Não é novidade que o tempo frio exige cuidados especiais e mais intensos com a derme. Basta cair a temperatura para que ela já dê sinais de ressecamento e fragilidade. 

E mesmo quem tem pele oleosa precisa ficar de olho nos cuidados, pois aquele friozinho que algumas pessoas adoram pode ser bem prejudicial se não houver uma proteção adequada. Ah, e o corpo todo precisa de uma rotina de hidratação, não é só a face!

Tem quem só lembre de hidratar e proteger a boca, que costuma ser a mais afetada durante o inverno, mas até aquelas partes que ficam bem protegidinhas debaixo das roupas precisam do hidratante!

Por isso, veja como proteger bem a sua derme durante as baixas temperaturas!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Por que a pele precisa de mais cuidados no inverno?
  2. O que o frio pode causar na pele?
  3. Minha pele fica mais oleosa no inverno: por quê?
  4. Dicas: como cuidar da pele no inverno?

Por que a pele precisa de mais cuidados no inverno?

Basta o frio começar que a pele dá os primeiros sinais de sofrimento. Sobretudo quem tem a derme menos oleosa, é comum que ela descame, rache e fique com um aspecto nada saudável. Isso tudo acontece porque no inverno a umidade do ar fica mais baixa. 

Se não bastasse, o corpo transpira menos, fazendo com que a pele fique realmente mais seca. Se não bastasse, alguns hábitos agravam o quadro, por exemplo, os banhos quentes. 

É quase impossível não abusar da temperatura da água! Mas isso faz com que a oleosidade natural da derme seja removida. E manter o mesmo nível de ingestão de água no frio não é tarefa fácil para todas as pessoas. O resultado é uma derme mais ressecada e fragilizada.


O que o frio pode causar na pele?

Com o frio, é comum que a pele apresente menos elasticidade, fique mais fragilizada e com aspecto ressecado. Ela pode descamar e ficar mais áspera. Com isso, é comum que haja mais coceira também.

Como a derme está frágil, ao coçar, é comum que ela sofra machucados mais facilmente — por isso, muita atenção às lesões e arranhados! Ao sentir aquela coceira intensa, prefira aplicar um hidratante, que vai aliviar e hidratar a derme.

Porém, um sinal não muito associado à desidratação é o aumento da oleosidade devido ao efeito rebote. A pele está precisando de hidratação, então, para tentar compensar, o corpo aumenta a produção de sebo. Por isso, notar a derme mais oleosa é sinal de falta de hidratante no frio!

Minha pele fica mais oleosa no inverno: por quê?

Em alguns casos, pode ocorrer da pele ficar mais oleosa durante o frio. Isso faz com que, às vezes, as pessoas pensem que ela não precisa ser hidratada e protegida, já que está bastante oleosa. 

Na verdade, é exatamente a falta de hidratação que desencadeia a produção exagerada de sebo. Isso acontece porque o corpo tenta driblar a falta de água, então ocorre o famoso efeito rebote. 

A melhor maneira de lidar com isso, prevenindo e eliminando essa oleosidade excessiva é cuidando da proteção e garantindo que haja água nas camadas da derme — por dentro e por fora, ou seja, bebendo água e usando cremes!

Dicas: como cuidar da pele no inverno?

Para uma pele bonita e saudável durante o inverno, a melhor maneira é investir em cuidados completos — ou seja, por dentro e por fora. Não adianta muito apostar em um bom hidratante se não houver cuidados com a ingestão de água e alimentação. 

Por isso, antes de mais nada, é hora de manter a garrafinha de água por perto. Apostar em chás, frutas e alimentos nutritivos faz toda a diferença.

Em relação aos cuidados externos, veja o que dá para fazer:

Cuidado com a água quente

Apesar de ser difícil não tomar aquele banho bem quentinho, o ideal é controlar a temperatura e deixá-la mais morna. Vale lembrar que a água quente remove ainda mais oleosidade cutânea, fazendo com que a derme sofra mais com a desidratação.

Uma maneira de reduzir os danos causados na derme é optar por banhos mais rápidos. Com isso, a pele sofre menos.

Hidratação no banho

No frio, é mais difícil manter a rotina de hidratação corporal. Por isso, uma boa dica é apostar em produtos para o banho, como os óleos. Você já aproveita o banho para proteger a derme.

A vantagem dos óleos corporais é que eles criam uma barreira protetora, evitando que a derme perca água. Além disso, eles são boas opções para proteger todo o corpo daquele banho muito quente, reduzindo os danos cutâneos.

Aproveite o pós banho

Logo após sair do banho os poros estão mais abertos e, por isso, é a melhor hora para passar o hidratante. O creminho vai penetrar melhor e ter um efeito potencializado. 

Além disso, a pele está mais úmida e aplicar um hidratante ajuda a reter essa água na derme.

Nessa hora, apostar nos produtinhos umectantes, como as manteigas corporais, os hidratantes com extrato de uva, ureia, pantenol e outros é uma ótima forma de conseguir uma pele saudável. 

Proteção solar em dia 

Nunca é demais repetir que o protetor solar precisa ser usado todo dia, e isso inclui os frios. Mesmo sem sol, a radiação ultravioleta agride a derme, acelera o envelhecimento e compromete a saúde do tecido. 

Por isso, manter a rotina diária de proteção é ideal. Dá até para testar produtos menos sequinhos, sem aquele acabamento mate, caso sua derme apresente ressecamento intenso no clima frio.

Cuidado com a esfoliação

Usar esponjas vegetais, ou buchas, que causem muito atrito na pele ou apostar em produtinhos esfoliantes faz parte da rotina de beleza de muita gente. Na medida certa, a remoção de células mortas da derme é bem importante para que ela fique saudável e pronta para a hidratação.

Porém, no frio, a derme fica mais sensível. Esfoliar demais pode fazer com que ela perca ainda mais hidratação. 

O resultado é o temido efeito rebote. Por isso, em temperaturas baixas, é ideal prestar atenção na composição dos produtinhos e evitar a frequência da esfoliação.


Com as épocas frias chegando, é hora de intensificar a rotina de cuidados com a derme. Assim, ela se mantém saudável e forte, chegando mais bonita no verão!

O Bleeza traz várias dicas de skincare e produtinhos para os dias frios. Conta pra gente se você tem um segredinho para proteger a cútis durante o inverno! 😉


Ana Luiza: Redatora do Bleeza e adoro falar sobre produtos e acessórios de maquiagem. Para o uso diário ou uma produção completa, gosto dos que são versáteis e atendem às diferentes situações. Na hora de testar e escolher, o posicionamento da marca, a facilidade em encontrar e a clareza de informações fazem a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *