Para quem gosta de caprichar na maquiagem, uma das piores sensações é a de que os produtos estão escorrendo do rosto ao longo do dia. Além de estragar o efeito, ainda corre o risco de manchar a roupa ou outros acessórios.

Por isso, algumas marcas de cosméticos oferecem produtos fixadores de maquiagem. Eles vão desde o tradicional primer até versões em spray para aumentar a durabilidade dos produtos.

É o caso da Bruma Fixadora Matte Ludurana, que promete prolongar a resistência dos cosméticos na pele. Para te ajudar a escolher o melhor fixador de make, a equipe do Bleeza testou esse produtinho. Confira nossas impressões na resenha a seguir.

Publicidade

Índice — nesta resenha você vai encontrar:

  1. O que é a Bruma Fixadora da Ludurana?
  2. Composição
  3. Para que serve uma bruma fixadora?
  4. Como usar a Bruma Fixadora da Ludurana?
  5. Quando usar a bruma fixadora?
  6. Preço e onde comprar
  7. Minhas impressões
  8. A bruma fixadora da Ludurana é boa? Vale a pena?​

O que é a Bruma Fixadora da Ludurana?

De acordo com a embalagem do produto, a Bruma Fixadora Matte Ludurana “fixa, tonifica, hidrata e matifica”. Ela pode ser usada antes ou depois da aplicação da maquiagem, deixando aspecto natural mesmo com a pele maquiada. Também diminui “o aspecto ressecado do pó” e oferece “ação antioxidante, calmante, adstringente e nutritiva”.

Sua proposta é aumentar a fixação da maquiagem na pele enquanto melhora sua aparência, além de promover efeito de tratamento que a deixa mais saudável.

Além disso, a bruma promete estimular a produção natural de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza cutânea e pelo combate às rugas. Sua textura é bem líquida, fica parecendo água na pele, e o frasco é do tipo spray.

O uso do produto antes da aplicação da maquiagem ajuda a preparar a pele, “facilitando o espalhe e melhorando a aderência, aumenta a pigmentação do pó/ sombra enquanto hidrata a pele”, segundo as informações do rótulo. 


Já quando usado depois da aplicação, ele “aumenta a duração da maquiagem, dando efeito natural e saudável com o acabamento matte”.

Composição

A composição do produto é informada no próprio frasco, junto com as indicações de uso e precauções. Conheça a fórmula:

Aqua, Phenoxyethanol, Cocamidopropyl Betaine, Propylene Glycol, Glycerin, Panthenol, Caprylhydroxamic Acid (and) Caprylyl Glycol (and) Glycerin, Tetrasodium EDTA, Silica, Acrylates Copolymer, Aloe Barbadensis Extract, Citric Acid.

Saiba mais sobre alguns dos ativos presentes na composição:

  • Glycerin/Glicerina: previne a formação de rugas, atenuando as já presentes. Sua ação umectante combate a flacidez, mantendo a pele hidratada e nutrida. Ainda age contra o envelhecimento, pois, ao reter a água na derme, a pele fica menos suscetível aos agressores externos que a contaminam no cotidiano;
  • Panthenol/Pantenol/Vitamina B5: hidrata e repara a barreira da pele, conferindo uma leve textura não pegajosa. Suaviza a aparência da pele seca, áspera e com rachaduras;
  • Silica/Sílica: elemento naturalmente presente na pele que ajuda a absorver a umidade e oleosidade, e assim controla o brilho indesejado;
  • Aloe Barbadensis/Aloe vera/Babosa: planta conhecida por suas diversas propriedades medicinais e cosméticas, age na pele como um hidratante, suavizante e cicatrizante. Trata acnes, queimaduras e até celulites.

Para que serve uma bruma fixadora?

As brumas fixadoras são usadas para melhorar a aderência da maquiagem na pele, prolongando sua duração. Enquanto o primer deve ser usado antes da aplicação da maquiagem, elas podem ser usadas antes e/ou depois, dependendo do produto. Isso por conta de sua consistência leve.

Além disso, a bruma também pode conter propriedades que ajudam no tratamento da pele, como hidratação, combate a oleosidade e redução de sinais de envelhecimento.

Como usar a Bruma Fixadora da Ludurana?

Seguindo as instruções de uso da embalagem, a Bruma Fixadora Matte Ludurana deve ser borrifada no rosto de maneira uniforme, com os olhos fechados e a uma distância de 25cm a 30cm. A aplicação pode ser feita antes ou depois da maquiagem.

Quando usar a bruma fixadora?

Você pode usar a bruma fixadora quando quiser que a maquiagem se mantenha intacta por um longo período de tempo. Isso pode ser feito antes ou depois de aplicar os produtos. 

Caso você queira deixar um aspecto matte no rosto, prefira borrifar uma camada após a finalização com o pó. Já se sua intenção for uma pele mais hidratada, é indicado que use a bruma antes da maquiagem. 

Mas, independentemente do caso, a proposta da bruma fixadora é ajudar na aderência e duração da maquiagem.

Preço e onde comprar

A Bruma Fixadora Matte Ludurana pode ser adquirida a partir de R$9,90* e está disponível em farmácias, lojas de cosméticos e portais online.

*Valores consultados em novembro de 2020. Os preços podem sofrer alterações.

Minhas impressões

Eu testei a Bruma Fixadora Matte Ludurana de três maneiras: antes da maquiagem, depois, e antes e depois, combinando as propostas. Também usei com diferentes tipos de maquiagem — das básicas às mais completas. 

Publicidade

É importante pontuar que usei a bruma sobre a limpa, mas já preparada com hidratante e protetor solar. Vem ver o que achei do produto!

Embalagem

A Bruma Fixadora Matte Ludurana vem uma embalagem tipo spray (não aerosol, como são alguns fixadores) transparente. Ela tem uma tampinha removível para proteger a válvula e evitar borrifadas acidentais, mas é um frasco bem normal. Para aplicar, basta direcionar a válvula para o rosto e pressionar.

É uma embalagem fácil de utilizar e ainda tem a vantagem de ser transparente, permitindo ver o conteúdo. 

O frasco tem capacidade para 140mL, tamanho que acho grande demais. Ainda que venha com bastante produto, considero que dificulta para levar na bolsa, mala ou até para guardar em casa, já que não é compacto.

Nota: 4/5

Cheiro

A Bruma Fixadora Matte Ludurana tem cheiro de perfume. Não consegui identificar a fragrância, mas é um aroma suave e levemente adocicado. 

Ele é bem intenso no momento da aplicação, mas logo fica mais fraco e dentro de alguns minutos, desaparece completamente. Achei o cheiro agradável e suave, não me incomodou.

Nota: 5/5

Consistência e espalhabilidade

Embalagem da Bruma Fixadora Ludurana

Conforme o nome já entrega, a Bruma Fixadora Matte Ludurana tem consistência de bruma. Ou seja, algo semelhante à neblina. Sua textura realmente parece de água, talvez um pouquinho mais espessa. Mas, de um modo geral, é como borrifar água no rosto.

Por isso, é bem fácil de espalhar, e também distribui facilmente ao borrifar, sem precisar usar os dedos. O único lado ruim é, que justamente por ser bem líquido, o produto pode entrar nos olhos ou boca, e o gosto não é agradável.

Nota: 4/5

Aspecto na pele

Eu avaliei e descrevi a aplicação antes e depois da make:

Antes da maquiagem

Uma das indicações de uso é para aplicação antes da maquiagem, hidratando a pele e favorecendo a aderência dos produtos, além de melhorar sua pigmentação. Ao borrifar o produto, tive a impressão que ele criou um efeito blur que disfarçou os poros e linhas de expressão, apesar disso não estar na proposta.

Além disso, a bruma facilitou a aplicação da base e sombra — senti que os produtos “penetraram” melhor na pele. Também gostei do acabamento: o rosto ficou mais liso, a maquiagem não craquelou nem saiu… Enfim, o resultado ficou muito bonito. Daria dez estrelas se pudesse.

Nota: 5/5

Depois da maquiagem

A outra indicação para a Bruma Fixadora Ludurana é para uso após a aplicação da maquiagem, melhorando sua duração e promovendo efeito matte. A ação matificante é realmente cumprida, disfarçando quaisquer sinais de oleosidade. Porém, foi a única promessa cumprida para esse modo de uso.

Ao ser borrifada na pele maquiada, a bruma manchou a base, ainda que discretamente, e praticamente lavou o delineador, carimbando as pálpebras. Mesmo assim, não senti que aumentou a durabilidade dos produtos na pele, diferentemente de quando usei antes da maquiagem. Ou seja, funcionou como primer, mas não como spray fixador.

Nota: 1/5

Durabilidade

A proposta do produto é aumentar a durabilidade de outros cosméticos, portanto é difícil falar da sua própria durabilidade. Como só tenho usado a bruma antes da maquiagem (logo, uma única vez no dia), acredito que o frasco ainda vai render bastante. 

Duas borrifadas são suficientes para cobrir todo o rosto, e não senti necessidade de reaplicar ao longo do dia, pois acho que uma aplicação já é o bastante para que a make dure o dia todo.

Publicidade

Caso você use o produto após a maquiagem, pode ser que sinta necessidade de reaplicação constante para manter o efeito matte, e isso pode diminuir a vida útil da bruma. 

Mesmo assim, creio que vai notar um bom rendimento, principalmente levando em conta que ela ajuda na fixação da maquiagem e portanto favorece a durabilidade de outros cosméticos.

Nota: 5/5

Custo-benefício

Como a Bruma Fixadora Ludurana vem em um frasco de 140mL e custa a partir de dez reais, considero um produto barato. 

Além disso, levo em consideração que ela tem a proposta de aumentar a durabilidade de outros produtos na pele, assim diminuindo a necessidade de reaplicação e portanto prolongando seu rendimento. Então, além de barato, pode ajudar na economia de outros cosméticos.

Nota: 5/5

A bruma fixadora da Ludurana é boa? Vale a pena?​

Sim. A Bruma Fixadora Matte Ludurana ajuda mesmo na fixação e duração da maquiagem na pele, além de promover um acabamento bonito e aspecto saudável. Também é um produto barato e prático de usar. Eu particularmente não me dei bem com um dos modos de uso, mas gostei do outro e adorei o resultado. Aprovado.


Você também usa algum produto para ajudar na fixação da maquiagem? Conta sua experiência para a gente nos comentários!

Se tem algum produto que você gostaria de ver a resenha aqui no Bleeza, deixe sua sugestão!


Julia Willich: Sou redatora do Bleeza e ligada em natureza, por isso adoro produtos naturais, veganos e orgânicos. Só uso cosméticos cruelty-free e sempre levo em conta o impacto ambiental da marca, além de considerar aspectos como qualidade, durabilidade e compatibilidade: no meu caso, produtos para pele seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *