Você provavelmente tem o hábito de limpar a pele diariamente. Remover a maquiagem, usar sabonete facial, talvez até aplicar um tônico ou esfoliante. Mas você sabia que seus aplicadores e pincéis de maquiagem também precisam de limpeza?

Eles podem acumular sujeira ou microrganismos que são depositados no rosto e comprometem toda a sua rotina de skincare, por isso não adianta só cuidar da cútis e se descuidar dos seus acessórios. 

Além disso, o pincel retém o pigmento da maquiagem, de modo que contamina o produto e prejudica sua cor, alterando (negativamente) o resultado final.

Publicidade

Mas calma, estamos aqui para te ajudar a resolver esse problema. A equipe do Bleeza te dá algumas dicas de como manter seus pincéis impecáveis para você arrasar na make e preservar a saúde da sua pele. Se liga!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Como fazer a limpeza dos pincéis de maquiagem?
  2. Pode lavar os pincéis de maquiagem com detergente?
  3. Pode usar bicarbonato para limpar pincéis?
  4. Quando lavar os pincéis de maquiagem?
  5. Como lavar as esponjinhas de make?
  6. Como secar corretamente os pincéis de maquiagem para não estragar?

Como fazer a limpeza dos pincéis de maquiagem?

O primeiro passo é entender a diferença entre a limpeza diária e a higienização dos pincéis. Como não é viável lavar o pincel após cada utilização, uma limpeza rápida nas cerdas evita o acúmulo excessivo de produto. 

No dia a dia, use um lenço de papel para remover os resíduos que ficam presos nas cerdas depois da aplicação. Isso reduz a proliferação de microrganismos e evita que os pigmentos manchem o pincel ou até sua pele nos usos posteriores. Você também pode investir em lenços específicos.

Além da remoção dos produtos acumulados, que deve ser feita toda vez que você usar o pincel, é preciso fazer também uma limpeza mais profunda. Ela deve ser realizada entre uma vez por semana a uma vez por mês, conforme sua frequência de uso e a necessidade observada.


Para isso, você vai precisar de um agente de limpeza. Shampoos infantis, que têm fórmula suave, são uma excelente opção. Você também pode usar um detergente neutro ou até uma solução específica. O importante é que o produto não seja agressivo, mas tenha efeito higienizante.

Tendo o produto de limpeza adequado, você pode seguir o passo a passo seguir para garantir o melhor resultado:

  1. Umedeça bem as cerdas do pincel, de modo que fiquem totalmente molhadas. Você pode mergulhar os pincéis em um recipiente com água, em vez de molhar um por um;
  2. Acrescente o shampoo ou produto escolhido ao recipiente, cerca de uma colher de sopa para uma vasilha média, ou aplique uma gota direto nas cerdas de cada pincel;
  3. Se estiver usando o recipiente, use os próprios pincéis para diluir o produto na água, mexendo como se fossem colheres, e deixe de molho por cinco minutos;
  4. Em seguida, pegue um pincel e massageie suas cerdas. Esse movimento ajuda a distribuir o produto responsável pela limpeza e garante que todas as cerdas sejam limpas;
  5. Então, enxágue bem até que a água saia transparente, pois isso indica que não há mais resíduos no pincel;
  6. Repita o procedimento com todos os pincéis;
  7. Quando terminar de enxaguar, remova o excesso de água com uma toalha e deixe os pincéis secando em um local arejado. Antes de guardar, certifique-se de que eles secaram por inteiro — se for necessário, mude-o de posição para que todas as cerdas peguem ar fresco.

Além das soluções de limpeza, existem outros produtos específicos para higienização dos pincéis, como esponjas texturizadas que realizam o movimento de massagem e garantem uma limpeza mais profunda.

Pode lavar os pincéis de maquiagem com detergente?

Poder, pode. Mas o detergente é mais agressivo que outros produtos, como shampoos, e pode danificar as cerdas. Então, dê preferência ao detergente neutro e suave, e diminua a proporção que será diluída em água.

Caso note que seus pincéis ficaram ásperos, ou apresentaram outros danos, após o uso do detergente, dispense-o e procure outros produtos para as limpezas futuras.

Pode usar bicarbonato para limpar pincéis?

O bicarbonato de sódio, assim como o detergente, também pode ser usado na higienização dos pincéis, desde que em pequena quantidade. Por ser um abrasivo, o ingrediente pode remover mais do que apenas a sujeira, ressecando as cerdas. 

Então, use apenas uma colher de chá para uma vasilha de água e suspenda o uso caso note que o bicarbonato está danificando as cerdas.

Quando lavar os pincéis de maquiagem?

A frequência da limpeza dos pincéis vai depender da rotina de uso e também do tipo do produto. Maquiagens muito pigmentadas ou cremosas tendem a aderir mais às cerdas, aumentando a necessidade da lavagem. 

Por isso, a regularidade pode variar, mas o procedimento deve ser feito pelo menos uma vez por mês, preferencialmente duas ou mais. Se você for profissional da área, ou tem o hábito de emprestar pincel, certifique-se de que estejam limpos antes de passar de uma pessoa para outra. 

O compartilhamento deles e outros produtos de maquiagem é uma porta de entrada para infecções, principalmente sem a higiene adequada.

Quando fizer a limpeza, escolha um dia que você tenha tempo suficiente para lavar todos os pincéis, para que nenhum fique de fora e atrapalhe o cronograma — imagina se você se confunde e compartilha justamente o que não foi higienizado. 

Sugerimos que a limpeza seja feita à noite, assim eles estarão secos e prontos para uso no dia seguinte.

Como lavar as esponjinhas de make?

As esponjas podem seguir o mesmo procedimento de limpeza dos pincéis, mas têm uma vida útil mais curta. Isso significa que devem ser descartadas regularmente. Então, faça a higiene da esponjinha junto com o pincel, mas evite usá-las por mais de um mês. 

Publicidade

Avalie constantemente o aspecto dos seus acessórios e jogue fora em caso de contaminação ou danos, ou quando notar que estão prejudicando o acabamento da maquiagem mesmo após a limpeza adequada.

Como secar corretamente os pincéis de maquiagem para não estragar?

A secagem é a etapa final do processo de limpeza dos pincéis de maquiagem, e por isso pode parecer menos importante, mas não se deixe enganar. Se forem guardados úmidos, eles podem acumular ainda mais fungos e bactérias, causadores de reações na pele. Por isso, certifique-se de que secaram corretamente e por inteiro.

Primeiro, remova o excesso de água com uma toalha, secando suavemente no sentido das cerdas. Além de evitar que o pincel perca seu formato, esse movimento também evita que ele fique pingando pela casa.

Em seguida, coloque seus pincéis para secar em um local arejado, de preferência ao sol. Verifique se há espaço entre eles, para que o ar possa circular. 

Recomendamos um lugar que não achate as cerdas, como uma mesa: posicione o cabo sobre o tampo perto da borda e deixe as cerdas suspensas no ar, assim elas não amassam e a secagem será completa. Se for preciso, mude os pincéis de posição para que sequem uniformemente.

Evite deixá-los secando com as cerdas para cima, pois a água pode escorrer e danificar o cabo ou a cola que segura os tufos.

12 horas já são suficientes para a secagem, mas verifique cada um antes de guardar ou usar. Dependendo das condições climáticas, pode ser necessário mais tempo e você não quer que seu look seja prejudicado só porque o pincel ainda está úmido. 

Portanto, não deixe para lavar seus pincéis um dia antes daquele evento importante, prefira ter um intervalo seguro entre a limpeza e o momento que precisará deles.


E você, quais técnicas e produtos usa para limpar seus pincéis de maquiagem? Conte para a gente nos comentários! 

Se você tem alguma dúvida de beleza que gostaria que fosse respondida, deixe sua pergunta para a equipe Bleeza investigar!


Julia Willich: Sou redatora do Bleeza e ligada em natureza, por isso adoro produtos naturais, veganos e orgânicos. Só uso cosméticos cruelty-free e sempre levo em conta o impacto ambiental da marca, além de considerar aspectos como qualidade, durabilidade e compatibilidade: no meu caso, produtos para pele seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *