Quem tem pele seca sabe a dificuldade que é encontrar uma base que não resseque ainda mais o rosto, nem realce as linhas de expressão.

Aqui no Brasil, onde a maioria das mulheres tem pele oleosa ou mista, é quase um milagre encontrar uma base para pele seca, por isso é muito comum recorrer a marcas internacionais.

Nessa resenha, vou te contar sobre a melhor base para pele seca que já usei, a Base Iluminadora Tinted Moisturizer Laura Mercier. Vem conferir!

O que é a Base Iluminadora Tinted Moisturizer Laura Mercier?

Apesar do nome, a Base Iluminadora Tinted Moisturizer Laura Mercier é considerada pela marca um hidratante com cor, prometendo dar “perfeição à pele com uma fina cobertura, para uma maquiagem indefectível sem esforço”.

Também de acordo com o fabricante, o produtinho possui “fórmula leve que combina maquiagem e skincare para criar uma pele com tons uniformes e luminosidade duradoura”.

Além de homogeneizar a cútis, a base ainda oferece efeito gradual que vai melhorando a qualidade cutânea com sua utilização, reduzindo sinais visíveis de ressecamento e promovendo hidratação prolongada.

Tudo isso com FPS 20, que protege contra os raios UVA e UVB, e um blend de nutrientes antioxidantes, como as vitaminas C e E.

Quais as cores da base Iluminadora?

A base está disponível em seis tons iluminadores que vão do pérola (clarinho) ao âmbar, que é mais escuro. A cor que tenho é a Natural Radiance, que é levemente mais escura que minha pele. Não chega a ficar artificial, mas me dá um aspecto bronzeado (como tenho a palidez de um fantasma, não reclamo).


Veja quais são os outros tons:

  • Pearl Radiance;
  • Bare Radiance;
  • Natural Radiance;
  • Warm Radiance;
  • Golden Radiance;
  • Amber Radiance.

Composição

Ingredientes ativos: Avobenzone 2.5%; Octinoxate 7.49%; Octocrylene 2.0%; Oxybenzone 1.0%.

Water, Butylene Glycol, Glycerin, Mica, Dimethicone, PEG/PPG-14/7 Dimethyl Ether, Hydrogenated Polydecene, Peg-5 Glyceryl Stearate, Isododecane, Trehalose, Phenyl Trimethicone, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Glycyrrhiza Glabra (Licorice) Root Extract, Ascophyllum Nodosum Extract, Tocopherol, Ascorbyl Glucoside, Saccharide Isomerate, Isostearic Acid, Silica, Glyceryl Stearate Se, Polysilicone-11, Behenyl Alcohol, Behenic Acid, Stearic Acid, Batyl Alcohol, Hydroxypropyl Methylcellulose Stearoxy Ether, PEG-30 Phytosterol, Sodium Metaphosphate, Carbomer, Polyacrylate Crosspolymer-6, Potassium Hydroxide, Citric Acid, Sodium Citrate, T-Butyl Alcohol, Disodium EDTA, BHT, Phenoxyethanol, Potassium Sorbate. Pode conter: Titanium Dioxide, Carmine, Iron Oxides.

Os ingredientes ativos são responsáveis pelo fator de proteção solar do produto. Entre os outros componentes, destacam-se alguns que são benéficos para a pele, tais como:

  • Extrato de alcaçuz (Glycyrrhiza Glabra Root Extract) e algas marinhas (Ascophyllum Nodosum Extract): melhoram a luminosidade natural da pele gradativamente;
  • Manteiga de karité (Butyrospermum Parkii Butter): protege a pele contra os raios ultravioleta e outras agressões externas, como frio. Proporciona hidratação, melhora a umidade e a elasticidade;
  • Mica: reflete e transmite a luz em múltiplas direções, promovendo brilho instantâneo;
  • Glicerina (Glycerin): suaviza linhas finas e revitaliza a hidratação;
  • Complexo de vitaminas C (Ascorbyl Glucoside) e E (Tocopherol): protege a pele de agressões externas e do envelhecimento precoce causado por radicais livres.

A composição pode sofrer alterações. A minha versão da base já tem uma embalagem diferente da que é vendida atualmente, então é possível que a fórmula também tenha mudado.

Para que serve

O produto pode ser usado como hidratante, preparando sua pele para receber outros cosméticos, ou como base, uniformizando a textura e a tonalidade da tez.

Como usei a Base Iluminadora Tinted Moisturizer Laura Mercier

Quando comprei o produto, tinha a intenção de usá-lo como base, inclusive, a loja anunciava como uma base iluminadora específica para pele seca. Por isso, o fato de ser também um hidratante com protetor solar foi um diferencial positivo, mas mantive meu plano inicial de usar somente como maquiagem.

Normalmente aplico a base sobre a pele limpa e seca, já hidratada e protegida com filtro solar. Admito que às vezes a preguiça bate e uso o produto direto na pele “crua”, já que ele tem essa proposta multiuso.

Coloco uma gotinha na testa, outra no queixo e também nas bochechas, e espalho com as mãos mesmo, distribuindo uniformemente por toda a face. Finalizo com um pincel ou com uma esponja tipo blender, para garantir um resultado natural.

Também já testei a aplicação com um pincel de base, mas como o produto tem uma consistência bem líquida, achei que não consegui aproveitar tão bem e prefiro usar os dedos mesmo.

Preço e onde comprar

Por ser um produto importado, os preços variam bastante: de R$170 a R$245*, conforme a loja e até a cor desejada. Você pode adquirir o produto em lojas de cosméticos multimarcas.

*Pesquisa feita em 29/10/2019. Os preços estão sujeitos a alterações.

Minhas impressões: a Base Iluminadora Tinted Moisturizer Laura Mercier é boa?

Não tem rodeios nessa resposta: sim, é boa. É maravilhosa, na verdade. Como comentei ali em cima, minha pele é bem seca e frequentemente as bases que uso realçam o aspecto ressecado, além de marcar as linhas de expressão, me dando uma aparência envelhecida.

Essa base não faz nada disso: justamente por ser hidratante, sinto que ela minimiza o ressecamento, e seu efeito iluminado ajuda a disfarçar ainda mais, promovendo uma radiância natural que minha pele opaca normalmente não tem.

Embalagem

O frasco é tipo bisnaga, que normalmente não me incomoda, mas como a base é bem líquida, acontece de sair produto em excesso, gerando desperdício e uma certa bagunça. É uma embalagem grande (50mL), então a combinação de consistência e tamanho acaba criando certa dificuldade na retirada da quantidade certa de produto.

Nota: 3/5

Textura e espalhabilidade

A consistência é líquida e bem fluida, semelhante a um creme hidratante comum. Por isso, é bem fácil de espalhar, não acumula no rosto e uma pequena quantidade é suficiente para cobrir toda a face.

Por outro lado, acontece de sair muito produto da embalagem na hora de aplicar, gerando um pouco de desperdício. Acredito que outro tipo de embalagem evitasse esse problema, mas na versão que eu tenho, a textura líquida acaba saindo em excesso do frasco.

Nota: 4/5

Cheiro

O produto tem um aroma bem suave, quase imperceptível. É tão leve que é difícil definir se é um cheiro doce, floral ou qualquer outra coisa. Como prefiro produtos sem fragrância, achei bom.

Nota: 5/5

Durabilidade

Como eu não uso o produto todo dia, para mim, a durabilidade é excelente. Tenho o meu já há uns dois anos para mais (não confirmo nem nego que já tenha passado da validade) e ainda não está acabando. 

Já está naquela fase em que preciso chacoalhar o frasco antes de usar, mas ainda tem produto e, como ele tem boa espalhabilidade, acredito que vá render mais alguns usos ainda.

Nota: 5/5

Custo-benefício

Essa é uma questão muito pessoal, porque é um produto caro e muitas pessoas não pagariam esse valor. Eu, particularmente, tenho dificuldade de achar bases que funcionem com a minha pele, então estou disposta a esbanjar quando encontro.

Para mim, a Base Iluminadora Tinted Moisturizer Laura Mercier vale cada centavo, proporcionando uma ótima relação custo-benefício. 

É cara, mas tem um resultado ótimo, boa durabilidade e não agride minha pele, pelo contrário: se estou sentindo ressecamento, posso aplicar o produto tranquilamente porque sei que vai suavizar o problema, em vez de piorar.

Nota: 5/5

Aspecto na pele e absorção

A base é altamente hidratante, por isso, é um pouco pegajosa. Quem tem a derme oleosa ou mesmo normal pode se incomodar, porque o toque não é sequinho. 

Para mim, isso significa que não repuxa, mas para quem sofre com a oleosidade, pode significar sensação de gordura no rosto.

Ela seca rapidamente, mas o acabamento ainda é um pouco grudento (o produto inclusive transfere). Também é responsável por um glow que, em mim, fica saudável, mas em outros tipos de pele pode ficar excessivo.

Se você tem a pele seca como a minha, acredito que considere esse ponto um pró, mas imagino que outros tipos de pele considerem um contra. Para mim, é bom.

A cobertura é leve, nada daquele aspecto de massa corrida. É o suficiente para cobrir manchas, olheiras e eventuais imperfeições enquanto proporciona um acabamento natural. Gosto justamente por isso: disfarça os pontos negativos sem me dar o aspecto de uma estátua de cera.

Nota: 5/5

A Base Iluminadora Tinted Moisturizer Laura Mercier funciona? É boa?

Abaixo, você pode ver um comparativo da cobertura e aspecto da minha pele sem e com a base:

É uma boa base para quem gosta de cobertura leve: uniformiza a cor da pele, disfarça imperfeições e promove um efeito iluminado. Quem não gosta de acabamentos pesados vai gostar.

Não espere uma cobertura estilo massa corrida, até porque nem é a proposta do produto. Por se tratar de um hidratante com cor (Tinted Moisturizer), ele promete apenas uma “cobertura leve e sem esforço”, e é isso que entrega.

Funciona bem para peles secas, melhorando o aspecto geral do rosto com uma boa dose de hidratação que suaviza os sinais do ressecamento. Na minha opinião, é um produto muito bom, e voltaria a comprar.

Como hidratante, não recomendo, pois a hidratação é boa, mas não o suficiente a ponto de substituir o creme diário. Acredito que a melhor vantagem do produto é justamente ser um híbrido entre base, hidratante e protetor solar.

Quando estou com pressa, por exemplo, sei que posso aplicá-lo sozinho sem prejudicar minha pele. Porém, acredito que se fizer esse ritual diariamente, meu rosto logo vai apresentar ressecamento e sinais de exposição ao sol, pois a hidratação proporcionada é insuficiente e o fator de proteção também é pequeno.

Ou seja, funciona muito bem como uma base hidratante com adição de FPS, garantindo mais praticidade enquanto potencializa os efeitos dos outros cosméticos.


E você, tem alguma recomendação de base para pele seca? Conta aqui pra gente! Adoramos trocar experiências.

Se você tiver alguma dica de resenha que gostaria ver aqui, manda sua ideia nos comentários!


Julia Willich: Sou redatora do Bleeza e ligada em natureza, por isso adoro produtos naturais, veganos e orgânicos. Só uso cosméticos cruelty-free e sempre levo em conta o impacto ambiental da marca, além de considerar aspectos como qualidade, durabilidade e compatibilidade: no meu caso, produtos para pele seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *