Ter uma rotina de cuidados diários é muito importante para manter a saúde da pele. 

Para isso, vale apostar em produtos que realizem uma higienização completa e proprocionem a purificação dos poros, como o Cleanance Gel, da Avène.

Esse produto é um gel de limpeza e tem como indicação peles oleosas e com imperfeições. 

Publicidade

A equipe do Bleeza resolveu testar e confirmar se o produto realmente funciona. Confira a resenha!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é o Cleanance Gel Avène?
  2. Qual a composição do Cleanance Gel?
  3. Para que serve cleanance gel Avène?
  4. Como se usa Cleanance Gel?
  5. Preço e onde comprar?
  6. Minhas impressões
  7. Cleanance gel serve para retirar a maquiagem?
  8. Cleanance gel, da Avène, funciona? É bom?

O que é o Cleanance Gel Avène?

O Cleanance Gel é um gel de limpeza da marca Eau Thermale Avène, indicado para peles oleosas e com tendência à acne. 

Ele tem como objetivo limpar as impurezas da pele respeitando seu pH natural, além de ajudar na diminuição do excesso de sebo, deixando a derme limpa, fresca e purificada.

De acordo com a marca, ele apresenta uma fórmula que combina ação antioleosidade, antiacne e fechamento dos poros, além de ter alta tolerância à irritação cutânea e ocular.


Assim, ele tem como características ser um produto que promove:

  • Limpeza;
  • Ação calmante;
  • Ação matificante;
  • Refrescância.

Apesar geralmente ser utilizado no rosto, seu uso diário pode ser feito tanto na face quanto no corpo. 

Está disponível em três versões: 60mL, 150mL e 300mL.

Qual a composição do Cleanance Gel?

A composição do Cleanance Gel é:

Water (aqua). Sodium lauroyl methyl isethionate. Zinc coceth sulfate. Polysorbate 20. Sodium cocoamphoacetate. Avene thermal spring water (avene aqua). Ceteareth-60. Myristyl glycol. Peg-40 hydrogenated castor oil. Citric acid. Disodium edta. Fragrance (parfum). Glycerin. Glyceryl laurate. Green 5 (ci 61570). Lauric acid. Sodium benzoate. Sodium chloride. Sodium hydroxide. Sodium methylisethionate. Yellow 5 (ci 19140). Zinc gluconate.

Vale ressaltar que sua fórmula conta com a presença da água termal da Avène (Avene Thermal Spring Water).

A água termal é um produto fabricado a partir de fontes termais — águas subterrâneas que emergiram em uma nascente e têm temperaturas mais elevadas que o corpo humano.

Em geral, antes de emergir, essas águas entram em contato com minerais subterrâneos e os absorvem. Quando chegam à superfície e são coletadas, estão ricas em minerais.

Assim, proporcionam benefícios para a pele quando aplicadas como parte da rotina de cuidados.

Além disso, o gel não leva sabão em sua composição e, por isso, a marca promete que a pele não ficará ressecada ao fazer o uso do produto.

Qual a importância de não ter sabão?

O sabão é um produto que serve para limpar sujeiras que a água sozinha não consegue retirar completamente, como o excesso de oleosidade da pele, por exemplo.

O problema é que, quando utilizado no rosto, esse produto geralmente retira, além do excesso, também a oleosidade natural da derme.

Em excesso (isso pode significar o uso diário, dependendo de cada pele), ocorre um efeito rebote, em que a pele produz ainda mais sebo para compensar a falta de gordura natural.

Publicidade

Além disso, o sabão geralmente encontrado nos sabonetes comuns costuma ter um pH alcalino, não muito próximo do natural da pele (aproximadamente entre 4,5 a 5,7), o que pode fragilizar a barreira cutânea e resultar em infecções, ressecamento e sensibilidade.

Dessa forma, vale apostar em produtos que não tenham sabão em sua composição, pois tendem a limpar a pele de maneira mais suave, sem agredi-la.

Para que serve cleanance gel Avène?

O Cleanance Gel da Avène é um gel utilizado para auxiliar na rotina de higienização da pele. Ele serve para promover a limpeza profunda e delicada dos poros e eliminar a oleosidade. Por conta dessas propriedades, ele também ajuda no combate à acne e, por isso, pode ser bom para quem sofre com o problema. 

Além disso, o produto atua proporcionando ação antioxidante e também matificando, acalmando e fechando os poros da pele. 

Como se usa Cleanance Gel?

De acordo com o fabricante, o Cleanance Gel pode ser utilizado de manhã e/ou a noite para complementar a rotina de cuidados diários com a pele. Há duas maneiras de fazer o uso do produto: 

A primeira, é :

  • Aplique o produto na derme já molhada;
  • Massageie a pele até fazer espuma;
  • Enxágue abundantemente e seque.

Já a segunda maneira de aplicar o produto, é:

  • Molhe as mãos com água;
  • Adicione uma pequena quantidade do produto;
  • Esfregue uma mão na outra para que faça espuma;
  • Aplique na pele e massageie;
  • Enxágue abundantemente e seque. 

Independentemente da maneira de aplicação, vale tomar cuidado com a quantidade de produto utilizada, já que ele rende bastante com uma pequena quantidade.

Preço e onde comprar?

O valor do Cleanance Gel Avène, em geral, varia de acordo com o tamanho do frasco. 

Em média, os valores são*:

Ele pode ser encontrado em farmácias físicas e online ou em casas de cosméticos.

Vale lembrar, que o custo pode variar de acordo com a região geográfica e estabelecimento. 

Para comparar preços e realizar a compra, pode ser utilizado o portal do Consulta Remédios, que faz a busca em cada região e indica os melhores preços. 

*Preço médio consultado em maio de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Minhas impressões

Testei o gel de limpeza da Avène, utilizando 2 vezes ao dia, durante alguns dias e contei o que achei sobre, quais os pontos negativos e positivos! 

Vale ressaltar que minha pele é oleosa e tem tendência à acne, assim como a indicação do produto. 

Confira minha opinião sobre:

Textura

A textura do gel é pouco densa. Na realidade, apesar de ser considerado um gel, o produto tem um aspecto bem fluido, o que facilita na hora da aplicação, já que espalha fácil.

Quando entra em contato com a água, ele emulsiona facilmente, produzindo bolhas e adquirindo uma textura leve.

Nota: 5/5

Publicidade

Cheiro

Para quem gosta de produtos com fragrância, o Cleanance Gel é uma boa opção. Na minha opinião, o gel tem um cheiro doce e suave — quase como de produtos para bebês — muito agradável e deixa a pele sutilmente perfumada após a aplicação. 

Além disso, por o aroma não ser forte, a tendência é que não cause irritações em pessoas que têm rinite, como eu.

Nota: 5/5

Durabilidade e rendimento

Um dos pontos que mais me chamou a atenção no produto é o rendimento e a durabilidade. 

O gel parece ser bem concentrado e bastam duas gotinhas para fazer bastante espuma. Dessa forma, não é necessário utilizar muito produto a cada aplicação, o que permite que ele dure por mais tempo.

A embalagem que comprei é a de 300mL e mesmo usando duas vezes ao dia, durou mais de 6 meses. 

Nota: 5/5

Embalagem

A embalagem é um ponto positivo do Cleanance gel. A versão de 300mL (que eu usei) é diferente das menores, ou seja, das de 150mL e 60mL. 

Ela é feita de um plástico rígido e a tampa é bem vedada e protegida, não deixando vazar produto, o que me agradou bastante. Basta girar a válvula de um lado para o outro que ela abre e fecha, apesar de ser um pouco rígida.

Os únicos pontos que eu poderia colocar como negativo é que, caso o uso seja feito durante o banho, com as mãos molhadas pode ser difícil abrir a tampa, pois é um pouco rígida.

Além disso, eu recomendo ter cuidado na hora de tirar o produto do frasco, já que não há um dosador muito adequado para a consistência do produto. Sem cautela, pode ser que gel saia em grande quantidade.

Porém, apesar dos pontos desfavoráveis, ainda considero um bom recipiente, já que cumpre umas das minhas principais exigências em uma embalagem: não deixar vazar o produto.

Nota: 4/5

Custo benefício

O preço do Cleanance Gel varia de acordo com a versão, mas, de maneira geral, não é muito barato, o que é um ponto negativo.

Apesar disso, a durabilidade e qualidade do produto, para mim, compensa o valor elevado. Diferente de alguns outros produtos do ramo, o Cleanance Gel da Avène não irrita a pele e não causa ressecamento.

Isso é um ponto muito positivo, principalmente para quem, assim como eu, faz tratamento dermatológico com produtos com ácido na formulação.

Muitas vezes, isso deixa a derme sensibilizada e necessita de uma limpeza profunda, mas sem agredir a pele. 

Dessa forma, acredito que o gel tenha um bom custo-benefício, levando em consideração os efeitos positivos do produto.

Nota: 4/5

Aspecto na pele

O aspecto que o gel proporciona na pele é bem agradável. Após o enxágue, ele deixa uma sensação refrescante e de limpeza profunda.

Publicidade

Por não ter sabão na composição, ele não resseca a pele ou a deixa repuxada. Pelo contrário, proporciona uma sensação de maciez e de pele saudável.

Além disso, o produto promete a diminuição da oleosidade com o uso recorrente. 

Minha pele é naturalmente oleosa, e essa característica pode ser percebida principalmente nos dias de calor. 

Após o uso do gel de limpeza, senti uma diferença positiva em relação a isso. Ele diminuiu significativamente o brilho, deixando a derme com um aspecto mais sequinho. 

Nota: 5/5

Cleanance gel serve para retirar a maquiagem?

Sim. Apesar de o Cleanance gel não ser especificamente um demaquilante, resolvi fazer o teste e ele atua muito bem para essa finalidade.

Foi necessário passar um pouquinho a mais do gel do que uso quando estou com o rosto sem maquiagem, porém, ele retirou completamente todos os produtos, inclusive o rímel que, para mim, é a parte mais complicada de limpar.

Vale ressaltar que, para retirar completamente o make, eu utilizei uma esponjinha de limpeza facial de silicone (aquelas em formato de polvo, sabe?) para me ajudar no processo. 

De maneira geral, considero que o produto faz uma limpeza completa e profunda da pele, retirando todos os resquícios de maquiagem!

Inclusive, fiz o teste e, após utilizar o gel, passei um algodão com água micelar na derme para comprovar que não ficou nem um pouquinho de maquiagem!

Cleanance gel, da Avène, funciona? É bom?

Sim. Para quem procura um produto que promova a limpeza da pele de forma suave e profunda, o Cleanance gel funciona muito bem. 

O fabricante promete um produto que elimina de maneira delicada as impurezas da pele, ajudando a diminuir o excesso de oleosidade. 

Além disso, de acordo com a Avène, o gel tem como característica: matificar a pele, proporcionar efeito calmante e promover sensação de refrescância. 

Para mim, ele cumpre de forma satisfatória todas as promessas, funcionando muito bem na diminuição da oleosidade da pele e na purificação dos poros.

Como uma opinião final, acredito que um dos maiores diferenciais do Cleanance Gel é não ressecar a pele. 

Inclusive, um dos slogans utilizados na publicidade do produto é “combate a oleosidade, não sua pele”.

De fato, acho que o gel trata a oleosidade sem sensibilizar a derme e, por isso, com certeza compraria o produto novamente. 


A limpeza da pele é um passo importante na rotina diária de cuidados.

Por isso, vale encontrar produtos que higienizem de forma eficaz e contribuam para a saúde da derme, evitando o ressecamento. 

Você já usou o Cleanance Gel da Avène? Conta para gente nos comentários!

Publicidade

Quer mais conteúdos sobre skincare? O Bleeza tem resenhas e informações completas para você! Continue lendo!


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *