Pessoas de pele seca costumam sofrer para encontrar bases nacionais que se adaptem à característica da derme. Isso porque no Brasil, por ser um país tropical, a maioria das peles costuma ser mista ou oleosa.

Eu tenho pele seca e poucas bases nacionais davam certo para mim. A minha sorte é que estamos passando por uma fase de pele mais hidratada e luminosa, que marcou as passarelas no mundo todo.

Talvez por esse motivo as marcas se atentaram para isso e passaram a lançar bases hidratantes e mais fluidas. Que bom! Pois agora nós, de pele seca, temos diversas opções.

Uma das últimas novidades no mercado é a Base Aqua Hidratante da Quem disse, Berenice? e é dela que vou falar na resenha de hoje.

A Quem disse, Berenice é uma marca do grupo O Boticário que tem uma proposta jovem e descolada. A marca acompanha sempre as tendências de mercado e faz produtos muito legais e inovadores.

Vamos lá para a resenha então?

O que é a Base Aqua Hidratante?

Como o próprio nome já diz, a Base Aqua Hidratante da Quem disse, Berenice? é uma base com alta concentração de água em sua composição, o que a torna ideal para peles secas e sensíveis, pois ajuda a reter a água e não ressecar a pele.

O que permite isso é a nova tecnologia da fórmula chamada quick break, que foi patenteada pelo Boticário por ser uma inovação. 


A fórmula libera pequenas gotículas de água quando o produto entra em atrito com a pele e o pincel ou esponja, durante a aplicação. Isso permite que a base seja hidratante pois, segundo a marca, ela “doa” água para a pele.

Ela também acalma a pele, mantendo-a hidratada por até 8 horas. Além disso, sua textura é leve, fazendo com que não marque os poros e as linhas de expressão.

Ela uniformiza o tom da pele, previne o envelhecimento e estimula a produção de ácido hialurônico, o que ajuda a garantir a hidratação. 

Também conta com fator de proteção solar (FPS) 15 UVA+++, que não substitui o protetor solar, mas ajuda na proteção.

Segundo a marca, a base é ideal para o uso diário por ser leve, com um acabamento natural e cobertura média. E, principalmente, é ideal para dermes secas por ser hidratante.

A base foi testada em peles sensíveis, conforme a informação que consta na embalagem. 

 Cores disponíveis

A marca lançou 20 tons de base, o que é bem legal. Porém, dessas 20, somente 4 tons são para pele negra, que em proporção acaba sendo pouco.

O que me chamou a atenção positivamente foi o fato de trabalharem com os subtons de pele neutra, quente e fria. Isso ajuda muito a escolher a base de acordo com o seu subtom.

Para quem não sabe escolher a cor da base, no site da Quem disse é possível descobrir o tom de pele (claro, médio ou escuro) e também o subtom (quente, neutro ou frio) com algumas informações. Confira a seguir:

  • Se você se bronzeia quando toma sol, você provavelmente tem um subtom quente, com fundo amarelado. Caso você fique com a pele avermelhada, seu subtom tende a ser frio, com fundo rosado;
  • Se as suas veias do pulso são verdes, você provavelmente tem o subtom de pele quente. Já se elas são azuladas ou arroxeadas, o subtom é frio;
  • Se você se encontra em um meio termo, seu tom será neutro, o qual se adapta a todos os subtons, porém com um fundo mais acinzentado ou oliva.

A minha cor é a 01Q que é a mais clara da cartela com subtom quente.

Composição

Os ingredientes da Base Aqua da QDB são:

IngredienteFunção
ÁguaSolvente
DimeticonaEmoliente
Caprilil meticone (silicone Silsoft)Condicionamento da pele
Óxido de ZincoAdstringente e proteção solar 
Butileno glicolSolvente e Hidratante
Álcool Solvente
Polímero cruzado de dimeticonaControle de viscosidade
Salicilato de butiloctiloEmoliente
Cloreto de SódioControle de viscosidade
Trimetilsiloxisilicato (silicone)Controle de viscosidade
Goma biosacárido-1Hidratante
DimeticonaEmulsificante
FenoxietanolConservante
Álcool benzílicoConservante, solvente e fragrância
Acetato de tocoferolHidratante e antioxidante
Polidimetilsiloxietil dimeticonaEmulsificante
BetaínaControle de viscosidade e hidratante
Triethoxycaprylylsilane (silicone)Emulsificante
Dimiristato de alumínioControle de viscosidade
PCA de sódioAntiestático e hidratante
Glutamato de estearoil dissódicoEmulsificante
Benzoato de alquilo C12-15Emoliente
SorbitolControle de viscosidade e hidratante
SerineAntiestático e hidratante
GlicinaAntioxidante e bactericida
Ácido glutâmicoAntioxidante
AlaninaAntiestático e hidratante
ArgininaAntiestático e hidratante
LisinaAntiestático e hidratante
TreoninaAntiestático
ProlinaAntiestático e hidratante
Dióxido de titânioProteção solar UVA e UVB
CI 77491Pigmento
CI 77492Pigmento
CI 77499Pigmento

Não contém parabenos na composição.

É vegana?

A base é vegana, o que quer dizer que a marca não utiliza nenhuma matéria-prima de origem animal na composição e fabricação. Além disso, ela também não é testada em animais.

Preço e onde comprar

Ela pode ser comprada em qualquer loja da marca, virtual ou física, que costuma ter em quase todos os shoppings grandes e no centro da cidade. 

Diversas lojas de cosméticos (físicas e virtuais) também vendem, além de algumas farmácias grandes.

Como eu usei a base?

Como a minha pele é seca, eu sempre uso um hidratante antes de aplicar a base. Com a pele limpa, apliquei um sérum bem fininho e esperei ele ser absorvido por completo, para não interferir no acabamento da base. 

Eu prefiro aplicar base com esponja. Porém, decidi usar essa com um pincel, para ver como seria a espalhabilidade do produto, além de conferir a cobertura, que costuma ser maior quando aplicada dessa forma.

Apliquei o produto com um pincel kabuki chanfrado duo fiber, do centro do rosto em direção às laterais. Espalhei bem para não ficar nenhuma marca e não acumular nas linhas finas.

Como o clima do momento está quente, apliquei uma camada fina de pó somente na zona T (testa, nariz e queixo), para prolongar a durabilidade da base.

O que eu achei da Base Aqua Hidratante?

Vamos saber, então, o que eu achei da Base Aqua Hidratante da Quem disse, Berenice? avaliando desde a embalagem até pontos como textura, rendimento etc.

Cada característica recebeu entre 1 e 5 estrelas, para indicar o nível de satisfação do produto em cada item.

Embalagem

A Quem disse passou recentemente por uma reformulação nas suas embalagens. No início, achei que fosse somente uma alteração na identidade visual, mas não. As embalagens novas da marca são feitas com plástico vegetal.

Ela é feita à base de cana-de-açúcar e é 100% reciclável. Achei sensacional!

Nota: 5/5

Cheiro

A fragrância é bem suave e não me incomodou. Não tem cheiro de nada específico, é aquele cheirinho padrão de cosmético.

Nota: 5/5

Cobertura

Eu gosto de cobertura leve, por isso, a base me agradou. Para quem gosta de alta cobertura certamente não irá curtir o produto. Ela não chega a ser tão leve, eu a classificaria como média.

A parte boa é que ela constrói camadas, ou seja, se você achar muito leve, basta mais uma aplicação para aumentar a cobertura. Ainda assim, ela não fica pesada e o acabamento continua natural.

Nota: 4/5

Textura e aplicação

A textura da base me deixou um pouco intrigada, pois ela não é tão líquida quanto eu imaginava. Ela é mais grossinha, porém, quando você espalha, ela se dissolve e espalha muito fácil.

Isso acontece devido à tecnologia inovadora utilizada na formulação do produto, que foi inclusive patenteada pela marca. Eu não gosto de bases com textura grossa, prefiro as mais líquidas, porém a da Quem disse me surpreendeu.

Nota: 5/5

Rendimento

A base rende muito! Acredito que deve ser por conter água na composição. Ela é bem emoliente e um pouco de base já é o suficiente para o rosto todo. Como eu gosto de cobertura leve uso pouco.

Para quem gosta de mais cobertura, terá que passar 2 camadas e, nesse caso, pode não achar que ela rende tanto assim. 

Nota: 4/5

Durabilidade

Eu passo maquiagem pela manhã e fico maquiada o dia todo. Ao final do dia, a base havia saído um pouco no meu nariz. Mas para mim isso é bem normal, pois nariz e boca são os primeiros lugares que o produto sai, pois a gente come, escova os dentes, etc. 

Agora, se o intuito é passar a base para ir em um evento que você vai suar muito, eu não recomendo o produto. Isso porque ele é hidratante e, portanto, tem menor fixação e não é tão resistente ao suor. 

Nota: 4/5

Transferência

Ela é uma base hidratante e portanto transfere muito mais que as outras, pois não seca no rosto como as versões matte. Isso não me incomoda, pois eu selo com um pouco de pó facial e fica tudo certo.

Porém, para quem não gosta de usar pó e quer aplicar somente a base eu já aviso: ela transfere consideravelmente.

Nota: 4/5

Cor

A cartela de cores é muito boa e eu achei facilmente o meu tom. No site da marca ainda tem um link para você fazer um teste e descobrir qual a sua cor. 

O que eu mais gostei é que, além disso, a marca trabalha com subtons. Então é mais fácil identificar qual o seu, pois você escolhe se o seu tom é quente, frio ou neutro. 

Nem todas as marcas têm essa opção e, para mim, a Quem disse merece nota máxima por esse diferencial.

Porém, minha pele não é tão clara, mas mesmo assim a cor adequada para mim foi a 01Q (subtom quente), que é a opção mais clara. Ou seja, pode ser que a primeira cor ainda fique escura para algumas peles. Além disso, dos 20 tons, somente 4 são para peles negras.

Ou seja, tanto as pessoas com a pele muito clara quanto as com a pele muito escura, terão dificuldade em encontrar seu tom. 

Nota: 4/5

Custo-benefício

O mercado atualmente tem lançado bases de marcas baratinhas com ótima qualidade. Se pensar por esse lado, a base da QDB pode ser um pouco mais salgada no preço que as demais.

Porém, se formos analisar a composição, o apelo sustentável da marca, o fato de o produto ser vegano, eu acho que ele vale o quanto custa. Na minha opinião, o custo-benefício é bom pois a base cumpre o que promete e tem um acabamento que me agrada.

Nota: 4/5

Base Aqua Hidratante: é boa?

Muito! É uma das melhores bases que já usei, isso que sou a louca da base e costumo testar tanto de marcas caras quanto baratas. 

O fato de ter a pele seca sempre dificultou um pouco o trabalho de encontrar bases hidratantes, ainda mais nacionais.

Com essa tendência de pele natural e hidratada as marcas começaram a dar mais atenção para isso e lançar produtos hidratantes (para a minha sorte). 

Para mim, a Quem disse, Berenice? acertou em cheio na base Aqua Hidratante. Eu amei! Ela já se tornou a minha preferida do momento. 


E aí, você já testou esse lançamento? Conte pra nós nos comentários e #compartilhesuabeleza conosco!

Se você gosta de resenhas de produtos de beleza, continue acompanhando o Bleeza.


Bleeza: Somos um time de especialistas em conteúdo digital, apaixonado por produtos de beleza! Escrevemos resenhas completas com informações técnicas e análises individuais das experiências de uso de cada produto. Acreditamos na beleza compartilhada e no consumo consciente ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *