Base, corretivo, rímel, sombra, lápis de olho, blush e por último… batom! Ele é o queridinho de todo mundo que adora maquiagem, sejam os nudes ou os bem vermelhos.  

O produto nunca sai de moda e é sempre tendência para uma make linda, seja ela para uma ocasião especial, festa ou para o dia a dia.

E mesmo para quem não é tão fã de maquiagem completa, esse item de beleza sozinho faz toda a diferença. Muitas vezes, somente um batom bem aplicado já valoriza os pontos altos do rosto.  

Dicas de como passar batom corretamente 

Para passar batom corretamente não tem segredo, mas o tipo de batom (líquido, em bala, matte ou em pó) pode influenciar a forma de aplicação. Por isso, alguns tipos precisam de um aplicador ou um pincel próprio (líquidos ou em pó). Outros podem ser aplicados com o próprio dedo ou simplesmente segurando a própria embalagem (em bala).

Leia mais: Batom nude: versatilidade para pele clara, morena e negra

Batom líquido 

Existem diversos tipos de batom líquido: uns secam (matte), outros deixam os lábios hidratados, alguns são efeito gloss e ainda há versões tipo tinta, que não transferem ou duram 24 horas.

Independente do tipo, eles normalmente vêm com um aplicador que facilita o uso. Mas, caso não haja muita habilidade com o pincel, dá para usar outras opções específicas de boca.

Também dá para usar a ponta do dedo mindinho (que é mais fininho) para espalhar o batom líquido. 


Os dedos ajudam a controlar a quantidade de produto que é depositada nos lábios. Assim, você pode diminuir o excesso de produto e evitar que o batom borre. 

Se o produto mantiver o aspecto molhado (gloss, por exemplo), aplique no centro da boca e espalhe para o resto dos lábios. Isso evita que ele escorra.

Mas se for uma versão matte ou tinta, prefira começar contornando a boca e, depois, leve o produto até o centro dos lábios. Isso vai facilitar no preenchimento, evitando falhas ou borrões.

Também é preferível que você faça várias camadas mais leves do que apenas uma ou duas com excesso de produto. 

Para isso, sempre procure fazer as camadas de cima enquanto as debaixo ainda estiverem molhadas. Seguindo este conselho, você impede o efeito craquelado dos lábios. 

Batom bastão ou em bala 

Esse batom, chamado de bastão ou bala, é o tipo mais conhecido e também o mais fácil de aplicar. 

Basta rosquear o fundo da embalagem, abrir o bastão e passar nos lábios preenchendo-os. 

Não aplique com muita força e nem abra completamente a bala. Ao fazer isso, você evita que o batom se quebre ou estrague. 

Batom matte (líquido e bala)  

Uma das vantagens dos batons com efeito matte é a longa duração. Além de ficarem horas intacto, esse efeito ainda garante que o batom não saia mesmo se encostar outras coisas na boca, como talheres e copos. 

Para aplicar o batom matte líquido, use o pincel que acompanha a embalagem. Usar um lápis de contorno auxilia na aplicação, já que o produto costuma secar rapidamente e ter uma aplicação mais trabalhosa.

Já a versão do batom em matte em bala é aplicada da mesma forma que as outras versões em bastão. Basta rosquear o produto até que a bala esteja exposta e passar nos lábios, preenchendo-os.   

Não importa muito o tipo do batom matte, se é líquido ou bala, há uma dica preciosa: evite friccionar os lábios. Apesar de ser um costume para muitas pessoas, aquela apertadinha de lábios pode fazer com que o produto esfarele, craquele ou não fique uniforme.

Leia mais: Qual o melhor batom da quem disse, berenice? Confira na resenha

Batom em pó 

O batom em pó é uma novidade no universo da beleza. A aplicação é bem simples e o produto tem um resultado muito parecido com o batom em bastão. 

Primeiramente, pegue um pouquinho de produto com o pincel que acompanha a embalagem. 

Aplique o batom em pó com movimentos de vai e vem. A dica é depositar o produto no centro do lábio inferior e então espalhar para o restante da boca. 

Lip tint ou tinta 

O batom lip tint é extremamente líquido e promete dar leveza e cor aos lábios de maneira natural.

Essa nova tendência vem em um frasco com um pincel parecido com o de esmalte. O aplicador próprio já é projetado para facilitar a aplicação do produto. 

Usar lip tint é bem fácil. Basta mergulhar o pincel no produto e depois passá-lo nos lábios de forma suave. 

Tome cuidado para o produto não escorrer nos cantos dos lábios ou pelo queixo.  

O batom lip tint ainda pode ser usado como blush e sombra, já que seu aspecto é bem leve.  

Gloss

O gloss pode ser passado nos lábios com ou sem batom e ainda pode substituir o iluminador nas pálpebras e têmporas.  

Para passar o gloss corretamente na boca use um pincel ou o dedo mindinho, que é mais fino. Aplique o produto no centro dos lábios e depois arraste para os cantos. 

A dica é deixar o produto concentrado no centro dos lábios para dar a impressão que eles são mais carnudos. 

Mas tome cuidado, camadas excessivas deste produto deixam a boca com um aspecto muito carregado e nada natural.  

Como passar batom vermelho ou escuro sem borrar?

Batons vermelhos ou com cores escuras podem ser usados tanto de dia como de noite. Eles são opções versáteis e que, com o tempo, tornam-se mais fáceis de serem aplicadas.

No entanto, às vezes, pode ser difícil até pegar o jeito. 

Os cremosos tendem a sair ou borrar com mais facilidade. Por isso, escolher o tipo que gera mais conforto e praticidade é o primeiro passo.

As versões mais secas normalmente são mais pigmentadas e fortes. Justamente por isso, é necessário mais cuidado na hora de aplicar. 

Por isso, aqui estão alguns passos para arrasar no batom sem borrar: 

  1. Hidrate a boca: lábios secos e rachados podem interferir na cobertura do batom. Por isso, sempre mantenha a boca hidratada usando um balm e outros produtos que protegem a região; 
  2. Use um lápis de boca para contornar: usar o lápis de boca além de fazer um contorno definido e facilitar a aplicação do batom, ainda ajuda na fixação e prolongamento do produto; 
  3. Use um pincel fino para aplicar o batom: alguns tipos de batom (como o matte líquido) já vêm com um aplicador próprio. Outros tipos que vêm sem aplicador (batom em bastão, por exemplo) podem ser espalhados com um pincel fino; 
  4. Passe de novo: você pode fazer quantas camadas achar necessário até conseguir a tonalidade que deseja. Por isso, faça camadas mais finas (com pouco produto) e reforçe-as com outras camadas por cima; 
  5. Tire o excesso de produto: existem várias técnicas para retirar o excesso de batom e impedir que ele borre ou suje os dentes. Uma destas dicas é usar um pedaço de  papel higiênico para limpar a parte de dentro dos lábios. 

Se errar o contorno, tente limpar com um cotonete embebido em demaquilante ou água micelar. Se isso não resolver, use corretivo (de preferência líquido) para corrigir o erro. 

Para ressaltar ainda mais a tonalidade, aplique um pouco de base ou primer sobre os lábios antes de passar o batom. Esses produtos também contribuem para que o batom tenha maior duração. 

Leia mais: Maquiagem com batom vermelho: dicas para o dia ou noite

Passo a passo para desenhar a boca com batom

Desenhar a boca com o batom requer prática. Algumas dicas também podem ajudar a facilitar esse contorno: 

  • Marque o arco do cupido com um X; 
  • Depois faça pontos para delimitar as regiões onde o contorno deve ser feito;
  • Contorne a boca ligando esses pontos com o X; 
  • Preencha o restante da boca com batom;
  • O arco do cupido (aquela região em “v” nos lábios superiores) e os desenhos do lábio inferior devem ser respeitados. Não tente fazer traços retos nestas regiões;
  • Se houver dificuldade em firmar o traço, tente fazer o contorno com o cotovelo apoiado em uma superfície estável; 
  •  Use um lápis de boca para fazer o contorno e um pincel fino para fazer a aplicação do batom;

O batom é um dos itens de maquiagem mais famosos e usados.

Com a variedade de cores, texturas e tipos, pode-se criar infinitas combinações. Ele pode ser usado em todos os tipos de maquiagem, desde as mais carregadas até as mais básicas. 

O Bleeza tem muitas outras dicas de beleza, make e cabelo. Confira!


Ana Luiza: Redatora do Bleeza e adoro falar sobre produtos e acessórios de maquiagem. Para o uso diário ou uma produção completa, gosto dos que são versáteis e atendem às diferentes situações. Na hora de testar e escolher, o posicionamento da marca, a facilidade em encontrar e a clareza de informações fazem a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *