Quem nunca falou a frase “meu cabelo não cresce” que atire a primeira pedra.

Fios ralos, quebradiços e queda capilar são alguns dos problemas mais comuns quando se trata de crescimento capilar.

Esse problema atinge todos os tipos de fios, então é sempre bom cuidar corretamente do cabelo e do organismo para evitar ou diminuir esse estado.

Nesses casos, o ideal são cuidados diários com produtos que promovam hidratação, nutrição e até suplementação para que os fios cresçam fortes e saudáveis.

Para isso, o bleeza separou algumas dicas para fazer com que o seu projeto Rapunzel tenha o efeito desejado. Vem conferir: 

Índice — neste texto você vai encontrar:

  1. Por que o cabelo não cresce?
  2. O que fazer para o cabelo crescer rápido e forte?
  3. Qual vitamina faz o cabelo crescer?
  4. Dicas caseiras para o cabelo crescer funcionam?

Por que o cabelo não cresce?

A falta de crescimento dos fios geralmente ocorre devido a pequenos problemas no couro cabeludo, danos na fibra capilar, uso de químicas e calor excessivo.

Vale a pena mencionar que o crescimento capilar não está apenas relacionado aos cuidados ou produtos que usamos e também não ocorre igual em todas as pessoas. 


Alimentação, hábitos saudáveis e fatores genéticos interferem diretamente na saúde e no crescimentos das madeixas. 

Assim, como qualquer outra parte do corpo, o cabelo precisa de uma variedade de nutrientes para crescer saudável e bonito.

Por isso separamos algumas causas e mencionamos mais a fundo o que podem estar afetando o seu projeto Rapunzel:

  • Excesso de química: quem realiza processos químicos nos cabelos, como alisamentos, colorações e descolorações pode acabar com fios mais ressecados e quebradiços; 
  • Problemas no couro cabeludo: problemas no couro cabeludo também podem interferir negativamente no crescimento dos fios. Oleosidade excessiva, ressecamento da pele ou demais irritações podem causar danos nos folículos capilares;
  • Alimentação e nível de estresse: os cabelos irão crescer de maneira saudável se a sua saúde, como um todo, estiver positiva. Por isso é importante cuidar da alimentação, manter os níveis de estresse baixos e ter boas noites de sono;
  • Cuidado no desembaraço dos fios: assim como o excesso de química pode quebrar os fios, a maneira a qual você desembaraça e penteia os cabelos também pode ser prejudicial. 

Além disso, a estrutura natural dos cabelos pode ter um peso no crescimento. Cabelos crespos ou cacheados contam com um ressecamento natural potencializado. Isso faz com que a fibra capilar seja mais sensível e, com isso, a quebra dos fios seja mais comum. 

Fator genético: ele pode ser o culpado

Os fios crescem em uma velocidade predeterminada geneticamente. Não existem produtos que aumentem ou alterem essa velocidade. Normalmente, pode chegar até 1,2cm por mês.

Ainda ligado ao fator genético, vale ressaltar que os fios têm um ciclo de vida, sendo que a fase de crescimento é chamada de “anágena”.

Essa fase pode durar 2 anos para algumas pessoas e 6 anos em outras. Quem tem uma fase anágena maior, costuma notar um crescimento potencializado. 

O que fazer para o cabelo crescer rápido e forte?

Assim como a nossa saúde, pequenas mudanças nos hábitos capilares podem auxiliar no crescimento dos fios.

É importante mencionar que o crescimento varia de pessoa para pessoa e devido a outros fatores, como mencionamos acima.

Antes de ficar frustrada, se as dicas não funcionarem, o ideal é procurar um dermatologista para te ajudar a desmistificar o que o seu cabelo precisa e aí testar os métodos e ver se funcionam para você.

Agora sim! Listamos algumas dicas que podem ajudar o cabelo a crescer rapidamente: 

Ter uma boa alimentação

A alimentação saudável é a base para manter o nosso organismo em equilíbrio. Não poderia ser diferente quando se refere aos cabelos.

Tudo aquilo que comemos não irá ajudar especificamente o cabelo a crescer rapidamente, porém, a má alimentação pode ser um fator que impede ou retarda o crescimento dos fios.

Por não serem órgãos vitais, os cabelos são os primeiros a perderem nutrientes quando o organismo está “fraco”. Assim, os primeiros sinais da falta de nutrientes no corpo podem aparecer nos fios.

Por isso, preste bastante atenção naquilo que você anda comendo e lembre-se que o crescimento dos cabelos é algo que demanda bastante energia do organismo. 

Cuidar da saúde em geral 

O bom crescimento do cabelo está diretamente ligado à sua saúde. Quando há uma deficiência nutricional ou doença, é possível que os fios tenham mais dificuldades para crescer.

Assim, o ideal é procurar um(a) dermatologista e outras especialidades para encontrar um suplemento capilar que irá devolver os nutrientes e auxiliar no crescimento saudável dos fios ou outros remédios para condições específicas. 

Massageie o couro cabeludo

A massagem no couro cabeludo além de ser relaxante na hora do banho estimula a circulação sanguínea e proporciona ação máxima dos benefícios do produtos que você está utilizando.

Além disso, a massagem promove limpeza profunda, melhora a absorção dos nutrientes e também fortalece a fibra capilar, auxiliando no crescimento saudável. 

Utilize produtos adequados ao seu tipo de cabelo 

Entender qual é o seu tipo de cabelo e do que ele precisa é um dos passos mais importantes para o projeto Rapunzel funcionar.

Fique atenta também ao pH dos itens que devem ser semelhante ao do cabelo, sendo em torno de 5,5 para evitar que os fios fiquem ressecados.

Os famosos shampoos bomba também são uma ótima opção nessa fase de crescimento capilar. Eles fortalecem, nutrem e hidratam, deixando o fio menos fragilizado, o que auxilia na percepção do crescimento.

Qual vitamina faz o cabelo crescer?

Além dos cuidados externos com os fios é importante reconhecer a necessidade de repor algumas vitaminas e minerais essenciais para mantê-los saudáveis.

O cabelo necessita de nutrientes para crescer saudável e a falta deles pode causar queda, quebra ou mesmo desacelerar esse processo.

Listamos algumas vitaminas que podem ser colocadas na dieta para suplementar o organismo e fazer com que você tenha o longo dos sonhos:

  • Vitamina A: ajuda no crescimento saudável dos fios, proporcionando brilho, maciez e fortalecendo os cabelos;
  • Vitaminas do Complexo B:estimulam o crescimento saudável do cabelo e auxiliam no combate à queda;
  • Vitamina B7 (biotina): age no bulbo capilar, evitando a queda e auxiliando no crescimento;
  • Vitamina C: antioxidante, protege o cabelo das agressões diárias, além de atuar diretamente nos fios para deixá-los mais brilhosos e cheios de vida;
  • Vitamina E: rica em antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres causadores de danos aos cabelos e ao couro cabeludo;
  • Zinco: contribui para o crescimento saudável dos fios e regulação da produção de sebo nos folículos capilares.

Além de agir de dentro para fora, esses ativos podem ser encontrados na composição de produtos capilares que podem potencializar ainda mais os resultados nas madeixas.

Vale lembrar que há dois modos de uso: tópico e via oral.

O tópico é aquele aplicado diretamente nos fios. Se essas vitaminas são atribuídas nos produtos, vale seguir a recomendação da embalagem e conversar com profissionais antes de misturar ou trocar algum produto.

Mas se for ingerir via oral, é indispensável buscar orientação médica e não usar nenhum suplemento por conta própria.

Dicas caseiras para o cabelo crescer funcionam?

Na busca de um crescimento acelerado, diversas pessoas recorrem para receitas caseiras e até mesmo simpatias para acelerar o processo.

Entretanto nem todas as receitas caseiras são indicadas e realmente funcionam. Neste tópico, selecionamos receitas caseiras e naturais que podem ser feitas como complemento para auxiliar no crescimento dos fios. 

Óleo de coco 

Os antioxidantes naturais e nutrientes encontrados no óleo de coco entregam recursos para melhorar a atividade do cabelo e seu brilho. Ele tem altos teores de vitamina E, K, ferro e pode ajudar a tratar a caspa ao impulsionar o crescimento capilar.

Vale lembrar que o uso em excesso do produto nos cabelos pode causar o efeito contrário, aumentando ainda mais os sintomas da caspa. Pense bem antes de fazer qualquer tipo de tratamento.

Óleo de Rícino

Graças ao ômega 6 e ômega 9, o óleo de rícino pode dar maior volume ao fio de cabelo. Isso ocorre porque esse ácido graxo estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos (local onde os cabelos nascem), fortalecendo assim os fios.

Esses nutrientes também ajudam a melhorar o aspecto do fio de cabelo, já que ele sela as cutículas, impedindo que os cabelos fiquem com aparência elétrica e ressecada, dando brilho aos cabelos e uma aparência mais sedosa.

Azeite de Oliva

Um poderoso antioxidante que amacia e retém a umidade natural no interior da fibra capilar, combatendo o ressecamento, reduzindo o frizz e garantindo muito brilho e maciez.

Aplicar o produto misturado com a máscara para potencializar a hidratação ou diretamente nos fios fazendo uma umectação pode acelerar o crescimento dos fios e mantê-los saudáveis. 

Clara de Ovo 

Para manter os fios fortes e longe da queda, o organismo precisa de proteínas e a clara de ovo é uma boa opção.

Ela pode ser aplicada diretamente nos fios ou em conjunto com uma máscara capilar ou um óleo de nutrição.

Além de ser ótima para hidratar os fios secos e ressecados, a clara de ovo fornece os nutrientes necessários para manter os fios saudáveis e acelerar o crescimento.

Vale lembrar que não existe milagre e que o crescimento não se dá dum dia para o outro. É necessário seguir rigorosamente um cronograma de crescimento e se necessário acompanhamento médico para os resultados do longo dos sonhos.


Ter o cabelo longo e saudável é o sonho de diversas pessoas, mas nem sempre a ansiedade de ter o crescimento acelerado leva com que procuremos receitas e remédios mirabolantes que nem sempre irão fazer efeito nos fios.

O ideal é procurar acompanhamento médico e também de um cabeleireiro e seguir hábitos de vida saudáveis para que os cabelos cresçam fortes e saudáveis.

E você gostou das nossas dicas? Conta pra gente qual é a sua dica para o projeto Rapunzel  e continue acompanhando o Bleeza para ficar por dentro das novidades.


Camila Nabosne: Sou redatora do Bleeza e o mundo da beleza tem todo o meu amor. Por ter pele extremamente seca, gosto de testar produtos diferentes que atendam a minha necessidade. Na hora da compra sempre levo em conta as tendências, mas sem deixar de lado o posicionamento e ideologia da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *