Durante o período de isolamento da Covid-19 é natural estar se sentindo mais ansioso(a) ou preocupado(a) que o normal. Isso pode, dentre outras coisas, fazer com que você perca a vontade de tirar um tempo para si.

Porém, separar um momento para o autocuidado pode ajudar a relaxar um pouco e ainda cuidar de sua beleza. Veja algumas dicas de como você pode fazer isso sem sair de casa:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Faça um spa day caseiro
  2. Cuidados com a pele do corpo: quais produtos usar?
  3. Dicas para deixar os cabelos mais saudáveis em casa

Faça um spa day caseiro

Quem nunca sonhou em passar um dia super relaxante em um spa?! Parece mesmo ótimo ter vários tratamentos para seu cuidado pessoal e ainda poder descansar um pouco a sua mente.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, você não precisa ir a centros de estética para ter esse momento de tranquilidade. É possível fazer muitas dessas coisas em casa, o que é ainda mais importante durante o isolamento — considerando que as pessoas devem sair apenas em situações necessárias.

Para ter o seu spa day caseiro, você pode pensar primeiro em coisas que você gosta. Ou seja, se prefere tratamentos faciais, corporais, etc. Tente fazer de maneira completa, separando algumas horas (de acordo com a sua disponibilidade) do seu dia para isso.

Então, por exemplo, você pode começar vestindo uma roupa confortável ou até mesmo um robe (ou roupão). Depois, basta começar o seu dia relaxante de spa

Uma sugestão é selecionar algumas músicas para ouvir ou até mesmo vídeos e séries para ver enquanto vai fazendo os cuidados. Além disso, você pode tentar deixar o celular um pouco de lado, para evitar preocupações externas durante seu momento relax.


Veja algumas dicas de procedimentos que você pode fazer em casa — lembrando sempre de escolher aqueles que você mais gosta, para deixar tudo mais agradável:

Cuidados faciais: esfoliação e máscara

Cuidar da pele diariamente é importante para mantê-la saudável e com boa aparência. Porém, em um dia reservado para um spa day caseiro, você pode aprofundar os cuidados.

Uma boa sugestão é usar esse dia para fazer procedimentos que não devem ser feitos todos os dias, como a esfoliação e a máscara facial.

O ideal é realizar a esfoliação com um sabonete esfoliante ou com algum produto de peeling químico (um tipo de creme que ao ser massageado na pele, retira as células mortas) — como o Vitamina C Peeling Líquido da The Body Shop.

Feito isso, basta escolher a máscara facial de sua preferência e aplicar no rosto seguindo as recomendações da embalagem. Algumas opções são:

Ao retirar a máscara, você pode aproveitar para fazer uma massagem delicada na face, aumentando a sensação de relaxamento e até mesmo ajudando a fazer uma pequena drenagem facial.

Umectação capilar

A umectação é uma técnica realizada com óleos vegetais que ajudam a nutrir e restaurar os fios, deixando-os com mais vitalidade, brilho e saúde. Podem ser usados óleos como o de coco ou de girassol, por exemplo.

Há, ainda, algumas opções industrializadas que também podem ser usadas para essa finalidade, tais como:

Para fazer a umectação é bastante simples: basta você aplicar o óleo desejado no cabelo todo, evitando passar direto na raiz e concentrando mais nas pontas. Então, deixe agir por no mínimo 1 hora. Quando retirar, basta lavar normalmente.

Muitas pessoas gostam de fazer esse tratamento à noite, deixando o óleo no cabelo durante a hora do sono e lavando o cabelo pela manhã.

Escalda pés

O escalda pés é um procedimento milenar, utilizado para proporcionar relaxamento e limpeza. Isso porque nossos pés são a base de sustentação do corpo, sendo corriqueiro sentir dores devido ao cansaço ou estresse do dia a dia.

De acordo com algumas tradições orientais, existem terminações nervosas nos pés que estão associadas a diversos órgãos do corpo humano. Assim, a pressão e o aquecimento dessas regiões pode proporcionar reflexos imediatos quanto a sensação de tensão e dores, por exemplo.

Para fazer esse procedimento, você precisa de uma bacia com água morna e alguns sais aromáticos — também pode incluir algumas gotas de óleo essencial, como o de erva doce ou outro de sua preferência.

Então, basta imergir os pés na água até a altura do tornozelo e deixá-los assim por no mínimo 15 minutos. Desfrute da sensação de relaxamento e alívio da tensão nesse momento.

Manicure

Que tal aproveitar esse momento para cuidar das suas mãos também?! Você não precisa necessariamente pintar as unhas ou tirar a cutícula, se não quiser.

A ideia é você dar uma atenção para essa área que nem sempre temos tempo para cuidar. Então, aproveite e aplique um creme para hidratar as cutículas e as mãos como um todo, fazendo movimentos circulares — como que massageando a palma da mão.

Uma sugestão é aproveitar para cortar ou lixar as unhas, aplicando uma base fortalecedora ou algum produto de cuidado. Assim, elas ficarão com uma aparência saudável e bonita.

Cuidados com a pele do corpo: quais produtos usar?

Muitas pessoas têm o costume de sempre fazer cuidados faciais, porém, acabam esquecendo de cuidar da pele do corpo também.

Isso é algo muito importante, pois a nossa pele como um todo precisa de hidratação e cuidados para se manter sempre saudável e com boa aparência. Caso contrário, é normal que ela fique ressecada, esbranquiçada e pode causar até mesmo o envelhecimento precoce.

Por isso, tente aproveitar algum momento do seu dia para cuidar da pele do corpo também. Você pode fazer isso após ou durante o banho, por exemplo. 

Existem alguns óleos corporais próprios para o banho, que podem te ajudar em dias mais frios ou quando estiver com um pouquinho de preguiça. Dentre as opções, podemos destacar alguns como:

Caso você queira apostar na hidratação após o banho, também temos algumas dicas de produtinhos que podem deixar esse momento ainda melhor:

Outra dica é aproveitar a hora de cuidar do corpo para massagear suavemente a sua pele, para que fique ainda mais macia e ajude na sensação de relaxamento — o que pode ser especialmente bom no período da noite, colaborando com a hora do sono.

Dicas para deixar os cabelos mais saudáveis em casa

Aproveitar os momentos em casa para cuidar dos cabelos é algo que pode ser muito útil, especialmente se você tem algum tipo de química nos fios — tintura, descoloração, progressiva, etc.

Isso porque é normal que os tratamentos mais intensivos levem mais tempo do que o habitual. Então, visto que durante o período de isolamento pela Covid-19 é preciso que fiquemos a maior parte do tempo em casa, talvez seja uma boa oportunidade para esses cuidados.

Algumas dicas e procedimentos que você pode pôr em prática são:

  • Faça umectação — como mencionado em tópico anterior, a umectação precisa de pelo menos 1 hora para ter efeito no cabelo. Então, você pode aplicar o óleo nos fios enquanto faz algum afazer doméstico ou profissional em casa, por exemplo;
  • Tente fazer um cronograma capilar — o cronograma varia conforme as necessidades de cada fio, mas no geral sempre envolve um tratamento em cada lavagem (hidratação, reconstrução ou nutrição). Ele ajuda a manter o cabelo saudável;
  • Evite chapinha, babyliss ou secador — o calor é muito prejudicial aos fios, mesmo usando protetor térmico. Tente aproveitar os períodos em casa para fazer um detox desses procedimentos;
  • Se você quer deixar o cabelo crescer, pode aplicar o óleo de rícino na raiz — é um processo semelhante a umectação, mas o óleo deve ser concentrado no couro cabeludo, com massagens para estimular a circulação.

O autocuidado é algo que pode influenciar muito na autoestima e até mesmo diminuir tensões, ansiedades ou estresse. Diante de um momento caótico como uma pandemia, é normal que essas questões afetem você.

Mas, se tirar alguns momentos para cuidar da sua beleza é algo que te faz bem e feliz, investir nisso pode tornar as coisas um pouquinho mais fáceis.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o Bleeza para muito mais!


Mellanie Novais: Sou redatora do Bleeza e apaixonada pelo mundo dos cosméticos. Adoro testar maquiagens e estou sempre atenta aos lançamentos. Tenho a pele seca e sensível, então adoro fazer skincare com produtos diferentes e que auxiliem na saúde da pele. Na hora de comprar, sempre vejo resenhas de pessoas com gostos parecidos com o meu para não errar.

Participe da discussão

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. gostaria que falasse sobre cabelos brancos pois são dificeis de mante-los brancos, como fazer para mante-los sem o amarelado. O que usar na piscina e mar pois os dois tornam o cabelos amarelados

    1. Oi, Conceição! Que legal, adoramos a ideia e vamos trazer um conteúdo em breve! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *