preciso reaplicar constantemente para evitar que os odores tomem conta.

Já usei diferentes marcas de desodorantes naturais e tive essa mesma impressão, de que não são tão potentes quanto as versões tradicionais. Por isso, se você já usou desodorantes naturais e gostou, é provável que se adapte ao Desodorante Boni Natural. Ele não é inferior a outros produtos do tipo, só tem menor durabilidade na pele se comparado ao desodorante comum.

Para mim, foi necessário levar na bolsa para reaplicar ao longo do dia. Justamente por isso, o rendimento de um frasco acaba deixando a desejar. Como precisei usar várias vezes por dia, uma embalagem rendeu menos do que o esperado.

O produto tem consistência líquida que escorre na pele, e isso reduz a durabilidade ainda mais. Porém, é preciso pouca quantidade por aplicação (apenas uma borrifada já é suficiente), então isso equilibra um pouco a questão do rendimento.

Caso você não sofra com maus odores, e portanto não precise aplicar com tanta frequência, pode achar a durabilidade boa. Não foi o meu caso.

Nota: 3/5

Embalagem

O produto vem em uma embalagem em spray, com frasco transparente e tampa removível. É muito fácil de utilizar, basta retirar a tampa e pressionar a válvula para aplicá-lo sobre a pele. Por ela ser transparente, permite acompanhar a utilização e visualizar quanto resta do produto.

Apesar da textura líquida dificultar a aplicação, a embalagem em si é prática, de fácil utilização e permite controlar a quantidade aplicada.

Minha única ressalva é o tamanho: o frasco tem capacidade para 120mL, o que dificulta o transporte. Como, para mim, foi necessário levar o desodorante na bolsa, a embalagem grande atrapalhou.

Nota: 4/5

Custo-benefício

O Desodorante Boni Natural é vegano, isento de componentes prejudiciais à saúde, por isso o valor médio de R$15,90 é justo para a proposta (produtos veganos e naturais tendem a ser mais caros). Porém, considerando seu efeito na minha pele, não diria que vale à pena.

Como falei nos tópicos anteriores, ele precisa de reaplicação constante, o que diminui sua vida útil e encarece a conta final.

Para mim, não compensou — prefiro pagar mais caro num desodorante que proporcione proteção duradoura. Lembrando que essa análise leva em conta as minhas características e necessidades.

Nota: 2/5

Aspecto na pele

Diferente de outras versões, o produto seca rapidinho, não deixa manchas nas roupas e não arde nem escurece a pele. Ele é incolor e fica invisível nas axilas, sem deixar sensação pegajosa. Lembrando que a fragrância fica mais suave quando aplicada e logo desaparece por completo.

Como não é um antitranspirante, não impede o suor, então esqueça aquele toque sequinho.

Eu particularmente não sofro com sudorese excessiva, então até prefiro produtos que não bloqueiem essa reação tão importante para o nosso corpo.

Nota: 5/5

O que é um desodorante natural?

O termo desodorante natural é um genérico: ele se refere a produtos formulados com insumos naturais, mas não existe regulamentação específica. Fabricantes que usam essa expressão normalmente se referem aos desodorantes produzidos sem ingredientes potencialmente nocivos para a saúde ou o meio ambiente, como os sais de alumínio, álcool e triclosan.

Por conta da falta de controle sobre esse termo, é bom ficar de olho na composição para ter certeza que você está mesmo adquirindo um produto natural, e não apenas um que surfe na onda dessa tendência.

A maioria dos desodorantes naturais usa como ativos o bicarbonato de sódio e o leite de magnésio, além de ingredientes vegetais, como óleos essenciais, extratos e manteigas.

No caso do Desodorante Boni Natural, sua fórmula é 98,1% vegetal e mineral, livre de parabenos, cloridratos, triclosan, álcool e ingredientes de origem animal.

Mas atenção: não é porque um produto é natural que ele pode ser usado sem restrições. Converse com profissionais de saúde para verificar a melhor opção para suas necessidades.

O desodorante Boni Natural é vegano?

Sim. O Desodorante Boni Natural não tem ingredientes de origem animal nem é testado em animais, por isso é considerado um produto vegano e pode ser utilizado por pessoas adeptas desse estilo de vida.

O desodorante Boni Natural é bom? Funciona?

Para mim, não funcionou como deveria. O produto pode ser usado para prolongar o frescor da pele após o banho, mas só combate os maus odores se reaplicado constantemente ao longo do dia. Não diria que é um produto ruim, mas não deu certo para a minha rotina.

Eu não usaria novamente e, apesar de gostar da proposta, não recomendo para quem sofre com o mau cheiro.


Você já usou o Desodorante Boni ou outro desodorante natural? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

Se você tem alguma sugestão de produto que deseja ver resenha, escreva-nos! Vamos adorar receber suas ideias!


Julia Willich: Sou redatora do Bleeza e ligada em natureza, por isso adoro produtos naturais, veganos e orgânicos. Só uso cosméticos cruelty-free e sempre levo em conta o impacto ambiental da marca, além de considerar aspectos como qualidade, durabilidade e compatibilidade: no meu caso, produtos para pele seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *