Cabelos soltinhos, leves e brilhosos: seria isso um sonho? Fios hidratados não são tão difíceis assim de conseguir. Basta seguir um cronograma capilar à risca e utilizar bons produtos. 

Neste texto você vai encontrar algumas dicas bem bacanas pra conseguir o tão sonhado cabelo hidratado!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é um cabelo hidratado?
  2. Como saber a hora de fazer hidratação?
  3. Diferença entre umectação, hidratação e reconstrução
  4. Como hidratar o cabelo de forma correta: dicas de produtos

O que é um cabelo hidratado?

Mas afinal, o que é um cabelo bem hidratado? Fios hidratados são aqueles que contam com uma boa manutenção hídrica, por isso são fortes, brilhosos e não caem com frequência ou quebram.

Para identificar cabelos secos e desidratados, basta ouvir os fios. Sim! Escute seu cabelo. 

Se, ao passar a mão, seu cabelo fazer um som áspero, ou quando esfregar os fios eles parecerem que estão prestes a quebrar, nesse caso é um cabelo ressecado.

A aparência de fios ressecados também os entrega. Muito frizz e aquele volume sem definição são indícios de que seus fios estão precisando de uma ajudinha.

Fios hidratados quase não fazem barulho! Se ao passar a mão, você sentir que os fios deslizam suavemente entre os dedos e ainda têm um toque macio, esse é um cabelo devidamente hidratado.


Temos que lembrar que uma rotina de cuidados não só com os fios é necessária nesses casos. 

Manter uma boa alimentação com variedade de vitaminas e minerais, manter-se hidratado(a) e utilizar os produtos certos para seu tipo de cabelo são maneiras de deixar suas madeixas sempre com boa aparência.

Cabelos brilhosos também indicam boa saúde capilar, mas saiba identificar quando seus fios estão oleosos. Fios com muito óleo tendem a ficar com aquela aparência de cabelo molhado, já os brilhosos contam com uma luz da raiz às pontas. Você percebe isso logo depois que saí do banho e seca seus cabelos.

Como saber a hora de fazer hidratação?

Quando os fios passam por algum processo químico ou você utiliza muito o secador, chapinha e babyliss, os cabelos vão perdendo sua umidade natural — aquela que vem de dentro da fibra capilar.

Essas ações prejudicam a umidade natural do fio. Pegue sempre no seu cabelo: o toque é a principal maneira de saber quando eles estão precisando de alguma medida.

Ah, e não se esqueça de escutar também. Esfregue levemente um no outro e perceba se o som é de fios hidratados que deslizam facilmente ou eles estão praticamente gritando por hidratação. 

A gente consegue ouvir seus fios daqui falando: me hidrate, por favor!

Qual a diferença entre umectação, hidratação, reconstrução e nutrição?

Tá bom, ok. Meu cabelo está ressecado, mas o que eu faço? Existem 4 formas de agir nesse momento: hidratação, umectação, reconstrução e nutrição. Descubra aqui a diferença de cada um e do que seu cabelo precisa:

Hidratação

Diferente do que algumas pessoas falam, todo cabelo precisa de hidratação, seja ele com química, liso, natural, cacheado e até oleoso!

A fibra capilar conta com uma umidade natural, que faz seu cabelo parecer hidratado. Ao longo do dia, fatores como vento, sol e o simples banho vão tirando essa água natural e deixando o cabelo mais seco.

A hidratação repõe essa água perdida, por isso ela é tão importante. Cabelos extremamente secos podem quebrar e cair com mais facilidade, por isso, é preciso manter seus fios sempre hidratados.

Para isso, reserve pelo menos um dia da semana para fazer uma hidratação. Máscaras e cremes de hidratação são suas grandes aliadas nesse momento!

Uma das formas de utilizar esses produtos é durante o banho. Depois de lavar os cabelos com shampoo, passe o creme em todo o cabelo, evitando a raiz. Enluve bem mecha a mecha e deixe agir o tempo que estiver indicando na embalagem. Depois enxágue bem e finalize sua lavagem com um condicionador.

É importante seguir essa sequência, respeitando a ação e cada produto. O shampoo abre as cutículas dos fios e os limpa. A máscara vem com toda sua hidratação e penetra na fibra. Para finalizar, o condicionador age selando as cutículas, garantindo uma ação mais eficaz na sua hidratação.

Nutrição

Nosso cabelo é composto 90% de queratina — uma proteína fibrosa que está presente em diversas partes do corpo, principalmente dos cabelos e unhas. 

Quando fazemos muitos processos químicos, como alisamentos, relaxamentos e até a tintura, perdemos boa parte da massa capilar.

A nutrição é especialmente para isso! Ela devolve para os fios sua massa e repõe os lipídios essenciais para a boa manutenção dos fios. Opte sempre por produtos com muitas vitaminas e minerais, pois elas deixam seus cabelos nutridos e brilhosos.

Procure máscaras que são especialmente para isso e aplique nos fios limpos, depois do shampoo. Passe a máscara por todo o cabelo enluvando mecha a mecha. Deixe o tempo indicado no rótulo do produto e depois aplique o condicionador.

Reconstrução

A reconstrução consiste no processo de reposição da massa capilar, indicada especialmente para quem utiliza muita química nos fios.

Ela repõe a queratina que foi perdida durante esses processos. Mas lembre de sempre ler os rótulos dos produtos ao se tratar de reconstrução e opte por produtos que contenham queratina em sua composição.

Esse processo é realizado também com cremes e máscaras de reconstrução, procure um produto que seja ideal para seus cabelos. 

As máscaras podem ser aplicadas no banho ou fora dele. Depois de limpar os fios é o momento ideal de aplicar o produto, pois as cutículas vão estar abertas e prontinhas para receber as vitaminas e minerais do creme.

Umectação

Já a umectação é realizada com óleos essenciais, ou seja, óleos que não são produzidos pelo corpo mas que são necessários.

Esse processo restaura a vitalidade dos fios e deixa eles com um brilho incrível. É especialmente indicado para cabelos cacheados e crespos, pois as ondas impedem que a oleosidade natural chegue até as pontas, precisando de uma medida paliativa para isso.

É claro que nada impede que quem tem fios lisos faça umectação, mas é preciso retirar todo o óleo dos fios. Caso contrário, a pessoa pode ficar com os cabelos muito oleosos e pesados.

A umectação pode ser feita com os cabelos sujos. Para isso, passe o óleo de sua preferencia do comprimento até as pontas — não na raiz, pois isso faz com que seu cabelo pese e fique com aparência de molhado depois. 

Deixe agir por alguns minutos e depois siga com sua rotina de cuidados normalmente.

Você também pode fazer uma umectação noturna. Basta aplicar o óleo nos fios secos e prender. Se preferir, pode forrar o travesseiro para não sujá-lo. Deixe agindo a noite toda e, logo ao acordar, lave os cabelos para retirar todo o produto.

Prontinho! Fios selados e com muito brilho. Esse processo age ainda prevenindo as pontas duplas, assim, caso você já esteja desesperada pensando em cortar os cabelos, aposte em uma umectação para ver a diferença.

Como hidratar o cabelo de forma correta: dicas de produtos 

Um passo muito importante na hora de cuidar das suas madeixas é a temperatura do banho. Água quente não! 

Ela provoca o envelhecimento precoce dos fios, deixando-os extremamente ressecados. Se estiver em temperaturas muito altas, ela pode prejudicar até sua pele… Então imagina o que não faz nos fios!

Caso você não aguente a água muito fria, uma solução é lavar os cabelos em temperatura morna e, no final, passar uma ducha fria apenas nos fios, para selar suas cutículas e impedir que a umidade natural dos cabelos seja perdida.

Ah, criar um bom cronograma capilar para você é essencial para conquistar as madeixas dos sonhos. 

Veja como hidratar cada tipo de cabelo e ter resultados incríveis:

Seco

Cabelos secos gostam de uma hidratação sempre! Se seu cabelo está extremamente seco, busque a ajuda de profissionais que possam indicar o produto certo para você. 

Aposte sempre em máscaras de hidratação para devolver água aos seus fios. Também reveze com a nutrição e umectação para ter resultados ainda melhores.

Produtos destinados a isso podem ser uma boa opção, leia os rótulos com atenção e verifique se são para o seu tipo de cabelo. Um exemplo é a Máscara de Hidratação da EuMe, que conta com arginina e babosa, importantes hidratantes que deixam os fios sedosos e macios.

Outro produto que pode ajudar você nesse processo é a Máscara Aussie Moist, que foi resenhada pela equipe do Bleeza!

Cacheado

Ah, manter os cachos não é fácil, né? Cabelos cacheados têm a tendência a serem mais ressecados, pois o óleo natural não consegue chegar nas pontas. Por isso é sempre bom apostar em uma boa umectação com óleos essenciais como rícino e jojoba.

Produtos de tratamento intensivo podem servir de grande ajuda para os fios cacheados, pois eles agem de forma contínua, impedindo que dias depois o ressecamento volte. 

A Máscara de Tratamento Niely Gold Nutrição, por exemplo, é recheada de óleos e promete cabelos macios e brilhosos.

Liso

Cabelos lisos geralmente têm tendência à oleosidade. Mas isso não impede de realizar hidratações e umectações nos fios, pois as pontas podem ficar ressecadas. 

Procure produtos que prometem remover a oleosidade excessiva mas sem ressecar a raiz. E lembre sempre de não passar óleos ou máscaras diretamente no couro cabeludo, pois isso pode fazer o efeito contrário do que você procura.

Loiro

Cabelos loiros naturais ou descoloridos precisam de tratamentos diferentes. Se seu cabelo é natural e não tem nenhum processo químico, você deve hidratá-lo sempre que sentir necessidade.

Já o processo de descoloração retira quase toda sua massa capilar. Nesses casos, é sempre bom investir em uma umectação e reconstrução. Dê atenção sempre aos processos diferenciados para cabelos cacheados e lisos.

Masculino

Os cabelos masculinos geralmente são grossos e volumosos, por isso, muitas vezes são difíceis de domar. 

Procure sempre produtos para seu tipo de cabelo, shampoos antioxidantes limpam profundamente e deixam os fios livres da ação dos radicais livres, tirando qualquer resíduo de géis, condicionadores ou loções.

Com química

Cabelos com química são os que mais precisam de atenção. Repor a massa perdida é necessário, assim como sua umidade e brilho. 

Por isso, faça um cronograma capilar com todos os processos, desde a umectação até a reconstrução. Assim, seu cabelo pode continuar com a química, mas sem perder a força e movimento!

Procure produtos que são indicados especialmente para cabelos quimicamente tratados, pois além de impedir que a coloração vá embora ou que o liso acabe, ainda repõem os nutrientes necessários. 

Para uma boa recuperação, a Máscara Inner Restore Senscience. Você pode saber mais sobre ela lendo sua resenha aqui no Bleeza!

Com alisamento

Os cabelos com alisamento ou relaxamento podem sofrer com a quebra. Produtos que restauram e devolvem a massa sem afetar o efeito liso podem ser grandes amigos nessas horas.

E é exatamente o que a Máscara Amend Pós-Progressiva Efeito Liso Prolongado promete! Produtos indicados especialmente para isso são os melhores para o seu caso.


Independente do seu tipo de cabelo, seja ele natural ou com química, liso ou enrolado, uma hidratação é sempre bem-vinda.

Manter ele saudável é um processo que envolve uma boa alimentação e até mesmo uma boa noite de sono para ter resultados sempre bons.

Também lembre sempre de escutar seu cabelo e verificar o que ele precisa. Conheça seus fios e procure produtos que são indicados especialmente para o seu caso!

E você? Conte para nós seu segredinho para tratar os fios ressecados: já utilizou esses outros métodos? A equipe do Bleeza vai adorar saber!


Amanda Bach: Sou redatora do Bleeza e fascinada por produtos para cabelos. Como o meu é fino e cacheado, busco sempre o que mais se encaixa nas minhas necessidades. Além disso, limpo minha pele diariamente, pois ela é mista mais para seca e precisa sempre de uma hidratação extra. Amo escrever e passo meu tempo livre lendo e estudando para me aperfeiçoar cada vez mais.

Participe da discussão

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *