Durante o período de isolamento pela Covid-19, é bastante normal ver as pessoas incentivarem umas as outras a manter a rotina — geralmente pensando no trabalho, afazeres domésticos, etc.

Porém, por que não pensar também sobre a sua rotina de cuidados pessoais? Afinal, continuar cuidando de você mesma pode tornar esse momento crítico um pouco mais leve.

Então, pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como manter os cuidados com a pele durante o período de isolamento. Confira:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Por que continuar cuidando da pele durante a quarentena?
  2. Dicas para manter a rotina de skincare no isolamento
  3. Fatores externos que podem afetar a pele

Por que continuar cuidando da pele durante a quarentena?

Fazer algo para cuidar de você mesma(o) é muito importante e pode ajudar não só com relação à autoestima mas também na sensação de bem-estar. Esse é o primeiro motivo para continuar com a sua rotina de skincare durante esse período turbulento.

Porém, de forma prática, continuar cuidando da pele é importante para que você dê sequência aos tratamentos já iniciados e possa continuar tendo os seus resultados. 

Além de que, o estresse, as mudanças alimentares e de outros hábitos podem afetar a pele, então, manter os cuidados também pode minimizar os impactos da nova rotina.

Mais do que isso, a saúde da pele é muito importante, pois pela derme podemos adquirir infecções ou outros problemas causados por bactérias, vírus e fungos — o que enfraquece o sistema imunológico, algo que não seria bom (especialmente durante uma pandemia).


Caso você não tenha o hábito de cuidar da sua pele, pode ser um bom momento para começar já que é hora de ficar mais tempo em casa. Veja algumas dicas de como fazer isso:

Dicas para manter a rotina de skincare no isolamento

Apesar de as pessoas estarem mais tempo em casa, não necessariamente estão com mais tempo livre ou maior disposição. Por isso, até mesmo na hora de cuidar da pele, é importante pensar em uma rotina fácil e leve, para que você consiga seguir mais facilmente.

Esse pode ser um bom momento para deixar sua pele respirar e evitar o uso da maquiagem quando possível, além de poupar tempo, a sua pele vai agradecer.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a manter o skincare de forma prática, para que você consiga ter momentos de bem-estar e autocuidado ao longo do dia:

Comece o dia limpando a pele

A limpeza da pele é o primeiro passo dos cuidados faciais pela manhã, sendo assim, é uma boa maneira de começar o seu dia.

Você não precisa fazer algo super elaborado se não quiser, pode optar — por exemplo — por limpar a pele apenas com uma água micelar (boa opção para peles mais secas ou sensíveis).

Já em casos de pele normal ou mais oleosa, você pode lavar o rosto com um gel de limpeza.

Isso fará muito bem à cútis. Ainda, o ideal é, na sequência, passar um hidratante de sua preferência para mantê-la macia e com boa aparência.

Aplique protetor solar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o protetor solar não é importante apenas para exposição direta ao sol. Nossa pele precisa de proteção durante os dias chuvosos, nublados e até mesmo em ambientes fechados.

Isso porque a luz visível (ou artificial), emanada por dispositivos eletrônicos ou luminárias, faz muito mal à pele. Ela pode levar a problemas “simples” como o envelhecimento precoce, até os mais graves como aumentar as chances de câncer de pele.

Sendo assim, mesmo em casa, passe protetor solar todos os dias. Isso vai cuidar da boa aparência de sua pele e da sua saúde.

Aposte no uso da água termal

Usar água termal é algo que não faz parte da rotina de todo mundo, mas esse pode ser um bom momento para incluí-la no seu dia a dia. 

O primeiro ponto a se destacar é a praticidade de poder borrifar o produtinho no rosto durante qualquer momento e em qualquer lugar. Mas por que fazer isso? Veja os benefícios:

  • Acalma a pele;
  • Traz sensação de frescor (melhor ainda durante o verão);
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Hidrata e fortifica a pele.

Além disso, há também versões similares a esse produto (águas da beleza, dermatológicas, brumas, etc) e com propostas mais específicas: ajudar no controle da oleosidade, fechar os poros e até algumas com ativos como a vitamina C. Dentre as opções, podemos encontrar produtos como:

Uma dica é aproveitar que está em casa e manter o produto na geladeira, para aumentar a sensação de frescor ao aplicar — você pode borrifar várias vezes durante o dia, na pele limpa ou até com maquiagem, e esperar secar naturalmente.

Faça uma máscara facial

Muita gente não consegue fazer máscara facial por falta de tempo, pois geralmente elas precisam de 15 a 20 minutos para agir na pele — mesmo assim, algumas vezes é difícil dedicar esse tempo aos cuidados faciais.

Além disso, se for usar máscaras de argila ou em creme que precisam ser aplicadas no rosto, demanda ainda mais tempo.

Então, já que a máscara no geral é bem rápida, você pode otimizar o seu tempo: aplicando durante o home office, no fim de semana ou enquanto faz alguma outra atividade em casa. Assim, você pode aproveitar que está em casa e cuidar da pele!

Vale lembrar que as máscaras faciais devem ser feitas somente uma vez na semana e há muitas opções, desde as naturais de argila até as industrializadas, tais como:

Basta escolher qual combina mais com o seu tipo de pele e pronto!

Finalize o dia com os cuidados faciais

Nada como, após um longo dia, tirar uns minutinhos para cuidar de você. Esse pode ser um momento de autocuidado e relaxamento, o que é muito importante diante de uma situação tão desconfortável como o período de isolamento.

Bom, mesmo que você não tenha usado maquiagem ou saído de casa, é importante higienizar e cuidar da pele ao final do dia. 

Dessa forma, será possível remover resquícios de poluição, restos de produto, sujeira, oleosidade, etc. 

Então, ao final do dia, faça a limpeza da pele e faça um tratamento noturno — pode ser um hidratante facial, vitamina C, sérum anti-idade, creme para espinhas, etc. O importante é nutrir bem a sua pele para que ela acorde revitalizada no dia seguinte.

Além disso, você pode aproveitar esse momento para massagear suavemente o seu rosto, ajudando a fazer uma pequena drenagem facial e proporcionar relaxamento — ideal para aliviar a tensão e dormir melhor.

Fatores externos que podem afetar a pele

Não é novidade que fatores externos podem afetar a saúde da pele, cabelo e organismo como um todo. Dentre eles estão: má alimentação, falta de água, estresse, noites mal dormidas, entre outros.

Em um momento de isolamento, é normal que as pessoas se sintam mais ansiosas, irritadas ou preocupadas. Também é comum mudar hábitos de alimentação, optando por alimentos mais práticos, semiprontos, que consequentemente são mais calóricos e pobres em nutrientes.

Todos esses hábitos fazem mal à saúde da sua pele, pois refletem o que está acontecendo no organismo. Os altos índices de estresse, por exemplo, causam alterações hormonais que podem refletir diretamente na pele: causando acne, ressecamento, etc.

Sendo assim, tente cuidar de sua saúde como um todo:

  • Alimente-se bem — mantenha uma dieta balanceada, incluindo verduras e frutas na sua rotina;
  • Controle o estresse e as ansiedades — pode ser difícil, mas manter a calma é importante não só para a pele, mas para sua saúde mental;
  • Beba água — pode parecer clichê, mas a água é essencial para o pleno funcionamento do corpo e quando se trata da sua pele, é uma grande aliada para mantê-la bonita e saudável.

Continuar cuidando da sua pele é algo que pode ajudar tanto para você se distrair e focar em outras coisas, como para manter um momento de autocuidado no seu dia. Faça isso por você!

Gosta desse tipo de conteúdo? Tem muito mais aqui no Bleeza, não deixe de conferir!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *