Os cuidados com a pele estão se popularizando cada vez mais e se tornando parte do dia a dia de várias pessoas. 

Manter a saúde da pele é essencial para prevenir manchas e os sinais do envelhecimento precoce, por isso, o ideal é começar com a prevenção o quanto antes. 

Além disso, é importante sempre consultar um(a) dermatologista para indicar o seu tipo de pele e os passos que você deve adotar ao longo do tratamento. 

Porém, se você é iniciante no skincare e quer começar hoje mesmo, o Bleeza vai ter ajudar a desmistificar os passos do skincare e te ajudar a montar uma rotina completa para você cuidar da sua pele. 

Vem conferir! 

Índice — neste artigo você vai encontrar: 

  1. Etapas de uma rotina de skincare
  2. Pode fazer skincare todo dia?
  3. Skincare para cada tipo de pele

Etapas de uma rotina de skincare

Não importa qual é o seu tipo de pele, realizar as etapas de skincare corretamente faz toda a diferença. 

Na rotina básica de skincare, temos quatro etapas que são essenciais no dia a dia, que não tomam muito tempo e de quebra são um autocuidado e tanto. 


Os passos essenciais são: 

Limpeza

O primeiro passo é sempre a higienização, processo no qual são removidos os microrganismos e o sebo em excesso. 

Para isso, o ideal é utilizar um sabonete específico para o seu tipo de pele, promovendo limpeza profunda, sem agredir ou ressecar a cútis. 

A limpeza deve ser feita preferencialmente pela manhã e à noite para remover resíduos de maquiagem, poluição e outras sujeiras. 

Tonificação

Após a limpeza, o tônico é ideal para promover hidratação e regulação do pH da pele, colaborando em uma profunda limpeza e restauração da saúde da derme.

Aqui também é importante verificar o seu tipo de pele, já que existem tônicos hidratantes indicados para peles normais a secas e os tônicos adstringentes, ideais para pele mistas a oleosas, vez que promovem o controle da oleosidade da derme. 

Hidratante

Essa etapa é uma das mais importantes rotina de cuidados com a derme. Porém, todos os tipos de pele devem utilizar hidratante no mínimo duas vezes ao dia.  

Para as mais secas, os hidratantes mais potentes e umectantes são uma ótima pedida. Já para as peles oleosas, hidratantes com poder matificante são mais recomendados.

Se preferir, pode ser utilizado um hidratante em gel ou sérum durante o dia, para evitar a oleosidade da derme, e um mais grosso à noite para promover hidratação profunda, mesmo em peles oleosas. 

Protetor solar

Por fim, o protetor solar. Ele é uma das etapas mais importantes dessa rotina de cuidados e deve ser aplicado sempre, até mesmo em dias nublados ou chuvosos. 

O ideal é utilizar protetor solar com no mínimo FPS 30 e amplo espectro para proteger também das luzes invisíveis, como a tela do computador e o celular. 

Além disso, o produto deve ser reaplicado durante o dia para garantir a proteção constante da derme. 

Pode fazer skincare todo dia?

Sim! O ideal é realizar esses 4 passos todos os dias pela manhã e à noite para manter a saúde da cútis preservada. Além disso, você pode incluir outros tratamentos e passos para garantir a pele perfeita. 

Todavia, não adianta montar uma rotina de skincare incrível se você não usar os produtos corretos.

Alguns cosméticos ou dermocosméticos podem desequilibrar o pH da cútis, ocasionando reações adversas e indesejadas, como maior oleosidade, ressecamento, cravos, espinhas e descamação. 

Assim, o ideal é sempre procurar os produtos indicados para o seu tipo de pele e que vão atender às necessidades da sua derme. 

Por fim, não se esqueça que é essencial adotar este hábito todos os dias, mesmo quando está em locais fechados, como em casa. 

Skincare para cada tipo de pele

Entender qual é o seu tipo de pele é o passo mais importante para montar a rotina ideal de skincare. 

Que cada pessoa possui um tipo de pele você com certeza já sabia. Ela é separada por sensibilidade e fototipos. Mas você sabia que elas também são conhecidas por números?

Conheça-os e descubra qual o número de sua pele quando se deparar com produtos que a especifiquem desta maneira.

Tipo 1 a 2Pele muito seca a seca
Tipo 2 a 3Seca a mista
Tipo 3 e 4Mista a oleosa
Tipo 4Oleosa

Agora ficou fácil saber o que os produtinhos querem dizer com os números. Já sabe qual é a sua?

Para isso, preparamos um pequeno guia de como você pode montar a sua rotina corretamente de acordo com os tipos de pele mais encontrados no Brasil. 

Pele seca e muito seca

O estrato córneo, camada mais externa da pele, é composto por células achatadas mortas que atuam como uma barreira para proteger os tecidos inferiores contra lesões e infecções. 

Essa camada contém substâncias naturais de retenção de água, o que mantém a derme hidratada.

Quando muita água evapora da superfície, a pele resseca e desidrata, perdendo a sua flexibilidade e tornando-se seca, quebradiça e escamosa. 

Esse problema aumenta com a idade e é agravado pela lavagem excessiva, já que a água quente e sabão podem remover a camada de óleo natural na superfície da pele.

O tratamento padrão para todas as condições de pele seca e escamosa são os emolientes, presentes em loções hidratantes e cremes. 

Eles suavizam, acalmam e hidratam, devendo ser aplicados frequentemente para que se obtenha a eficácia necessária.

Separei um ritual de cuidados especialmente para esse tipo de pele. 

Limpeza

Tônico

Hidratante

Protetor solar

Pele oleosa

A pele fica oleosa devido ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando-a com a aparência brilhante, sensação pegajosa, poros dilatados, cravos e espinhas.

Apesar de ser mais comum na adolescência, a oleosidade na pele pode acontecer em qualquer idade e ser provocada por diversos fatores, como lavar o rosto muitas vezes ao dia (efeito rebote), usar produtos não específicos para esse tipo de pele, fatores hormonais, entre outros.

Muitos são os cuidados que devem ser tomados. Alguns deles envolvem não lavar a pele com água quente e manter sempre a hidratação com produtos desenvolvidos especialmente para esse fim, como os de textura em gel e que contenham ácido salicílico — que evita o aparecimento de acne. 

Separamos produtos específicos de pele oleosa  para você incrementar a sua rotina de cuidados: 

Limpeza

Tônico

Hidratante

Protetor solar

Pele mista 

A pele mista é mais frequente e é muito confundida com pele oleosa. Nela, a oleosidade  está presente na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), enquanto as extremidades e bochechas são mais secas. Ainda, este tipo de pele tem uma espessura mais fina, com maior tendência a descamação e ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

O ideal é manter o equilíbrio, utilizando produtos que hidratam em maior intensidade as regiões mais ressecadas e também removem a oleosidade da zona T.

Confira a rotina: 

Limpeza

Tonificação

Hidratante 

Protetor solar

Anotou as dicas? O ideal é sempre consultar um(a) dermatologista que vai te auxiliar na busca dos produtos perfeitos.

Mas, se você já entende o seu tipo de pele, é só encontrar os produtos e deixar sua rotina de skincare sempre em dia.  


Entender qual é o seu tipo de pele e o que ela precisa é essencial para ter resultados incríveis e manter a saúde da derme. 

Além disso, você pode modificar a sua rotina e incrementar com ácidos, produtos antiaging, máscaras faciais e outros tipos de tratamentos. 

O importante é consultar um(a) dermatologista, montar e adaptar os produtos conforme suas necessidades, gostos e bolso. 

E você gostou das nossas dicas? Conta pra gente qual é a sua rotina de skincare e continue acompanhando o Bleeza para ficar por dentro das novidades.


Camila Nabosne: Sou redatora do Bleeza e o mundo da beleza tem todo o meu amor. Por ter pele extremamente seca, gosto de testar produtos diferentes que atendam a minha necessidade. Na hora da compra sempre levo em conta as tendências, mas sem deixar de lado o posicionamento e ideologia da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *